Casas invadidas. O que fazer?

Expulsar os okupas mas com calminha, para nao os perturbar[:)]

s.

Sim. Acho que a expulsão deve ter um prazo razoável para permitir que a pessoa se possa organizar e procurar outro alojamento.

Acho extremamente desonesta e redutora essa necessidade clubística de quererem transformar isto numa discussão sobre propriedade privada apenas. É mais que isso.

Acredito que somos mais inteligentes e conseguimos analisar problema a partir de vários ângulos sem nos aproximarmos do radicalismo da expropriação de bens.

Que eu saiba iso não aconteceu em Portugal com o anterior quadro legislativo.

Ponto 2 : eu não defendo os ocupas. Sou a favor do reconhecimento do crime.

O que defendo é um tempo razoável para abandonarem o espaço.

Acho que é um conceito razoavelmente simples de entender sem dramas e exemplos extremistas.

A situação ainda não é tão grave como na nossa vizinha Espanha, mas já tens algumas situações por cá... De resto a antecipação, prevenindo, é melhor do que o remedeio, que não resolve em tempo adequado... Nessa lógica, legislou-se!

Repara, a residência é um dos valores mais importantes na nossa organização socia! Tanto que é um valor e espaço inviolável, conforme estipulado pelo estado de Direito que regula a nossa vida em sociedade.

O crime de ocupar uma residência de outrém deve, assim que conhecido, ser alvo de acção penal imediata e, estando em plena prática, deve determinar a detenção em flagrante delito dos seus autores imediatamente com vista à realização de primeiro interrogatório de arguído detido, ou, pelo que percebi das hipóteses das molduras penais evocadas (...), a identificação e notificação para comparência em Tribunal para interrogatório, na prática cessando, lógica e obrigatoriamente, a acção criminosa!

Aliás, seria no mínimo ridículo, para além de ilegal (...), constatar a pratica de crime a que devam ser sujeitos os respectivos autores, identificá-los (...) e devolvê-los, por assim dizer, à prática criminosa! Ora, não só não faz sentido como, bem, não pode ser e o que remanesce como prioritário é a devolução da residência aos seus legítimos proprietários!

Resumindo, o espaço temporal razoável para abandono de uma residência abusivamente ocupada deve ser, tem de ser, imediatamente, ou seja, no acto da intervenção das autoridades competentes e a devolução a quem pertença! Tudo o que não seja conforme o atrás expendido corre o risco de redundar em problemas adicionais, potencialmente graves e que não devem interessar a quaisquer das partes!...

• Gosto
Reações: nto
Tambem sou contra as 48horas.
Estou do lado do user Eduardo209

E desumano alguem invadir uma casa e nao poder ficar pelo menos um mes la.
Ja viram bem a logistica?
Ter de ver se a casa tem alguem la dentro.
Ter de arrombar a porta.
As chatices quando a policia aparece.
Estes proprietarios fascistas... Qual é o problema de cederem a casa durante uns meses?
Se por acaso precisarem da casa de volta mais cedo, contribuição monetária e ha hipoteses de ficar resolvido.

Sim, 48h é um abuso! Deveria ser como um carro estacionado! Uma hora no máximo!
Em 48h fazem a limpeza do apartamento e rebentam com o que não conseguem levar. Basta ver as fotos na NET, até as torneiras e puxadores desaparecem! O dono só tem de procurar ao sucateiro mais próximo.
Um aparte: segundo o expresso neste momento foram identificadas 842 casas ocupadas ilegalmente!

Sim. Acho que a expulsão deve ter um prazo razoável para permitir que a pessoa se possa organizar e procurar outro alojamento.

Acho extremamente desonesta e redutora essa necessidade clubística de quererem transformar isto numa discussão sobre propriedade privada apenas. É mais que isso.

Acredito que somos mais inteligentes e conseguimos analisar problema a partir de vários ângulos sem nos aproximarmos do radicalismo da expropriação de bens.

Okupar outro alojamento, queres tu dizer?[:D]

Não é dono, não ha contrato de arrendamento/comodato, não existe processo na justiça por disputa de heranças ou similar... é para por na rua, NA HORA!!

Se é uma situação social, é para isso que o "sócio" todos os meses leva o seu quinhão. Para as resolver...

O resto são devaneios de foice e martelo...

Mas entre o rastafari Guterres e o Pastis, algum irá ceder a sua casa. Tenho-os como pessoas coerentes e sensiveis aos direitos humanos. [;)]

Sim, 48h é um abuso! Deveria ser como um carro estacionado! Uma hora no máximo!
Nem meia hora. Abordagem policial, constituição de arguido/s, expulsão da casa e trancar a respectiva porta, adicionando o lacre/entrega imediata ao proprietário, se este estiver presente... Em seguida, notificação para comparecer em Tribunal ou, cabendo em tipificação mais grave, detenção para apresentação em primeiro interrogatório...

Em 48h fazem a limpeza do apartamento e rebentam com o que não conseguem levar. Basta ver as fotos na NET, até as torneiras e puxadores desaparecem! O dono só tem de procurar ao sucateiro mais próximo.
Um aparte: segundo o expresso neste momento foram identificadas 842 casas ocupadas ilegalmente!

Exactamente!

Eu penso que não percebeste o contexto do debate.

Acho desumano esse extremismo num tema que mexe com pessoas, crianças ou pessoas vulneráveis.

Passa a ser um crime. Não chega? Não. É preciso castigar ainda mais tratá-los como animais.

Esperava um pouco mais de ti.[;)]

Quando acima anuis com o hipócrita cuica , sobre a incapacidade do outro em perceber ou reconhecer as dificuldades das pessoas, essa pindérica e suposta superioridade moral sobre quem discorda, é perigosíssima e pior cria crispação, e é utilizada para fins políticos demagogos minoritários na sociedade.

As pessoas que se preocupam, são aquelas (muitíssimas), que saíram de bairros de lata insalubres e miseráveis nos anos 70 e 80 e querem preservar o seus bens, espero que compreendas.

Ou faz uma averiguação á família emigrada, pergunta-lhes porque os populistas varreram as listas nas legislativas, consecutivamente, [;)]

Quando acima anuis com o hipócrita cuica , sobre a incapacidade do outro em perceber ou reconhecer as dificuldades das pessoas, essa pindérica e suposta superioridade moral sobre quem discorda, é perigosíssima e pior cria crispação, e é utilizada para fins políticos demagogos minoritários na sociedade.

As pessoas que se preocupam, são aquelas (muitíssimas), que saíram de bairros de lata insalubres e miseráveis nos anos 70 e 80 e querem preservar o seus bens, espero que compreendas.

Ou faz uma averiguação á família emigrada, pergunta-lhes porque os populistas varreram as listas nas legislativas, consecutivamente
, [;)]
Ora nem mais! Para desgraça relativamente às poupanças de uma vida laboral inteira de trabalho duro já chegam as poupanças de "n" dos nossos emigrantes que, ao que parece, foram "okupadas" (para usar uma metáfora...) por gente que, de um modo geral, ainda não foi, como devia, punida de forma pesada!...

Uma coisa é certa: a vaca sagrada da propriedade privada não vai caber nos vossos caixões. [:cool:] . Depois da morte: alguém a vai ocupar de certeza em menos de 48h.

Ou faz uma averiguação á família emigrada, pergunta-lhes porque os populistas varreram as listas nas legislativas, consecutivamente, [;)]

Não percebo este teu relambório. Deves ser da tua dislexia.[:D]

Aposto que tu e a maioria dos ouriçados nem lerem a Lei e estão aqui a berrar em torno de algo que nem sequer é contra o espírito da Lei!

A Lei concede 48h + crime + identificação no interior do imóvel. Eu concordo com tudo mas acho que deveria ser concedido mais tempo.

Menos drama sff.

Em relação ao cuica , muitas vezes não concordo com ele mas quando concordo: não finjo nem fico calado.

Tenho cabeça própria para pensar.[:cool:]

No reverso da medalha acho que tambem dev3m ser dados prazos de 48h ou semelhantes para resolver situações de imoveis ao abandono, devolutos, em ruinas que só ocupam terreno nacional sem utilidade.
No minimo é taxar com força tudo o que seja para lá da casa de férias ou da aldeia que não tenha utilidade para a nação.

No reverso da medalha acho que tambem dev3m ser dados prazos de 48h ou semelhantes para resolver situações de imoveis ao abandono, devolutos, em ruinas que só ocupam terreno nacional sem utilidade.
No minimo é taxar com força tudo o que seja para lá da casa de férias ou da aldeia que não tenha utilidade para a nação.

Isso poderá aplicar-se a veículos abandonados na VIA PÚBLICA.

Agora, uma propriedade privada, desde que cumpra com as obrigações legais e fiscais, tem o uso que o dono quiser.

Isso poderá aplicar-se a veículos abandonados na VIA PÚBLICA.

Agora, uma propriedade privada, desde que cumpra com as obrigações legais e fiscais, tem o uso que o dono quiser.

onde isto já vai..... agora querem mandar nos terrenos privados [:D]

como se alguém fosse obrigado a construir imóveis nos seus terrenos [:D]

olhem, comecem por construir bairros sociais na quinta da atalaia, que aquilo é bem grande e só é usado 3 dias por ano !!!!

é preciso ter lata [:)]

onde isto já vai..... agora querem mandar nos terrenos privados [:D]

como se alguém fosse obrigado a construir imóveis nos seus terrenos [:D]

olhem, comecem por construir bairros sociais na quinta da atalaia, que aquilo é bem grande e só é usado 3 dias por ano !!!!

é preciso ter lata [:)]
apr:)apr:)apr:)apr:)apr:)apr:)apr:)apr:)apr:)apr:)

Porra punheta...

Eu li bem os últimos posts por aqui?

Temos de ter condescendência por criminosos que ocupam património que não é deles?

Fo€+83)2)+€

Voltar
Superior