Carro cabrio. VW EOS?

armoic

New member
Estou à procura de um cabrio, com capota rígida. Sempre tive a pancada de ter um descapotável e ando há anos a adiar a compra, mas estou decidido a comprar no inicio de 2019.
A compra de um descapotável pode não fazer sentido para muita gente mas isto é uma cena tipo bucket list [:cool:] desde muito pequeno que tenho o deseja de ter um descapotável :P vamos lá ver o que dá.
Há uns anos andei a ver os Peugeots 206 cc e 207 cc, já os coloquei de parte. Agora estou muito mais inclinado para um VW EOS, vou preencher o questionário para alguém mais entendido me conseguir ajudar.

E agora há aqui outra questão, imaginado que vou para um EOS com este painel https://i.imgur.com/7e5SBse.png o que sugerem para colocar um sistema de navegação/GPS + Radio com usb + Bluetooth? A mão de obra para isso é cara? O sistema em si deve rondar os 300-400 eur, não?
Quanto à entrada de água, qual é a melhor maneira de testar se entra agua? Lavagem automática? O stand onde comprar à partida aceita isso, não? Já que é uma lavagem à borla

Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração
C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)?

Que marcas e modelos gostas e equacionas?
Estou mais inclinado para o VW EOS. Também não desgosto do Megane cc.

Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência?
Raramente.

Precisarás de levar carga com frequência?
Não.

Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos?
Entre 300-400 KM por ano. Não, vai aumentar.

Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas?
Sim. Provavelmente viagens +150km de 3 em 3 meses. Se for passar algum fim de semana fora

Os consumos terão grande importância?
Mais ou menos.

A potência do motor terá grande importância?
Não

Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos?
Sim, mas não vai ser com este carro =P

Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?
Até 13 mil.

Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano?
Usado

não percebi nada disto, não bate a bota com a perdigota.

será assim?

Entre 300-400 KM por mês. Não, vai aumentar.

Sim. Provavelmente viagens +150km de 3 em 3 meses. Se for passar algum fim de semana fora.

ou seja, cerca de 100kms semanais com, por vezes, viagens de 150kms de 3 em em meses, em que não especificaste, mas presumo que sejam 150 para cada lado?

a maior parte desses cabrios de tração à frente são desproporcionais e ficam feios nas horas.. eu recomendava um SLK da geração 2004-2009 (chassis R171). Com um pouco de paciência já se deve arranjar um por 13k

O Astra CC também tem uma linha agradável dentro do género. Cuidado com os motores 1.4 TSI da VW (problema das correntes).

Fui procurar um pouco mais sobre os consumos do EOS.
A gasoliuna, o 1.4 TSI são cerca de 7l/100
A gasóleo o 2.9 TDI são cerca de 5,2l/100

Estes dados estão correctos? É que se quiser levar o carro para o trabalho que são cerca de 18Km de onde vivo, mais vale a pena ir para o carro a gasóleo...

==//==//==//==//

não percebi nada disto, não bate a bota com a perdigota.

será assim?

Entre 300-400 KM por mês. Não, vai aumentar.

Sim. Provavelmente viagens +150km de 3 em 3 meses. Se for passar algum fim de semana fora.

ou seja, cerca de 100kms semanais com, por vezes, viagens de 150kms de 3 em em meses, em que não especificaste, mas presumo que sejam 150 para cada lado?

Sim, tens razão, erro meu! Actualmente são entre 300 a 400km por mês. E vai acrescentar os cerca de 300km (150km para cada lado, em média) quando for passar o fds a algum lado.
E ainda estou a pensar se levo o carro para o trabalho ou não, aí seriam cerca de +36KM por dia...

Outras hipoteses;

Astra J cabrio
Focus CC
Gostei do Astra.

a maior parte desses cabrios de tração à frente são desproporcionais e ficam feios nas horas.. eu recomendava um SLK da geração 2004-2009 (chassis R171). Com um pouco de paciência já se deve arranjar um por 13k
Mas esse bebe mais que o EOS, não? e a manutenção normal também não é mais cara?

se fazes 36km's diarios e mais x ao fim de semana ocasionalmente e férias, um carro a gasolina é o mais indicado para ti...

Ola

O eos tem uma grande vantagem face à concorrência... a capota. O facto de ter dois paineis a formar o tejadilho, cada um mais pequeno que o unico dos outros, e os dois maiores que o unico dos outros, permite, ter menos comprimento de traseira e ser menos desproporcional, e ter um pouco de mais espaço interior. Além disso, tem tecto de abrir em vidro que se pode abrir independente da capota toda.

Em relação a estanquecidade, o meu de 2008 nunca teve problemas. Mas faço a manutenção das borrachas com o liquido original (caro, custa mais de 50eur um frasquinho pequenino) uma vez por ano (o meu dorme sempre em garagem e é terceiro carro, só tem 55 kkm, se dormir na rua e estiver mais exposto aos elementos será melhor 2x ano). Ainda o inverno passado andei 200km debaixo de chuva torrencial e foi tal e qual um carro normal. Outra coisa importante é controlar se os tubos de escoamento de agua nao entupiram. Por exemplo dentro do pilar A com a capota aberta ficam expostos. Verifico ao fazer a manutenção da capota se metendo agua, sai na parte de baixo do carro.

Se gostas de andar de capota aberta, uma coisa importante a ter é o defletor que tapa os bancos traseiros e fica por trás dos bancos dianteiros. Sem isto só dá para andar em cidade a baixas velocidades, o vento rapidamente incomoda a partir dos 50km/h. Com o defletor é possivel andar até 120km/h, ir à conversa com o pendura e sem grandes deslocações de ar.

Radios... o meu também comprei com esse que de origem o rns510 com bt mais som dynaudio era um assalto! Mais tarde arrependi-me e mandei vir do ebay o rns 510, o modulo bt e todo o kit dynaudio com as 10 colunas xpto, o amplificador e a cablagem pronta a ser so ligar. O som dynaudio do eos é fantastico. A nivel de interface e bt (não suporta streaming de audio do smartphone) está um pouco antiquado em relação aos sistemas multimedia mais recentes. Mas tem leitor de cartões ebdisco de 30gb e na navegação, uma coisa importante é dar as indicações no quadrante(tem que ter o ecrã central grande. Há várias soluções aftermarket baratas com android 7 e 8 que serão mais modernas a nivel de interface, mas perdem-se estas coisas. Trocar o radio é super fácil. Só meter uma faca ou chave de fendas pequena por baixo daquela moldura cinza e puxar para fora, só está presa por molas. É mais facil começar por baixo do ac. Depois o radio sao 4 parafusos. O sistema dynaudio é que é mais dificil, já implica desmontar muito no interior do carro, se gostares de qualidade de som e OEM, arranja um já com isso!

A nivel de motores, como já disseram, os numeros do 1.4tsi são bons, mas foram problemáticos.
O 1.6 fsi fica pastelão e gasta bastante. O carro ainda é pesado.
As melhores opções, acabam por ser os 2.0 tdi ou tfsi. O 2.0tdi apesar de no inicio ser pd, não sofre das maleitas da maioria dos 2.0tdi pd, pois ao contrario destes, tem cabeça de 8v mais parecido aos 1.9tdi e não há relatos de que seja problemático. É o que eu tenho com caixa dsg com comandos no volante e casa muito bem, apesar de nao ser tão rapido como por ex. um leon 2.0tdi dsg (este o de 16v mais problemático) que também tive por causa do peso.

Se soubesse que ia andar tão pouco, hoje teria comprado 2.0tfsi,btambém com a dsg :).

Desculpem o testamento e se tiveres mais duvidas diz.

Last edited:
Bom testemunho! Peço desculpa pelo off topic, mas o RNS510 é módulo de rádio + navegação? E o som desse é sempre superior ao 310, ou rádio e navegação são coisas independentes?

Basicamente o rns 510 é um radio, o 310 é outro

O rns 510 tem navegação, um disco de 30gb para mapas e musica, leitor de dvd, leitor de cartões SD. Também tem uns menus escondidos onde dá para ler varios sensores do carro. O BT é que era um módulo à parte. Este radio cominica por can-bus com o resto do carro e tb dá para ter as indicações do gps no quadrante com o ecra maior entre o velocimetro e o conta-rotações.

A nivel de som não tenho a certeza, mas acho que o amplificador até ébigual. O meu eos veio com o rns e depois fiz o upgrade.

Onde sim, se nota logo a diferença é o som dynaudio opcional. Inclui 10 colunas diferentes e um amplificador debaixo do banco do condutor. Este sistema de colunas custava mais de 1000eur na altura (depois lançaram uma para os golf com metade da potencia mais barato), faz mesmo o carro parecer uma sala de concertos. Também dá ébpara perceber melhor se a fonte é de qualidade. Quando se mete um mp3 com qualidade má e outro com qualidade boa, nao tem nada a ver. Isto no radio de origem tem muito menos diferença....

Pesado, pouco dinâmico, motores a gasolina problemáticos, modelo a gasóleo muito caro, capota complexa.

(SLK) Mas esse bebe mais que o EOS, não? e a manutenção normal também não é mais cara?

Consumos
Do spritmonitor: (consumos reais)

SLK 200: 9,0 litros
Eos 1.6: 7,5 litros
Eos 2.0: 8,8 litros

Manutenção
Não faço ideia.. mas sinceramente não me parece que seja muito diferente, mesmo na marca.

O SLK R171 é bem mais harmonioso que o Eos em termos de proporções, o que num cabrio é importante (é um carro em que o estilo conta). Além de que anda mais.. e bebe a condizer se puxares por ele, mas nisso não há milagres.

Agora.. o SLK tem é só dois lugares. Se quiseres sair com a família já não dá.

O único cabrio de capota rígida e 4 lugares com boas proporções estéticas que conheço é o volvo C70 da geração 2007-2008. Há alguns a gasolina à venda nos sítios do costume. E até nem estão caros. Também podes ir para o de gasóleo, mas é mais caro e sinceramente levar com fumos diesel do próprio carro não é muito agradável :)

Não

O meu trazia o da imagem do primeiro post e depois fiz upgrade para o rns510, que é parecido ao deste anuncio, mas tem 4 botões de cada lado do ecrã. São os botões da navegação. Esse do anuncio é uma versão intermédia sem navegação, mas com ecrã a cores, mas a nivel de funcões mais parecido ao primeiro. No ebay e amazon também ha adaptadores para usb

Last edited:
Em relação a slk... esse nunca experimentei, mas andei algumas vezes de z4. Roadster é mais engraçado para umas voltas, mas para carro do dia a dia, aquela posição de condução, pelo menos para mim ao fim de algum tempo cansava. Para mim se for para carro do dia a dia e aproveitar o efeito descapotavel e ainda poder levar mais alguém de vez em quando... eos ou o volvo sugerido aí atrás Esse c70 penso que seja o unico concorrente do eos que tem o tejadilho também formado por duas peças, daí a manutenção também de proporções mais normais. Para mim na altura nao serviu porque nao tinha dsg! Como segundo ou terceiro carro e sim, mais para o estilo e umas acelaradelas ao fim de semana... o roadster.

Last edited:
Não

O meu trazia o da imagem do primeiro post e depois fiz upgrade para o rns510, que é parecido ao deste anuncio, mas tem 4 botões de cada lado do ecrã. São os botões da navegação. Esse do anuncio é uma versão intermédia sem navegação, mas com ecrã a cores, mas a nivel de funcões mais parecido ao primeiro. No ebay e amazon também ha adaptadores para usb

Já agora se não for indiscrição, quanto pagaste pelo upgrade para o rns510 e foste tu que fizeste ou pediste a alguém?

Consumos
Do spritmonitor: (consumos reais)

SLK 200: 9,0 litros
Eos 1.6: 7,5 litros
Eos 2.0: 8,8 litros

Manutenção
Não faço ideia.. mas sinceramente não me parece que seja muito diferente, mesmo na marca.

O SLK R171 é bem mais harmonioso que o Eos em termos de proporções, o que num cabrio é importante (é um carro em que o estilo conta). Além de que anda mais.. e bebe a condizer se puxares por ele, mas nisso não há milagres.

Agora.. o SLK tem é só dois lugares. Se quiseres sair com a família já não dá.

O único cabrio de capota rígida e 4 lugares com boas proporções estéticas que conheço é o volvo C70 da geração 2007-2008. Há alguns a gasolina à venda nos sítios do costume. E até nem estão caros. Também podes ir para o de gasóleo, mas é mais caro e sinceramente levar com fumos diesel do próprio carro não é muito agradável :)

Pois bem me pareceu que os dados dos consumos que vi não estavam certos. Sim o SLK também ter só 2 lugares corta um bocado...

Como fiz essa alteração no periodo da garantia, mandei vir o rns510 da net e o módulo bt e depois fui à vw para não perder a garantia. Resultado, fui assaltado para os ensinar a instalar aquilo. Levaram-me se a menória não me atraiçoa 5 horas a 40eur(o radio é 5min que os cabos encaixam os dois no mesmo sitio, só é preciso ligar mais antena de gps. O bluetoth, é que o módulo fica debaixo do banco do condutor e é preciso passar os fios até lá, mas iam todos os fios necessários) e quando fui experimentar nada funcionava em condições, que nem souberam codificar aquilo! Os comandos por voz, o aparecer a informação no quadrante, só passou a funcionar depois de ligar o vagcom à frente deles e meter um visto para cada coisa! O kit de colunas dynaudio, bem mais dificil, ja fui eu que instalei. No final também é preciso colocar um visto com o vagcom para reconhecer o sistema.

Last edited:
Pois bem me pareceu que os dados dos consumos que vi não estavam certos. Sim o SLK também ter só 2 lugares corta um bocado...

há também o BMW série 3 (geração 2005-2012): quatro lugares, capota rígida, estética ok, bom motor (320i).. mas estão muito fora de orçamento. Só mesmo andando "à escuta" por uns tempos até aparecer um negócio de ocasião

Back