ChatGPT

Outra vantagem deste é que utiliza informação atualizada ao contrário do Chat GPT que está limitado a informação até 2021.
Se perguntarem ao Chat GPT qual o campeão do mundo de futebol em 2022 ele diz que não sabe.

Isto parece-me vir a ser uma verdadeira limitação. Qual o motivo para esta linha vermelha de 2021?

Isto parece-me vir a ser uma verdadeira limitação. Qual o motivo para esta linha vermelha de 2021?

Não sei o motivo, mas concordo contigo que para já é a grande limitação, quando utilizado como motor de pesquisa.

Em termos de informação prática e atualizada, como por exemplo temperatura para hoje, noticias do dia, preço da gasolina, melhores filmes do ano, etc, etc, ou qualquer coisa que precise de atualização dinâmica permanente, o chatGPT é praticamente inútil.

• Like
Reactions: DMA
É uma ferramenta interessante, na área da informática pode ajudar a criar código moroso para operações simples ou até mostrar uma forma diferente de resolver um problema.

Mas não substitui um humano, ainda debita muita informação errada ou que não funciona, que o próprio ChatGPT quando confrontado com isso responde com um "Tens razão, aqui está o código corrigido", tal como aconteceu com Bard do Google e o James Webb.

A malta nas escolas e universidades anda toda em pânico com o ChatGPT, mas se não existir conhecimento do tema por quem faz o input do pedido vamos ter muitas negativas

O chat GPT é interessante a primeira meia hora.... Depois começa a parecer cada vez menos humano, e começam a aparecer as limitações. As respostas começam a ser muito padronizadas, mas não deixa de ser muito impressionante

É uma ferramenta interessante, na área da informática pode ajudar a criar código moroso para operações simples ou até mostrar uma forma diferente de resolver um problema.

Mas não substitui um humano, ainda debita muita informação errada ou que não funciona, que o próprio ChatGPT quando confrontado com isso responde com um "Tens razão, aqui está o código corrigido", tal como aconteceu com Bard do Google e o James Webb.

A malta nas escolas e universidades anda toda em pânico com o ChatGPT, mas se não existir conhecimento do tema por quem faz o input do pedido vamos ter muitas negativas

Eu acho que, para o público comum, como eu, o ChatGPT e outras coisas do género deve ser visto exatamente como dizes: uma ferramenta. Como ferramenta é impressionante em várias áreas, mas tal como qualquer ferramenta não dá para tudo.
Quanto ao resto, as capacidades de se tornar um verdadeiro assistente "inteligente", isso virá com o tempo. É preciso ver que o ChatGPT só está ali disponível para o público desde dezembro passado. A evolução, quer deste quer dos concorrentes, vai ser assombrosa e muito rápida. Ao contrário de coisas como a Web 3.0, VR, etc, que estão a custar muito a entrar na vida quotidiana das pessoas, estas ferramentas vão instalar-se nas nossas vidas num ápice e sem que muitos têm conta disso. Isto para mim é um verdadeiro game changer.

Adoro o chatgpt mas vai acabar por dar raia. Ainda vão arranjar maneira de lhe cortar as asas.

.

O chatgpt é um espectáculo para iniciar os trabalhos escolares de escrita aí até ao 9º ano.

Discordo, a não ser que haja muita criatividade misturada.
É relativamente fácil descobrir quem fez um trabalho através do chatGPT.

Se eu e tu escrevermos "Faz-me uma dissertação sobre física nuclear", ele vai dar dois resultados diferentes, mas com bastante semelhanças. Alguém que leia o meu texto, e a seguir o teu, vai certamente encontrar coisas parecidas ou mesmo iguais, ainda que em ordem diferente.

Eu particularmente não utilizaria para um trabalho académico, a não ser como inspiriação para tópicos.

O chat GPT é interessante a primeira meia hora.... Depois começa a parecer cada vez menos humano, e começam a aparecer as limitações. As respostas começam a ser muito padronizadas, mas não deixa de ser muito impressionante

Para já, para mim foi um pouco isto.
Embora até tenha discutido sobre economia portuguesa com o chat, e com respostas interessantes chega a um ponto que é mais do mesmo, não desenvolve.

Discordo, a não ser que haja muita criatividade misturada.
É relativamente fácil descobrir quem fez um trabalho através do chatGPT.

Se eu e tu escrevermos "Faz-me uma dissertação sobre física nuclear", ele vai dar dois resultados diferentes, mas com bastante semelhanças. Alguém que leia o meu texto, e a seguir o teu, vai certamente encontrar coisas parecidas ou mesmo iguais, ainda que em ordem diferente.

Eu particularmente não utilizaria para um trabalho académico, a não ser como inspiriação para tópicos.

Como eu escrevi, para iniciar um trabalho,não para o fazer! Até ao 9º ano, não para a universidade!

É um bom ponto de partida, lança os tópicos mais importantes e depois é só enriquecer.

Não sei o motivo, mas concordo contigo que para já é a grande limitação, quando utilizado como motor de pesquisa.

Em termos de informação prática e atualizada, como por exemplo temperatura para hoje, noticias do dia, preço da gasolina, melhores filmes do ano, etc, etc, ou qualquer coisa que precise de atualização dinâmica permanente, o chatGPT é praticamente inútil.

A razão de estar "capado" a 2021 é que o algoritmo da versão free foi treinado com dados até 2021.
Para coisas atualizadas como as que referes, podes usar o ChatGPT + Wolfram Alpha que eu indiquei no meu post anterior.

Screenshot 2023-02-22 at 22.23.42.png - Click image for larger version  Name:	Screenshot 2023-02-22 at 22.23.42.png Size:	258.9 KB ID:	14232175

A versão do chat GPT integrada com o Bing não está restrita a 2021 e até funciona bem, assumindo que identificou corretamente os postos mais barato (não foi confirmar a veridicidade da informação mas se tiver errado, num forum de automóveis, acho que se vai notar logo).

Last edited:
  • Like
Reactions: cjr
Uma coisa que eu tenho usado muito é como template, é só debitar informação, e pedir ao chat para escrever aquilo em texto, na lingua que quisermos e tenho ali um oprimo template! Quando faço textos mais complexos, com perguntas e tudo mais, fica sempre estruturado de forma muito boa, faço poucos ajustamentos depois.

Por exemplo (ficticio claro [:D]):

Click image for larger version  Name:	Screenshot 2023-02-22 at 22.32.25.png Size:	289.3 KB ID:	14232181
Já faltou mais para pedir ao chat para escrever as minhas respostas aqui no forum [:D]

A versão do chat GPT integrada com o Bing não está restrita a 2021 e até funciona bem, assumindo que identificou corretamente os postos mais barato (não foi confirmar a veridicidade da informação mas se tiver errado, num forum de automóveis, acho que se vai notar logo).

Esses valores não me parecem estar certos, existem postos mais baratos que os indicados pelo bot.

https://www.maisgasolina.com/combust...barato/lisboa/
https://www.maisgasolina.com/combust...-barato/porto/

Nisto a Google é capaz de dar melhores respostas por ser melhor a pesquisar. O bing parede ter usado umas fontes estranhas para obter os dados.

Back