Carro automatico em subidas

bacalao

New member
Olá a todos,

Hoje em dia, as caixas automáticas ganharam mais protagonismo.

Do tempo em que estas caixas eram residuais no meio do nosso parque automóvel, maioritariamente de 3 e 4 velocidades, em algumas conversas ouvi dizer que a caixa manual é mais segura em subidas. Não sei se é verdade ou não, eu já tive experiencia com a antiga caixa automática de 4, mas sempre em plano.

Será que eram mais inseguras? Hoje em dia, para subidas é preferível uma caixa manual ou automática?

caixas automáticas inseguras em subidas, isso é treta, são ambas iguais seja a subir, a descer, ir a direito por ai fora...[;)]

caixas automáticas inseguras em subidas, isso é treta, são ambas iguais seja a subir, a descer, ir a direito por ai fora...[;)]

Esquece lá isso. Enquanto o automático está a "pensar" em que caixa meter, já eu uma manual ou semi automatica já a tenho engatada.

PS: Mas que por norma as automáticas já têm seleção semi-auto.

Mas até dou um exemplo concreto, já conduzi vários camiões-tractores, automáticos e manuais, em alguns automáticos, não sendo eu a selecionar a caixa bem que o gajo morre

Esquece lá isso. Enquanto o automático está a "pensar" em que caixa meter, já eu uma manual ou semi automatica já a tenho engatada.

PS: Mas que por norma as automáticas já têm seleção semi-auto.

Mas até dou um exemplo concreto, já conduzi vários camiões-tractores, automáticos e manuais, em alguns automáticos, não sendo eu a selecionar a caixa bem que o gajo morre

Que raio de caixas automáticas conheces tu

Podemos dividir em caixas automáticas antigas e atuais.

Para as antigas, podemos analisar se eram inseguras ou não em subidas, assim como a sua eficiência, e para as atuais, verificar simplesmente a sua eficiência em subidas. Não vejo motivo para se pensar que atualmente são inseguras.

Atualmente moro na Madeira. Os meus pais são de aqui, o meu avo que era camionista profissional, contava que soube de dois acidentes em subida com carros automáticos.
Eu penso que se o acidente teve relação com a caixa, creio que talvez não engataram alguma relação inferior fora do D (drive), de maneira a que o carro mantivesse o cambio automático até a relação selecionada, e quando o carro devia se manter em determinada velocidade, passou para a seguinte e descaiu…não estou a imaginar outra possível causa.

Para as caixas atuais, qual será a sua eficiência em subidas comparada a caixa manual? Como será o seu comportamento ao meio de uma subida se de repente temos que parar o carro, e voltar a subir? Aqui é que é preciso bom jeito para o carro não ir abaixo, se estamos a falar de caixa manual.

Aqui podemos falar do Hill Holder, por exemplo. Com a caixa automática, há necessidade deste tipo de ajuda?

nao conheço muitas, mas nao e preciso muito conhecimento para saber que uma manual ainda tens o controlo da coisa.

Onde ? Na play Station ou no PC ?

Bem olha as caixas automáticas com que já andei era todas bem mais inteligentes que qualquer humano condutor comum, ou, quanto mais não seja, são bem mais rápidas a decidir qual a melhor mudança com base em inúmeros factores. Se calhar tive sorte nas caixas que experimentei, só foram 2 é verdade , sou um sortudo [:D]

Quanto às caixas de pesados, então uma volvo I-Shift é mais burra que um humano?

2zf6h04.jpg

Achas que nesta situação a caixa automática sabe que vai entrar numa subida de inclinação acentuada? Claro que não sabe. O ser humano sabe, sabendo que vai entrar numa subida, logo por "hábito" coloca uma velocidade de caixa ideal para combater a subida.

è claro que hoje em dia há paddle shifts e a propria maneta de velocidades têm + ou-. Mesmo assim a manual ainda é bem boa, nem que seja pelo facto de reparação/assistência

2zf6h04.jpg

Achas que nesta situação a caixa automática sabe que vai entrar numa subida de inclinação acentuada? Claro que não sabe. O ser humano sabe, sabendo que vai entrar numa subida, logo por "hábito" coloca uma velocidade de caixa ideal para combater a subida.

è claro que hoje em dia há paddle shifts e a propria maneta de velocidades têm + ou-. Mesmo assim a manual ainda é bem boa, nem que seja pelo facto de reparação/assistência

Mas porquê que achas que antes de entrar na subida deves colocar uma "velocidade de caixa" ideal para a combater? Se é para combater a subida deves engrená-la NA SUBIDA.

Quanto ao autor do tópico:
Eu conduzo um carro com caixa auto bem antiga. O veículo tem 15 anos e a caixa é de 4 velocidades e embora antiga e pouco económica é auto-adaptativa e isso sente-se bem.
Nunca morreu mais em nenhuma subida do que qualquer veículo semelhante e com a mesma motorização morreria.
Quanto a perigos em descidas, também nunca os senti,mesmo descendo planos muito inclinados no modo drive. Engrena sempre a velocidade adequada à velocidade e ao meu estilo de condução no momento na relação travão/velocidade (speed)acelerador.

Bem olha as caixas automáticas com que já andei era todas bem mais inteligentes que qualquer humano condutor comum, ou, quanto mais não seja, são bem mais rápidas a decidir qual a melhor mudança com base em inúmeros factores. Se calhar tive sorte nas caixas que experimentei, só foram 2 é verdade , sou um sortudo [:D]

Quanto às caixas de pesados, então uma volvo I-Shift é mais burra que um humano?
Deve ser devido a essa inteligência toda que os veículos com caixa automática, apresentam sempre um consumo mais elevado!
É devido a excesso de inteligência [:D] eu chamaria burrice.

2zf6h04.jpg

Só tens razão na parte da assistencia, o resto ja respondeste.

Da mesma forma que na manual engatas a mudança que queres, na automatica fazes o mesmo.

Até nas antigas isso existia.

Deve ser devido a essa inteligência toda que os veículos com caixa automática, apresentam sempre um consumo mais elevado!
É devido a excesso de inteligência [:D] eu chamaria burrice.
Burrice é falar assim com essa certeza toda enquanto se demonstra total ignorãncia sobre como funciona uma caixa automática e porquê consomem mais (as tradicionais, porque hoje em dia há muitos tipos de caixas automáticas).

Este tópico é daqueles que não tem por onde se lhe pegue. Como é que qualquer tipo de caixa automética é mais ou menos segura numa subida? Quando se começa a subir e a carregar mais no acelerador, se o motor não aguentar a caixa reduz, e reduz rapidamente porque não estamos em 1940, qual é o celeuma mesmo? Se acontecer qualquer outra coisa senão isso, a caixa está avariada ou tem algum grave defeito de fabrico.

Sim mas o consumo nem sempre tem a ver com a inteligência da caixa.....

Além de que há caixas que até reduzem os consumos !
O aumento de consumo é resultado de não ser tão eficiente como nós, que temos a capacidade de prever o que vai acontecer!
Apresenta aí caixas automáticas que apresentem consumos mais reduzidos, comparado com caixa manual?
Agora com a manual é preciso é que o condutor saiba o que faz, porque há porque aí muito boa gente que não faz ideia do que significa economia utilizando a caixa.

Burrice é falar assim com essa certeza toda enquanto se demonstra total ignorãncia sobre como funciona uma caixa automática e porquê consomem mais (as tradicionais, porque hoje em dia há muitos tipos de caixas automáticas).

Este tópico é daqueles que não tem por onde se lhe pegue. Como é que qualquer tipo de caixa automética é mais ou menos segura numa subida? Quando se começa a subir e a carregar mais no acelerador, se o motor não aguentar a caixa reduz, e reduz rapidamente porque não estamos em 1940, qual é o celeuma mesmo? Se acontecer qualquer outra coisa senão isso, a caixa está avariada ou tem algum grave defeito de fabrico.
Sobre a não ser segura nas subidas, também não compreendo o que pretendem dizer.
Agora tentarem dizer que é mais eficiente do que uma manual e que o aumento de consumo não significa nada, isso já não concordo.
O aumento do consumo deve-se porque não é tão eficiente como uma manual, tão simples como isso.
Agora se meteres um "calhau" a conduzir com uma caixa manual, é normal ele também fazer consumos mais elevados, não é qualquer pessoa que sabe usar convenientemente a caixa manual para economizar.

Apresenta aí caixas automáticas que apresentem consumos mais reduzidos, comparado com caixa manual?
Isso só seria confirmável pegando num indivíduo e dando-lhe para conduzir 2 carros de iguais motorizações, um com caixa manual e outro auto, e analisar os gastos no final.
Porque se for só de dados oficiais do construtor, acho que o que não falta hoje em dia são motorizações que em versão auto são listadas como tendo consumos mais baixos que a versão manual.

Isso só seria confirmável pegando num indivíduo e dando-lhe para conduzir 2 carros de iguais motorizações, um com caixa manual e outro auto, e analisar os gastos no final.
Porque se for só de dados oficiais do construtor, acho que o que não falta hoje em dia são motorizações que em versão auto são listadas como tendo consumos mais baixos que a versão manual.
Sim, claro que teria de ser com carro igual, mesma motorização, única diferença a caixa.

Qualquer Porsche com PDK é mais económico que com caixa manual.

Mesmo o Giulia Q é mais economico com auto do que manual
Isso comparando com o quê? Dados do fabricante?
Aqueles que são fabricados em laboratório para influenciar na compra do consumidor final?
Sabes que os fabricantes têm preferência em vender caixas auto, ou desconheces?

Voltar
Superior