Carros com + de 300.000 Km

Acho piada ao pessoal que diz, ah e tal, tenho 300.000 e nunca tive porblemas, ainda tenho suspensão de origem etc...~
Acham isso motivo de orgunlho?!!!! :confused:
300.000km com os mesmo amortecedores?! acreditam mesmo que stão seguros?! e que os amortecedores estão como novos?!
Informem-se da vida util MÉDIA de um amortecedor!
Depois tiram as vossas ilações...

a vida útil de um amortecedor depende de tantos factores que é impossível definir quanto tempo vai durar...[;)]

ex:

da marca do amortecedor
dos materiais empregues no mesmo
do veículo onde é colocado
dos trajectos praticados
do peso do veículo
da carga que normalmente leva
das condições atmosféricas,
etc, etc

o meu antigo carro era desses.

nas minhas maos nunca teve mais que um conjunto de velas "extra". de resto, la tinha os seus dias-nao, mas nada que uma chave de fendas e martelo nao resolvessem em 2minutos.

nunca foi aberto ou mexido, e andava melhor que muitos dos que vi com 100mil kms (se bem que fazia mais barulho, precisava de uma junta no escape)
o consumo de oleo ficou-se pelos 0L entre cada revisao, melhor que muitos novos!

nao tirei uma foto no dia de vender, mas esta foi 4 meses antes.
http://img.photobucket.com/albums/v321/EliseLotus/DSC00202.jpg

se quiserem, advinhem o carro e o combustivel. ainda pra mais teem as evidencias de consumos. naquele ponto, o carro tinha gasto 45l, e aquilo mostra em milhas.
Que carro é? Porque é que tem o velocímetro em milhas?

btw, O que não deve faltar aí na rua são 190D fogareiros (Táxis...) com mais de 300 mil... [:)]

Acho piada ao pessoal que diz, ah e tal, tenho 300.000 e nunca tive porblemas, ainda tenho suspensão de origem etc...~
300.000km com os mesmo amortecedores?! acreditam mesmo que stão seguros?! e que os amortecedores estão como novos?!

nisso concordo plenamente... acho que as pessoas abusam neste aspecto.

E o argumento é sempre o mesmo... ah, na inspecção dizem que tão bons!

O estranho é que no outro dia apenas a olhar para o passat do meu tio a arrancar topei que os amortecedores de trás estavam nas lonas. Fui lá perguntar se aquilo não estava a precisar de amortecedores (o carro tem 220 000km). E ele: oh... para que? o carro vai à inspecção e eles dizem que tão impecáveis.

Conclusão... trocou uma vez os amortecedores da frente porque teve um toque numa rotunda. Os de trás são de origem.

E eu nesse aspecto noto logo... o meu Golf ainda nem 45 000km tem e já noto alguma diferença para quando era novo.

Um conhecido tem um Mercedes E300d com cerca de 450 mil kms.De 1995. Um outro tem um Mercedes também 300d mas quase 1.5 milhoes de kms.Tem quase 30 anos!

A minha Pug 306 ainda lhe falta fazer 82.000 Km para atingir essa marca. [:p]
Mas na minha terreola conheci um táxi Mercedes 240 D que já ia em 720.000 km com motor de origem, e um Peugeot 504 GRD com 500.000 km idem, e ainda foi vendido a um particular!!! :eek:
Também conheço um Mercedes C 220 CDI com 500.000 km, mas já vai no 2º motor! :sh)

Por experiência própria, posso garantir que se os carros forem utilizados maioritariamente em boas estradas ou em AE a ritmos moderados ou até vivos (desde que não seja a partir! [:D] ) têm uma longevidade impressionante. A título de exemplo, um Clio 1.9D que tive fez 310 000 km, a maior parte dos quais em viagens Algarve-Aveiro-Algarve, 50% de IC1 e 50% AE, rodando, respectivamente a cerca de 120 km/h e 150 km/h e, quando foi vendido estava, simplesmente, num estado quase inacreditável: sem riscos, mossas, pintura impecável, interiores como novos, motor sem consumir 1 gota de óleo e a puxar/consumir melhor do que quando era novo...

Claro: levou 1 vez amortecedores e já estava a precisar de outros; levou um radiador novo e, de resto, só peças de desgaste e poucas.

Por outro lado, tive também um AX a gasolina que, comprado com 110 000 km, feitos em percursos urbanos/suburbanos, já estava bem fraquinho.

Em suma: não são só os cuidados que o condutor dispensa ao veículo que influenciam a sua durabilidade; as condições de utilização são muito importantes.

Já agora, alguns exemplos de carros de familiares e amigos:

- Renault 4 GTL de 1987, vendida em 2003, com 350 000 km;
- Audi 80 TDI de 1993, com 380 000 km;
- Nissan Primera 1.6 SLX de 91, que entregou a alma ao criador a poucos km de perfazer os 500 000;

Um abraço

o meu também não tem 300.000km mas já vai a a caminho

mas o menos usual é que acabei de o comprar assim, contra a maré que diz que 100.000km é muito num usado [:D] [:D] [:D]

pict0057fr6.jpg

o meu também não tem 300.000km mas já vai a a caminho

mas o menos usual é que acabei de o comprar assim, contra a maré que diz que 100.000km é muito num usado [:D] [:D] [:D]

Daqui a +/- 3.000km acabas a rodagem! [:cool:]
Depois já podes "dar corda" ao parafuso...Que esse turbinho ainda é dos que se afinam com chafe de fenda! [br:)]

Caro, os amortecedores de origem do pajero dão, na inspecção, entre 80 a 85%.
O carro é fundamentalmente para monte nesta altura.
Os amortecedores são reguláveis electronicamente, pelo que se os meter na máxima dureza, o carro fica com um comportamento muito melhor (claro, menos confortável).
Sempre que o levo à revisão (sim, na marca), questiono-os sobre os amortecedores, e segundo a utilização que lhes dou, nem vale a pena mudar.
Claro que os 4 de origem ficam para cima de 1000€....

Last edited:
Caro, os amortecedores de origem do pajero dão, na inspecção, entre 80 a 85%.
O carro é fundamentalmente para monte nesta altura.
Os amortecedores são reguláveis electronicamente, pelo que se os meter na máxima dureza, o carro fica com um comportamento muito melhor (claro, menos confortável).
Sempre que o levo à revisão (sim, na marca), questiono-os sobre os amortecedores, e segundo a utilização que lhes dou, nem vale a pena mudar.
Claro que os 4 de origem ficam para cima de 1000€....

O factor que na IPO dão mais importância é a diferença entre o esquerdo e o direito!
Porque em termos de dureza é tudo muito subjectivo, pois todos os carros tÊm taragens de suspensão diferentes.
Por isso, eu não me fio muito nos resultados da IPO.Apenas me alertam para o diferencial de amortecimento entre esquerda e direita.

Daqui a +/- 3.000km acabas a rodagem! [:cool:]
Depois já podes "dar corda" ao parafuso...Que esse turbinho ainda é dos que se afinam com chafe de fenda! [br:)]

[:D] [:D] [:D] aquilo por agora tá bom assim! passo pa gasosa pa ter mais power q a gpl, e so mesmo se vir que preciso de mais talvez mexa um milimetro o parafuso[:p]

O factor que na IPO dão mais importância é a diferença entre o esquerdo e o direito!
Porque em termos de dureza é tudo muito subjectivo, pois todos os carros tÊm taragens de suspensão diferentes.
Por isso, eu não me fio muito nos resultados da IPO.Apenas me alertam para o diferencial de amortecimento entre esquerda e direita.

Claro, mas também os mantenho não por aquilo que me dizem na inspecção...
Os discos foram retificados aos 190.000. Estavam ligeiramente empenados, e disseram que ainda estavam em muito bom estado.

Back