[Sociedade] Chamada entre INEM e Bombeiros

Não, pá, os técnicos que conheco não são burros. Alguns são licenciados de outras áreas, professores, sociólogos, etc. Simplesmente não têm formação base, não tem traquejo profissional, não tem o olho clínico ou ouvido, como queiras, que a formação na área da saúde dá. E é ridículo dizer que com umas formaçõeszitas fazem o mesmo... É como dizer que um enfermeiro, com umas formações faz o mesmo que o médico. Como dizes o mt bem, cada macaco no seu galho.
Agora já é tempo de haver um curso devidamente estruturado em emergência, que seja mesmo curso superior ou especialidade. E não esses cursos de pós graduação em emergência que se pagam a preço de ouro e enchem os bolsos de escolas e professores, que pouca disponibilidade têm para estruturar aulas. Mais valia estudar em casa...o problema é a sede por currículo que leva mtos colegas teus a correr fazer esses cursos. Aprendem tanto como se dedicassem 1 hora por dia a estudar.

Ó manucas, isto está sempre a evoluir e tu sabes bem disso muito melhor do que eu ou de qualquer pessoa que não esteja dentro.

Olha, a licenciatura em enfermagem é uma licenciatura inventada não achas? Os da velha guarda tinham curso superior? NÃO! Eram maus por isso? NÃO! Morria gente por causa disso?
Eram melhores do que os de hoje até, mais humildes. Os enfermeiros de hoje são basicamente uns frustrados de primeira, são aqueles gajos que não conseguiram média para medicina e andam ali de nariz todo empinado a olhar para os médicos e com uma raiva do crl.
Era como já disse, concentrar-se na formação dos médicos que isso é que é essencial, porque pá, no fundo mas no fundo os enfermeiros não são necessários para a prática da medicina. um médico sabe fazer tudo um que um enfermeiro sabe, mas o contrário não é verdade. Ou seja, sem médicos o sistema não funciona, mas sem enfermeiros funciona.

Quanto aos bombeiros, penso que já deviam ter sido há muito profissionalizados (não sei se é por causa de verbas/tradição etc).
Pois eles carecem de formação, e isso é evidente. E mais, alguns são bons, mas outros estão-se completamente a *****, e se dizem alguma coisa vêm logo com a historinha:
-Ah nós somos voluntários e não recebemos um tostão.
Pois, aí é que está o mal.
E mais, eu reparo que cá a maioria dos bombeiros vem de classes desfavorecidas, não tem uma formação mínima, nem consciência e andam sempre metidos nos tascos. Assim não dá!

Cumprimentos.

Ó manucas, isto está sempre a evoluir e tu sabes bem disso muito melhor do que eu ou de qualquer pessoa que não esteja dentro.

Olha, a licenciatura em enfermagem é uma licenciatura inventada não achas? Os da velha guarda tinham curso superior? NÃO! Eram maus por isso? NÃO! Morria gente por causa disso?
Eram melhores do que os de hoje até, mais humildes. Os enfermeiros de hoje são basicamente uns frustrados de primeira, são aqueles gajos que não conseguiram média para medicina e andam ali de nariz todo empinado a olhar para os médicos e com uma raiva do crl.
Era como já disse, concentrar-se na formação dos médicos que isso é que é essencial, porque pá, no fundo mas no fundo os enfermeiros não são necessários para a prática da medicina. um médico sabe fazer tudo um que um enfermeiro sabe, mas o contrário não é verdade. Ou seja, sem médicos o sistema não funciona, mas sem enfermeiros funciona.

Quanto aos bombeiros, penso que já deviam ter sido há muito profissionalizados (não sei se é por causa de verbas/tradição etc).
Pois eles carecem de formação, e isso é evidente. E mais, alguns são bons, mas outros estão-se completamente a *****, e se dizem alguma coisa vêm logo com a historinha:
E mais, eu reparo que cá a maioria dos bombeiros vem de classes desfavorecidas, não tem uma formação mínima, nem consciência e andam sempre metidos nos tascos. Assim não dá!

Cumprimentos.

Oh Fumega, desculpa lá mas tu és doido.[:D][:D][:D][:D][:D]

Então, basicamente o que estás a dizer é que os enfermeiros não prestam e não são precisos para nada.

Por essa ordem de ideias, não se formavam mais enfermeiros. Era só médicos.
Achas que faz sentido?

Não posso cocnrodar quando dizes que são frustrados e andam de nariz empinado. Não posso mesmo.

Muito mais empinados são os Srs. Doutores. Muito mais, nem tem comparação possivel.

Em relação à (pseudo) frustração, as pessoas é que têm esse tipo de ideia pre concebida, que o enfermeiro é um gajo que não conseguiu ir para médico.
Mas estão francamente erradas.

Cumprimentos.

Desculpa la mas entraste em curto-circuito, Fumega[;)]

Estou em completo desacordo.
Antes de mais nao sei pq é que quando se fala em Saude, acaba-se sempre e invariavelmente a medir p*linhas entre classes, é impressionante! Profissoes interdependentes mas sempre com alguem a querer ser um pouco mais ou com medo de perder um pouco menos...

Vamos por partes:

A licenciatura em enfermagem nao foi inventada,foi imposta pq antes era bacharelato mas, por uma suposta necessidade de equiparar todos os cursos a tecnicos superiores, os enfermeiros tiveram que fazer mais um ano no Politecnico. E entretanto a estrutura curricular foi reformulada para 4 anos. Nada a dizer. Mas há outras licenciaturas que passaram a mestrados automaticamente...o que chamas a essas?

A media do curso de enfermagem anda nos 15-16...tendo em conta o panorama actual, achas que são frustrados quem entra para o curso? É que há por aí mto curso superior onde é bem mais facil entrar e sem frustrações. Vai para enfermagem quem tem boa media e quem acha que tem vocação. Ou pelo menos assim devia ser.
Em relação aos enfermeiros da velha guarda, generalizas o que é mau. eu, qd entrei, há 15 anos, os enfermeiros que tinham vindo da tropa é que eram bons, até davam pontos com uma agulha de tricot e faziam gessos e endireitavam ossos partidos! E nós, bachareis, nao eramos nada...
E esses lugares comuns que escreves hão-de existir sempre. Acho apenas que a malta que acaba agora nao tem de facto a mesma humildade e capacidade de sofrimento que eu e outros da minha epoca tinhamos,quer para tirar o curso quer no relacionamento com professores, colegas,utentes. Daí a serem todos maus profissionais, ainda vai uma grande distancia.

Com essa é que me partiste todo...[8b][:D]
Eu posso enumerar-te centenas de coisas que faço melhor que qualquer medico e mtas delas ele nao sabe sequer faze-las nem tem que saber pq nao fazem parte das suas atribuições. Puncionar, administrar medicação, efectuar tratamentos, desbridar uma ferida, escolher o material correcto para cada tipo de ferida, efectuar um plano de intervenções de act vida diarias do doente, fazer suporte avançado de vida (quantos e quantos medicos nao fazem a minima ideia de que é suporte avançado!), algaliar, sondar,...nem vale a pena enumerar...Já agora um medico tb sabe colocar um urinol ou uma aparadeira a um doente,para que precisas de um auxiliar/assistente operacional?

Última edição:
Oh Fumega, desculpa lá mas tu és doido.[:D][:D][:D][:D][:D]

Então, basicamente o que estás a dizer é que os enfermeiros não prestam e não são precisos para nada.

Por essa ordem de ideias, não se formavam mais enfermeiros. Era só médicos.
Achas que faz sentido?

Não posso cocnrodar quando dizes que são frustrados e andam de nariz empinado. Não posso mesmo.

Muito mais empinados são os Srs. Doutores. Muito mais, nem tem comparação possivel.

Em relação à (pseudo) frustração, as pessoas é que têm esse tipo de ideia pre concebida, que o enfermeiro é um gajo que não conseguiu ir para médico.
Mas estão francamente erradas.

Desculpa, eu não disse que os enfermeiros não prestam nem são necessários. O que disse é que qualquer sistema de saúde pode funcionar sem enfermeiros (com limitações claro), mas não funciona sem médicos. Teoricamente um médico sabe fazer tudo o que um enfermeiro faz (não tem prática em certas situações é evidente), mas terá um enfermeiro competências para fazer um que um médico faz? Claro que não.
Imagina isto, um hospital com só 1000 médicos funciona? Sim. Um hospital com 1000 enfermeiros mas sem médicos funciona? Acho que não.

Eu digo isto porque de uns anos para cá os enfermeiros tem visto o seu ego a subir de uma forma exponencial (ainda não se compara ao God Complex dos médicos claro), fruto de uma maior formação teórica tem ficado cada vez mais arrogantes (claro que não são todos, mas pelo menos uma grande parte). Eu conheço a velha guarda (ex-ultramar então) vs agora e não tem nada mas absolutamente nada haver.

E mais, dizes que enfermeiros não queriam ser médicos? Por favor. TODOS mas TODOS os enfermeiros de agora desejariam ser médicos. Não me digam que um enfermeiro quer mesmo ser enfermeiro que isso não é verdade. Ele foi para enfermagem que não teve média, porque se tivesse hesitava? Claro que não.

Desculpa, eu não disse que os enfermeiros não prestam nem são necessários. O que disse é que qualquer sistema de saúde pode funcionar sem enfermeiros (com limitações claro), mas não funciona sem médicos. Teoricamente um médico sabe fazer tudo o que um enfermeiro faz (não tem prática em certas situações é evidente), mas terá um enfermeiro competências para fazer um que um médico faz? Claro que não.
Imagina isto, um hospital com só 1000 médicos funciona? Sim. Um hospital com 1000 enfermeiros mas sem médicos funciona? Acho que não.

Eu digo isto porque de uns anos para cá os enfermeiros tem visto o seu ego a subir de uma forma exponencial (ainda não se compara ao God Complex dos médicos claro), fruto de uma maior formação teórica tem ficado cada vez mais arrogantes (claro que não são todos, mas pelo menos uma grande parte). Eu conheço a velha guarda (ex-ultramar então) vs agora e não tem nada mas absolutamente nada haver.

E mais, dizes que enfermeiros não queriam ser médicos? Por favor. TODOS mas TODOS os enfermeiros de agora desejariam ser médicos. Não me digam que um enfermeiro quer mesmo ser enfermeiro que isso não é verdade. Ele foi para enfermagem que não teve média, porque se tivesse hesitava? Claro que não.

Epá, são opinioes.

Eu não concordo contigo nos pontos de vista que apresentas.

Na minha opiniao, numa situação hipotética, entre escolher entre um hospital com 1.000 médicos ou um hospital com 1.000 enfermeiros, sem dúvida os enfermeiros.

Porquê?

Porque os enfermeiros são mais homogeneos e unidos entre si do que os médicos.
Fazem mais trabalho de equipa.
Num meio com 1.000 médicos, até se comiam para ver quem se destacava mais.

É certo que os enfermeiros não têm o nivel de conheciemntos de um médico, lógico.
Mas, ainda assim...

acho que um enfermeiro trabalha muito,ate acho que faz muita coisa que era o medico que devia fazer.
mas isto sou eu que ate tenho uma ideia muito formada dessa classe.:sh)
ate digo (podem me crucificar a vontade que o que já vi com estes dois olhos ninguém me tira) que há ai muito medico que se vir sem um enfermeiro ao lado para trabalhar vai fazer ZERO:sh)

alem do meio onde estou tenho como amigos (grandes amigos) da classe dos enfermeiros,e bem sei que eles lá dentro são mais ou menos como o braço direito e o esquerdo dos médicos.

Bem, tu só dizes asneiras, mesmo. A tua ignorância sobre a classe é tanta que até dói. Se conheces maus exemplos de enfermeiros, é pena. Pq tb os há mt bons. E tu é que és arrogante pq dás-te ao luxo de assegurar que TODOS os enfermeiros queriam ser médicos. Olha eu tenho mt orgulho em ser enfermeiro, não me vejo a fazer outra coisa e nunca na vida quereria ser médico. Ah, qd entrei para enfermagem tinha média para entrar em Medicina em Lisboa. E se há tantas escolas de enfermagem com médias altas, pq será que há sempre tantos candidatos?
Então um hospital funciona sem enfermeiros? Vê-se que nunca estiveste internado pq, a meio da noite, qd estivesses cheio de dores, eu quero ver quem é o médico que te socorre. E se os médicos estão 4 horas no internamento, com quem ficam os doentes e quem cuida deles nas 20 horas restantes do dia? Enfim...

Tu tens noção do que estás a dizer.

Não há no mundo um serviço de saúde a funcionar com o MÍNIMO de qualidade sem enfermeiros.

Os enfermeiros são a base dum sistema de saúde e não os médicos. Sem enfermeiros era o colapso. Nem os médicos discutem este facto, só alguém ignorante na matéria pode sequer pensar assim.

Não há no mundo um serviço de saúde a funcionar com o MÍNIMO de qualidade sem enfermeiros.

Os enfermeiros são a base dum sistema de saúde e não os médicos. Sem enfermeiros era o colapso. Nem os médicos discutem este facto, só alguém ignorante na matéria pode sequer pensar assim.

A sério? É engraçado que muitos dos teus colegas (médicos) partilham essa opinião, além do mais, essa opinião nem sequer é minha, é deles, pois foram eles que disseram (e estão sempre a dizer), isso, e atenção que não é um ou dois, são vários. [;)]

O Primeiro Ministro sozinho não dá conta do recado.

Para governar precisa de Ministros distribuídos por varias areas.

Certo?

Nao interpretem demasiado à letra a comparação, mas dá para perceber.

O Primeiro Ministro sozinho não dá conta do recado.

Para governar precisa de Ministros distribuídos por varias areas.

Certo?

Nao interpretem demasiado à letra a comparação, mas dá para perceber.
:sh):sh):sh)
acho que podes meter eles todos no saco e meter a mulher da limpeza que acho que vai fazer melhor serviço

já me vai cair o pessoal do ps em cima :sh):sh):sh):sh)

:sh):sh):sh)
acho que podes meter eles todos no saco e meter a mulher da limpeza que acho que vai fazer melhor serviço

já me vai cair o pessoal do ps em cima :sh):sh):sh):sh)

Oh , não era nada disso pá.

É precisar levar tudo à letra porra? alguém falou em partidos ou pessoas??????????' Apenas falei em cargos.

[8b][8b][8b]

A sério? É engraçado que muitos dos teus colegas (médicos) partilham essa opinião, além do mais, essa opinião nem sequer é minha, é deles, pois foram eles que disseram (e estão sempre a dizer), isso, e atenção que não é um ou dois, são vários. [;)]

Vais me desculpar, mas médicos com essa visão valem zero. Infelizmente todas as classes têm "ovelhas negras"; tu pelos vistos conheces várias...

Os enfermeiros de hoje são basicamente uns frustrados de primeira, são aqueles gajos que não conseguiram média para medicina e andam ali de nariz todo empinado a olhar para os médicos e com uma raiva do crl.

Parabéns, conseguiste o post mais ridículo da história do fórum. Não é para todos.

Tu és um gajo mesmo inteligente :D

E ainda dizes que nem são opiniões tuas! Não tens opinião, tu? Estou certo que não deves ter, porque não tens o mínimo conhecimento do que é um sistema de saúde.

E posso dar-te um exemplo: eu tinha média para ir para medicina, e escolhi e Enfermagem com toda a certeza. Não me arrependo minimamente.

Olha que houve em tempos um director do HSJ que veio a terreiro dizer que "para o hospital funcionar é preciso despedir 50% dos medicos e aumentar em igual proporção enfermeiros e auxiliares..."[:D]
Escusado será dizer que foi despachado em 3 tempos, pelos seus congeneres...[;)]

Dou ainda o exemplo dos Cuidados de Saude primarios que são, na sua globalidade planeados, programados, prestados e avaliados por enfermeiros. Aliás, as novas UCC (Unidades de Cuidados na Comunidade) sao dirigidas e geridas (como nos paises desenvolvidos) por enfermeiros, que sao o principal garante a nivel de assistencia primaria, em complementaridade com o medico e outros tecnicos que se julguem necessarios.

Dou ainda o exemplo dos Cuidados de Saude primarios que são, na sua globalidade planeados, programados, prestados e avaliados por enfermeiros. Aliás, as novas UCC (Unidades de Cuidados na Comunidade) sao dirigidas e geridas (como nos paises desenvolvidos) por enfermeiros, que sao o principal garante a nivel de assistencia primaria, em complementaridade com o medico e outros tecnicos que se julguem necessarios.

Manucas, estavas a ir tão bem e estragaste tudo. Então como é que funcionam as USFs? Se é assim como dizes qual é o papel do médico?

Nem 8, nem 80.

Desenterro este tópico porque vi há pouco uma noticia que me deixou sem qualquer confiança nos serviços do INEM

INEM falha socorro e maestro morre

Oiça aqui as chamadas para o 112. Médica e dois operadores do 112 acusados por homicídio negligente
Uma médica e dois operadores da central telefónica do INEM foram acusados recentemente por homicídio negligente e incorrem em penas até cinco anos de prisão.

O conhecido maestro Correia Martins morreu em 2009 após ter esperado quase hora e meia pelo socorro do INEM.

Tivemos acesso às conversas gravadas pela central do INEM, as mesmas que levaram agora o Ministério Público a concluir que se não fosse a negligência dos arguidos a vítima teria certamente sobrevivido.

Sábado, 28 de março de 2009, no intervalo dos espetáculos de revista «Piratada à Portuguesa», o maestro Fernando Correia Martins vai a casa jantar como era hábito. Ao chegar, pelas oito da noite, sente uma forte dor no peito.

«Essa dor começou-se a acentuar-se cada vez mais e ele pediu-me para chamar uma ambulância porque se estava a sentir muito mal que já lhe estava a apanhar o braço e eu fiz um telefonema para o INEM», conta Olívia Correia Martins.

O operador do INEM desvaloriza a forte dor no peito descrita, nem a menciona na ficha fala apenas em dores nas costas e define a prioridade mínima da urgência.

Paciente e mulher sentem que é grave. Olívia insiste para o 112. Volta a relatar a dor no peito, mas a nova operadora que atende a chamada não transmite à médica toda a informação. Olívia insiste que está em causa um problema cardíaco, a funcionária da central desvaloriza.

Correia Martins já não conseguiu regressar ao Parque Mayer à terceira tentativa para o INEM a funcionária pede para falar com o paciente, a essa hora o país parara para ver futebol: Portugal contra a Suécia.

Desta vez a funcionária descreve a situação completa à médica, mas ambas concluem que se trata de uma brincadeira.

Passara uma hora sobre o primeiro pedido de socorro. Olívia decide levar o marido ao hospital, mas Correia Martins perde a consciência à porta de casa. O INEM é chamado e desta vez a operadora da central avisa a médica que o caso pode trazer-lhes problemas.

A ambulância chega ao hospital hora e meia após o pedido de socorro. Correia Martins entra no hospital de São José às 22 horas e o óbito é declarado meia hora depois. No caminho o médico que seguia na ambulância nem achou necessário avisar a urgência como atesta a chamada.

O Ministério Público acusou recentemente dois operadores da central e a médica do INEM por homicídio negligente. Correia Martins tinha 72 anos. e diz a acusação que não fosse o desleixo dos arguidos e o maestro teria sobrevivido.

O gabinete de comunicação do INEM diz à TVI que os arguidos estão em funções e que nem havia razões para não estarem. Os arguidos incorrem numa pena entre 3 a 5 anos de prisão.

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/m...encia-ultimas-noticias-inem/1407122-4071.html

espero sinceramente que estes "técnicos" sejam exemplarmente punidos

Última edição:
Voltar
Superior