Citroën C3 II

Por favor... mais uma abordagem kitsch-comercial e desvirtuosa do conceito original outra vez não! :(
É assim tão difícil perceberem que o C3 já é próximo o suficiente de um 2CV dos dias de Hoje?

Está com óptimo aspecto este C3, só é pena as 4 estrelas no EuroNcap.
Também és daqueles que assinas a XXX Fibra só porque o João Vieira Pinto também tem?

Deixavas de comprar um carro só porque ele obteve "apenas" 4 estrelas no EuroNCAP?...

Isto é só a título de curiosidade, claro que cada um é livre de escolher de acordo com os critérios que mais valoriza, eu é que acho que em caso de acidente, infelizmente e na esmagadora maioria dos casos, a estrelinha que faz a diferença não é do EuroNCAP mas sim... a da sorte!

Adiante.

Mantenho a minha opinião inicial e muito favorável em relação a este C3. Passa a ser, para mim, a opção mais interessante e apelativa do segmento.

Há ali pormenores, como alguns já referiram, que eram escusados, mas no global está bem conseguido. Citro no muito bom caminho, oxalá a qualidade tenha dado o salto que também merece apr:)

Aqui fica um comparativo "estático" com os primos franceses:

YouTube - Comparatif Nouvelle Citroën C3 - Renault Clio - Peugeot 207

Também és daqueles que assinas a XXX Fibra só porque o João Vieira Pinto também tem?

Deixavas de comprar um carro só porque ele obteve "apenas" 4 estrelas no EuroNCAP?...

Isto é só a título de curiosidade, claro que cada um é livre de escolher de acordo com os critérios que mais valoriza, eu é que acho que em caso de acidente, infelizmente e na esmagadora maioria dos casos, a estrelinha que faz a diferença não é do EuroNCAP mas sim... a da sorte!
É um dos critérios que valorizo, sim.

E é uma falha deste modelo, simplesmente isso. Reconheça-se que não há carros perfeitos, todos têm lacunas, e as 4 estrelas no EuroNcap, num carro lançado em 2009, correspondem a um resultado fraco.

Não deixa de ser um bom carro por isso.

E é uma falha deste modelo, simplesmente isso. Reconheça-se que não há carros perfeitos, todos têm lacunas, e as 4 estrelas no EuroNcap, num carro lançado em 2009, correspondem a um resultado fraco.

Em 2009 houve alterações importantes na forma de classificar. Provavelmente se tivesse saído em 2008 até teria as 5 estrelas e muitos dos actuais 5 estrelas à luz desta nova forma de classificar não as teriam.

Por isso, no meu entender, é um handicap mas não o suficiente para deixar de equacionar a compra deste carro.

Estoua gostar (muito) de ver este carro :)

E acho que o quadrante está muito bem conseguido! Mas.. onde estão os ponteiros de temperatura da água, ou óleo? ai ai ai.... isso devia existir... até o meu 106 tinha!!
Mas o local do CB no quadrante acho que está muito bem conseguida :)

E para finalizar, alguém sabe dizer que botão (?) redondo conzento é aquele do lado direito da foto??

É o sítio do ambientador do interior... [;)] Serve para mudar a recarga e controlar a intensidade do cheiro.

O ambientador ali? longe das saídas de ar, como tem sido habitual a sua localização nos diversos modelos em que é empregue? estranho....mas eles lá sabem!

A unica razão para essa resultado tem a ver com os novos critérios Euro Ncap relativamente à presença ou não de ESP.
Como a citroen resolveu não equipar de série grande parte das versões com este dispositivo, daí o resultado.

Mas no que toca à protecção dos ocupantes, célula de sobrevivência e tal, é tão bom como qualquer outro produto recente.

Isto faz lembrar o caso das luzinhas avisadoras do classe C há uns anos atrás.
Quando as passou a ter, também ganhou uma estrela.

estive a ver os vídeos no euroncap e as pontuações e o Novo c3 está um pouco abaixo do Polo, não só em luzinhas e esp mas nos embates propriamente ditos. conseguiu uns 29 pontos o que é fraco.

estive a ver os vídeos no euroncap e as pontuações e o Novo c3 está um pouco abaixo do Polo, não só em luzinhas e esp mas nos embates propriamente ditos. conseguiu uns 29 pontos o que é fraco.

O C3 fica uns furos abaixo do Polo, de facto, mas diria que a diferença é quase insignificante. São 30 pts vs... 32 pts do Polo [;)]

Mais do que olhar para os nºs, olhe-se para os diagramas de representação das forças do embate nos dummies:

C3 condutor/passageiro

100px.gif
100px.gif

Euro NCAP - For safer cars | Citroen C3

Polo condutor/passageiro

100px.gif
100px.gif

Euro NCAP - For safer cars | VW Polo

O Polo destaca-se, em relação ao C3, é na protecção (ao efeito chicote) em caso de embate traseiro.

E mesmo vendo os vídeos, o C3 parece sair-se muito bem:

YouTube - Euro NCAP | Citroen C3 | 2009 | Crash test

YouTube - Euro NCAP | VW Polo | 2009 | Crash test

A unica razão para essa resultado tem a ver com os novos critérios Euro Ncap relativamente à presença ou não de ESP.
Como a citroen resolveu não equipar de série grande parte das versões com este dispositivo, daí o resultado.

Mas no que toca à protecção dos ocupantes, célula de sobrevivência e tal, é tão bom como qualquer outro produto recente.

Isto faz lembrar o caso das luzinhas avisadoras do classe C há uns anos atrás.
Quando as passou a ter, também ganhou uma estrela.
A ausência de ESP também contribuiu, mas também é preciso destacar que apenas obteve 83% na protecção contra embate, ao contrário dos 90% do novo VW Polo. Não vejo nenhum motivo para não estarem ao mesmo nível, dado que concorrem no mesmo segmento.

É uma falha do C3. Não uma falha catastrófica, mas uma falha. [;)]

A ausência de ESP também contribuiu, mas também é preciso destacar que apenas obteve 83% na protecção contra embate, ao contrário dos 90% do novo VW Polo. Não vejo nenhum motivo para não estarem ao mesmo nível, dado que concorrem no mesmo segmento.

É uma falha do C3. Não uma falha catastrófica, mas uma falha. [;)]
Lotus, achas que são esses 7% que fazem a diferença entre a vida e a morte?

O resultado que vês (83%) é obtido através da soma dos resultados nos embates frontais + embates laterais contra carro e poste (não entendo muito bem o objectivo deste) + embate traseiro (efeito chicote), tanto para o condutor como para o passageiro.

Se vires bem, o C3 não fica a dever nada ao Polo em termos de embate frontal. Até me atrevo a dizer: pelo contrário, pelo menos no caso do condutor.

Para reflectir: de que vale o ESP num embate frontal?

Acho os critérios do EuroNCAP um bocadinho assim... para o tendenciosos.

Para mim o NCAP só vale por uma coisa: é que de facto simula situações de embate mais aproximadas da realidade do que aquelas que eram feitas pelos construtores há uns anos. Mesmo assim, apenas dá para ficar com uma ideia do comportamento da estrutura do carro.

O resto, como disse mais atrás, é sorte.

Mas é incrível o poder que certas instituições adquirem...

Lotus, achas que são esses 7% que fazem a diferença entre a vida e a morte?

O resultado que vês (83%) é obtido através da soma dos resultados nos embates frontais + embates laterais contra carro e poste (não entendo muito bem o objectivo deste) + embate traseiro (efeito chicote), tanto para o condutor como para o passageiro.

Se vires bem, o C3 não fica a dever nada ao Polo em termos de embate frontal. Até me atrevo a dizer: pelo contrário, pelo menos no caso do condutor.

Para reflectir: de que vale o ESP num embate frontal?

Acho os critérios do EuroNCAP um bocadinho assim... para o tendenciosos.

Para mim o NCAP só vale por uma coisa: é que de facto simula situações de embate mais aproximadas da realidade do que aquelas que eram feitas pelos construtores há uns anos. Mesmo assim, apenas dá para ficar com uma ideia do comportamento da estrutura do carro.

O resto, como disse mais atrás, é sorte.

Mas é incrível o poder que certas instituições adquirem...
Pessoalmente acho que o ESP e outro itens relacionados com segurança activa não deveriam ser incluídos na pontuação do EuroNcap. Dever-se-iam limitar à análise da segurança passiva.

Quanto ao resultado do C3, na minha opinião é positivo, e está de acordo com os padrões de segurança actuais. Mas eu, sinceramente, esperava mais. A fase de maturação da segurança passiva já está terminada, e nesta altura já se espera que todos os fabricantes atinjam, com facilidade, resultados próximos da pontuação máxima.

citro_c3_vivo_frank_00.jpg

citro_c3_vivo_frank_01.jpg

citro_c3_vivo_frank_02.jpg

citro_c3_vivo_frank_03.jpg

citro_c3_vivo_frank_04.jpg

citro_c3_vivo_frank_06.jpg

Muito bom [br:)] [br:)] [br:)]

É já um dos meus favoritos no segmento. Tiro o chapéu à Citroën apr:)

Eu acho vergonhoso o que fizeram com o novo C3...chaparam o DS3.

Estava com esperanças que o DS3 fosse ao nivel de um MiTo, Mini...verdadeiramente exclusivo e afinal parece que não...é um C3 de 3 portas....

Para mim, falharam nas opçoes.

Voltar
Superior