Carro automatico em subidas

Depende. No X1 a partir deste mes passa a ser uma dual clutch de 7.

Bmw X1 S20i:

Also improved is the 2.0-litre X1 sDrive20i, which receives further developments to its B48 four-cylinder engine but continues to produce unchanged outputs of 192hp. Standard transmission here is the 7-speed DCT replacing the outgoing 8-speed torque converter auto.

estive a ler e para já não há notícias para o 18/20d em relação à cx auto

É o novo, mas não é 1.6, é 1.5 3 cilindros diesel. No Série 1 com motor igual a caixa auto também é esta e julgo que o X1 com o 1.5 a caixa também é esta, mas neste caso não tenho a certeza.
No Série 1 versão de 2015 com motor 1.5 a caixa auto é de 8v, pelo menos na versão EfficientDynamics.
Andei num com essa caixa.

No Série 1 versão de 2015 com motor 1.5 a caixa auto é de 8v, pelo menos na versão EfficientDynamics.
Andei num com essa caixa.
Então o vendedor da BMW enganou-me, eu estive a ver S1 premium selection e ele disse-me que a caixa era igual ao do meu Mini. Não fiz test drive aos que tinham caixa auto por isso não dei pela diferença.
Os gajos nem sabem o que vendem [8b], peço desculpa por induzir o pessoal em erro.

Já tive as 3 tipologias de cx auto: DSG (Golf GTI e Smax), variação continua (Audi a6) e conversor binário (e93 e X1)
Falta-me no curriculum a de variação continua.

edit: Robotizada foram poucas, a primeira foi no Golf V de 2004 (DSG6) e a segunda agora no Porsche... Pelo contrário conversor de binário desde os anos 80 até hoje já lhes perdi a conta.

Última edição:
Então o vendedor da BMW enganou-me, eu estive a ver S1 premium selection e ele disse-me que a caixa era igual ao do meu Mini. Não fiz test drive aos que tinham caixa auto por isso não dei pela diferença.
Os gajos nem sabem o que vendem [8b], peço desculpa por induzir o pessoal em erro.

Bmw pelo menos o 118i é 8velocidades. O mini sao 6 do que me lembro no cooper S

As an alternative to the standard six-speed manual gearbox, there is the option of an eight-speed Steptronic transmission.
Fonte: http://www.bmwblog.com/2015/01/16/new-2015-bmw-1-series-facelift/

Confesso que não consigo entender onde queres chegar com essas questões, que para mim não têm pés nem cabeça.

Para fazerem essas "questões" decerto que desconhecem de todo o funcionamento de um automóvel com caixa automática. Só pode.

Por que achas estranho um tópico em que se discuta a eficiência de uma caixa automática em subidas?

O que conheces do funcionamento de um automóvel com caixa automática, que torna este tópico sem sentido? Deviam todas as pessoas saber isso?

No faz sentido criar tópicos a não ser, para se mandar postas e se achar expert?

O aumento de consumo é resultado de não ser tão eficiente como nós, que temos a capacidade de prever o que vai acontecer!
Apresenta aí caixas automáticas que apresentem consumos mais reduzidos, comparado com caixa manual?
Agora com a manual é preciso é que o condutor saiba o que faz, porque há porque aí muito boa gente que não faz ideia do que significa economia utilizando a caixa.

Sobre a não ser segura nas subidas, também não compreendo o que pretendem dizer.
Agora tentarem dizer que é mais eficiente do que uma manual e que o aumento de consumo não significa nada, isso já não concordo.
O aumento do consumo deve-se porque não é tão eficiente como uma manual, tão simples como isso.
Agora se meteres um "calhau" a conduzir com uma caixa manual, é normal ele também fazer consumos mais elevados, não é qualquer pessoa que sabe usar convenientemente a caixa manual para economizar.

Pois, uma caixa auto não é mais inteligente que um humano, pois não. Mas é programada para fazer as coisas certas, da forma mais rápida possível.

Ou agora vamos por-nos aqui a dizer que uma caixa que é controlada por um computador é mais lenta a decidir do que um ser humano ? LOL

Há aqui muito pessoal que ainda vive na idade da pedra [:D]

Uma cx auto é insegura a subir onde ???[:D]

Uma cx auto é melhor em tudo, é segura confortável e mais rápida que o ser humano, ja para nao falar qie nao.comete erros ao passar as marchas.

Numa ultrapassagem rapida basta pisares a fundo que a caixa reduz logo duas ou tres abaixo , enquanto tu ainda tas a ver qual mudança pores ja o gajo com cx auto está a acabar a manobra de ultrapassagem [:D]

E depois temos aqueles que dizem que cx auto nao presta porque gostam de sentir o carro e assim nao conseguem , ou entao que a cx auto é para quem nao sabe conduzir [:)]

Tipico de pessoal que o unico carro de cx auto que experimentaram foi um smart [:D]

Mas olha que é mesmo ! quantos e quantos eu já ouvi dizer que detestam caixas manuais, e eu questiono : mas quais experimentaste ? e a resposta foi...." um smart, e não gostei "....lol

É como diz o JDEM, isto é com cada pérola

Existem vários tipos de caixa automática. Sendo caixas antigas, suponho que o user estaria a falar de caixas automaticas com conversor de binário com acoplamento viscoso. Nesse tipo de caixas, e daquilo que me lembro, quando o carro estava engatado (Em D, ou em 1 ou 2), ao tirarmos o pé do travão, o carro tinha tendência a andar para a frente, aceleravamos e lá iamos. Em subidas, o próprio ralenti não aguentava tanto o carro, mas ao acelerarmos, ele começava a andar normalmente. Aguentam mais força que uma embraiagem normal, sendo por isso muito utilizada em veiculos e máquinas pesadas com elevado binário. Uma embraiagem de disco, apesar de ter menos perdas de potência, (e por isso um carro na altura gastar menos), tem mais desgaste, e não aguentam binários tão altos.

As caixas mais recentes de dupla embraiagem e afins, não sei muito bem o modo de funcionamento, se são tipo as caixas automaticas ou então são caixas manuais robotizadas.

Aqui o C5 2.0 HDI de 2008 tem caixa auto com conversor de binário, excelente caixa a meu ver, e sim estás em D, tiras o pé do travão em plano, e ele começa a andar. Bem bom no pára-arranca [:D]

Pois, uma caixa auto não é mais inteligente que um humano, pois não. Mas é programada para fazer as coisas certas, da forma mais rápida possível.

Ou agora vamos por-nos aqui a dizer que uma caixa que é controlada por um computador é mais lenta a decidir do que um ser humano ? LOL

E mesmo assim uma cx auto pode ser muito controlada por nós, desde o kick down para ultrapassagens, como o aliviar o acelerador para a cx engrenar a mudança seguinte.

E mesmo assim uma cx auto pode ser muito controlada por nós, desde o kick down para ultrapassagens, como o aliviar o acelerador para a cx engrenar a mudança seguinte.

Sim, precisamente !

E depois há ainda a questão de cada caixa tem as suas características e responde de forma diferente às situações, que pode variar conforme o fabricante, carro, etc etc.

Este é um ponto importante, o facto de que a caixa automática segundo as suas próprias características, ser influenciada pelo tacto do nosso pé no acelerador, mais ou menos como vemos no comentário de SRLA:

“Nas DSG que conduzi irrita-me particularmente a mania de querer arrancar em segunda e ir ali a fazer ponto até já ir para aí a 20 ou 30, a não ser que se carregue mais no acelerador e aí reduz de repente e manda-se para as 4000 a arrancar como em Santarém. Obriga o condutor a saber usá-la e a conhecer estas manias.”

Podemos dizer que a caixa automática dentro destes moldes, seria uma opção preferível em subidas?

Em relação ao comentário sobre a possível insegurança nas caixas automáticas antigas: O que me vem a cabeça, é que possivelmente alguns condutores em subidas não mudavam do D para 1 ou 2, e a caixa não se comportar como devia. Se existia esta opção, é porque o D não faz a mesma coisa, digo eu…

Nas caixas antigas as posições 1 e 2 destinavam-se essencialmente às descidas, para travar o carro com o motor bloqueando a caixa numa dessas relações.

Olá a todos,

Hoje em dia, as caixas automáticas ganharam mais protagonismo.

Do tempo em que estas caixas eram residuais no meio do nosso parque automóvel, maioritariamente de 3 e 4 velocidades, em algumas conversas ouvi dizer que a caixa manual é mais segura em subidas. Não sei se é verdade ou não, eu já tive experiencia com a antiga caixa automática de 4, mas sempre em plano.

Será que eram mais inseguras? Hoje em dia, para subidas é preferível uma caixa manual ou automática?
Nunca houve qualquer problema a este nível com caixas automáticas, seja em ligeiros seja em pesados.

Caixas autos é para cotas, basta ver que tipo de caixa é utilizada na Ferrari, Lamborghini ou Maclaren, deve ser devido aos condutores na sua maioria já terem uns aninhos.

Cotas e senhoras...lol
Também tens carros que não te dão opção de caixa manual...bmw 335d ou merc a45amg entre outros...para não falar nesse segmento de marcas que referiste.

Ainda não percebi foi a ideia do autor do tópico com a relação entre um carro com caixa automática e subidas...

A maior parte dos carros hoje em dia seja cx manual ou automática têm "hill holder" ou apoio de arranque em subidas...por isso não estou a vislumbrar o problema.
Até o meu carrito de 2007 tem isso...

Como fica salvaguardada essa necessidade de engatar 1 e 2 em descidas, nas caixas atuais?
não consigo perceber a tua pergunta.

a cx dupla embraiagem da smax normalmente arranca em 2ª com aquele tipo arrastar no início. Numa subida arranca em 1ª

a descer reduz conforme a inclinação e desaceleração da descida, em último caso rapidamente se coloca em manual e se mete uma abaixo
mas precisas de meter 1ª em descida?

não percebo

Como fica salvaguardada essa necessidade de engatar 1 e 2 em descidas, nas caixas atuais?

Patilhas, Modo manual etc.

Repito a maioria das caixas automáticas recentes fazem aquilo que quisermos delas como se de uma manual se tratasse.
E a fazer reduções, arranques etc com inclinação ainda tornam o processo mais fácil.

Voltar
Superior