Carro vs Mota

Carro vs Mota

• Carro

Votos: 9 69,2%
  • Mota

Votos: 4 30,8%

• Total de eleitores
    13

zQuatro

New member
Bem, isto neste forum é um pouco previsível qual vai ser o resultado mas estou mesmo indeciso. Fiz um test drive a uma mota e acho que apanhei o bicho.

A dúvida é se mantenho o utilitário a gasóleo que uso no dia-a-dia que vale o mesmo que a NC750X (8.000€) que seria para comprar.

Em vez de escrever isto num papel e decidir sozinho decidi escrever aqui para poderem mandar as vossas postas! Passaria a ser o único meio de transporte.

Vantagens carro:

+ Segurança, para mim é a principal e que maior peso tem em todo este dilema. Posso ter uma distracção e não correr imediatamente perigo de vida.

+ Conforto gosto de andar seco no inverso e fresco no verão, andar em dias de chuva de mota não é lá muito simpático, no entanto com equipamento decente (que teria de comprar) não é assim tão mau, e sempre estamos em contacto com a natureza [:D];

+ Posso fazer viagens maiores sem grande planeamento, é só carregar o carro e andar, até tenho barras e suportes de bicicletas;

+ Posso dar boleias a amigos e amigas [:D];

+ Posso comer e dormir lá dentro se precisar nalguma ocasião excepcional.

Desvantagens carro:

- Custos de manutenção maiores;

- Aturar azelhas e chico-espertos todos os dias em lisboa é exaustivo;

- Preocupação constante com estacionamento, riscos, batidas;

- Tempo perdido no trânsito é sensivelmente o dobro que de mota;

- É aborrecido de conduzir.

Vantagens mota:

+ Mais económica de manter;

+ Trajectos mais rápidos;

+ Estaciona à porta;

+ Divertida de conduzir, andar no verão é uma delicia;

+ Muito maior poder de aceleração;

+ Bonita [:D];

+ Não gasto dinheiro em estacionamentos,

+ Apetece-me experimentar.

Desvantagens mota:

- Segurança, uma distracção ou um azar pode significar lesões graves ou mesmo morte em maior probabilidade do que de carro.

- Teria de gastar uns 600€/700€ em equipamento decente, mais outros tantos em extras na mota;

- Ando à chuva e não tenho muita experiência. (Já caí de pcx 125)

- Não é tão confortável;

- Não é tão prática em viagens que queira fazer.

Bem acho que se calhar já me decidi, obrigado na mesma [:D]

A mota é muito boa e tal, mas se trabalhares a 50kms de casa, chega a um ponto que te cansas. Depois á chuva apanhas por ela abaixo.

já tive a ideia de comprar uma 50/125, mas trabalhava a 10 minutos de casa, logo por aí a distancia até compensava a troca. Quando falamos em distancias de 25/30kms já muda o caso.

Depois se fores daqueles que andas só de verão, ou tens espaço para a guardar (que é meu caso) ou então tens de desfazer dela (pois há muito caso assim, a melhor altura para comprar mota é entre Novembro/Janeiro, que é quando o pessoal já nao a usa).

Depois a segurança da mota, pois alguma coisa és o parachoques.

já mencionaste os prós e contras de ambas as opções, logo não as vou mencionar novamente, a opção racional e vantajosa será sempre carro...

tive mota era muito bom especialmente com bom tempo, mas a dada altura fartei-me e já pouca vez a levava até que a vendi e fiquei-me pelo carro, amigos e colegas meus situações semelhantes, começou tudo com aquela da mota, até que acabou encostada...

isto é como tudo é muito bonito ao inicio, mas ao longo dos tempos a pica vai-se, e andar com a mota torna-se algo secundário no dia a dia...

Carro all the way.

Tenho um bom bocado de respeito por motas e mais ainda pela minha integridade fisica. Acho que isso compensa largamente o facto de ter de ficar parado em filas e gastar mais qualquer coisa em manutenção.

Além de que extraio prazer de condução de um carro, e não precisa de ter 400cv

Neste forum realmente [:D]

O ideal mesmo é ter os dois. Esquece a NC750X e compra uma mota de homem usada, mantem um carro para viagens longas e para a chuva.

Carro e mota.
Comprei mota em Outubro (Sym 125cc) e o que posso concluir é que precisas sempre do carro em algumas circunstâncias (dias de muita chuva; idas às compras; distâncias + longas; etc).
Quanto ao resto, no inicio o objectivo era ganhar tempo no transito em Lisboa, mas cada vez + prefiro conduzir a mota.

Já usei a mota como veículo diário (sol e chuva), e na zona que era bem me safava, caso contrário perdia muito tempo no trânsito.

Não gastava era 8k numa NC750X [:cool:]

Na minha opinião, é incomportável ter apenas mota, e se a ideia é essa, o meu conselho é para não o fazer!

Eu também ando à anos com a ideia de comprar uma mota, vou frequentemente ver na net algumas que aparecem à venda, para depois deprimir[s)], mas a realidade é que o carro é mais prioritário, e no meu caso específico, neste momento não me traria vantagem nenhuma, e arrisco até a dizer que no dia-a-dia deslocar-me-ia para o trabalho mais rápido de carro.
Quando comprar pretendo dar-lhe também uso no dia-a-dia, fazer viagens e gostava de experimentar todo-o-terreno, mas em dias de chuva não à grandes hipóteses, e tem mesmo de ser de carro...

Uma sugestão que faço, porque me parece que estás irredutível (como eu compreendo...apr:)), é teres um carro mais antigo, e barato de sustentar para o desenrasque, e uma mota.
Agora, eu que pretendo no futuro comprar algo dentro do segmento das trail, nem sequer olho para as NC, pois isso nem se pode considerar bem uma mota [:D].

Vou votar carro, apenas porque acho que vais fazer uma grande asneira se o trocares por uma mota, mas a minha vontade era votar mota [:p]

Relativamente às 125, é difícil para mim compreender o mercado à volta desta cilindrada.
A oferta é imensa, mas os preços são completamente fora de lógica para o pacote que oferecem. Com uma 250/300/400...vai-se muito melhor servido e a diferença de valor não é assim tanta.

Fica com os dois que é o que eu faço. Carro para o inverno e durante o verão mota, o carro tem manutenção barata por isso... Agora não invistas numa 125 que ao fim de 15 dias estás farto e custa balúrdios . E nem tão pouco uma NC, tens a verys 650 que é muito mais bonita.

Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk

Relativamente às 125, é difícil para mim compreender o mercado à volta desta cilindrada.
A oferta é imensa, mas os preços são completamente fora de lógica para o pacote que oferecem. Com uma 250/300/400...vai-se muito melhor servido e a diferença de valor não é assim tanta.
Não é preciso tirar carta! Antes dessa alteração à lei 125s eram para putos com pais endinheirados.

Claro que chamar mota a uma 125 é como chamar carro a um Smart.

Para quem tem carta de mota sem restrições não faz muito sentido comprar nada abaixo de 500cc.

Última edição:
Não acho que o problema da NC seja estética, é mesmo o motor que é mais motor de carro do que de mota.
De resto é meramente uma utilitária, não é uma trail, apesar de parecer.
Em termos de motor perde para quase todas, ou mesmo toda a concorrência, e no caso da 750 penso que nem sequer pode ser conduzida com a carta A2...

Quanto à versys, não é a minha favorita, mais facilmente iria para uma mt-07 tracer, ou uma v-strom 650.

Sim sempre pode ir pra vfr crossrunner, nem me estava a lembrar destas.
A versão anterior da versys era feia como cornos mas agora está muito bonita na minha opinião

Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk

Não é preciso tirar carta! Antes dessa alteração à lei 125s eram para putos com pais endinheirados.

Claro que chamar mota a uma 125 é como chamar carro a um Smart.

Para quem tem carta de mota sem restrições não faz muito sentido comprar nada abaixo de 500cc.

Pois, eu sei que não é preciso carta de mota para as conduzir. que acho ridículo...
E por isso mesmo é que os preços são exagerados para o que oferece. Para quem tem carta de mota, que deve ser o caso, concordo com o que dizes das 500, pois apesar de mais dispendiosas, melhora-se imenso na qualidade/preço face a uma 125.
Já para não falar que é muito mais perigoso andar na rua com uma mota tipo 125, tal é a falta de civismo da maioria dos condutores de "enlatados" :sh)

O homem fala em motas e há pessoal que vem sugerir 125 [:D]

Neste forum realmente [:D]

O ideal mesmo é ter os dois. Esquece a NC750X e compra uma mota de homem usada, mantem um carro para viagens longas e para a chuva.

Concordo com isto, comprar uma usada por metade do preço e usar quando apetecer.. por acaso ando para fazer isto há uns tempos mas já não tenho idiade para ir ao chão então tenho adiado a ideia.

Voltar
Superior