[Antevis?o] Citroën DS5

image_preview.php

A frente está soberba.
Podia perfeitamente ser de um desportivo qualquer.

Nestas ultimas fotos aquele friso que liga as ópticas ao pilar A é num tom antracite, fica bem mais discreto.

Pormenores...
COmo dá para ver nas imagens, o farol tem um pequeno desnivel no seu contorno, criando um fino intervalo com a faixa cromada.
O problema é que é tão fino, que, quando visto a distância normal, acaba por criar ruido visual e fragilizando aquela área, ao parecer mais um desalinhamento que uma opção estilistica. Ou acentuavam o intervalo entre os 2 elementos, ou "colavam" toda a parte superior do farol à decoração.

Outro pormenor "manhoso". No fim da porta traseira, linha de cintura curva acentuada, ao encontro do pilar C. É a mesma solução visual que encontramos no Ds3, onde a linha de cintura remata indo de encontro à barbatana de tubarão invertida no pilar B. O problema aqui, ao contrário do Ds3, é que continuamos a ter um definido ombro que se prolonga para a traseira. Ou seja, ficamos ali com uma linha a mais, sem propósito aparente. Ou eliminava-se essa percepção tão nitida do ombro, como no ds3, ou o remate da linha de cintura, que, para reforçar esta fragilidade, ainda tem para trás dele a linha de corte da porta. Muito mal resolvida esta área.

Sem dúvida que esta necessidade de carregar a carroçaria com linhas, pormenores decorativos, com muito bling bling à mistura, prejudica mais do que beneficia.
Toda a linhagem DS sofre de overstyling, apesar de partir de permissas estilisticas minimamente interessantes. Mas preferiram seguir o caminho da ostentação fácil.

Pormenores...
COmo dá para ver nas imagens, o farol tem um pequeno desnivel no seu contorno, criando um fino intervalo com a faixa cromada.
O problema é que é tão fino, que, quando visto a distância normal, acaba por criar ruido visual e fragilizando aquela área, ao parecer mais um desalinhamento que uma opção estilistica. Ou acentuavam o intervalo entre os 2 elementos, ou "colavam" toda a parte superior do farol à decoração.

Outro pormenor "manhoso". No fim da porta traseira, linha de cintura curva acentuada, ao encontro do pilar C. É a mesma solução visual que encontramos no Ds3, onde a linha de cintura remata indo de encontro à barbatana de tubarão invertida no pilar B. O problema aqui, ao contrário do Ds3, é que continuamos a ter um definido ombro que se prolonga para a traseira. Ou seja, ficamos ali com uma linha a mais, sem propósito aparente. Ou eliminava-se essa percepção tão nitida do ombro, como no ds3, ou o remate da linha de cintura, que, para reforçar esta fragilidade, ainda tem para trás dele a linha de corte da porta. Muito mal resolvida esta área.

Sem dúvida que esta necessidade de carregar a carroçaria com linhas, pormenores decorativos, com muito bling bling à mistura, prejudica mais do que beneficia.
Toda a linhagem DS sofre de overstyling, apesar de partir de permissas estilisticas minimamente interessantes. Mas preferiram seguir o caminho da ostentação fácil.

Para mim esses vincos é o que dão o ar robusto a este carro. Mas são opiniões.

Não deixa de ser, contudo, um carro interessante.

Alguém sabe indicar preços (ou valor estimados) ?

Se achas que faz sentido comparar o 4 cilindros 1.6 e 2.0 do DS5 com motores V8 e V6 força nisso. Se o DS5 tivesse um V8 em não estaria a reclamar das ponteiras

Sabes que ponteiras de escape é que a BMW por exemplo usa nos 4 cilindros 2.0? É que essas é que interessam comparar com o DS5.
Vê lá para ficares elucidado.
2010bmw320defficientdyn.jpg

2010-BMW-320d-EfficientDynamics-Edition-Rear-Angle-Picture.jpg

Eu gosto, compreendo quem não goste mas a Citroen é mesmo assim.

Facto é que rompem com a norma e parecem muito mais modernos que a concorrência.
Quem se queixa que os carros de produção fogem muito dos concepts não se pode queixar aqui a dizer
que tens a saidas de escape assim ou cromados assado.

Se achas que faz sentido comparar o 4 cilindros 1.6 e 2.0 do DS5 com motores V8 e V6 força nisso. Se o DS5 tivesse um V8 em não estaria a reclamar das ponteiras

Sabes que ponteiras de escape é que a BMW por exemplo usa nos 4 cilindros 2.0? É que essas é que interessam comparar com o DS5.
Vê lá para ficares elucidado.
2010bmw320defficientdyn.jpg

Casos deste tipo dentro de uma marca existem sempre. Os Alfas Brera 2.2 têm 4 escapes. Existe por vezes um certo exagero. Mas não considero xuning.

...

Se calhar estas fotos não são o melhor exemplo...
Ninguém falou no facto de ter 4, 6 ou 8 cilindros...
O que está em questão é tu considerares "azeite" o facto do DS5 apresentar umas ponteiras cromadas integradas no pára-choques traseiro.
O tamanho das mesmas é apenas uma questão estéctica, pois como te referi mais atrás "(...) convém os tubos de escape terem um diâmetro "adequado" aos gases que por lá passam... Daí naõ fazer sentido ter tubagem de escape de diâmetro ao mesmo nível da ponteira.".
Mas isto não impede que a ponteira não seja maior que o tubo de escape! Porque é somente, a ponteira!

Ora, se outros carros também assim as têm, cromadas e integradas nos párachoques, não deveriam essas ponteiras, nesses carros, serem consideradas, por ti, também como sendo "azeite" ??
Aliás, até a Citroen C5 3.0 hdi tem 2 ponteiras cromadas integradas nos párachoques, e funcionam. E não são azeite, acho eu...

Além disso, como disse mais lá para trás, ao que parece as ponteiras do DS5 têm os escapes realmente integrados, ao contrário de alguns BMW série 7 e MB classe S, onde já verifiquei ao vivo que o escape termina antes da ponteira cromada... não sei dizer é qual era a motorização, mas isto sim, é "azeite", pois é um engano.

Last edited:
Se calhar estas fotos não são o melhor exemplo...
Ninguém falou no facto de ter 4, 6 ou 8 cilindros...
O que está em questão é tu considerares "azeite" o facto do DS5 apresentar umas ponteiras cromadas integradas no pára-choques traseiro.
O tamanho das mesmas é apenas uma questão estéctica, pois como te referi mais atrás "(...) convém os tubos de escape terem um diâmetro "adequado" aos gases que por lá passam... Daí naõ fazer sentido ter tubagem de escape de diâmetro ao mesmo nível da ponteira.".
Mas isto não impede que a ponteira não seja maior que o tubo de escape! Porque é somente, a ponteira!

Ora, se outros carros também assim as têm, cromadas e integradas nos párachoques, não deveriam essas ponteiras, nesses carros, serem consideradas, por ti, também como sendo "azeite" ??
Aliás, até a Citroen C5 3.0 hdi tem 2 ponteiras cromadas integradas nos párachoques, e funcionam. E não são azeite, acho eu...

Além disso, como disse mais lá para trás, ao que parece as ponteiras do DS5 têm os escapes realmente integrados, ao contrário de alguns BMW série 7 e MB classe S, onde já verifiquei ao vivo que o escape termina antes da ponteira cromada... não sei dizer é qual era a motorização, mas isto sim, é "azeite", pois é um engano.

Claro que se me mostrares um BMW que seja 4 cilindros e tenha umas ponteiras daquele tamanho vou achar azeite também. O que se aplica à Citroen aplico a todas as marcas pois não tenho nada contra a PSA.
Aliás até gosto bastante do DS3 e do ainda mais do RCZ. Prefiro um RCZ a um Audi TT por exemplo. Isto para te mostrar que não tou cá só a dizer isto por não gostar de carros franceses.

Simplesmente acho que este DS5 levou um banho de azeite. Banho de azeite esse que se nota nos mil e um cromados espalhados pelo carro, inclusive as ponteiras que já referi. Preferiu mil vezes um C5 normal a este.

E sim eu sei que o diâmetro dos tubos de escapes são decididos por engenheiros com o objectivo de aperfeiçoar o benefício do motor. E mesmo isso que eu estou a defender. Que mantenham o tamanho correcto. Claro que fica bem por uma ponteia separada do tubo, para garantir que ela mantêm-se cromada (pois o tudo em si tende a ficar preto) e que é estilística. Acho é que não se deve exagerar para lá da loucura. O exemplo que dei do R8 é o que defendo. Um ponteira cromada ligeiramente maior que as reais. Até pode-se inovar na forma como no caso do R8 V10 que saiu assim:
V10-R8-Exhaust-Tip-1.jpg

Fica giro e nada exagerado. A Ferrari também faz o mesmo com bons resultados , tal como a Lambo ou a Bugatti.

Não sou muito mesquinho, acho que simplesmente a Citroen exagerou demais nas ponteiras de um modelo cuja sua principal motorização será um 4 cilindros 1.6 (em que um dos lados a ponteira será falsa certamente).

No C5 3.0 por exemplo acho completamente justificável as ponteiras que tem:
894e1a40fe1f49aba931c635f370dd3e.jpg

Eu não tenho nada contra a Citroen, acho é azeiteiro usarem num 4 cilindros 1.6 diesel ponteiras que estão dimensionadas para um V12 de 6.5 litros.
Se fosse um V6 como o C5 3.0 é já não dizia nada.
Acho que quem critica um Ibiza do açu por ter 4 escapes no seu 1.9 TDI não pode aprovar estas ponteiras gigantes num 1.6 HDI. É questão de coerência. Se essas ponteiras fossem para um DS5 com motor V6 já não me viam a dizer nada.

Mas as ponteiras do DS5 são também para os motores com muitos cavalos, não se resumem só aos motores base ;)

Jantes semelhantes aos lindos exemplares que se vê na Norauto (já o Megane III RS também tem umas opcionais 19' que enfim...) e aqueles cromados todos, sobretudo o que vai das ópticas frontais até ao pilar A.

Chega ? Ou queres que arranje mais ?

PS: Até acho alguma piada ao DS3 (nalgumas configurações) e o DS4 ainda se come, com este passaram os limites do razoável.
Realmente tenho de concordar.

Até tenho gostado dos carros que a Citro tem lançado, mas este..:sh)

Mas as ponteiras do DS5 são também para os motores com muitos cavalos, não se resumem só aos motores base ;)

Eu sei, mas não custava nada à Citroen adaptar as ponteiras à motorização tal como outras marcas fazem ou como a própria Citroen faz no C5. Até porque os próprios clientes da Citroen que comprarem um 3.0 (se ele sair neste DS5) não irão gostar de o seu carro vir exactamente igual a um 1.6.

A Citroen não é de forma nenhuma a única culpada neste fenómeno das ponteiras sobredimensionadas. A BMW e a Mercedes por exemplo também têm vindo de geração em geração a aumentar o tamanho das suas ponteiras. Apenas critiquei cá o DS5 pois é esse carro que estamos a discutir neste topic e porque eles levaram o exagero a um nível completamente novo ao por estas ponteiras num 1.6, algo que nas outras marcas (como a BMW ou a Merc) ainda não aconteceu felizmente.

Acho de mau gosto que carros motorizados por um 4 cilindros de baixa cilindrada usem jantes e escapes com dimensão suficientes para um Lamborghini. Pelo visto sou dos poucos que pensa assim pois o que não falta é gente a encomendar o seu 320d (é só um exemplo, alemão desta vez para dizerem que estou sempre a bater na Citroen) com jantes 20'' e instalarem ponteiras gigantes aftermarket.

Back