Carjacking aumenta em todo o país

eu acho é que o prob é que os bófias n podem comçar a disparar a matar... tem de ser o bacano a disparar 1º [:D]

Dizes isto a rir, mas, para mim, é o ponto fulcral da ineficácia da actuação da policia.

Vem o panhonha do ministro dizer... ah e tal... vamos dar mais 9000 armas e contratar mais 2000 policias....

Pergunto: para quê????? Têm armas que não podem usar... até as podiam tirar que o resultado era o mesmo...

E depois vê-se um policia a evitar envolver-se, porque:

- Se tiver de lutar com alguém e rasgar a farda tem de pagar.
- Se perseguir alguém de carro e tiver um acidente leva com um processo e tem de pagar o arranjo.
- Tem uma arma e não a pode usar... o que coloca automáticamente o bandido em vantagem.
- Só podem prender alguém em flagrante delito
- Ganham cerca de 600€...

O que é que faziam no lugar deles?

Há uma corrente demasiado "humanista" na nossa sociedade. Clama-se demasiado pelos direitos dos detidos, reclusos e afins. Quanto à sociedade HONESTA só passam a ter direitos depois de ser vitimas. Enquanto potenciais vitimas os nossos direitos são 0.
Isto tem de mudar... mais tarde ou mais cedo...
Porque é que o novo código penal é o que é? Porque não querem investir em mais prisões... assim mandam-nos cá para fora...

Pode parecer radical, mas muito destes problemas resolviam-se com o maior acesso às armas por parte do cidadão comum. Ou seja, do cidadão que segue as leis e não vai comprar armas ilegais.

Com uma sociedade mais armada, certamente quem pensasse cometer um crime usando armas, pensaria duas vezes, pois do outro lado pode estar alguém em igualdade de circunstâncias...

Actualmente, independentemente das restrições no acesso legal às armas, o nº destas continua a crescer... Grande novidade... quem não cumpre a lei habitualmente também não iria deixar de ter uma arma só porque não lhe atribuem licença...
Não me admira que o cidadão comum e cumpridor comece também ele a recorrer a armas ilegais... Acho que prefiro ir para a prisão do que ser morto....

No quadro legal actual somos uns autênticos "sitting ducks". Nem um taser ou a porcaria de um spray pimenta (armas não letais) podemos usar....

Depois vêm as pessoas desses bairros dar uma de santinho para a televisão "Ah e tal isto aqui no bairro não é como dizem, isto é tudo malta bacana que não faz mal a ninguem".

Já estamos parecidos com o rio de janeiro e o pior é que mesmo que sejam apanhados no dia seguinte estão cá fora.[8b]

É uma sociedade perfeita para este tipo de gente que quer um tipo de vida fácil, marginal e que apesar de existir muito quem lhes dê a mão, insistem em não fazerem o minimo de esforço para se inserirem numa sociedade civilizada.

Boa sorte com a procura da carrinha e podem contar com os meus olhos atentos!
Abraço

Não há nada a acrescentar ao teu testemunho!

A culpa não é só deles, é da lei que temos, que permite tudo e mais alguma coisa, que entre para cá toda a gente e que não façam nada da vida a não ser roubar! Que entrem em Portugal mas para trabalhar! Se não trabalham vão para a terra deles!

1 abraço e obrigado pelo cuidado!

Acho piada a esta malta que lança logo o pânico.

Carjacking, furtos, roubos, violência, crime organizado...
O país está sereno e continua pacífico. Alguns é que gostam de alardear o desassossego. Pegam em diabruras e asneirolas de alguns elementos menos capazes de manter o impecavel respeito pelos demais e desatam a dizer que o crime está a aumentar.

O teu amigo foi vítima de carjacking ou, tão simplesmente, entregou o carro a uns tipos que lho pediram na rua ?

Já ontem começaram todos a gritar "Assassínio, assassínio" por causa de um infeliz que se suicidou com 3 facadas no coração.

...

Boa sorte para o teu amigo. Devia ser nessas alturas que dava gozo do caraças ter um carro blindado.

Enfim....
E segundo consta não se matou....:sh)

E depois vê-se um policia a evitar envolver-se, porque:

- Se tiver de lutar com alguém e rasgar a farda tem de pagar.
- Se perseguir alguém de carro e tiver um acidente leva com um processo e tem de pagar o arranjo.
- Tem uma arma e não a pode usar... o que coloca automáticamente o bandido em vantagem.
- Só podem prender alguém em flagrante delito
- Ganham cerca de 600€...

...

Pode parecer radical, mas muito destes problemas resolviam-se com o maior acesso às armas por parte do cidadão comum.

Com uma sociedade mais armada, certamente quem pensasse cometer um crime usando armas, pensaria duas vezes, pois do outro lado pode estar alguém em igualdade de circunstâncias...

No quadro legal actual somos uns autênticos "sitting ducks". Nem um taser ou a porcaria de um spray pimenta (armas não letais) podemos usar....

Na primeira parte dou-te razão, as forças policiais estão um pouco desprotegidas, no entanto apenas são condenados pelo uso de arma de forma abusiva (aqui penso que seja um bocado falta de formação das forças policiais).

Quanto à segunda parte, espero que nunca avance para um Estado tipo EUA, onde qq um tem uma arma, na minha opinião isso não resolve apenas se potencia o número haver vitimas... se os nossos policias (às vezes) não sabem utilizar uma arma, o que dizer do comum cidadão sem qq formação.

Todos nós somos potenciais vitimas de alguma agressão, que direitos te podem ser dados:confused: Já tens direito à legitima defesa, acção directa ou estado necessidade.

A PSP explica:

CARJACKING

O termo tem origem na língua inglesa e é utilizado primeiramente nos E.U.A. como &quotHIGHJACKING", que significava o roubo de viajante ou veículo em trânsito ou tomada de veículo pelo uso da força.
Deve ainda realçar-se que o conceito de Highjacking abrange todos os tipos de veículos, onde se incluem barcos, aeronaves, comboios, automóveis, motociclos, etc.

Mais recentemente, e devido à especificidade e aumento das acções levadas a cabo envolvendo automóveis, surge o conceito de &quotCARJACKING", ou seja, tentativa ou consumação do roubo da viatura, em que esta é retirada à vítima com uso da força ou ameaça.

Relativamente a este fenómeno a PSP informa que :

1. [*]Quanto à periodicidade semanal, conclui-se que não existe maior ênfase ao fim-de-semana, apresentando o fenómeno uma distribuição homogénea semanalmente.
    [*]O fenómeno é maioritariamente praticado no período nocturno.
    [*]Este tipo de distribuição indicia uma actividade com carácter regular ao longo do ano e ao longo da semana, demonstrando tais factos que a maioria dos casos apresentam algum planeamento, aproveitando todas as condições que garantam aos suspeitos uma maior protecção e segurança na concretização dos seus intentos.
    [*] A violência é claramente acentuada na prática deste tipo de crime. O recurso a armas de fogo assume particular preponderância, surgindo de seguida os casos praticados com coacção física e/ou psicológica e as ameaças com recurso a arma branca.
    [*]À violência dos actos somam-se ainda os casos em que as vítimas permaneceram sequestradas nos veículos na companhia dos suspeitos e por estes maltratadas para darem informações sobre os códigos dos seus cartões de multibanco e telemóveis bem como ficarem despojadas de outros bens.
    [*] O escalão etário dos suspeitos surge com maior percentagem entre os 25 e os 44 anos de idade.
    [*]O carjacking é levado a cabo maioritariamente na via pública, a estacionar ou a sair do estacionamento. A vítima é abordada tanto dentro como fora do carro. No entanto, surgem também, em menor escala, casos de bloqueio do veículo com outras viaturas, situações de paragem em semáforo e simulação de colisão.
    [*] Mais de 70% dos carros roubados são recuperados.
    [*] As vítimas foram sobretudo homens que se deslocavam sozinhos e, na maioria dos casos, com idade superior a 44 anos.

TENHA EM CONTA O SEGUINTE :

Ao aproximar-se do veículo, deve ser prestada a máxima atenção a tudo o que o rodeia. Se forem observadas pessoas ou viaturas suspeitas, não deve dirigir-se para a mesma mas sim para um local seguro e, de imediato, ligar para a polícia local. Os suspeitos não devem ser confrontados a não ser pelas autoridades policiais.

Para estacionar o veículo deve observar-se o referido no ponto anterior, tentando ainda, sempre que possível, evitar estacionar em locais ermos e/ou com fraca iluminação.

Sempre que possível, deve ser evitado demonstrar a intenção de entrar ou sair do veículo, não devendo ser exibidas as chaves ou o controlo remoto do mesmo.

Deve sempre conduzir com as portas fechadas e os vidros da viatura subidos.

Se tiver telemóvel, tenha a garantia que tem a bateria carregada e leve-o sempre consigo.

Preste atenção aos veículos que suspeite que o estejam a seguir. Se suspeitar que está a ser seguido, dirija o seu carro para uma zona segura, de preferência para um local com muito movimento, para junto de uma esquadra de polícia ou use o seu telemóvel e ligue via 112.

Procure sempre conduzir mantendo uma distância segura entre o carro que segue à sua frente. Isto dar-lhe-á espaço para uma fuga de emergência, além de lhe permitir uma melhor visibilidade.

Se for abordado por um ou mais indivíduos estranhos e suspeitos procure fugir com a viatura e utilize os sinais sonoros para atrair atenções.

Em algumas das situações os suspeitos de carjacking podem dar um pequeno toque na sua viatura (simulação de colisão). Caso isto aconteça, e não se sinta seguro no local onde se encontra, não sai da viatura para inspeccionar os danos. "procure, caso a colisão seja mínima, sair de imediato do local, ligue as luzes de emergência da sua viatura ("piscas") e conduza de modo seguro até uma estação de combustível ou até uma esquadra de polícia ou outro local onde se sinta em segurança.

Podem haver situações em que os suspeitos lhe fazem sinais alertando-o para um qualquer falso problema na sua viatura (pneus, portas, etc.). Nestes casos, procure certificar-se se o problema realmente existe num local onde se sinta seguro.

Se for vítima de carjacking não resista. Logo que possível , e em segurança, ligue via 112 e procure auxílio.

Procure, na medida do possível, memorizar todas as características fisionómicas dos suspeitos, tipo de roupa que vestem, meios utilizados, pronúncias, sotaques, viaturas em que seguiam, etc.

A desastrosa situação económica do país começa a manifestar-se gravemente na criminalidade.
E acredito que isto seja apenas o início (ainda há pouco um amigo economista dizia-me recear que a taxa de desemprego chegue, um ano destes, perto dos 12%)

As medidas economicistas adoptadas pelo governo nas recentes reformas (processuais) penais serão, em breve, ultrapassadas pela realidade.

Última edição:
Na primeira parte dou-te razão, as forças policiais estão um pouco desprotegidas, no entanto apenas são condenados pelo uso de arma de forma abusiva (aqui penso que seja um bocado falta de formação das forças policiais).

Quanto à segunda parte, espero que nunca avance para um Estado tipo EUA, onde qq um tem uma arma, na minha opinião isso não resolve apenas se potencia o número haver vitimas... se os nossos policias (às vezes) não sabem utilizar uma arma, o que dizer do comum cidadão sem qq formação.

Todos nós somos potenciais vitimas de alguma agressão, que direitos te podem ser dados:confused: Já tens direito à legitima defesa, acção directa ou estado necessidade.

Claro que não sou a favor de dar armas indiscriminadamente.Teria de haver algum critério e formação obrigatória. Só que neste momento os critérios são extremamente apertados, o que na prática leva a que seja virtualmente impossível obter uma licença de porte de arma.

Quanto ao direito à legitima defesa.... sabes quais os preceitos a que tens de obedecer para aplicares a legitima defesa?
Na prática é assim...
Se o outro vier com os punhos só podes dar com os punhos. Se vier com uma faca, então podes usar uma faca... tens de usar um meio proporcional à ameaça...

Para mim, se há alguém que me ameaça, seja de que maneira for, considero que pode estar disposto a tudo e o lógico é eliminar essa ameaça com todos os meios ao meu dispor. Não posso dar oportunidade de que ele, de maneira alguma, venha a concretizar a ameaça. Para mim isso implica colocá-lo fora de combate...
Se alguém com a mão no bolso me diz que tem uma pistola, eu disparo sobre ele e se vier a mostrar que afinal não tinha... eu estaria em maus lençois. No entanto, para todos os efeitos tinha de considerar que a ameaça era relativa a uma pistola.
O mesmo com o uso de qualquer meio desproporcional á ameaça... Isso está errado. É nestas coisas que a lei falha.
Na prática posso ser condenado por ter desancado num gajo que me estava a assaltar...
É esse o direito à legitima defesa?

O mesmo com o uso de qualquer meio desproporcional á ameaça... Isso está errado. É nestas coisas que a lei falha.
Na prática posso ser condenado por ter desancado num gajo que me estava a assaltar...
É esse o direito à legitima defesa?

Agradeço a explicação eu conheço os pressupostos da legitima defesa, o artigo 32º do CP..[;)]
A legitima defesa visa apenas terminar a ameaça ao teu direito, não faz sentido que te dê a possibilidade de poderes desancar o outro... isso incorres em excesso de legitima defesa.
Se com um murro podes parar a ameaça, vais causar danos graves em último caso a morte, só porque estavas a ser ameaçado? O Bem vida é o que tem maior garante, seja o teu ou de um terceiro.
E mesmo que te excedas até pode ser justificado por outros mecanismos legais.

Se pode ser melhorado, como tudo poderá, se faz sentido? Para mim faz!

Agradeço a explicação eu conheço os pressupostos da legitima defesa, o artigo 32º do CP..[;)]
A legitima defesa visa apenas terminar a ameaça ao teu direito, não faz sentido que te dê a possibilidade de poderes desancar o outro... isso incorres em excesso de legitima defesa.
Se com um murro podes parar a ameaça, vais causar danos graves em último caso a morte, só porque estavas a ser ameaçado? O Bem vida é o que tem maior garante, seja o teu ou de um terceiro.
E mesmo que te excedas até pode ser justificado por outros mecanismos legais.

Se pode ser melhorado, como tudo poderá, se faz sentido? Para mim faz!
Onde é que termina a ameaça? Para mim é enquanto me sentir ameaçado...
Um gajo que me ameaça, seja de que maneira for, enquanto mexer é ameaça... Tenho de presumir que quem me ameaça tem instintos malévolos e que pode estar disposto a ir às últimas consequências.

Para além da ameaça ao meu direito (vida, integridade) há ainda a ameaça ao meu património, algo que é um bocado descurada.
Tenho de assistir impávido e sereno a um gajo a destruir-me o carro, por exemplo. Só tenho de chamar a policia. Não posso colocar o gajo KO porque posso ser processado. Quando a policia chega limita-se a identificá-lo, se já não tiver dado á sola e, como não foi em flagrante delito, tenho de ter testemunhas.

Onde é que termina a ameaça? Para mim é enquanto me sentir ameaçado...
Um gajo que me ameaça, seja de que maneira for, enquanto mexer é ameaça... Tenho de presumir que quem me ameaça tem instintos malévolos e que pode estar disposto a ir às últimas consequências.

Para além da ameaça ao meu direito (vida, integridade) há ainda a ameaça ao meu património, algo que é um bocado descurada.
Tenho de assistir impávido e sereno a um gajo a destruir-me o carro, por exemplo. Só tenho de chamar a policia. Não posso colocar o gajo KO porque posso ser processado. Quando a policia chega limita-se a identificá-lo, se já não tiver dado á sola e, como não foi em flagrante delito, tenho de ter testemunhas.

Acho que o que está a negrito diz tudo...

Tu podes imobilizar, cessar a acção da pessoa, sem necessariamente teres que o por KO, ou até deixar de mexer.
O que queres é autorização para te "vingares" dele, poderes bater até te apetecer, isso a lei não protege, nem dá a ninguem, felizmente para todos nós.
Mesmo assim tens factores atenuantes em caso de te excederes.

Última edição:
Acho que o que está a negrito diz tudo...

Tu podes imobilizar, cessar a acção da pessoa, sem necessariamente teres que o por KO, ou até deixar de mexer.
O que queres é autorização para te "vingares" dele, poderes bater até te apetecer, isso a lei não protege, nem dá a ninguem, felizmente para todos nós.
Mesmo assim tens factores atenuantes em caso de te excederes.

Se tiver o dobro do teu tamanho, está bem está... Das só uma chapadinha e dizes para esperar que a policia ja vem [8b]

Se tiver o dobro do teu tamanho, está bem está... Das só uma chapadinha e dizes para esperar que a policia ja vem [8b]

Eu não vos entendo...

Se tem o dobro do teu tamanha, a necessidade da força utilizada para evitar terá tb que aumentar - não me parece dificil de entender.
Pode-se dar o caso em que por ex. apenas com recurso a uma arma de fogo seja possivel e, assim ser legitima.

Vejam os ex. de mulheres que são vitimas de agressão e um dia se defendem, muitas vezes com a morte do agressor, são condenadas?
(atenção aqui muitas vezes não é so legitima defesa - no entanto é apenas um ex).

Voltar
Superior