Carro de serviço com 0 km e preço mais baixo

O carro em questão é um Seat Ibiza.

A minha relutância em avançar para o negócio é o facto do carro ficar com dois registos em menos de 1 ano e fazerem um desconto de 600€.

Procura o mesmo carro, com o mesmo equipamento noutros concessionários e vais ver que consegues descontos a superar esses 600€. Os stands não estão a vender nada! Se não vacilares, vais ver que 2 ou 3 semanas depois estão-te a ligar a dizer que baixam mais 500€ no preço do carro... Eles precisam de fazer negócios.

Assim ficas c/ um carro logo em teu nome, não tens o "problema" de ter os tais 2 ou 3 registos em menos de um ano, nem os custos. Sim porque, a não ser que o concessionário os assuma, vais ter que os pagar e aí os 600€ não são 600€, mas 500€.

Eu preferia procurar em 3/4 concessionários diferentes primeiro, antes de avançar para essa "engenhoca"

Viva pessoal.

Estou a pensar comprar um carro novo e ando a ver várias opções dentro daquilo que me agrada.

No inicio desta semana num stand em Lisboa foi-me proposto o seguinte:
O stand irá receber carros de serviço esta semana e foi-me proposto ficar com um deles visto ser um dos que vai chegar um modelo que ando a ponderar comprar.
O carro seria comprado por um valor inferior cerca de 600 euros. O que ainda é um diferença considerável para o preço que me fazem sem ser dessa forma.

Disseram-me que o carro ficaria uns tempos em nome do concessionário porque foi adquirido à fábrica para ser carro de serviço e só depois iriam passá-lo para meu nome, ao fim de 6 meses, mais ou menos.

Disseram-me que podia fazer o seguro em meu nome sem problema e que era como se o carro fosse meu desde o inicio.

O que acham deste negócio? Não há problemas em adquirir o carro nestas condições?
O carro seria entregue assim que chegue ao stand, nem seria usado por eles, ou seja, novo com 0 km.
Sendo registado em nome do concessionário ficaria logo com um registo, passado 6 meses passa para meu nome e fica com 2 registos mais a reserva da financeira, visto eu ir recorrer a crédito para o pagar.

O que acham que deva fazer?
Aceitar a proposta deles? Pagar mais um pouco mas ficar logo com o carro em meu nome?
O facto de ficar logo com 2 registos ao fim de meio ano não ajuda a desvalorizar mais o carro?
Há algum inconveniente em fazer um negócio destes?

Opiniões são benvindas.

Cumps.

Acho que consegues fazer com que baixem mais o preço...

Já agora.. tu não és o gajo que trabalha para a Optimus e toda a gente te pede conselhos no techzone?

Por 600€ de desconto preferia comprar novo e não efectuar o negócio dessa forma.
Conheço um caso de um amigo que fez um negócio bastante idêntico ao teu e poupou cerca de 5000€. Com um desconto destes vale bem a pena, agora por 600€...

Eu faria negócio caso o valor do desconto fosse no minimo 10% do valor do carro.

Last edited:
Viva pessoal.

Estou a pensar comprar um carro novo e ando a ver várias opções dentro daquilo que me agrada.

O stand irá receber carros de serviço esta semana e foi-me proposto ficar com um deles visto ser um dos que vai chegar um modelo que ando a ponderar comprar.
O carro seria comprado por um valor inferior cerca de 600 euros. O que ainda é um diferença considerável para o preço que me fazem sem ser dessa forma.

Disseram-me que o carro ficaria uns tempos em nome do concessionário porque foi adquirido à fábrica para ser carro de serviço e só depois iriam passá-lo para meu nome, ao fim de 6 meses, mais ou menos.

Disseram-me que podia fazer o seguro em meu nome sem problema e que era como se o carro fosse meu desde o inicio.

O que acham deste negócio? Não há problemas em adquirir o carro nestas condições?
O carro seria entregue assim que chegue ao stand, nem seria usado por eles, ou seja, novo com 0 km.
Sendo registado em nome do concessionário ficaria logo com um registo, passado 6 meses passa para meu nome e fica com 2 registos mais a reserva da financeira, visto eu ir recorrer a crédito para o pagar.

Aceitar a proposta deles? Pagar mais um pouco mas ficar logo com o carro em meu nome?
O facto de ficar logo com 2 registos ao fim de meio ano não ajuda a desvalorizar mais o carro?

Opiniões são benvindas.

Cumps.

Lindo, até se querem safar de pagarem o seguro durante 6 meses!
acho que 600€ é peanuts para as chatices (ou potenciais).

Ete tipo de negócios fazem-se por valores de desconto superiores e quando conhecemos bem o vendedor que vai andar com o carro, assim temos a certeza que o carro é bem tratado.

O único carro de serviço que comprei assim foi um negócio do género, no entanto o desconto foi muito superior, o carro foi-me entregue 2 meses depois, com apenas 3.000kms e foi conduzido sempre por uma pessoa da minha confiança!

O que o concessionário esta a fazer.....é a fugir ás regras do importador....apenas isso. Se é apanhado a fazer isso, vai ter uma penalização muito maior do que 600 euros....por isso é que querem averbar em nome deles...porque são obrigados pelo importador a ter as viaturas de serviço e só depois de 6 meses os podem vender...

Isto esta tudo entregue os bichos, é só espertos e as marcas não têm mão nisto...

O meu linea foi comprado com a matricula com practicamente 3semanas!!
foi com zero km´s e o preco que era novo perto 22.000€€ ficou por 16.900!!apr:)apr:).tudo por se tratar de um arro já matriculado...ainda tive umas jantes 17.........[br:)]

Ai sim compensa e é mesmo um bom negócio.

Agora pela diferença não compensa a "manobra".
Ao user que abriu o tópico, se de facto tens melhores propostas (fora esses 600€), não hesites. Se bem percebi andas a procura de comprar um carro que custa bastante dinheiro, e ao faze-lo de forma simples e certamente honesta vais-te meter em esquemas ainda vais arranjar problemas.

Nem que não arranjes o desconto equivalente aos 600€, se forem uns 300 ou menos, vale bem a pena, tens a garantia de não vir a contrair problemas...

Para ser mais especifico, segundo sei, o stand passa uma guia que substitui o "registo de propriedade" do carro, que por lei penso que têm 90 dias para enviar ao comprador

Nestes casos enviam a documentação efectiva ao fim de 180 dias

Enfim é um "jogo" que alguns comerciais usam, mas que não é de todo legal ou justo para quem é honesto

Acho que consegues fazer com que baixem mais o preço...

Já agora.. tu não és o gajo que trabalha para a Optimus e toda a gente te pede conselhos no techzone?

Não, não sou eu. Nem sequer trabalho para a Optimus e nem ando pela techzone há muito tempo.[;)]
Se calhar há lá alguém com um nick parecido ou até mesmo igual. :sh)[8b]

Lindo, até se querem safar de pagarem o seguro durante 6 meses!
acho que 600€ é peanuts para as chatices (ou potenciais).

Ete tipo de negócios fazem-se por valores de desconto superiores e quando conhecemos bem o vendedor que vai andar com o carro, assim temos a certeza que o carro é bem tratado.

O único carro de serviço que comprei assim foi um negócio do género, no entanto o desconto foi muito superior, o carro foi-me entregue 2 meses depois, com apenas 3.000kms e foi conduzido sempre por uma pessoa da minha confiança!

Parece-me que não percebeste bem o meu primeiro post. Tu e mais pessoal pelo que vejo.
Vou tentar ser mais claro então:
O carro foi encomendado pelo concessionário para ser viatura de serviço e seria entregue a mim assim que chegasse ao stand. Nem sequer andaria alguém do stand com ele. Seria entregue com 0 km(o normal quando se compra um carro novo).
Só que tem de estar registado em nome do concessionário durante cerca de meio ano porque vem como carro de serviço e não podem logo registar em meu nome.
É apenas uma forma de conseguirem vender mais barato.

Eu não acho bom negócio.

Se fosse a ti visitaria outros stands.

Já fui a vários stands(4) e em todos a conversa é a mesma. Vão à pastinha, sacam da tabela, escrevem o PVP e o valor que fazem de desconto ronda os 700€. E depois dizem que já não podem tirar nem mais um cêntimo.
Neste caso aqui, se eu aceitar o negócio que me propõem, fazem mais 600€. Na prática é como se fizessem 1300€ de desconto, MAS depois vem o resto, aquilo que expliquei atrás... os registos, meio ano com o carro em nome deles, etc...

Não sei quanto é que ronda o preço de um carro igual também de serviço mas com alguns quilómetros. Provavelmente fazem 2000 ou 2500€ de desconto. Num carro novo 0 km estão a fazer 600€, o que acho pouco porque daqui a uns anos vou vender o carro e isso não cobre o que provavelmente vou perder no valor do carro por este ter 2 registos em vez de 1.

O que o concessionário esta a fazer.....é a fugir ás regras do importador....apenas isso. Se é apanhado a fazer isso, vai ter uma penalização muito maior do que 600 euros....por isso é que querem averbar em nome deles...porque são obrigados pelo importador a ter as viaturas de serviço e só depois de 6 meses os podem vender...

Isto esta tudo entregue os bichos, é só espertos e as marcas não têm mão nisto...

Sim básicamente é isto ....

Além de que a nivel fiscal protelam o pagamento do IVA por 6 meses, no minimo .....

Depois vamos aos Concessionários e não há carros de serviço para test drive...
Só chico-espertos...

Em situações do género os descontos costumam ser muito maiores.

Por esse diferencial não me metia nessa jogada.

Atenção que tem algumas limitações. Por ex, existeum documento para apresentar à policia, etc... mas durante esse tempo não convém sair de Portugal pois o documento não é válido no Estrangeiro.

Outro detalhe é que esse documento tem uma validade de 30 dias, ou seja, todos os meses é preciso eles lembrarem-se de o enviar...

Outra coisa, normalmente, os carros não chegam a ficar em nome do stand, mas sim em nome do importador, ou seja, o numero de donos no livrete não se altera face a um carro novo.

Volto a referir que do que vou ouvindo de negócios com carros de serviço, esse desconto é irrisório.

Outro ponto, obviamente que só se deve pagar o carro na totalidade quando este passar para o seu nome!

Last edited:
Parece-me que não percebeste bem o meu primeiro post. Tu e mais pessoal pelo que vejo.
Vou tentar ser mais claro então:
O carro foi encomendado pelo concessionário para ser viatura de serviço e seria entregue a mim assim que chegasse ao stand. Nem sequer andaria alguém do stand com ele. Seria entregue com 0 km(o normal quando se compra um carro novo).
Só que tem de estar registado em nome do concessionário durante cerca de meio ano porque vem como carro de serviço e não podem logo registar em meu nome.
É apenas uma forma de conseguirem vender mais barato.

Foste bem claro no primeiro post, e pelo que fui lendo, a maoiria dos que responderam perceberam à primeira.

E sem falar nas trocas e baldrocas deste negócio, o que o stand ganha com o mesmo, etc, etc...

Mas deixo aqui destacado o mais importante:

vais andar 6 meses com um carro emprestado, que não é teu, mas tu já o pagaste...

Até pode ser que tudo corra bem durante esses 6 meses (carro sem sinistros, sem stresses do importador, carro sem problemas, etc, etc) mas estás sempre em sobressalto por... 600€!?

Vai a um stand, recebe uma proposta por escrito e depois vais a outras concessões e negoceia o melhor que puderes. Pode não chegar aos 600€ a mais, mas tudo o que vier é lucro.

O problema é mesmo o facto de poder haver algum problema com o carro. Alguma avaria, algum "toque" e depois começarem a fugir com o rabo à seringa. Ou até haver algum stress com o seguro.

Também acho que 600€ é pouco porque encomendaram o carro muito mais barato por ser para viatura de serviço.

Como disse num post atrás, provavelmente num carro de serviço com alguns quilómetros fazem 2.000 ou 2.500€ de desconto e se calhar até mais. No novo só fazem 600€ porque é com 0 km.

Depois do que li aqui parece-me que não justificará avançar com o negócio por estes valores. Sempre se podem evitar eventuais problemas.

O problema é mesmo o facto de poder haver algum problema com o carro. Alguma avaria, algum "toque" e depois começarem a fugir com o rabo à seringa. Ou até haver algum stress com o seguro.

Também acho que 600€ é pouco porque encomendaram o carro muito mais barato por ser para viatura de serviço.

Como disse num post atrás, provavelmente num carro de serviço com alguns quilómetros fazem 2.000 ou 2.500€ de desconto e se calhar até mais. No novo só fazem 600€ porque é com 0 km.

Depois do que li aqui parece-me que não justificará avançar com o negócio por estes valores. Sempre se podem evitar eventuais problemas.

Outra coisa que não percebi bem é que eles disseram que podias por o seguro em teu nome "como de um favor se tratasse" ? [:)]

O carro é deles, estás a pagar à vista e 6 meses adiantado, quando ele realmente for teu já desvalorizou muito mais que esses 1300€ e ainda vais pagar 6 meses de seguro por algo que não é teu ?

Estamos a falar de um Ibiza. Ele concorre no segmento mais competitivo do mercado Português portanto vai à concorrência.

Negócios destes não obrigado. Até a BMW faz descontos que envergonham esse e falamos de uma das poucas marcas que alcançou e até superou algumas das metas propostas para 2008.

Conselho de amigo:por 600€, não te metas em aventuras. Ainda para mais sendo um Ibiza.[;)]

Roubo

Roubo

Viva pessoal.

Opiniões são benvindas.

Cumps.

Boas,

Sinceramente, acho que estás a ser enganado...[8b]
Já ouvi falar de fazer negócios destes, só que os deconto era sempre de 3 a 4000,00€!!!
Agora 600,00€ e fica com mais um registo... Esquece...
Negoceia mas é melhor, e vais ver se não arranjas igual...

Antes de mais, hoje em dia, o conceito de registos não faz sentido... por um lado porque não aparecem no DUA, por outro porque não reflecte o real número de proprietários.

Quanto à situação descrita não vejo qualquer vantagem uma vez que o desconto que te está a ser feito mais parece desconto para viatura nova que um desconto para uma viatura de serviço (para teres uma ideia "imparcial" das diferenças de valores vai a outro stand e pede cotações para o mesmo carro novo e de serviço). Se o desconto for substancial (num Ibiza, sem conhecer os valores praticados, diria que rondaria os 1500 a 2000€), aí talvez ponderasse a compra.

Como já foi dito, o concessionário está a violar a política de viaturas de demonstração, vendendo o carro antes de decorridos os 6 meses. Se bem que isto seja procedimento mais do que habitual (mas normalmente com mais uns mesitos) não deixa de ser incorrecto. Mas tu nada tens a ver com isso.

Desvantagens aqui para ti... baixo desconto e apenas vais ter o carro em teu nome daqui por 6 meses, o que impossibilita deslocações para fora do país e teres que andar sempre com uma declaração de venda actualizada.

Quanto a acidentes... desde que tenhas o seguro válido, não vejo qualquer problema.
Quanto a garantias... tens o livro de manutenção que deverá estar preenchido com os teus dados, data de matrícula e onde são colocados os carimbos das revisões. desde que esteja actualizado também não vejo qualquer problema.
Quanto a stresses com o importador, como disse antes, quem os pode ter ou não é o concessionário. Tu nada tens a ver com isso.

Last edited:
Quanto a acidentes... desde que tenhas o seguro válido, não vejo qualquer problema.
Quanto a garantias... tens o livro de manutenção que deverá estar preenchido com os teus dados, data de matrícula e onde são colocados os carimbos das revisões. desde que esteja actualizado também não vejo qualquer problema.
Quanto a stresses com o importador, como disse antes, quem os pode ter ou não é o concessionário. Tu nada tens a ver com isso.

Não é assim tão linear.

Tudo depende da gravidade das ocorrências.

Há um facto que muitos não sabem, mas um verdadeiro carro de serviço é do importador durante esses 6 meses, daí a impossibilidade na venda.

Se tiver um acidente médio/grave ou uma avaria com o mesmo nível de importância, terá de haver MUITA habilidade da concessão para o importador não ter conhecimento... e o facto de existir um seguro atribuído a essa matrícula levanta não a ponta, mas o véu por completo...

Em relação à manutenção o livro de revisões e a 2ª chave, normalmente, ficam nas mãos do importador até ao final dos 6 meses.
E mesmo que o livro venha com o carro, o mesmo não é preenchido, pois o carro oficialmente não tem dono, é do importador.

O máximo que acontece (quando acontece, por vezes os esquecimentos dão jeito...) é a intervenção ficar registada no sistema.

E para acabar, o comprador do carro não tem nada a ver com o problema concessão vs importador, mas sai certamente prejudicado em todo o processo.

E tudo isto por 600€? :)

Back