Carro elétrico em 2ª mão para cidade

há que se pedir orçamentos em 2 ou 3 sítios SEMPRE. não sendo diretamente para a dona do DACIA nem para pessoal que nada percebe, mas para todos. comprei o meu QQ a gasolina há 2 meses e sabia que tinha que o levar aos 60 mil à oficina, mas até pensava que, com aquela quilometragem, teria que mudar óleo e filtros e apenas verificar se havia alguma coisa. antes de o comprar fez um check up na marca e saiu de lá apenas com os pneus e escovas indicados para mudar, escovas essas que estão direitinhas, não fazem barulho nem nada. acordei um valor 1500€ mais baixo que o preço de venda anunciado, meti os 2 pneus à frente que eram precisos.

para a revisão nesse concessionário da nissan davam-me uma quantia de 600 e pico euros. quase caí para o lado. sem plano de manutenção, que é tudo eletrónico hoje em dia, forcei e lá me explicaram ao telefone, depois do orçamento inicial por email, que teria que mudar óleo, filtros, velas e correia do alternador. entretanto na concessão mais perto daqui davam-me um orçamento de mais de 750€. fora da marca, na midas, 325 num lado, mais perto, 250€ noutro lado a cerca de 25kms daqui. imagina a diferença. a seguir e por último resolvi ir pedir preços a um sítio onde nunca tinha ido e que já tinha sido bosch há uns anos. os funcionários são todos de meia idade, o que me descansou um pouco. o orçamento, ainda que de boca, fica por volta dos 200€. mesmo que sejam mais 50€, para já ganharam um cliente. já lá mudei a bateria de dois carros entretanto, 210€ na primeira, 220€ da segunda vez, ambas start/stop. na primeira vez, pelo menos, foi até preciso codificar a centralina novamente. fiz sem marcação, na hora e parece-me que este cliente vai lá voltar novamente.

daí pedir orçamentos, nunca dar a certeza, comparar preços primeiro e depois sim, escolher o que mais nos convier, seja na marca ou fora dela. fazer SEMPRE isto!

Não ando às voltas. Estou no mesmo sitio. É discussão de salutar, quem ler, tira sempre uma aprendizagem.
O que eu escrevi, já agora volto a meter aqui:

​O que eu disse é que haveria alguma coisa extra para ter esse valor de 600€. Inicialmente pensei numa avaria, não foi avaria mas as coisas extras estão todas lá.
Isto apenas para dizer que a dácia não cobra 600€ por manutenção preventiva do spring como foi sugerido e como vemos agora pela factura.

Honestamente não consigo ver nada de errado da parte da dácia.
A dácia presta um serviço, o cliente pediu o serviço, a dácia fez o serviço e cobrou-se por ele.

Onde está o erro?
Se pediu um orçamento, como parece ter pedido, foi ter aceite de cruz o orçamento sem ter verificado o que podia fazer na concorrência e o seu custo.
Se não pediu um orçamento, foi ter dado autorização para efetuarem os serviços xyz sem ter pedido orçamento.

Onde é que está o erro da dácia neste processo?

O erro está do lado da proprietária em ter confiado numa marca que não fez nada mais nem nada menos, do que "esfolar" com serviços desnecessários a preços exorbitantes (à semelhança de todas as outras marcas).
Sei perfeitamente como estas oficinas trabalham e como impingem os serviços aos clientes.

Achar que as marcas não estão a agir de má-fé perante os proprietários, é ser bastante ingénuo.

Não vou continuar a discutir contigo, porque já me justifiquei da minha afirmação e apresentei provas dos custos pagos, que são bastante diferentes daquilo que apresentam no site da marca.

Fica ao cuidado de cada um decidir onde realizar as manutenções das suas viaturas.

Uma bateria de 12v faz parte da manutenção programada? Essa é nova para mim.

De qualquer das formas esse valor é mesmo abusivo.
Pneus, suspensão, alinhamentos e afins, por norma nunca na marca.

O erro está do lado da proprietária em ter confiado numa marca que não fez nada mais nem nada menos, do que "esfolar" com serviços desnecessários a preços exorbitantes (à semelhança de todas as outras marcas).
Sei perfeitamente como estas oficinas trabalham e como impingem os serviços aos clientes.

Achar que as marcas não estão a agir de má-fé perante os proprietários, é ser bastante ingénuo.

Não vou continuar a discutir contigo, porque já me justifiquei da minha afirmação e apresentei provas dos custos pagos, que são bastante diferentes daquilo que apresentam no site da marca.

Fica ao cuidado de cada um decidir onde realizar as manutenções das suas viaturas.

Até parece que estou a defender a dácia! Nunca tive um dácia na vida!
Mas é como dizes, é como as outras marcas.

Má fé é quando enganam o cliente. Enganaram a cliente? Ela não tinha um orçamento? Ela não sabia que iam alinhar direção e focar luzes e coisas desse género? Não sabia que iam levar o carro à IPO?

Se não sabia é má fé, se sabia não estou a ver onde está a má fé!

Last edited:
há que se pedir orçamentos em 2 ou 3 sítios SEMPRE. não sendo diretamente para a dona do DACIA nem para pessoal que nada percebe, mas para todos. comprei o meu QQ a gasolina há 2 meses e sabia que tinha que o levar aos 60 mil à oficina, mas até pensava que, com aquela quilometragem, teria que mudar óleo e filtros e apenas verificar se havia alguma coisa. antes de o comprar fez um check up na marca e saiu de lá apenas com os pneus e escovas indicados para mudar, escovas essas que estão direitinhas, não fazem barulho nem nada. acordei um valor 1500€ mais baixo que o preço de venda anunciado, meti os 2 pneus à frente que eram precisos.

para a revisão nesse concessionário da nissan davam-me uma quantia de 600 e pico euros. quase caí para o lado. sem plano de manutenção, que é tudo eletrónico hoje em dia, forcei e lá me explicaram ao telefone, depois do orçamento inicial por email, que teria que mudar óleo, filtros, velas e correia do alternador. entretanto na concessão mais perto daqui davam-me um orçamento de mais de 750€. fora da marca, na midas, 325 num lado, mais perto, 250€ noutro lado a cerca de 25kms daqui. imagina a diferença. a seguir e por último resolvi ir pedir preços a um sítio onde nunca tinha ido e que já tinha sido bosch há uns anos. os funcionários são todos de meia idade, o que me descansou um pouco. o orçamento, ainda que de boca, fica por volta dos 200€. mesmo que sejam mais 50€, para já ganharam um cliente. já lá mudei a bateria de dois carros entretanto, 210€ na primeira, 220€ da segunda vez, ambas start/stop. na primeira vez, pelo menos, foi até preciso codificar a centralina novamente. fiz sem marcação, na hora e parece-me que este cliente vai lá voltar novamente.

daí pedir orçamentos, nunca dar a certeza, comparar preços primeiro e depois sim, escolher o que mais nos convier, seja na marca ou fora dela. fazer SEMPRE isto!

Mesmo que seja apenas um orçamento no local onde se quer levar, esse pelo menos tem de existir. Pois todo o trabalho é orientado por esse orçamento e tudo o que seja necessário extra tem de passar pela aprovação do cliente.

Até parece que estou a defender a dácia! Nunca tive um dácia na vida!
Mas é como dizes, é como as outras marcas.

Má fé é quando enganam o cliente. Enganaram a cliente? Ela não tinha um orçamento? Ela não sabia que iam alinhar direção e focar luzes e coisas desse género? Não sabia que iam levar o carro à IPO?

Se não sabia é má fé, se sabia não estou a ver onde está a má fé!

Nem sei se estás a falar a sério, ou somente a desconversar.

Estamos a falar de uma pessoa que pouco ou nada percebe de carros, e que conduz muito pouco.
Ela sabia que tinha manutenção programada e IPO. E foi isto.

A oficina impingiu-lhe tanta coisa, que ela já nem sabia o que seria ou não seria necessário.
Aliás, nem me admiro que tenha sido a Dacia a "oferecer" a sua disponibilidade e amabilidade para preparar o carro para IPO. (É um procedimento habitual de todas as marcas).

Ela tinha um orçamento, que tentou diminuir os valores do mesmo, daí a diferença do orçamento inicial e a factura final.
Eu nem imagino o que mais teriam lá colocado, e que depois afinal já não era necessário...

Má-fé não é só quando enganam o cliente, mas também quando impõem serviços e produtos completamente desnecessários...
Mas cada um sabe de si...​​​​

Mesmo que seja apenas um orçamento no local onde se quer levar, esse pelo menos tem de existir. Pois todo o trabalho é orientado por esse orçamento e tudo o que seja necessário extra tem de passar pela aprovação do cliente.

se alguém não quiser ter o mínimo de trabalho pedir dois orçamentos que seja - dei o exemplo de cerca de 100€ de diferença entre duas oficinas da marca nissan - pelo menos pedir um orçamento e caso tenham metido ou mudado algo a mais, questionar e verificar se estão a tentar meter a unha ou não, seja nos valores ou nalguma peça que achem estranho ter que levar. há muita gente que aos 60 mil ou menos é "obrigada" a meter discos de travão e coisas parecidas.

há muitos anos, ali talvez no final dos anos 90/inícios dos anos 2000, havia um colega do meu pai que comprou um série 3. numa das primeiras revisões ele foi levar o carro à marca e chega lá depois para o ir buscar e até um farol tinham metido, ficando tudo no valor de 1500€. mandou meter tudo no sítio novamente e deixar apenas o que tinha sido acordado anteriormente, óleo, filtros e pouco mais...

já agora, o que entendem por "bateria de 12v"? nunca mudei isso num carro. será exclusivo de carros elétricos? ou é uma bateria normal?

Nem sei se estás a falar a sério, ou somente a desconversar.

Estamos a falar de uma pessoa que pouco ou nada percebe de carros, e que conduz muito pouco.
Ela sabia que tinha manutenção programada e IPO. E foi isto.

A oficina impingiu-lhe tanta coisa, que ela já nem sabia o que seria ou não seria necessário.
Aliás, nem me admiro que tenha sido a Dacia a "oferecer" a sua disponibilidade e amabilidade para preparar o carro para IPO. (É um procedimento habitual de todas as marcas).

Ela tinha um orçamento, que tentou diminuir os valores do mesmo, daí a diferença do orçamento inicial e a factura final.
Eu nem imagino o que mais teriam lá colocado, e que depois afinal já não era necessário...

Má-fé não é só quando enganam o cliente, mas também quando impõem serviços e produtos completamente desnecessários...
Mas cada um sabe de si...​​​​

Não estou a desconversar. Tu estás a ser irracional sobre o assunto, porque provavelmente estás a ter simpatia porque tens uma ligação à pessoa.

Então ela pediu um orçamento, eles deram um orçamento, ela pediu outro mais baixo e eles deram outro, ela sabia o que iam fazer e o quanto ia custar!
Se ela é inexperiente, é uma excelente oportunidade para apender com esta situação, mas o problema está nela que não se preocupou em esmiuçar aquele orçamento.

Andaste aí a dizer que sim [:)]

Os VEs, um bocado ridiculamente, usam um vulgar bateria auto de 12V para gerir a bateria motriz.

pelo teu smile, depreendo que seja uma vulgar bateria (ou, no meu caso, com start/stop). será isso? nunca ouvi dizerem bateria de 12v, mas apenas bateria. pensei que era alguma modernice. se é a normal, só mudo quando falha!

Back