Casa - Isolamento térrmico

A lã de rocha funciona melhor a nível acústico do que propriamente térmico. Se queres isolamento térmico o melhor que tens a fazer é aplicar painel de poliuretano ( o famoso painel "sandwich" ). É uma solução barata e muito eficaz.

Se fores do Norte tens um grande produtor: www.mundiperfil.pt

Obrigado pelas respostas.

Já vi que a lã de rocha pode vir revestida também com papel ou alumínio. será algum destes revestimentos aconselhados para o meu caso (chão do sotão não aproveitado)?

Se o sotão não é acessível aconselho a aplicar isolamento projectado sobre o chão, irá protejer muito melhor o apartamento que está por baixo e o facto de o sotão ser com telha vã no verão até é uma vantagem para o conforto térmico do apartamento, pois promove o "arejamento" do espaço. Um tio meu aplicou este sistema numa moradia que tinha tambem esse tipo de telhado e o consumo electrico associado ao aquecimento (piso radiante) reduziu entre metade e um terço da situação sem isolamento.
Quanto a preços neste momento não sei, mas é capaz de estar carote, pois é um produto à base de produtos petroliferos. Faz conta sempre com uma espessura final de 4 cm, no momento da aplicação terá que ter entre 5 a 6 cm pois o produto depois retrai ligeiramente.
Se o sotão for acessivel a melhor situação será mesmo o floormate conforme já foi dito.

Faz conta sempre com uma espessura final de 4 cm
Eu sugiro que se abram os cordões à bolsa e se opte por uma espessura de no mínimo 6 cm e se for possível 8 cm. O que se paga a mais agora recupera-se ao longo dos anos... o que se gasta nos isolamentos não é despesa é investimento que se recupera...

Eu sugiro que se abram os cordões à bolsa e se opte por uma espessura de no mínimo 6 cm e se for possível 8 cm. O que se paga a mais agora recupera-se ao longo dos anos... o que se gasta nos isolamentos não é despesa é investimento que se recupera...

Concordo, deveria ter escrito uma espessura minima de 4 cm, pois menos que istó é gastar dinheiro e não fazer nada, se fosse para mim tambem acho que punha no minimo 6 cm, mas já se sabe que o preço é outrop.

Boa tarde, vou desenterrar este tópico pois tenho uma situação muito parecida.

Moro numa moradia de 2 pisos, sendo que no inverno os quartos são bastante frios, principalmente 2 virados a norte. O sótão não é utilizado, a não ser uma pequena parte onde tem o depósito de água e alguns passadores, assim como a zona onde tem as ligações da TV.

O sotao tem a placa normal, e tem outra placa de telhado onde são colocadas as telhas por cima, ambas as placas em tijolo normal e massa.

A questão é que a placa é muito irregular, tem tubos, vigas salientes, paredes, e algumas zonas quase inacessíveis seja por causa da inclinação, ou por causa de não terem espaço para passar.

Acho que se tornaria também difícil o polieretano projetado.

Pensei em isolar pela parte dos quartos, se calhar com teto falso e roofmate ou lá de rocha entre o Pladur e o teto.

Alguém que trabalhe na área ou engenheiro civil que possa ajudar?

Boas.

No meu caso acabei por colocar tecto falso na casa toda e isolei com lã de rocha.
Melhorou bastante mesmo mas não fez milagres. Noto que, com o aquecimento ligado, a temperatura perde-se muito menos. No geral a casa ficou mais confortável.

A solução é lã de rocha. Facilmente se molda nesses espaços de sótão e corta-se facilmente.

Usa 10 cms de espessura no mínimo para garantir bom conforto.

Pensei em isolar pela parte dos quartos, se calhar com teto falso e roofmate ou lá de rocha entre o Pladur e o teto.

Eu acho isso um erro: vai ficar muito mais caro, vais perder altura nas divisões e o isolamento não será tão bom.

Aplica lã mineral no sótão e não sejas forreta na espessura.

A solução no sótão será a mais fácil e mais económica, mas vê se não tens área "fora do sótão" que não consigas cobrir, aqui optava por lã de rocha, por ser mais moldavel.

Caso não seja possível e tenhas pé direito suficiente a opção tecto falso também é opção, mas neste caso opta por XPS, é melhor termicamente (a lã de Rocha ganha em termos acusticos) e para fixar ao tecto é muito mais fácil, mas esta opção fica significativamente mais cara.

A lã de rocha de 60 mm custa 3,19€ o XPS de 50mm custa 11,83€, preços meramente indicativos retirados do site do leroy merlin, consegue facilmente preços bem mais baratos no XPS, mas mesmo que fique ao mesmo preço tens o custo do tecto falso, pintura e electricidade (se quiseres meter spots), que encarece o trabalho

Alguém que trabalhe na área ou engenheiro civil que possa ajudar?

Quando tens um problema eléctrico chamas um canalizador? Se quiseres falar com alguém procura pessoal que emita os certificados energéticos / façam projectos térmicos são os melhores para te ajudar neste aspecto.

A minha ideia era forrar o chão do sótão todo a lã de rocha com papel Kraft, com 2 camadas de de 6cm cruzadas, fazendo assim 12cm.

Mas isto era até ter subido lá a cima e ter visto a dificuldade que vai ser forrar tudo de forma a ficar direito.

Na zona por cima desses 2 quartos até consigo forrar, o problema é o resto da casa.

A ideia dos tetos falsos na casa era uma situação de recurso, até por causa da lixeira que vai fazer no andar de cima.

Primeiro que tudo, limpar o mais possível, depois tudo se faz com maior ou menor dificuldade.

Primeira camada com o papel virado para a lage, e a segunda virado para cima.

Sim, a solução do teto será mais cara, e ainda tem a situação do pó que faz quando se lixa a massa do Pladur.

Mas até para tirar medidas para encomendar a lá de rocha foi difícil, e não consegui tudo.

Tenho é que resolver este verão.

Sim, a solução do teto será mais cara, e ainda tem a situação do pó que faz quando se lixa a massa do Pladur.

Mas até para tirar medidas para encomendar a lá de rocha foi difícil, e não consegui tudo.

Tenho é que resolver este verão.

Bom dia, sempre avançou com o isolamento? Qual foi a opção escolhida?

Voltar
Superior