Citroen C3 Aircross (2017)

Que percursos fazes?
Maioritariamente cidade.

Custa-me os 7/8 litros aqui falados, para o carro que é.

Não acho muito aceitável.

Assim como também nunca achei os 7.5 de um Renault Captur 0.9 TCE para um carro que se arrasta.

Esta questão do consumo pode ser um turn-off.

Diesel está fora de questão, ainda para mais nesta altura do "campeonato"...

Hoje fiz uma viagem de quase 400kms em Auto Estrada e Nacional sempre com AC ligado e foi está a média do meu C4. Neste caso o motor é o 1.2 Puretech 130cv com caixa auto de 8 velocidades. O carro tem cinco mil e tal kms por isso ainda deve melhorar as médias com mais kms. O C3 Aircross pode ser penalizado pela aerodinâmica pior, mas acredito que não fique longe disto. No teu caso acho que o motor de 82cv pode ser curto pelo peso e aerodinâmica do carro. Eu ia para o de 110cv ou 130cv. Abraço IMG_2116.jpg

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Sim, seria sempre o de 110cv até porque o atmosférico já e muito difícil de encontrar, só mesmo em usados e a ideia era comprar novo ou de serviço.

Eu estava a contar com os consumos parecidos aos do meu antigo carro, 1.2 TSI 90cv, 5 litros em nacional/autoestrada e menos de 7 em cidade.

Como são os teus trajetos de dia a dia? Cidade, auto-estrada ou misto?

Qual o consumo medio geral?

Desde já obrigado por toda a ajuda.

Tenho um sem grip control e não me parece que seja particularmente melhor que outro carro fora de estrada tirando a vantagem de ter alguma altura ao solo. O carro no geral é satisfatório e tem cumprido (sem superar) as expectativas, mas foi uma escolha que resultou de compromissos familiares.

Quanto a consumos, tenho feito cerca de 6.7L/100km entre autoestrada, estrada e cidade (com pouco trânsito). As médias do computador de bordo (talvez um pouco otimistas) rondam os 6L/100km com o cruise control a 120km/h. Sugiro olhar para o spritmonitor para ter mais dados. https://www.spritmonitor.de/en/over...tyear_e=2022&power_s=50&power_e=110&gearing=1.

Parece-me que o C3 Aircross pesa mais e tem pior aerodinâmica que o C3 normal e que o C4 cactus e isso afeta o consumo.

Sim, seria sempre o de 110cv até porque o atmosférico já e muito difícil de encontrar, só mesmo em usados e a ideia era comprar novo ou de serviço.

Eu estava a contar com os consumos parecidos aos do meu antigo carro, 1.2 TSI 90cv, 5 litros em nacional/autoestrada e menos de 7 em cidade.

Como são os teus trajetos de dia a dia? Cidade, auto-estrada ou misto?

Qual o consumo medio geral?

Desde já obrigado por toda a ajuda.

Pois, eu acho que deves conseguir um bom preço num novo, caso ja esteja em stock. O de 110cv já se mexe bem!

Os meus consumos são muito o que te enviei na imagem acima. Quando ando em nacional consigo ali por volta dos 5-6l/100, dependendo do uso do AC e se antecipo as situações. Em cidade rondo os 7l/100km. Mas a minha média geral não passa os 6l/100km (80% AE ou Nacional e 20% Cidade). No C3 Aircross o peso e aerodinâmica pode prejudicar, mas isso também é o custo que tens por ter um carro mais versátil.

Acabou de sair esta review ao "novo" C3 Aircross e parece que ele gostou do carro. Deixo-te caso queiras ver. Abraço!

Pois, eu acho que deves conseguir um bom preço num novo, caso ja esteja em stock. O de 110cv já se mexe bem!

Os meus consumos são muito o que te enviei na imagem acima. Quando ando em nacional consigo ali por volta dos 5-6l/100, dependendo do uso do AC e se antecipo as situações. Em cidade rondo os 7l/100km. Mas a minha média geral não passa os 6l/100km (80% AE ou Nacional e 20% Cidade). No C3 Aircross o peso e aerodinâmica pode prejudicar, mas isso também é o custo que tens por ter um carro mais versátil.

Acabou de sair esta review ao "novo" C3 Aircross e parece que ele gostou do carro. Deixo-te caso queiras ver. Abraço!

Já tive oportunidade de ir ver um ao vivo. A Maria adorou...

Apenas me esqueci de ver se tinha as proteções inferiores para o carter e caixa.

O carro e de facto muito espaçoso e confortável.

Pena que vendam as viaturas de serviço ao preço dos novos.

E pelas conversas que tenho tido com representantes de um stand da marca, vai ser complicado meter as mãos numa unidade nova nos próximos meses. A falta (ou o preço inflaccionado) de certas matérias-primas está a atingir níveis preocupantes.

Já tive oportunidade de ir ver um ao vivo. A Maria adorou...

Apenas me esqueci de ver se tinha as proteções inferiores para o carter e caixa.

O carro e de facto muito espaçoso e confortável.

Pois, de facto os preços dos carros quer novos ou usados estão muito altos... E pela falta de novos, os usados "valorizaram".

Mas a proposta que te fizeram por um novo, não é interessante?

Pois, de facto os preços dos carros quer novos ou usados estão muito altos... E pela falta de novos, os usados "valorizaram".

Mas a proposta que te fizeram por um novo, não é interessante?
Não, de todo.

Os preços estão ridículos e também não ajuda o facto de não ser possível colocar o Grip Control em todas as versões.

A juntar a este facto também tenho sido presenteado com um péssimo serviço da Santogal que de várias visitas que fiz a diferentes marcas, ainda só recebi uma proposta.

Nos últimos 3 anos comprei ou estive envolvido diretamente na compra de 5 carros novos, em todos os casos visitei os showrooms da Santogal para ver os carros e de todas as vezes nunca consegui fechar negócio com eles, acabei por finalizar a compra noutro lado, fruto do péssimo serviço em que na maioria das vezes nem as propostas recebo.

E super frustrante enquanto cliente, querer comprar e não conseguir, mas o problema deve ser mesmo meu, só pode...

Entretanto fruto de tudo isto começamos aos poucos a abandonar a ideia.

Por um carro novo a fazer trilhos e caminhos mais acidentados pode "doer" um pouco se alguma coisa correr menos bem.

Estamos a ponderar em vez de substituir um dos carros atuais, adicionar um outro mais velhinho, recorrendo ao mercado de usados, com capacidade OffRoad (qb) e que não custe tanto se estragar.

Ainda assim, obrigado a todos pela ajuda, o C3 continua a ser um carrinho super porreiro e uma excelente escolha!

Last edited:
Boas a todos,

Tenho um C3 Aircross de 2019. A minha dúvida é, ligo o iphone por bluetooth e tenho acesso às músicas e chamadas. Quando ligo por cabo só tenho acesso às músicas. Isto quer dizer que não consigo ter o GPS (por exemplo) aparecer no ecrã? Coloco a imagem do ecrã, se ajudar.

Obrigado

EDN_NCAUTO_18247591-0.jpg

@jcteixeira - O sistema de infotainment nesse caso é o Bosch RCC Wave 3, que não tem GPS integrado. Depois existem vários sub-modelos desse RCC Wave 3, em que alguns têm suporte a MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto (a Citroën chama a este conjunto o Mirror Screen). Carregando nas horas/roda dentada no topo superior direito, depois em opções e administração do sistema, pode-se ver a versão do firmware instalado, que deverá ser 3 dígitos, em que o primeiro é sempre zero, e uma letra (0DDL).
A letra pode ser "A", "C" ou "D", em que no primeiro caso - que deverá ser esse - não existe suporte para Mirror Screen. É por isso que via USB, só há acesso às músicas, já que o smartphone comporta-se como uma flash drive.

Só com as versões "C" e "D" (este também com DAB), é que é possível colocar o GPS do telefone a aparecer no touchscreen do carro. E isto é uma questão de hardware, mesmo atualizando o firmware/sistema, não dá para "converter" uma versão "A" numa "C" ou "D".

@jcteixeira - O sistema de infotainment nesse caso é o Bosch RCC Wave 3, que não tem GPS integrado. Depois existem vários sub-modelos desse RCC Wave 3, em que alguns têm suporte a MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto (a Citroën chama a este conjunto o Mirror Screen). Carregando nas horas/roda dentada no topo superior direito, depois em opções e administração do sistema, pode-se ver a versão do firmware instalado, que deverá ser 3 dígitos, em que o primeiro é sempre zero, e uma letra (0DDL).
A letra pode ser "A", "C" ou "D", em que no primeiro caso - que deverá ser esse - não existe suporte para Mirror Screen. É por isso que via USB, só há acesso às músicas, já que o smartphone comporta-se como uma flash drive.

Só com as versões "C" e "D" (este também com DAB), é que é possível colocar o GPS do telefone a aparecer no touchscreen do carro. E isto é uma questão de hardware, mesmo atualizando o firmware/sistema, não dá para "converter" uma versão "A" numa "C" ou "D".

@rmps obrigado pela rápida resposta e explicação.
No ecrã no botão dos 4 quadrados (aplicações) aparece-me as fotografias e SMS (este último está bloqueado), também só iria funcionar com o mirror Screen?
No futuro não consigo alterar para outra versão? Nem alterando o ecrã?

Obrigado.

@rmps obrigado pela rápida resposta e explicação.
No ecrã no botão dos 4 quadrados (aplicações) aparece-me as fotografias e SMS (este último está bloqueado), também só iria funcionar com o mirror Screen?
No futuro não consigo alterar para outra versão? Nem alterando o ecrã?

Obrigado.
A opção das SMS deverá estar ativa quando a ligação é feita através do bluetooth e existe permissão, no lado do telefone, para usar MAP - Message Access Profile. Ao receber uma mensagem, o ícone ao lado da roda dentada (que parece 2 folhas sobrepostas) fica verde e permite apresentar ou ouvir a mensagem. Também é possível responder com uma de 3 ou 4 mensagens predefinidas.

É possível substituir a unidade central do sistema de infotainment, que é independente do ecrã, mas devido aos custos envolvidos, normalmente trocam pela versão com GPS integrado - Continental NAC Wave 2. Existem versões mais recentes (NAC Wave 3 ou 4), mas implicam também trocar o ecrã por uma versão HD. Isto não pode ser feito numa oficina oficial da marca e obriga a arranjar uma unidade em 2ª mão, já ativada. E ainda é necessário calibrar e telecodificar o aparelho, desde logo para associa-lo ao VIN do carro (caso contrário fica sempre a apitar) e para que as opções que aparecem no ecrã, correspondam ao equipamento do carro. Convém ficar anotado o VIN do carro dador/original, que muitas operações são feitas através desse número - por exemplo a atualização do sistema/firmware ou a ativação dos dados de navegação (tráfego, radares etc).

A opção das SMS deverá estar ativa quando a ligação é feita através do bluetooth e existe permissão, no lado do telefone, para usar MAP - Message Access Profile. Ao receber uma mensagem, o ícone ao lado da roda dentada (que parece 2 folhas sobrepostas) fica verde e permite apresentar ou ouvir a mensagem. Também é possível responder com uma de 3 ou 4 mensagens predefinidas lo.

É possível substituir a unidade central do sistema de infotainment, que é independente do ecrã, mas devido aos custos envolvidos, normalmente trocam pela versão com GPS integrado - Continental NAC Wave 2. Existem versões mais recentes (NAC Wave 3 ou 4), mas implicam também trocar o ecrã por uma versão HD. Isto não pode ser feito numa oficina oficial da marca e obriga a arranjar uma unidade em 2ª mão, já ativada. E ainda é necessário calibrar e telecodificar o aparelho, desde logo para associa-lo ao VIN do carro (caso contrário fica sempre a apitar) e para que as opções que aparecem no ecrã, correspondam ao equipamento do carro. Convém ficar anotado o VIN do carro dador/original, que muitas operações são feitas através desse número - por exemplo a atualização do sistema/firmware ou a ativação dos dados de navegação (tráfego, radares etc).

Obrigado pelas explicações! 👍

Boas,
é normal o 1.2 pure feel 82cv na autoestrada numa subida não puxar muito? Se for com o cruise control nós 120, desce sempre para 105/110.

Back