Citroen C4 - diferenças entre o 90cv e 110cv

Não é o que oiço dizer, até mesmo nos consumos com FAP é bem mais guloso...
Até mesmo na autohoje já se refriram que este motor desde que tem FAP ficou um bocado pior.

Engraçado é que no 1º teste ao 307 esse motor já tinha FAP. Logo não passou a ter FAP. Sempre teve desde inicio. Depois é que deixou de ter FAP em algumas versões.

Neste teste já tem FAP.

http://www.autohoje.com/testes.aspx?ct=fd2e6e58

Sim, mesmo com FAP são melhores no de 110cv, mas não por muito.
Pelo que tenho visto em ensaios, as diferenças não são assim tão pequenas. Pelo menos no caso do 307.

Por exemplo num ensaio Autohoje:

http://www.autohoje.com/testes.aspx?ct=970525a5

"O outro gaulês presente quase dispensa apresentações. O Peugeot 307 1.6 HDI na variante de 109cv é muito popular entre os portugueses e mostra-se sempre confiante. Desta vez veio vestido de «Executive» mas acabou por se revelar mais tímido que o habitual, até porque nesta actual geração, e desde que passou a incluir filtro de particulas, o 307 perdeu a olhos vistos o fôlego que o celebrizava nesta variante de 109cv."

Vê as medições e compara com outras também realizadas ao 307 pela autohoje. São bem grandes até.

Cumprimentos

Isso é uma asneira de todo o tamanho. Os 307's T5 1.6 HDI 110 de 2004 já traziam FAP. [;)]

Lê o que escrevi acima.
[;)]

Mas estás a basear-te em quê? No ensaio que referiste não falam em FAP.

Uma coisa é poder vir equipado com FAP e outra é ter FAP.

Até porque só há pouco tempo é que a Peugeot passou a pôr obrigatóriamente o FAP nos 1.6 HDi 110cv.

Até então, a maior parte(para não dizer todos) dos 307 vendidos cá não disponham de FAP.

Pelo contrário em França no caso do 407, chegou a ser vendido sem FAP nos 2.0 HDi, mas em Portugal sempre foi vendido com FAP.

Cumprimentos

Mas estás a basear-te em quê? No ensaio que referiste não falam em FAP.

Uma coisa é poder vir equipado com FAP e outra é ter FAP.

Até porque só há pouco tempo é que a Peugeot passou a pôr obrigatóriamente o FAP nos 1.6 HDi 110cv.

Até então, a maior parte(para não dizer todos) dos 307 vendidos cá não disponham de FAP.

Pelo contrário em França no caso do 407, chegou a ser vendido sem FAP nos 2.0 HDi, mas em Portugal sempre foi vendido com FAP.

Cumprimentos

Estás enganado. Os 307 de 1.6 hdi 110 de 2004 e até meados de 2005 tinham FAP cá em Portugal. Depois disso alguns tinham outros não. A minha é de finais de 2005 e não tem.
Mesmo agora alguns novos não trazem FAP. Aliás nos catálogos da Peugeot só as SW tem FAP. As berlinas não.

Se vires os testes do 407 1.6 HDI FAP as performances são bem melhores que as desse 307 asmático.

Estás enganado. Os 307 de 1.6 hdi 110 de 2004 e até meados de 2005 tinham FAP cá em Portugal. Depois disso alguns tinham outros não. A minha é de finais de 2005 e não tem.
Mesmo agora alguns novos não trazem FAP. Aliás nos catálogos da Peugeot só as SW tem FAP. As berlinas não.

Se vires os testes do 407 1.6 HDI FAP as performances são bem melhores que as desse 307 asmático.

Então não podes dizer com máxima certeza que tinham. Podiam ter... [;)]

O do teste que postaste concerteza que não terá.

A decisão de obrigatoriedade nos 1.6 HDi de 110cv é recente (máx 2 meses). Como tal ainda não aparece nos catálogos online.

A decisão de obrigatoriedade nos 1.6 HDi de 110cv é recente (máx 2 meses). Como tal ainda não aparece nos catálogos online.

Antes de meados de 2005 tinham FAP. Confirmado por um responsável da Peugeot. Aliás referiu-me que a minha não tinha e vi as diferenças entre a minha e um de 2004 que lá estava na oficina. Abrimos o capot e tivemos a ver as diferenças.

Esta tem FAP, é mais pesada e não tem as performances desse 307. São bem melhores.

http://automotor.xl.pt/1104/1300.shtm

23.500 ...[:)] [:)]

Depois dizem a Citroen têm é Pvp's mais altos mas que no fim ficam iguais aos outros... [:D]

Quando se vê os valores de retoma ficam como um cliente meu que comprou um Grande Punto 1.3 Sport Multijet de Dezembro do ano passado...ficam com esta cara --> :sh)

Enfim....é pena a propria marca matar os seus carros... :(

A tua conclusao entao é: mais vale as marcas venderem os carros mais caros, para que quando as pessoas os venderem valerem mais dinheiro!!!

Para veres a falta de coerência desta informação da Autohoje, aqui vai:

Eu digo que o 307 1.6 HDI 110 tinha FAP nos modelos até meados de 2005. Todos os que vi anteriores a essa data têm FAP. Um responsável da Peugeot que conheço diz-me o mesmo. Contudo colocaste isto:

Por exemplo num ensaio Autohoje:

http://www.autohoje.com/testes.aspx?ct=970525a5

"O outro gaulês presente quase dispensa apresentações. O Peugeot 307 1.6 HDI na variante de 109cv é muito popular entre os portugueses e mostra-se sempre confiante. Desta vez veio vestido de «Executive» mas acabou por se revelar mais tímido que o habitual, até porque nesta actual geração, e desde que passou a incluir filtro de particulas, o 307 perdeu a olhos vistos o fôlego que o celebrizava nesta variante de 109cv."
Ok a dúvida levanta-se. [;)] Tenho de concordar contigo. Este comparativo é de 20 de Novembro de 2006.

Por outro lado, num ensaio de 19 de Outubro de 2005 a uma 307 SW 1.6 HDI 110 com o restyling.

http://www.autohoje.com/testes.aspx?ct=1154f024

Vê isto:

"O 1.6 HDI continua com uma prestação saudável, embora não se compreenda o porquê de nesta geração a marca ter abdicado do filtro de partículas. Por esse motivo, as normas Euro 4 anteriormente cumpridas, estão agora por cumprir, algo que a Peugeot terá que resolver até Janeiro."

Ora, se agora (finais de 2005) a Peugeot abdicou, é porque até essa altura tinha FAP. Isto vem de encontro ao que tinha lido em vários lados. Isto é de inicio todos os 307 1.6 HDI 110 tinham FAP e em 2005 deixaram de ter. Neste teste até referem que esse sem FAP tem piores performances que o que tinha FAP.
Algo estranho estes 2 testes (o de 10/2005 e o comparativo 11/06) já que as performances medidas são piores que as do 1.4 90cv a gasolina :sh):sh). Só na Autohoje é que vi tal!!!!!

Compara isto:

http://www.autohoje.com/pdf/testes/AH825_pp12-13.pdf

com isto (são da mesma altura)

http://motor.terra.es/motor/pruebas/articulo/peugeot_sw_hdi_28605.htm

Uma noticia da Gamobar.

http://www.gamobar.pt/diversos_noticia.asp?id=36

Isto refere-se a Fev de 2005. Tanto o 307 como o 206 tinham recebido o 1.6 HDI FAP em 2004.
Quem não se lembra dos problemas iniciais com o ventilador que ficava a trabalhar 10 min ou mais mesmo depois do carro desligado?

Última edição:
Eu não quero estar contra um responsável da Peugeot mas um amigo meu tem um 307 sw 1.6 hdi de 2004 e não tem FAP, recordo-me porque em 2005 quando andei a ver carros estava bastante virado para a SW e conversei muito com ele acerca do carro e sei que não tinha, até estivemos a comparar com uma sw que uma prima minha tem de 2002 que é o hdi 2.0 de 110cv e esta sim tinha FAP

Eu não quero estar contra um responsável da Peugeot mas um amigo meu tem um 307 sw 1.6 hdi de 2004 e não tem FAP, recordo-me porque em 2005 quando andei a ver carros estava bastante virado para a SW e conversei muito com ele acerca do carro e sei que não tinha, até estivemos a comparar com uma sw que uma prima minha tem de 2002 que é o hdi 2.0 de 110cv e esta sim tinha FAP

0s 307 2.0 HDI 110 têm FAP - revisões a cada 80.000kms ao filtro e aditivo Eolys
O 1.6 HDI FAP já alargou para os 120.000. Acho estranho esse não ter. Ele que confirme pelo VIN pois o 1.6 HDI 110 na altura do seu lançamento e até meados de 2005 tinham FAP, quer no 206, 307, 407 etc...

1.6 HDI 110:

Versão 9HZC - tem FAP
Versão 9HYB - não tem FAP.

Pelo nº de chassis consegues saber.

VF3XX9HYBXXXXXXXX - estes não têm FAP
VF3XX9HZCXXXXXXXX - estes têm FAP

guiabe7.jpg

La gama 206 de Peugeot se amplía con una nueva versión Diesel. El nuevo 1.6 HDi, que ya se monta en otros modelos de la gama, como el 307 o el 407, se incorpora ahora en este exitoso compacto y le otorga numerosos valores añadidos: buenas prestaciones, acabados cuidados y deportivos y, sobre todo un innovador motor económico en cuanto a consumo y en cuanto a emisiones contaminantes.
Motor interesante
Este innovador motor HDi de 1.600 cc con filtro de partículas es fruto de la cooperación entre los grupos PSA (Peugeot-Citroën) y Ford y es también el Diesel más potente de la gama 206, gracias a sus 110 CV. Esta mecánica desarrolla un par máximo de 240 Nm a 1.750 rpm y puede llegar a los 260 Nm instantáneos gracias a la función 'overboost'. Además, ofrece prestaciones muy deportivas, que pueden equipararse a las versiones gasolina GTI o RC. Así, la versión de 3 puertas puede acelerar de 0 a 100 km/h en sólo 11,1 segundos y alcanzar una velocidad punta de 186 km/h.
Todo ello con consumos económicos: 4,8 litros de media cada 100 km (6 litros en ciudad y 4,1 en carretera).
Este motor cumple la normativa europea de emisiones Euro4 y también incorpora un innovador filtro de partículas (FAP) no necesita limpieza ni mantenimiento hasta los 120.000 kms.

http://supermotor.com/revista/novedades/250757/peugeot-206-16-hdi-fap:-deportividad-diesel.html

Isto em 11/08/2004

Também acho estranho, mas pelo andamento e consumos que o carro faz, tenho a certeza que não deve ter FAP, por acaso quando for a casa tenho que lhe pedir para ver esse código, será porque o dele é capaz de ser dos primeiros com esse motor?
Em várias revistas falam que este motor no 307 ficou a perder um pouco desde que colocaram o FAP, até em comparações com o Ford equipado com o mesmo motor mas sem FAP

23.500 ...[:)] [:)]

Depois dizem a Citroen têm é Pvp's mais altos mas que no fim ficam iguais aos outros... [:D]

Quando se vê os valores de retoma ficam como um cliente meu que comprou um Grande Punto 1.3 Sport Multijet de Dezembro do ano passado...ficam com esta cara --> :sh)

Enfim....é pena a propria marca matar os seus carros... :(

podes ser mais concreto relativamente ao caso concreto do GP?

É que neste modelo não ha de perto os descontos elevadissimos que a Citroen usa...

E a frase feita "Ah é Fiat desvaloriza"...não é o que o mercado demonstra neste momento.

podes ser mais concreto relativamente ao caso concreto do GP?

É que neste modelo não ha de perto os descontos elevadissimos que a Citroen usa...

E a frase feita "Ah é Fiat desvaloriza"...não é o que o mercado demonstra neste momento.
Mais concreto ? Não posso divulgar algo que foi dado ao cliente é um valor confidencial como certamente compreenderás.

Quanto ao mercado não demonstrar...não sei com que bases defendes isso...eu com base no Eurotax e com base nos comerciantes digo exactamente o contrário...bastou dizer Eurotax e fazer 2 chamadas para comerciantes á frente dele...

Voltar
Superior