isto é um dos temas que é bastante complicado ser explicado[

]
vamos falar no supor[

]
um serviço de emergência só pode ser efectivamente bem feito quando for na sua totalidade profissional.
ou seja acabar de uma vez por todas com o sistema feito ate agora.
vou tentar dar uma explicação como bombeiro que sou e socorrista (entre outras formações)
eu sou contra o serviço de emergência (ser feito pela minha classe) por uma ração simples, que é o facto de não se dedicar em exclusivo a esta área.
eu para ser bom em uma coisa tenho de trabalhar só nisto,treinar,comer,dormir,ect,ect. só nesta área[

]
eu não posso ser bom a apagar fogos,em acidentes,e em emergência medica.
agora vamos falar na versão INEM.
quem trabalha na emergência pré hospitalar não pode ser bom neste tema,quando não trabalha em exclusivo nesta área[

]
um medico por muito bom que seja se não tiver formação em pré hospitalar é uma verdadeira nódoa na altura do pânico.
ali no momento não tens os meios todos na tua mão,não tens os restantes colegas,os enfermeiros,ect,ect.
ali na altura tem de estar a trabalhar em um teatro onde implica risco para a sua vida,onde tem de se sujar,onde tem de estar no meio da chapa,ect,ect.(isto é muito vasto como é óbvio depende da situação)
um medico ou enfermeiro não foi treinado para tal,nem é obrigado a saber trabalhar nesta situação.
isto tem de ser de uma vez por todas haver carreiras distintas nestas áreas, um medico de emergência medica só pode fazer isso e mais nada,como um enfermeiro a mesma coisa.
na faculdade depois de formado tinha de tirar essa vertente.
voltemos ao bombeiro:sh)
um bombeiro cá em Portugal na sua maior parte são voluntários, ou seja temos 482 associações de bombeiros nestas 482 tens municipais e sapadores e uma privada do porto de Leixões.
como podem ver isto não pode haver milagres, as pessoas que vão para bombeiro voluntário são pessoas com o mais variado tipo de escolaridade e de profissões.
desde o pedreiro ao engenheiro, mas como podem ver cada um tem a sua vida laboral e privada antes de serem bombeiros.
não se tem apostado em ser tudo profissional (custa muito dinheiro ao estado)
então preferem andar a brincar assim, as associações ainda vão conseguindo a muito custo pagar meia dúzia de patacas para terem uns quantos voluntários (neste caso são assalariados) para garantirem o serviço durante o dia ,senão nem isso havia,pois como é óbvio durante o dia as pessoas estão nos seus trabalhos....
isto em zonas como Lisboa e Porto não se nota a falta,pois temos muitas corporações perto umas das outras ,então lá se vai salvado a coisa.
agora para o interior de Portugal essa falta de meios já se sente bastante...
os acordos que fazem com o INEM de porem uma viatura toda bonita a dizer INEM e formarem dois ou três gajo da corporação é muito bonito,mas na realidade isto é feito sem o menor planeamento, uma coisa é em cidade onde tens muitas corporações,e aquele não tem ninguém arranca a ambulância da terra ao lado (2km ao lado)
agora no interior esses acordos já não funcionam assim,pois são meia dúzia de bombeiros em quartéis sem fundo de maneio, e com outro problema,a corporaçao mais próxima esta a 20km e com o mesmo problema (falta de pessoal e de dinheiro)
por isso não esperem milagres, se há coisa que me custa a ouvir é falarem mal dos bombeiros voluntários.
custa por uma razão ,pois sou voluntário,perco faz muitos anos dias e noites de graça a ajudar os outros a arriscar a minha vida,por varias vezes estive as portas da morte,tenho marcas físicas(sem contar as psicológicas) isto tudo de GRAÇA ,BORLA
agora se me falarem que os bombeiros municipais ou os sapadores são isto ou aquilo ,então meus amigos estão há vontade pois esses ganham um senhor de um ordenado e são mais que obrigados a serem mais que bons, pois são profissionais tem mais que obrigação de serem bons.
agora não queiram milagres de quem de graça vós vai ajudar.
pensem nisso a próxima vez que falarem mal desta classe que gratuitamente faz coisas e apanha coisas que muita mas muito boa gente ia logo parar a um psicólogo para tratamento depois de verem e apanharem o que nós apanhamos.....
fico por aqui:sh)