Choques

Com o tempo quente a aproximar-se, é com bastante frequência que depois de andar alguns Kms, ao sair do carro recebo choques eléctricos quando toco no carro. Certamente que isto se deve à electricidade estática que o carro acumula quando está em andamento.

Não, tu é que estás carregado de electricidade estática e não o carro.
Ao tocares no carro, este faz-te a ligação à terra e descarregas a Tua electricidade através dele e SIM os Pneus permitem a passagem da electricidade.

Mas será que isto acontece com todos os carros, ou há maneiras de evitar estes choques?

Como o problema és tu, experimenta andar com Solas em Pele e não com calçado com sola de borracha.
Com a sola em pele, o teu contacto com o solo permite a descarga permanente da electircidade estática que vais "produzindo".
Com a sola em borracha, como estás isolado do chão só descarregas a electricidade estática quando tocares em algo que te faça a ligação à terra - seja o carro ou um portão, ou nunca o sentiste ao barir um portão ?

Lembro-me de ver, há muitos anos atrás, muitos carros (ex: Fiat 127; Sinca…) com umas tiras de borracha que ligavam as palas dos pára-lamas ao chão; o que me leva a pensar que era uma maneira de descarregar a electricidade estática acumulada. Alguém se lembra deste sistema, ou outros, que evitem os choques?

Isso não faz sentido, nem te resolve o problema, mas...

Experimenta e depois diz algo [;)]

Lembro-me perfeitamente dessas tiras, mas não faço ideia se eram eficazes.

Mas lá que eram horriveis eram.

Eu apanho mais choques aqui na porta do escritório .... também mais no Verão e quando ando calçado com "sapatos de vela" tipo Portsides e Timberlandes ... No carro é mesmo muito raro. Tambem dou uns quantos choques de vez em quando....

Mas bons bons, são grelhados com tinta ui!

Um dia destes levei um choque quando a mão tocou na assento para sair do carro !??!

Também sou dos que têm esse problema. É esse e suar das mãos no verão [8b]

Ainda agora "pus" isso nos 2 carros (1€ cada). Já andava farto de apanhar choques ou de a patroa se queixar com os choques (ultimamente até só tem acontecido a ela [:p]).

Como o bogas estava na oficina a reparar a suspensão traseira, aproveitei e levei isso para eles montarem enquanto o carro estivesse no elevador, mas afinal quando lá cheguei já estava prontinho no parque à minha espera (e a dolorosa também).

Lá voltou para o elevador e puseram isso em menos de nada e, como lá tinha os 2 carros e os 2 chicotes, aproveitei a meter isso também no 45 porque tanto um como o outro davam choques, às vezes.

Boas.

Eu no meu trabalho ando a apanhar muitos choques destes...

Por vezes já faz lembrar a anedota da loira que vê a casca da banana e diz logo que vai cair... eu assim que vejo a maçaneta da porta ou o corrimão, também já sei que ou levar um choque... lol
mas ultimamente tá do pior, é a encostrar-me à parede, é a dar um aperto de mão a alguém, é um simples encostar de um dedo numas divisões de metal... etc...

será que isto faz mal à saude????

Tempo seco + Calçado isolante (tipo sola de borracha) é o k dá. Mas nos carros há 1 truque k resolve: ao estarmos p/sair do carro, antes de pôr os pés no chão fora do carro, tocar c/a mão (k der + jeito) no pilar externo do carro (em metal), e c/a mão no pilar colocar o pé (ou pés) no chão.

Comigo é remédio santo. Deste modo a carga estática dissipa-se pelo carro exteriormente até às rodas em borracha k contactam c/o chão.

Experimentem. O meu problema às vezes é lembrar-me de fazer isto [:D]

PS: e não, estes choquezitos não fazem kk mal à saúde [;)]

nas maos tive uma altura que ra frquente acontecer me, mas ultimamente, nao tenho apanhado nenhum, mas os meus nao era nada de especial, como vejo aqui relatado, os meus apenas, eram uns formiguirositos,

mas so vejo pessoal a falar das maos, e dos pes e das costas????
nih«guem sofre desse mal??

Eu também ando farto de apanhar choques.

Nunca fui disso, sempre gozei com o pessoal que apanhava choques, mas nesta última semana tem sido demais, é a torto e a direito!! :confused:

Então no Accord é onde apanho mais... Vou a saír, toco na porta que é metálica, até manda estalo... :(

Eu nunca apanho choques porque o meu carro tem uma daquelas fitinhas que está sempre em contacto com o chão.

Também não apanho multas porque tenho um CD pendurado no retrovisor.

Ah ia-me esquecendo, ponho sempre o carro em ponto morto nas descidas para poupar combustível.

E gastei 60000 euros* num BMW a gasóleo, porque quero um carro poupadinho (e abasteço sempre no Hiper).

...

Caso ainda não repararam, todos estes cenários são um perfeito disparate... mas pelo que se vê e se lê por aí há quem acredite que sejam óptimas soluções!!!

(on topic) De vez em quando isso acontece-me mas não sei se é do tempo, da roupa que temos vestido ou do tipo de sola dos sapatos. Só gostava era de controlar as faíscas e assim tornava-me Lorde Sith duma vez por todas e retirava-me para Coruscant.
*valor corrigido, graças à dica do user Shidoshi no post http://forum.autohoje.com/showpost.php?p=1844513&postcount=61

Última edição:
Eu confesso que sou "metalofobíaco"...corrimões de metal, carros, maçanetas,, parte metálica das escadas rolantes, farto-me de levar choques. Às vezes quem vai comigo fica espantado com os saltos que dou [:D]

Uma maneira que tenho de 'controlar os choques' é estando a segurar a chave na parte de metal e encostar ou ao chassis do carro ou numa parte metalica. no outro dia mandou uma faisca de quase 0.5cm mas como era descarregada entre a ponta da chave e a parte metalica nao sinto nada. :)

A mim nunca me aconteceu dar choque a ninguém.
Mas já me aconteceu os carrinhos das compras darem-me choque.
E reparei que nestes, só nas partes em que faltava tinta, ou seja, em que o metal estava à vista, me dava choque.

X2..

Um gajo até fica com medo [:D]

Edit: Fiz o quote errado !

Estava a referir-me a apanhar um choque a dar um beijo à namorada.

Voltar
Superior