Car Audio de Origem - Qual o melhor ?

Usar os termos "bom som" e "carro" ao mesmo tempo é um bocado contrasensual, muito por culpa da acústica do carro.

Ou seja, este tópico pode falar de som menos mau !!! ;)

citação:Originalmente colocada por hpventura

Usar os termos "bom som" e "carro" ao mesmo tempo é um bocado contrasensual, muito por culpa da acústica do carro.

Ou seja, este tópico pode falar de som menos mau !!! ;)

Também é verdade...

...mas entendeste o "espírito da coisa"...[}:)]

;)

pelo que já li sobre o assunto, dois dos melhores sistemas actualmente são os do Phaeton e do Lexus LS.
a Mark Levinson só aceitou trabalhar com a Lexus quando verificou o extremo silencio a bordo do Lexus LS430!

citação:Originalmente colocada por JGTB

citação:Originalmente colocada por DêCêIi

A malta está a esquecer-se dos sistemas de som da SAAB, que juntamente com os da Volvo são os melhores do Mundo...

E os da Renault, por sua vez, são do pior que ainda anda, muito por culpa dos rádios.

Pois bem...

Eu tenho um rádio CD "Renault" no meu Clio, mais concretamente o 6000 RDS...

Ao que parece, aquilo é uma miscelânea de Blaupunkt com VDO Dayton.

Pontos fortes:

- perfeita integração no tablier;
- comandos sob o volante práticos e até hoje inimitáveis;
- boa leitura dos CD, apesar dos anti cópia não darem;
- 50 posições de memória de emissões de rádio por ordem alfabética.

Pontos fracos:

- recepção manhosa (melhor que o do meu Blaupunkt Daytona MP53 mas muito aquém do antigo Philips que tinha no R19...);
- ausência de graves, melhora com a adopção de outras colunas;
- ausência de equalizador, apenas tem as básicas operações bass/trebble/fader/balance.

Para além do auto rádio também tenho uma caixa de 6 CD da VDO Dayton. Lê os CD que o auto rádio não consegue e como bónus ainda me dá mais um dB (92 contra 91 do rádio) no sinal de saída do sinal, o que melhora ligeiramente a escuta dos CD.

citação:Originalmente colocada por DêCêIi

- recepção manhosa (melhor que o do meu Blaupunkt Daytona MP53 mas muito aquém do antigo Philips que tinha no R19...);
- ausência de graves, melhora com a adopção de outras colunas;
- ausência de equalizador, apenas tem as básicas operações bass/trebble/fader/balance.

O meu 19 tinha o sistema de som "premium". O rádio tinha uma captação de rádio muito boa, mas a potência de saída era fraca e os graves também estavam ausentes.
Quando mudei de rádio, fiquei muito surpreendido com a qualidade das colunas Phillips, que ja tinham 12 anos. Entretanto, já mudei as 4.

Em relação à ausência de graves, o rádio do meu antigo Laguna II também era muito fraco nesse aspecto. Mas aquela captação de rádio é que era mesmo uma vergonha.

citação:Originalmente colocada por Edge

A Peugeot tem sistemas JBL nos modelos, pena q em PT (ao contrário de outros países) venha de série apenas em algumas versões em vez de ser opcional em toda a gama. Seria um opcional q eu comprava.

Depende do ouvido de cada um, é que muita gente tem os ouvidos trocados... Ainda não ouvi nenhum sistema de origem que me satisfaça a 100%, mas que melhoraram bastante isso melhoraram, muito por culpa do isolamento acústico e do tipo de instalação. Isso de ser Bose ou Linn é quase igual ao litro.

Eu no meu caso está lá o rádio e o amplificador de origem (Philips) e as colunas JBL estão a saltar para dar lugar a umas Focal e um grande isolamento, assim como uns pózinhos na equalização e alinhamento de fase para criar um palco sonoro porreiro. Claro que não passa pela cabeça de ninguém ter um sistema assim de origem, 99.9% dos clientes nem saberiam apreciar um sistema assim. ;)

Como o Carlos Andrade disse...

Lexus...

Quando entro no carro, e poem aquilo num volume alto parece que estamos a ouvir uma bruta aparelhagem de óptima qualidade.

citação:Originalmente colocada por eduardomaio

citação:Originalmente colocada por Edge

A Peugeot tem sistemas JBL nos modelos, pena q em PT (ao contrário de outros países) venha de série apenas em algumas versões em vez de ser opcional em toda a gama. Seria um opcional q eu comprava.

Depende do ouvido de cada um, é que muita gente tem os ouvidos trocados... Ainda não ouvi nenhum sistema de origem que me satisfaça a 100%, mas que melhoraram bastante isso melhoraram, muito por culpa do isolamento acústico e do tipo de instalação. Isso de ser Bose ou Linn é quase igual ao litro.

Eu no meu caso está lá o rádio e o amplificador de origem (Philips) e as colunas JBL estão a saltar para dar lugar a umas Focal e um grande isolamento, assim como uns pózinhos na equalização e alinhamento de fase para criar um palco sonoro porreiro. Claro que não passa pela cabeça de ninguém ter um sistema assim de origem, 99.9% dos clientes nem saberiam apreciar um sistema assim. ;)
~

Sim é melhor nem entrar por ai...Porque a nível de Sound Quality no car audio, as marcas mais conceitudas, como DLS, Mb Quart, Brax, Audison, Diamond, Clarion, Helix, Nakamichi e muitas outras, nem sequer são aqui chamadas! Tal não seria o acréscimo do custo do carro (cerca de 5.000€ a 10.000€) após ser verdadeiramente equipado com o melhor que de qualidade de som (para o Mundo automóvel) se faz!

Para quem acha que não se consegue ter qualidade sonora melhor que em muitos sistemas de casa, que se desengane e aconselho-o a ir visitar um concurso de Sound Quality! Se possivel o campeonato Europeu que se costuma realizar no nosso país vizinho!

Para os mais cépticos: "estou mesmo a falar de QUALIDADE sonora... não de potência"!

Os rádios dos Volvo são mesmo muito bons, mas para serem especiais têm que ser os chamados "Premium" ou melhor, no entanto é uma marca que convence sempre nesse campo. Os Lexus novos com o Marl Levinson são bons mas não batem o Volvo ou um Harman Kardon BMW ou Mercedes (pelo menos nos IS e GS). A seguir considero que todos os Mercedes que ouvi têm um excelente som (o meu E tem um grande som e inclui subwoofers de série, o SLK novo é bom mas não chega ao E, os S são muito bons mesmo os mais antigos, os novos E/ML/GL/R são muito bons, os C são bons mas mais do tipo SLK), embora um Mercedes com Harman Kardon seja uma classe à parte. BMW é muito fraca, excepto os que têm o Harman Kardon. Mesmo o série 7 cá de casa com o som Hi-Fi Professional é bastante fraco, igualmente para o X5 com o qual tenho andado nestes dias e que me faz sentir muitas saudades do som do meu Mercedes. Salva-se o Mini e o X3, que têm um som bastante razoável. Muito razoável era também o som do meu antigo Mégane Coupé 1.4 16v de 99 (muito melhor que os modernos), dos rádios dos Audi modernos em que andei, de alguns VW e Peugeot. Toyotas, Hondas e muitas outras não têm um sistema de som que se possa considerar especial em alguma coisa nos carros em que andei. Os Opel pioraram.

Nas outras marcas já ouvi de tudo mas gosto muito do sistema Harman-Kardon do Range Rover dos novos do meu futuro cunhado (excelente som, senão mais que isso) e do Bose dos Lybra (muito melhor que os Bose de qualquer outra marca como a Mazda, que achei apenas razoável) e Thesis.

Atenção que preveligio muito a qualidade de som e não uma grande potência ou um predominio de frequências. Nenhum sistema de som de carro é perfeito mas uns poucos fazem por isso. Daí que goste dos sistemas dos Volvo, dos Lexus ou dos H/K dos BMW e Mercedes. Mais que potência, têm bastante qualidade.

vou fazer um comentário imparcial:
- considerando os sistemas de som Bose, JBL, Mark Levinson, Harman Kandon, etc..., em termos profissionais o melhor sistema de som é aquele que reproduz com menor alteração o registo original, ou seja, aquele que por natureza tem um sistema cuja reprodução optima não afecta minimamente a masterização original.
- considerando os vários estilos musicais, o ponto anterior não é nada facil de conseguir, pois se considerarmos jazz, blues, funk, rock, punk, disco, tecno, etc... um equilibrio total é muito dificil de obter.
Depende dos gostos!

Agora com parcialidade: gosto dos sistemas Bose, JBL nem por isso e Harmon Kardon também não, mas sei que sistemas construidos com base em material não especifico para caraudio e muito longe da normalidade atinge resultados fantásticos.

ja andei algumas vezes num punto sound e gostei bastante, no entanto prefiro o som que o meu toledo tras e não tem sub nenhum... no punto sound nota-se o bass a vir do cantinho do carro(vem lá do sub), já no toledo tem um bass muito interessante que se espalha muito bem por todo o carro..5 estrelas e o carro é de 1999, nessa altura, a concorrencia não sei como andava, mas duvido que fossem todos assim...

Voltar
Superior