Citroen C4 Picasso....

Citron C4

Citron C4

Alguem me sabe dizer o que é isso da pá??? ou vassoura ou mesmo aspirador??? e a que altura o overboost entra em acção???

Em recta ainda não tive oportunidade de experimentar, e a descida não era nada acentuada :P

E dei os 100 em 3ª, provavelmente quando piso no acelerador depois de a meter, o overboost entra em acção... Mas a verdade é que não foi com cronómetro, cronometrei com os segundos do rádio enquanto estava a ouvir música, deixa ir ao 0 e arranquei logo de seguida sempre a fundo, deu-me qualquer coisa entre 9 e 10s [;)] Quem quiser acredite quem quiser não acredite, não ando aqui para agradar a ninguém [:p] (ainda falta meter a foto dos 28km feitos com 3.3l (e não, não foi sempre a descer :) ) no DB :)

Esqueci-me de referir que o meu tem a dita "pá" [kiss]

Não tem um feeling de condução desportiva como o Leon, mas não anda longe e concilia o conforto com disponibilidade para brincadeiras.
Peço desculpa pela minha ignorancia, que é isso da pá???

Aver, os motores 1.6 HDI 110cv no C4 , deveriam todos trazer uma pá junto da grelha frontal, uma pá em cima da "boca" de aspiração de ar para o motor.

Algumas unidades não trouxeram essa pá. E no verão, com altas temperaturas, os 110cv passam para 80/90cv e perde-se rendimento.

Aver, os motores 1.6 HDI 110cv no C4 , deveriam todos trazer uma pá junto da grelha frontal, uma pá em cima da "boca" de aspiração de ar para o motor.

Algumas unidades não trouxeram essa pá. E no verão, com altas temperaturas, os 110cv passam para 80/90cv e perde-se rendimento.

Essa situação foi verificada em algumas das 1ª unidades (2004/05) do modelo C4 (berlina/coupé).

Essa situação foi verificada em algumas das 1ª unidades (2004/05) do modelo C4 (berlina/coupé).

Isso não é verdade. Existem casos de modelos mais recentes e sem a tal pá. O mesmo se aplica ao 307. O meu é de Dez de 2005 e trazia a tal pá. Se de casos de modelos de 2007 que não trazem a pá. Vá-se lá perceber. :sh)

Isso não é verdade. Existem casos de modelos mais recentes e sem a tal pá. O mesmo se aplica ao 307

A dita falta perda de potência que levou ao upgrade foi verificado nas 1ªs unidades em comercialização pois a situação foi identificada e resolvida (como se comprovou aqui pelo fórum com descrição de um membro do problema, a solução é que podia ter sido mais rápida por parte da marca!) só me referi a esta situção não aos que trazem a dita ou não[;)]

O meu é de Dez de 2005 e trazia a tal pá.

Conheço bem um C4 de 03/05 sem a dito upgrade e que nunva teve problemas de falta de CV[;)]

Comprei uma Citroen C4 Grand Picasso 1.6 HDI, a pensar mais no conforto, afinal é o meu instrumento de trabalho, e um dia de trabalho num carro muito duro dá cabo do corpinho a qualquer um, pelo que nese campo encontro-me muito satisfeito, no entanto apesar de ser um carro bastante pesado, ate nem anda mal, em AE, o problema é os arranques e até conseguir chegar a uma velocidade de cruzeiro..... demora.... e quando falo em velocidade de cruzeiro, não é uma velocidade elevada, tipo 100 km/h, será que alguem me pode dar umas luzes de como poder tirar mais proveito...

vai a turbotec e reprograma a carrinha!! vais sentir outra coisa

Com pá

varios1009zx0.jpg

Sem pá

IMG_1176.jpg

Última edição:
É algo inclusivé que pode ser montado por ti sem chatices pois já trás as fichas e tudo. É desligar "a" do motor, ligar "a" à boxe, e ligar "b" da boxe onde estava "a" no motor. [:p]

Esta é para o C4 com o mesmo motor pelo que será idêntica. Dá uma vista de olhos.

http://www.powersystem.fr/FR/fiche_...ele=499&type=Diesel&id_produit=1555&tracteur=

Cumprimentos

760 € por uma box ??

A box "engana" a gestão do motor.....

Eu aconselhava uma reprogramação. Tenho uma 307 1.6 Hdi reprogramada com 130 cv e em 25.000km não tive qualquer chatice.

Alem disso o pior que te pode acontecer é alguma actualização de software, que seja efectuado num concessionario numa revisão, te limpar a repro e normalmente as casas que as fazem repoem os parametros reprogramados.

A dita falta perda de potência que levou ao upgrade foi verificado nas 1ªs unidades em comercialização pois a situação foi identificada e resolvida (como se comprovou aqui pelo fórum com descrição de um membro do problema, a solução é que podia ter sido mais rápida por parte da marca!) só me referi a esta situção não aos que trazem a dita ou não[;)]

Conheço bem um C4 de 03/05 sem a dito upgrade e que nunva teve problemas de falta de CV[;)]

O meu é de Dez de 2006 e pelo sim pelo não, coloquei-lhe a pá. É que mesmo estando o problema dos CV resolvidos, há sempre um pouco de sobreaquecimento. Conheço um amigo meu cujo sítio onde trabalha tem C4's comerciais sem pá e que têm cenas derretidas devido a altas temperaturas no motor (e como se sabe, os carros de serviço não costumam ser muito poupados a esforço), daí preferi colocar a pá no meu e nota-se um comportamento um pouco mais linear no carro até [;)]

760 € por uma box ??

Eu aconselhava uma reprogramação. Tenho uma 307 1.6 Hdi reprogramada com 130 cv e em 25.000km não tive qualquer chatice.

Alem disso o pior que te pode acontecer é alguma actualização de software, que seja efectuado num concessionario numa revisão, te limpar a repro e normalmente as casas que as fazem repoem os parametros reprogramados.

A box não engana a gestão do motor. O que faz é receber a gestão do motor pela porta de entrada e aumenta ou faz a redefinição dos valores e manda-os para o motor. "CPU"--> Box-->Motor

O que vai dar quase ao mesmo que uma reprogramação. Contudo tem a vantagem de poder ser retirada por exemplo para idas à oficina ou a inspecções. Tem a desvantagem de ser menos "personalizável".

Cumprimentos

A box não engana a gestão do motor. O que faz é receber a gestão do motor pela porta de entrada e aumenta ou faz a redefinição dos valores e manda-os para o motor. "CPU"--> Box-->Motor

O que vai dar quase ao mesmo que uma reprogramação. Contudo tem a vantagem de poder ser retirada por exemplo para idas à oficina ou a inspecções. Tem a desvantagem de ser menos "personalizável".

Cumprimentos

Tou esclarecido

760 € por uma box ??

Actualmente tenho um C5 1.6 Hdi q vou trocar por C4 Grand Picasso (preciso de mais lugares) a velocidade maxima do meu c5 é 190 Km/h(o que é velocidade a mais para os tempos que correm) e chega lá sem grande sacrificio mas depois disso tambem não dá mais a não ser a descer ... mas vamos ao que interessa o motor com 110 Cv (pelo menos no C5) é qb.
[kiss] [kiss] [kiss]

A minha 307 mesmo reprogramada não dá muito mais em ponta do que dava. A descer e bem embalada toca nos 210. A questão é que chega lá muito mais facilmente e em Nacionais a ultrapassar o "disparo" é bem mais rápido.

Ambas (as duas :) ) carinhas são bastantes altas e pesadas e isso paga-se a tentar leva-las a alta velocidade.

E achas 25.000 Kms significativos?

Tendo em conta que a carrinha tem 62.000km, não acho significativo.

O que acho significativo é o seguinte.

- Antes da repro (Fev 07) fiz Lisboa - Veneza- Lisboa (5300km) sem ac ligado com 2 adultos e 1 criança de 4 anos no banco de tras e fiz 6.8 de média.

- Depois da repro (Jul 07) fiz Lisboa-Disneyland Paris - Lisboa com ac sempre ligado, 3 adultos 2 crianças e mala completamente cheia e fiz 6.2 de média.

Esta ultima até me estiquei um pouco mais em AE Espanholas e Francesas (150-160). Em Fev não passei dos 140.

Antes da repro em cidade o consumo rondava os 6.8 - 7.0. Actualmente em cidade ronda os 6.5

Tenho mais potencia / binário disponivel quando preciso, é obvio que não ando a esticar o carro sempre as 4.000rpm.
Além disso a minha repro que segunda a casa poderia ir até aos 140cv, ficou-se nums "modestos" 130 que chegam e sobram para a carrinha.

Não acho minimamente que com esta potência acima do declarado vá desgastar prematuramente qualquer orgão do motor...mas como motor que é não está isento de um dia me deixar apeado...mas isso até com 110cv poderia acontecer.

Acima de tudo há que saber tratar das coisas.

O propósito do tópico era que se pretendia um pouco mais de genica na Picasso. Ora apenas estou a relatar a minha experiencia.

Támbèm digo que tendo FAP a Picasso é normalmente mais problemática às reprogramações e a meter "boxes". Ou as alterações ficam bem feitas e não se aperta muita com a reprogramação ou a FAP e a sua famosa anomalida anti-poluição aparece num instante!!!

Última edição:
És capaz de explicar porque é que a fábrica não vende o carro já com 130 CVs? Ou achas que os engenheiros são incompetentes para programar um carro?
Não leves a mal, só quero ouvir uma opinião.

És capaz de explicar porque é que a fábrica não vende o carro já com 130 CVs? Ou achas que os engenheiros são incompetentes para programar um carro?
Não leves a mal, só quero ouvir uma opinião.

Claro que nao levo a mal.....ninguem é obrigado a reporgramar!!! E nós tuginhas engenocas não descobrimos a polvora!!

Eu não sou engenheiro. A questão é que qualquer motor não é feito apenas para um mercado. E existem determinados tipo de utilização que fazem com que determinado motor seja "restringido" a determinada cavalagem. Contudo qualquer motor tem uma amplitude de utilização. Por exemplo os 1.9 tdi da VAG , que começaram com 90 e chegaram aos 150cv, e os 1.5 dci da Renault que vao aumentando de potência consoante o mercado. Isto apenas com pequenas alterações da gestão do motor.

Tens em Portugal o caso do Captiva que para o modelo Seven tem 127cv (salvo erro) e para o modelo LT 150cv, sem mudar qualquer peça do motor. Apenas com gestão electronica.

Por isso falo de amplitude de potencia. Os motores especiamente o Turbo Diesel com geometria variavel tem possibilidade de aumento de potência.

Obviamente nao estamos a falar de meter mais 50 cv num motor com 1600 cc.

Depois tens o factor marketing, e os mercados que as marcas querem atingir.
A PSA tinha um motor de 2.0 hdi de 90cv e 110cv. Contudo a Renault lançou o 1.5dci de 100 (posteriormente passou a 105cv). Ora numa necessidade de reposicionamente haveria que lançar novos motores. Surgiram os 1.6 Hdi de 90 e 110cv

Há muito mais a ter em conta aquando a reprogramação que a simples longevidade do motor, nomeadamente a caixa de velocidades e a embraiagem que podem ou não estarem preparadas para um aumento do binário. Regra geral, é aí que costumam aparecer os problemas mais cedo.

Voltar
Superior