Carjacking aumenta em todo o país

Um milhão de carros roubados na UE - "Carjacking"

Um milhão de carros roubados na UE - "Carjacking"

Um milhão de carros roubados na UE

Mais de um milhão de automóveis foram roubados, no ano passado, na União Europeia. Desse número, um em cada quatro foi recuperado e devolvido aos proprietários.

Os dados foram divulgados durante uma reunião ontem, em Lisboa, que juntou representantes das polícias dos 27 estados membros, para discutir a prevenção e combate ao roubo de veículos na UE.

Só no ano passado foram furtados 1,2 milhões de veículos no espaço comunitário e todos os anos o fenómeno causa prejuízos na ordem dos 15 mil milhões de euros.

Os técnicos dos 27 responsáveis pelo combate a este tipo de criminalidade querem que os Estados-membros invistam mais na harmonização das legislações e na troca de informações entre as diversas polícias.

Tudo, para tentar acabar com as redes que roubam e traficam carros no espaço europeu e da União para outros continentes.

O roubo de viaturas através de ameaça ou agressão ao condutor - conhecido como "carjacking"-tem vindo a registar maior número de ocorrências na Zona Norte do país.

O fenómeno surgiu em 2003, numa altura em que segundo o responsável, as forças policiais ainda não estavam "bem preparadas" para lidar com este tipo de criminalidade, explicou Taciano Correia, oficial de operações da GNR.

No último ano, foram registados 330 casos e no final do mês de Setembro contabilizavam-se já 331.

Entretanto, e já em Outubro, a PSP anunciou a detenção de um suspeito da prática de "carjacking" no Porto, quatro em Famalicão e outros dois em Setúbal.

O responsável reiterou, no entanto, que o número de casos estabilizou este ano, muito embora desde 2003 a dimensão deste tipo de crime tenha triplicado.

Em http://www.rr.pt/InformacaoDetalhe.aspx?AreaId=11&SubAreaId=23&SubSubAreaId=55&ContentId=225821

"27" debatem roubo e furto de veículos em Lisboa
594704931ecc9a_250x130.jpg

Peritos policiais dos 27 Estados-membros da União Europeia debatem esta terça-feira, em Lisboa, a prevenção e o combate ao roubo e furto de veículos no espaço da União.

"Trata-se de uma reunião entre os chamados «pontos de contacto» das autoridades de cada país envolvidas na prevenção e combate ao roubo e furto de veículos na União Europeia (UE)”, refere o porta-voz do Comando-Geral da GNR, tenente-coronel Costa Cabral, à agência Lusa.

Muitos desses carros são depois são vendidos no espaço europeu ou destinam-se a países terceiros.

Na cerimónia de abertura intervirão o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, o comandante-geral da GNR, general Mourato Nunes, e o major Taciano Correia, da Brigada de Trânsito da Guarda Nacional Republicana.

Participam ainda nos trabalhos, além de representantes da GNR, elementos da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, Direcção-Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo, Polícia Judiciária (PJ) e Polícia de Segurança Pública (PSP).

O encontro acontece no âmbito da Presidência Portuguesa da UE e terá a duração de dois dias, no Pavilhão Atlântico, no Parque das Nações.

Em http://www.rr.pt/InformacaoDetalhe.aspx?AreaId=11&SubAreaId=23&SubSubAreaId=55&ContentId=225645

Um milhão de carros roubados na UE...

...será que o assaltante nº 1 000 000 recebeu algum prémio? ou pelo menos um parabéns? Será que fizeram uma festa?

... e a polícia e tal a dizer " acabou de ganhar uma estadia numa suite 2X2 pelo período de 20 anos"!!!

Ok esqueçam isto já era eu a divagar....

Pois é mesmo a divagar, porque se ele não roubou mesmo o carro não pode ser preso por isso.

É o mesmo que querer matar alguem, contratar "pessoal especializado" para o efeito, mas por algum motivo não ser executado. Nada do que foi feito até então é crime. [8b]

Pois é mesmo a divagar, porque se ele não roubou mesmo o carro não pode ser preso por isso.

É o mesmo que querer matar alguem, contratar "pessoal especializado" para o efeito, mas por algum motivo não ser executado. Nada do que foi feito até então é crime. [8b]

Errado. Tentativa de homicídio é crime.

"Carjacking" para todos?

"Carjacking" para todos?

http://jn.sapo.pt/2007/11/20/ultimas/Autom_vel_roubado_ap_s_tiros_p.html

Agora foi a vez de um Smart ForFour. Estou a ver que não é preciso ter um carro de topo para ser alvo deste crime horrendo.

Eu vou pensar em meter um sistema que intoxica os gajos no interior do carro depois de o levarem ou coisa assim... basta um sistema de imobilização da viatura com 4 piscas, e um gászinho à maneira para os pôr a dormir até que a polícia chegue via GPS.

...para depois os libertar com termo de identidade e residência [8b]

Eu lembro-me de em tempos ter lido sobre um roubo por carjacking, salvo erro na zona da Póvoa do Varzim, e o carro era um Renault Megane... portanto acho que hoje em dia não é só carros de alta cilindrada...

Cumprimentos

Edit: Esta notícia nem 1 mês tem, e através do método carjacking roubaram um Renault Laguna, outro carro longe de ser uma bomba de alta cilindrada:
http://www.dinheirodigital.com/news.asp?section_id=13&id_news=301555

Última edição:

Agora foi a vez de um Smart ForFour. Estou a ver que não é preciso ter um carro de topo para ser alvo deste crime horrendo.

Eu vou pensar em meter um sistema que intoxica os gajos no interior do carro depois de o levarem ou coisa assim... basta um sistema de imobilização da viatura com 4 piscas, e um gászinho à maneira para os pôr a dormir até que a polícia chegue via GPS.

Instalas GPL e fazes um desvio com uma torneirinha para a frente do carro.
Se fores assaltado, antes de saires do carro, abres a torneira...[:D]

É por estas e por outras que eu não ando em carros de topo... ou então não! (Smart ForFour?)

Hoje em dia com tantos alarmes e outros sistemas imobilizadores, os larápios tornaram-se mais violentos e roubam de maneira mais "fácil"... nada de saber a "arte" de roubar carros estacionados... assim qualquer um rouba

e nós cá temos o Termo de Identidade e Residência à espera dos malfeitores! Muuuuu haaa ahahaha haahaha aaaaaaa [8b]

Não é mesmo ao que parece Jarod (infelizmente!)

O roubo de viaturas através de ameaça ou agressão ao condutor - conhecido como "carjacking"-tem vindo a registar maior número de ocorrências na Zona Norte do país.

O fenómeno surgiu em 2003, numa altura em que segundo o responsável, as forças policiais ainda não estavam "bem preparadas" para lidar com este tipo de criminalidade, explicou Taciano Correia, oficial de operações da GNR.

No último ano, foram registados 330 casos e no final do mês de Setembro contabilizavam-se já 331.

Entretanto, e já em Outubro, a PSP anunciou a detenção de um suspeito da prática de "carjacking" no Porto, quatro em Famalicão e outros dois em Setúbal.

O responsável reiterou, no entanto, que o número de casos estabilizou este ano, muito embora desde 2003 a dimensão deste tipo de crime tenha triplicado.

Um milhão de carros roubados na UE
TURBO

O Carjacking está a ser usado para os ladrões terem acesso facilitado a veículos com os quais possam fazer assaltos e depois os possam abandonar.

O pior disto, é a forma como os abandonam... Podiam simplesmente abandoná-los, mas não. Muitas vezes pegam-lhes o fogo...[8b]

O Carjacking está a ser usado para os ladrões terem acesso facilitado a veículos com os quais possam fazer assaltos e depois os possam abandonar.

O pior disto, é a forma como os abandonam... Podiam simplesmente abandoná-los, mas não. Muitas vezes pegam-lhes o fogo...[8b]

Para estes casos a justiça tem que ser implacável!!!

Se pudéssemos escalonar a maldade dos assaltos, o carjacking+assalto+abandono e destruição da viatura está no topo!

Quase que faz com que o gajo que nos gama o carro de noite apenas para dar umas voltinhas e o abandone num local ermo... seja um "bom cidadão"!

É o que faz a nossa sociedade não ter valores absolutamente nenhuns. No tempo de Salazar, eram valores a mais e era obrigatório, e era uma chatice, claro, pois não havia liberdade de expressão. Mas agora... são valores a menos. Não se respeita absolutamente nada. Nem os professores, nem a autoridade (a malta nem teme as forças policiais, é tiros logo a abrir). Que rumo dar ao país?

Voltar
Superior