Chiar e óleo ao pé das duas panelas de escape(Renault 19)

eblase

Well-known member
Pois é. O fiável R19 com os magníficos 403700Km tem andado a fazer um chiar na roda esquerda da frente. Mas não é sempre. Uns dias sim..outros dias não.. e faço sempre o mesmo trajecto e à mesma velocidade. Como faço para desaparecer? Travando um pouco ou virando ligeiramente para a direita. Bom, foi um martírio fazer Serra da Estrela > Montijo nas férias [8b].

Fazem ideia do que é? Rolamento? Falta de lubrificação? Ideias..

Outra que descobri hoje é óleo junto às duas panelas de escapes. Não é na panela, mas perto delas. Não sei bem explicar como é que foi ali parar. Passa aqui os tubos dos travões para trás mas não vi nada de fugas(limpei, travei e tal...). Descontente com o desconhecimento da solução para este problema, encontrei junto à alavanca de velocidades(isto sempre por baixo do carro) uma mola solta que não vi local para colocar de volta. Sei que tenho sentido a 2ª mudança dura, mas também não me recordo quando se mudou o óleo da embraiagem. Vai daí..

Última edição:
A chiadeira pode ser as pastilhas a roçar no disco, talvez por o disco já ter algum desgaste.

O óleo deve vir da frente com o deslocamento de ar. Procura no motor e na caixa de velocidades por fugas.

A chiadeira pode ser as pastilhas a roçar no disco, talvez por o disco já ter algum desgaste.

O óleo deve vir da frente com o deslocamento de ar. Procura no motor e na caixa de velocidades por fugas.
Isso dos discos faz sentido.. pode estar com uma onda e cada volta que faz roça... mas como mudei discos/pastilhas/óleo aos 388000..

Sim existe ali uma fuga ao pé da embraiagem.. mas para ir ter às panelas cá atrás.. :confused::confused:
Irei limpa-lo por baixo no elevador e deixa-lo andar a ver se..

Isso dos discos faz sentido.. pode estar com uma onda e cada volta que faz roça... mas como mudei discos/pastilhas/óleo aos 388000..

Sim existe ali uma fuga ao pé da embraiagem.. mas para ir ter às panelas cá atrás.. :confused::confused:

As pastilhas de que marca são?

Isso parece fuga de líq travões, não teria um tubo levado uma pancada e ter uma fissura? Cuidado que isso dá p encostar o pedal no fundo!!
A embraiagem n trabalha com óleo, o que perde na caixa são umas pingas de valvulina típica nesses motores, e n chega cá atrás.
Quanto ao ruído a curvar p um lado ou em frente q desaparece a curvar p o outro lado, típico de rolamento c/ folga do lado q chia. Porque o disco inclina-se ficando a "roçar" de leve nos calços. Como as pinças são apertadas à manga d' eixo e os discos à coquilha do rolamento, a posição relativa destas peças deixa de ter o alinhamento perfeito...
Depois de verificada a folga do rolamento e se n houver folga, pode ser tubos de travão entupidos à frente ou pinças presas nas guias. Quanto à marca dos calços e discos, os discos são de ferro e os calços são do que lá pôs quem os fabricou sabe-se lá onde... [as minhas desculpas ao NAFS, mas isso de marcas...tanto sai barato e bom como fraco e caro]

Última edição:
Isso parece fuga de líq travões, não teria um tubo levado uma pancada e ter uma fissura? Cuidado que isso dá p encostar o pedal no fundo!!
A embraiagem n trabalha com óleo, o que perde na caixa são umas pingas de valvulina típica nesses motores, e n chega cá atrás.
Quanto ao ruído a curvar p um lado ou em frente q desaparece a curvar p o outro lado, típico de rolamento c/ folga do lado q chia. Porque o disco inclina-se ficando a "roçar" de leve nos calços. Como as pinças são apertadas à manga d' eixo e os discos à coquilha do rolamento, a posição relativa destas peças deixa de ter o alinhamento perfeito...
Depois de verificada a folga do rolamento e se n houver folga, pode ser tubos de travão entupidos à frente ou pinças presas nas guias. Quanto à marca dos calços e discos, os discos são de ferro e os calços são do que lá pôs quem os fabricou sabe-se lá onde... [as minhas desculpas ao NAFS, mas isso de marcas...tanto sai barato e bom como fraco e caro]
Não vi nada partido.. Só uma mola solta que não sei de onde veio.. fiquei com essa na cabeça. Pois o sitio onde estava era da alavanca de velocidades mas exactamente por baixo desta. O curvar não é fazer uma curva de 180º.. basta mexer 1cm o volante para desaparecer o barulho ou travar ligeiramente.

Não terás nenhum fole da transmissão roto?
Que tenha visto, não. É que hoje não fez nada.. e amanhã se calhar não faz e fica assim 15dias. Depois lá volta e desaparece. Só não quero é que salte uma roda a 90km/h [:)]. Quinta-feira sujo as mãos outra vez (FÉRIAS!!!!!!!!!!!!!!!!!apr:)[kiss])

Nada de barulhos esta semana. É assim mesmo. Chia quando quer. Não tenho nenhum fole roto/rachado/fissurado.. Tenho sim óleo ali na zona da caixa :sh)
É seguro dar um banho por baixo com aquelas máquinas de pressão? Pondo num elevador e disparar lá para baixo? Carro a trabalhar ou desligado? Custa-me 10€..

Nada de barulhos esta semana. É assim mesmo. Chia quando quer. Não tenho nenhum fole roto/rachado/fissurado.. Tenho sim óleo ali na zona da caixa :sh)
É seguro dar um banho por baixo com aquelas máquinas de pressão? Pondo num elevador e disparar lá para baixo? Carro a trabalhar ou desligado? Custa-me 10€..

Carro desligado e frio para a lavagem de estrada [;)]

Voltar
Superior