Carro elétrico em 2ª mão para cidade

bscuba

New member
​Pessoal, gostava de ter a vossa opinião sobre a compra de um carro elétrico em 2a mão, apenas para cidade (20km/dia) e para ter como segundo carro.
O actual 1.2 a gasolina vai fazer 10 anos e está com 62 mil km. Gasta 7l/100km. Foi comprado novo, não tem dado problema, faz a revisão anual de acordo com o livro de manutenção. Apenas noto que a embraiagem já começa a patinar um pouco.

Não estava a pensar vender, mas um familiar mostrou interesse no carro e para o uso que tem, substituir por um elétrico é a solução ideal. Tenho local para carregar em casa.

Nunca comprei um carro usado, pelo que o receio é muito.

1.Que tipo de carros gostas? Indiferente

2.Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc).
Utilitário

3.Que marcas e modelos gostas e equaciona?
Qualquer um, desde que não dê chatice. Já tive carros de várias marcas.

​​​​4.Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Sim, todos os dias úteis.

5.Precisarás de levar carga com frequência? Não

6.Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? 7000km, sim.

7.Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? Apenas cidade

8.Os consumos terão grande importância? Não , mas a autonomia sim.

9.A potência do motor terá grande importância? Não

10.Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Não

11.Que orçamento tens, valor? Màx.10.000€

Até este valor aparecem tanto importados recentes como nacionais: Zoe de 2020 c/bateria própria, Dacia Spring de 2021, BMW i3, Leaf II, etc.

Agradeço sugestões e eventuais problemas recorrentes em algum modelo. Por exemplo, li alguns relatos dos Zoe terem problemas com a caixa redutora.

​​

com 7 mil é ali nos limites, provavelmente os zoe do costume, muitos ex-tvde, pelo que não deverá calhar-te um destes, já que terão muitos kms e os leaf, que deram algumas chatices nas baterias. se calhar fazendo algum esforço com mais 1500/2000€ consegues algo mais novo 1 ou 2 anos e com menos kms e desgaste da bateria.

com 7 mil é ali nos limites, provavelmente os zoe do costume, muitos ex-tvde, pelo que não deverá calhar-te um destes, já que terão muitos kms e os leaf, que deram algumas chatices nas baterias. se calhar fazendo algum esforço com mais 1500/2000€ consegues algo mais novo 1 ou 2 anos e com menos kms e desgaste da bateria.

7 mil!? Isso são os km anuais. O orçamento é 10 mil 😉

Tenho um ZOE cá por casa, comprado novo em 2018, actualmente com 86000km.
Versão 40kw, que tem uma autonomia entre 250 a 300km.

Muito utilizado em circuito urbano, embora já tenha realizado algumas viagens maiores.

Actualmente até tenho sido eu a utilizar a viatura mais regularmente (tenho possibilidade de carregar no local de trabalho).

É uma excelente solução para circular em cidade, e estamos muito satisfeitos com a viatura.

Nota: Em termos de qualidade de construção não é dos melhores. Mas penso ser superior a um Dacia Spring.

Tenho um Leaf de 2015, comprado em 2020, por essa ordem de valor e para uso similar. Absolutamente nada arrependido, o carro é sólido e quase não tem despesa de manutenção. A bateria carregada em casa não tem problemas de degradação. Está um melhor que o meu aqui: https://www.standvirtual.com/carros/anuncio/nissan-leaf-ver-tekna-30-kwh-ID8Pya6T.html , a foto 40 mostra o bom estado da bateria.

Ui, esse está um bocadinho esticado no preço... Ainda por cima importado. No mobile.de os Leaf I de 2017 estão à venda entre os 5500 e os 7000€.

É verdade que para o uso que pretendo, um Leaf I chega. Mas queria algo mais recente e com autonomia suficiente para carregar apenas ao fim de semana.

Muito utilizado em circuito urbano, embora já tenha realizado algumas viagens maiores.

Actualmente até tenho sido eu a utilizar a viatura mais regularmente (tenho possibilidade de carregar no local de trabalho).

É uma excelente solução para circular em cidade, e estamos muito satisfeitos com a viatura.

Nota: Em termos de qualidade de construção não é dos melhores. Mas penso ser superior a um Dacia Spring.

Pois, o ideal seria uma unidade como o teu, usado por particulares e não como tvde.
E problemas elétricos? Há relatos de erros no quadrante por causa da bateria de 12v, problemas a conectar a alguns postos públicos, etc.

• Gosto
Reações: DMA
Pois, o ideal seria uma unidade como o teu, usado por particulares e não como tvde.
E problemas elétricos? Há relatos de erros no quadrante por causa da bateria de 12v, problemas a conectar a alguns postos públicos, etc.

Temos tido muita sorte com o nosso carro, que praticamente não tem dado problemas.
Tivemos uma situação com o vidro da frente que descolou ligeiramente e deixava entrar água (Problema frequente nos Zoe, resolvido com a troca de vidro, ao abrigo da cobertura quebra de vidros), mas de resto tem sido muito fiável.
Manutenção feita a horas todos os anos, fora da marca mas em oficina bem conceituada nos veículos eléctricos. (A última manutenção feita na Renault, riscaram o plástico do porta luvas e nunca assumiram a responsabilidade, além dos preços absurdos por manutenções simples).

Carrego em casa com um carregador simples (comprado no Aliexpress e que nunca falhou), e no trabalho com um carregador que a empresa instalou para carregamento da frota ( de vez em quando, o carregador da empresa falha nos carregamentos dos carros da frota).
Praticamente não utilizamos postos públicos, mas as últimas vezes que lá foi carregado (há uns 2 ou 3 anos), o problema de ligação era do posto e não da viatura. Penso que hoje estão melhores.

Ainda estamos a pagar o aluguer das baterias (69€ / mês), mas o valor residual é cada vez menor, e daqui a 2 anos prevemos terminar o aluguer e adquirir as baterias por um valor baixo (O valor de aquisição das baterias desce todos os anos, praticamente no montante pago nos alugueres. É como se estivesse num empréstimo sem juros para adquirir as baterias...)

Para 2º carro e utilização urbana, é uma boa solução.
Com um pouco de paciência, vais encontrar uma viatura a bom preço (abaixo de 10.000€).

É verdade que para o uso que pretendo, um Leaf I chega. Mas queria algo mais recente e com autonomia suficiente para carregar apenas ao fim de semana.

(Se olhares para a foto 6, mostra autonomia de 165 km com a bateria carregada a 100%.)

Pois, o tempo destes Leaf está a passar, e é um patinho feio, mas já dei a volta pelo outro lado e agora acho graça. Apontei o antigo porque é o que conheço, e alguém aqui que já teve este e o sucessor pôs um defeito qualquer aos Leaf II que agora não consigo recordar. Mas como carros são um segmento acima dos Zoe, e nota-se a diferença - experimentei um Zoe e não me interessou.

Já nem se veem leafs destes a circular!

Quanto ao valor, realmente troquei com os km. as minhas desculpas.

Realmente, agora que li isto também confirmo que não vejo um destes a circular há largos meses se não mesmo a passar de 1 ano. Todos sabemos que estes tiveram a doença de serem os primeiros (muito problemas), mas morreram quase todos?

(Se olhares para a foto 6, mostra autonomia de 165 km com a bateria carregada a 100%.)

Pois, o tempo destes Leaf está a passar, e é um patinho feio, mas já dei a volta pelo outro lado e agora acho graça. Apontei o antigo porque é o que conheço, e alguém aqui que já teve este e o sucessor pôs um defeito qualquer aos Leaf II que agora não consigo recordar. Mas como carros são um segmento acima dos Zoe, e nota-se a diferença - experimentei um Zoe e não me interessou.

Pois, o Leaf I não é opção porque pretendo algo mais recente. Se fosse para desenrascar durante um par de anos talvez, mas pretendo um carro para uns 8 ou 10 anos. O ideal seria de 2019/20.

Também me lembro de qualquer coisa aqui no fórum, mas era acerca do Leaf II ter arrefecimento de bateria e o I não ter. Se a memória não me falha, ouve-se a ventoinha dentro do habitáculo e tem de se ter atenção para não bloquear a entrada sem querer.
Tenho visto alguns Leaf II importados a circular com matrícula A# e B#.

No fim, vai ser a mulher a decidir 😅
Este fim de semana vou ver se consigo ir ver uns stands e experimentar. Nunca conduzi elétricos, só híbridos (Kia Niro e Toyota Auris)

Obrigado pela informação. Já agora, qual é a manutenção anual que necessita?

Coisas simples: Filtro do habitáculo, verificação de pontos sensíveis, troca da bateria de 12v (entre 3 a 4 anos), óleo dos travões e pouco mais.
Algo que a Renault pede uma pequena fortuna...

A minha cunhada tem um Dacia Spring (nunca andei nem conduzi), e pediram-lhe 600€ na Dacia para uma manutenção. Ficou a praguejar com eles, e nunca mais vai fazer lá as revisões.
O carro é inferior ao Zoe (em tamanho e robustez...)

Coisas simples: Filtro do habitáculo, verificação de pontos sensíveis, troca da bateria de 12v (entre 3 a 4 anos), óleo dos travões e pouco mais.
Algo que a Renault pede uma pequena fortuna...

A minha cunhada tem um Dacia Spring (nunca andei nem conduzi), e pediram-lhe 600€ na Dacia para uma manutenção. Ficou a praguejar com eles, e nunca mais vai fazer lá as revisões.
O carro é inferior ao Zoe (em tamanho e robustez...)

Isso pode não ser verdade.
A menos que a tua cunhada tenha tido uma avaria e esses 600€ incluíam essa reparação, a informação não é verdadeira.

image.png
138€ para 20000km.
Site da dacia.​

O Zoe pós-restyling é muito melhor em tudo, parecem carros com uns 10 anos de diferença. O interior do pós-restyling tem materiais muito bons dignos de segmento superior ou premium e boa construção.

Conheço bem os dois, tive ambos na minha antiga empresa e fiz muitos milhares de km.

Vale cada cêntimo ir para o pós-restyling.

Os Leaf nao têm arrefecimento da bateria (activo).

Temos um de 2019 em casa, muito confortável e sólido, espaçoso para 2.º carro.

faz 30 dias diariamente, carregamos sempre em casa (isto faz a diferença, se for TVDE esquece).

Voltar
Superior