Essa do video é do meu pai. Esse barulho inicialmente pensou-se ser de correias, tanto a de distribuiçao como a de acessorios e tensionador, foram mudados... ficou na mesma. A suspeita vai agora do volante do motor, que neste caso, ja levou 2 no espaço de 1 ano e tal. Se o barulho que a tua faz, é identico, pode ser disso.
Contudo, a carrinha foi comprada recentemente e ainda esta sobre garantia de stand, ja foi à Citroen e a propria marca diz que é normal nestes motores fazerem esse barulho... o que para mim é algo que... aquilo é um chiar bem forte que nao é de todo normal, ate porque, quando foi comprada, nao fazia. O chefe de oficina até mostrou outra C5 de 2012, que fazia o mesmo barulho, mas com menos intensidade. Resumindo, para a Citroen, aquilo é um barulho normal...
Quanto ao engatar a marcha-atras, nao é defeito, é feitio, é mesmo assim em basicamente todos os PSA. Troque, nao forces a meter a mudança, se sentires resistencia, metes em ponto-morto, largas a embraiagem, voltas a meter a mudança, e ai ja entra bem. Isso com o carro frio, ainda se nota mais dificuldade a entrar a mudança. Ja me aconteceu, distrair-me, nao ter reparado que a mudança nao tinha entrado totalmente, e ao manobrar a carrinha, a mudança ter arranhado seguindo de um estrondo e a mudança saltou, portanto, alguma resistencia, mais vale meter novamente a mudança, a bem da caixa.