Carro estacionado, mudança engatada?

Carro estacionado, mudança engatada?

• Deixo-o em ponto morto.

Votes: 41 17.6%
  • Engato sempre 1ª ou marcha a atráz.

Votes: 192 82.4%

• Total voters
    233
Engato sempre, pois como ligo sempre o carro com o pé na embraiagem não corro o risco de tal acontecer.

Para além do pé na embraiagem, já antes pus em ponto morto...

Já me aconteceu é largar sem querer o pé da embraigem e o carro dar um solavanco para a frente... e na tropa, como condutor, estavam sempre a partir a cabeça quando viam alguem atras de viaturas em manobras, mesmo a estacionar ou para arrancar, por causa da possibilidade de um acidente deste tipo.

Eu só deixo o carro engatado quando estaciono o carro num local que tenha uma declive mais acentuado, de resto deixo o carro em ponto morto com o travão de mão engatado.

Engato sempre a 1ª ou marcha-atrás, dependendo da inclinação do pavimento.
Trancar a direcção, nunca o faço

Sempre com a mudança engatada. Quando ponho o carro a trabalhar carrego sempre no pedal da embraiagem, foi assim que me ensinaram.

Fica sempre engatado, porque foi assim que me ensinaram na escola de condução a +/- 1 ano, senão o deixa-se levava nas orelhas por isso fiquei com o hábito

Ah, não sabia, como aprendi sempre a engatar a 1ª nas subidas e a MA nas descidas pensei que, de outra maneira, o carro descaía...
Já aprendi alguma coisa hoje, obrigado pela correcção [;)]

Na boa, sempre às ordens e sempre disposto a aprender! [;)] [:cool:]

Só engato em terreno com uma boa inclinação, e só engato em pouca inclinação se o travão de mão não estiver grande coisa. Também utilizo a técnica de virar a roda da frente contra o passeio para este fazer de calço.

eu sempre engatado e sempre ligo com o pe no pedal mas ja me aconteceu mais do k uma vez ligar com ele engatado e ate estar com ele em primeira e largar de repente a embraiagem e ele foi logo abaixo
alias se largarmos logo a embraiagem acho que mesmo em terreno planao o carro vai abaixo nem arranca mesmo sendo a diesel
alias é um dos problemas que temos quando tiramos a carta largar depressa demais a dita cuja
esta história parece-me um pouco ..... bizarra

Deixo desengatado...
Só o deixo em 1ª ou marcha-atrás quando em subidas ou descidas relativamente acentuadas! (respectivamente :))

Tens noção que tanto faz deixares em 1ª ou marcha atrás?

Para quem não acredita, façam a experiência..

À dias uma rapariga atropelou a mãe num centro comercial ao dar à chave enquanto a mãe metia as compras na bagageira. Ficou tão mal tratada que acabou por morrer.

Nunca adquiri esse habito de deixar o carro engatado quando estaciono e não concordo com quem o faça..a menos que seja numa estrada inclinada claro, não vá o travão falhar. Mas numa estrada plana o travão não esta em esforço e mesmo soltando-se o carro não foge para lado nenhum.

É + um daqueles hábitos enraizados nos cotas, como o de parar o carro e só posteriormente rodar o volante para o trancar.. nem vale a pena explicar que não é saudável para a direcção etc etc etc..perca de tempo pq no dia seguinte fazem o mesmo :sh)

Mas centremo-nos no da mudança engatada.. hábitos do antigamente com fieis seguidores nos dias de hoje?

Então não sei como vais fazer se um dia comprares um SAAB.
A mim ensinaram-me a deixar o carro sempre engatado e é isso que faço sempre que paro o carro, tenho habito de por o motor a trabalhar com a embraiagem a fundo. O carro engatado no terreno plano pode não ajudar em nada mas também mal não faz nenhum, por isso não vejo razão para não o fazer sempre fica mais seguro assim até te podes esquecer de puxar o travão de mão, porque a muito pessoal que não deixa o carro engatado e depois esquece-se do travão e quando voltan o carro está no fim da rua. Se essa tal rapariga tivesse dado ouvidos ao que o instrutor de condução lhe disse já não atropelava a mãe, nas escolas custumam ensinar a antes de por o motor em funcionamento carregar na embraiagem e depois por a cx em ponto mortor só depois "dar a chave".

Regra geral ando na Voyager e com o travão de mão não é de fiar na carrinha
fica sempre engatada, excepção feita quando fica em casa.
Mas em termos de segurança não tem problemas pois o carro só pega com o pé
na embraiagem de maneira que já ganhei esse hábito em todos os carros.

Back