Carro sem documentos

Picard

Well-known member
Ultimamente e mais ainda depois da Pandemia, tenho visto muitos anúncios do género "vendo carro sem documentos".
Com exceção de quem precisa de um carro para peças, qual o interesse em comprar um carro assim?
Como se volta a regularizar a situação legal de um automóvel?

Pergunta legítima: depois de tirar as peças, o que se faz ao que sobra?

Abandona-se no meio da rua? Não se consegue abater num centro de abate, certo?

Paga-se, para o ferro velho vir buscar

Não necessariamente!

Há que saber "jogar" com as oscilações do preço do metal! Desde que consigas o transporte ainda dá para ganhar uns trocos bons, isto contado por um conhecido que tem um "cemitério a céu aberto" com dezenas de carripanas espalhadas que vai comprando e vendendo, consoante lhe dá jeito e tem sempre montes de peças de tudo e mais alguma coisa...

Já o denunciaram, ao que consta já lá foi a ASAE, mas não o vejo muito preocupado... e não é para as bandas de Braga!!!

Não necessariamente!

Há que saber "jogar" com as oscilações do preço do metal! Desde que consigas o transporte ainda dá para ganhar uns trocos bons, isto contado por um conhecido que tem um "cemitério a céu aberto" com dezenas de carripanas espalhadas que vai comprando e vendendo, consoante lhe dá jeito e tem sempre montes de peças de tudo e mais alguma coisa...

Já o denunciaram, ao que consta já lá foi a ASAE, mas não o vejo muito preocupado... e não é para as bandas de Braga!!!
Sim, tens razão.
Eu referi a maneira mais básica e simples

Ainda agora vi um anúncio deste género: Carro a andar perfeitamente mudados embraiagem, pneus da frente, rolamentos e apoios do motor. Baquetes nos bancos da frente e rádio Android com ecrã de NSQ polegadas. À venda por um rapazinho na casa dos 20/25 barba e penteado à moda. Pelo que reparei, gastou umas moedas valentes num carro da mesma idade que ele e agora coloca-o à venda.
Sem documentos claro...

Um carro pode não ter documentos por diversas razões...
- Pode ter sido adquirido sem ter sido matriculado (raro mas possível);
- Importado e não legalizado, para peças por exemplo - existe algum pessoal a comprar jipes no estrangeiro para desmantelar, ou "unir com uns documentos", cá;
- Documentos cancelados (acidente ou só porque sim).

Depois tens aqueles que na realidade têm documentos, mas...
- não podem ser transaccionados (dividas fiscais);
- apreendidos por alterações das características do veículo, ou na sequência de acidentes, por exemplo;
- imbróglios de heranças que não valem o esforço de recuperação dos mesmos;

Ainda agora vi um anúncio deste género: Carro a andar perfeitamente mudados embraiagem, pneus da frente, rolamentos e apoios do motor. Baquetes nos bancos da frente e rádio Android com ecrã de NSQ polegadas. À venda por um rapazinho na casa dos 20/25 barba e penteado à moda. Pelo que reparei, gastou umas moedas valentes num carro da mesma idade que ele e agora coloca-o à venda.
Sem documentos claro...

Provavelmente tem, mas estarão apreendidos. [:D]

Depois tens aqueles que na realidade têm documentos, mas...
- não podem ser transaccionados (dividas fiscais);
- apreendidos por alterações das características do veículo, ou na sequência de acidentes, por exemplo;
- imbróglios de heranças que não valem o esforço de recuperação dos mesmos;

Era este caso que estava a pensar ontem.

Depois dá o carro como roubado?

Se ao entregar a carroçaria num ferro velho houvesse cruzamento de dados com o nr de chassis (caso este ainda esteja visível) tinha potencial para dar asneira.

Era este caso que estava a pensar ontem.

Depois dá o carro como roubado?

Se ao entregar a carroçaria num ferro velho houvesse cruzamento de dados com o nr de chassis (caso este ainda esteja visível) tinha potencial para dar asneira.

Pois, não faço ideia...

Lembro-me de 2 casos desses com pessoas carros de pessoas conhecidas.

Num dos casos um empregado que ficou com o carro da empresa que faliu. A viatura estava em nome da empresa já extinta e assim continuou enquanto rodou durante anos até acabar na sucata.

No outro caso o carro nunca foi mudado de nome após a venda, tendo até falecido o dono que contraiu a divida que originou a penhora, e acabei por perdê-lo de vista.

O pessoal arrisca porque é barato, mas depois come com problemas sérios...
Anda por aí um gajo que deu o carro para abate há 4 anos e ainda não se livrou dos problemas. foi tirando fotos, vendendo peças, ficou com muitas suplentes para o seu, até que descobriu que era roubado[:D]

Qualquer pessoa séria tem algum comprovativo da razão que leva o carro a estar sem documentos. Cabe ao comprador tentar comprovar a legitimidade.

Pois, não faço ideia...

Num dos casos um empregado que ficou com o carro da empresa que faliu. A viatura estava em nome da empresa já extinta e assim continuou enquanto rodou durante anos até acabar na sucata.

No outro caso o carro nunca foi mudado de nome após a venda, tendo até falecido o dono que contraiu a divida que originou a penhora, e acabei por perdê-lo de vista.

Há uns anos eu estava na oficina da marca do meu carro e chegou um tipo que vinha fazer uma marcação. Deu a matrícula e a senhora da receção perguntou se era carro da empresa XPTO. Eu virei logo a cabeça pois já tinha feito vários trabalhos para essa empresa. O tipo respondeu que não, que o carro tinha estado abandonado num terreno baldio. Ficou pálido quando eu lhe disse que tinha chegado a andar várias vezes naquele carro em questão.
Até hoje não sei como ele fez isso. Acho que o usucapião só existe em imóveis, em automóveis penso que não. Como o legalizou e pôs em nome dele até hoje é um mistério...

Há uns anos eu estava na oficina da marca do meu carro e chegou um tipo que vinha fazer uma marcação. Deu a matrícula e a senhora da receção perguntou se era carro da empresa XPTO. Eu virei logo a cabeça pois já tinha feito vários trabalhos para essa empresa. O tipo respondeu que não, que o carro tinha estado abandonado num terreno baldio. Ficou pálido quando eu lhe disse que tinha chegado a andar várias vezes naquele carro em questão.
Até hoje não sei como ele fez isso. Acho que o usucapião só existe em imóveis, em automóveis penso que não. Como o legalizou e pôs em nome dele até hoje é um mistério...

o habitual tinha os docs de outro igual e trocou as matriculas...só não há remedio para a morte.

só fica mistério para quem pensa que isto é tudo cor de rosa ou azul e anda tudo legal.

Pois, não faço ideia...

E como é que conseguiam segurar os carros?

Pergunta legítima: depois de tirar as peças, o que se faz ao que sobra?

Abandona-se no meio da rua? Não se consegue abater num centro de abate, certo?

Se for como me queiram dar para troca na compra de outro carro, supostamente 100€, conclusão ficou em casa, e ando a meter o mais direito possivel (tirando os interiores, pintura queimada) era carro que circulava.

Voltar
Superior