Civic 1.3 100cv

Sinceramente, para a Honda, extrair 100cv de 1339cm3 nem é nada de especial.. Há praticamente 20 anos atrás, com o D14A1 de 1396cm3 já extraia 90cv, sem recursos a sistemas inovadores, como o VTEC, etc.. Isto numa altura que a maior parte dos 1.4 da concorrencia andavam na casa dos 75cv.

E não me acredito que o iVTEC que este pequeno 1.3 irá trazer, é o iVTEC "verdadeiro".. Senão iria pelo menos para uns bem mais expressivos 130cv.. Sensivelmente próximo da barreira dos 100cv/l comum aos "verdadeiros" VTEC. Isso sim, eu gostava de ver [:p]

Sinceramente, para a Honda, extrair 100cv de 1339cm3 nem é nada de especial.. Há praticamente 20 anos atrás, com o D14A1 de 1396cm3 já extraia 90cv, sem recursos a sistemas inovadores, como o VTEC, etc.. Isto numa altura que a maior parte dos 1.4 da concorrencia andavam na casa dos 75cv.

E não me acredito que o iVTEC que este pequeno 1.3 irá trazer, é o iVTEC "verdadeiro".. Senão iria pelo menos para uns bem mais expressivos 130cv.. Sensivelmente próximo da barreira dos 100cv/l comum aos "verdadeiros" VTEC. Isso sim, eu gostava de ver [:p]

Se o 1.8 i-vtec tem 140cv o 1.3 i-vtec vai ter 130cv? Isso não tem muita lógica...

estás-te a esquecer do mais importante, que será.........potência vs economia, todos os vtec's são verdadeiros[:D] cada um na sua função.

Porque o 1.8 iVTEC também não é dos iVTEC "puros" [;)]

Olha só para os iVTEC "puros" e vais reparar que praticamente todos eles andam nos 100cv/l ou mais

essa do iVTEc puro está boa.. se quiseres explicar o que é isso.

Podes estar a falar dos DOHC VTEC. O 1.8vti tem 170cv.. já vai de encontro ao que disseste. Mas nada tem a ver com a tecnologica do iVTEC. Só o facto de ter uns consumos por volta dos 13l/100 face aos 9l/100 que consegues no actual 1.8 tem a sua importância

E quando digo 13l estou a dar valores por baixo... E quando digo 9l estou a nivelar por cima...

Isso era dantes que não havia tantas restrições à poluição.A suzuki há 20 anos vendia carros 1.3(1298cc) com 100cv[;)].Fazer o mesmo hoje em dia requer muito mais trabalho.

O meu 106 XSI era um 1296cc e tinha 100cv...

Claro que as normas de poluição eram outras.

Quando me refiro a VTEC "puro", refiro-me ao tipo mais perfomante de VTEC, acho que se chega lá. É claro que todos eles são verdadeiros porque existem [:p]

Quanto ao consumo, ai tenho de discordar em relação a ser mais gastador.. No meu entender até tem uma relação potencia/consumo bem melhor.. É só olhar por exemplo para os B16A1/A2 e para os D16 dos ESI. Médias bastante semelhantes em condução normal.. E quando se necessita de mais potencia, ela está lá

Quanto ao 1.8VTI gastar 13 não duvido, mas quase de certeza que isso é em percurso urbano ou em andamento bem rápido.. um B18 do ITR em andamento normal não gasta isso nem lá perto e tem muito mais potencia

Esse será exactamente o problema de um 1.3 com 100cv.

Vai ter de fazer rotação para andar...

já conheces bem o carro pelos vistos, é que o meu com 78cv mexe-se bem, pois é um utilitário, nunca o levei para o autodromo, mas secalhar este novo deve ser pior, pelos teus comentários......

Eu já conduzi o Jazz e não acho que se mexa assim tão bem.

Faças o que fizeres, só tens uma maneira de 'simular' cilindrada, e é com turbos.

Aquilo que os vtec fazem é mais potência através da rotação (o i-vtec melhora um bocado as médias / baixas).

Em qualquer dos casos, responde melhor um golf IV de 75 cavalos até às 4000 rpm, do que um 1.4 ou 1.5 vtec nessa mesma faixa de rotações.

Aliás, eu tive um i-vtec com 2000 de cilindrada, tenho um 1.5 vtec, ando frequentemente com o S2000 do meu pai (vtec), por isso sou capaz de conhecer alguma coisa de vtec's da Honda...

Quando me refiro a VTEC "puro", refiro-me ao tipo mais perfomante de VTEC, acho que se chega lá. É claro que todos eles são verdadeiros porque existem [:p]
Muita confusão grassa por aqui, seria de esperar mais conhecimento técnico por parte dos fans da Honda.

A Honda tem duas gerações do seu famoso sistema de variação de fase de válvulas: VTEC e i-VTEC (e é assim que se escreve, não v-tec ou vtech ou v-tech ou ivêtéque).

A diferença fundamental é que, enquanto a variação oscila entre valores fixos, em determinados regimes de funcionamento do motor no caso do VTEC, já no caso do i-VTEC essa variação pode pode oscilar entre diferentes valores. Ou dito de outra maneira, enquanto que a variação da fase nos sistema VTEC é sempre entre dois valores fixos (digamos, entre "normal" e "económico/desportivo"), no i-VTEC a variação pode ser numa gama mais vasta de valores (todo o gradiente entre "normal" e "económico/desportivo)".

Estando esta parte esclarecida, resta referir outro aspecto muito importante: a variação de fase das válvulas, qualquer que seja o sistema (VTEC, VVTi, VarioCam, VANOS) pode ter intuitos diferentes. Pode beneficiar a economia, pode beneficiar a disponibilidade a baixos/médios regimes, pode beneficiar a performance pura, etc. Portanto temos

VTEC económicos (VTEC-E no D15Z6, o motor do 1.5i LS EK3)
VTEC desportivos (VTEC no D16A2, o motor do 1.6i VTI EK4)
i-VTEC económicos e "redondos" (i-VTEC no R18A2, o motor do 1.8i FN1/FK2, os Civics "nave espacial")
i-VTEC desportivos e "redondos" (i-VTEC no K20A, o motor dos Civic Type-R EDM, com pequenas variações)

e assim com alguns exemplos vemos como não é correcto generalizar perfis, dada a multiplicidade de carácteres que estes sistemas podem ter.

Eu já conduzi o Jazz e não acho que se mexa assim tão bem.

Faças o que fizeres, só tens uma maneira de 'simular' cilindrada, e é com turbos.

Aquilo que os vtec fazem é mais potência através da rotação (o i-vtec melhora um bocado as médias / baixas).

Em qualquer dos casos, responde melhor um golf IV de 75 cavalos até às 4000 rpm, do que um 1.4 ou 1.5 vtec nessa mesma faixa de rotações.

Aliás, eu tive um i-vtec com 2000 de cilindrada, tenho um 1.5 vtec, ando frequentemente com o S2000 do meu pai (vtec), por isso sou capaz de conhecer alguma coisa de vtec's da Honda...

desculpa lá mas comparo as coisas como elas são, se o actual 1.2 se mexe bem (embora tu aches que não) para um utilitário, pois nunca vi este carro para fazer a VG a abrir, acho que o novo com 100cv se mexe melhor, e se conheces bem os vtec's tambem dizes que estes antes do vtec se arrastam?
essa do golf é para rir[:D]

Muita confusão grassa por aqui, seria de esperar mais conhecimento técnico por parte dos fans da Honda.

A Honda tem duas gerações do seu famoso sistema de variação de fase de válvulas: VTEC e i-VTEC (e é assim que se escreve, não v-tec ou vtech ou v-tech ou ivêtéque).

A diferença fundamental é que, enquanto a variação oscila entre valores fixos, em determinados regimes de funcionamento do motor no caso do VTEC, já no caso do i-VTEC essa variação pode pode oscilar entre diferentes valores. Ou dito de outra maneira, enquanto que a variação da fase nos sistema VTEC é sempre entre dois valores fixos (digamos, entre "normal" e "económico/desportivo"), no i-VTEC a variação pode ser numa gama mais vasta de valores (todo o gradiente entre "normal" e "económico/desportivo)".

Estando esta parte esclarecida, resta referir outro aspecto muito importante: a variação de fase das válvulas, qualquer que seja o sistema (VTEC, VVTi, VarioCam, VANOS) pode ter intuitos diferentes. Pode beneficiar a economia, pode beneficiar a disponibilidade a baixos/médios regimes, pode beneficiar a performance pura, etc. Portanto temos

VTEC económicos (VTEC-E no D15Z6, o motor do 1.5i LS EK3)
VTEC desportivos (VTEC no D16A2, o motor do 1.6i VTI EK4)
i-VTEC económicos e "redondos" (i-VTEC no R18A2, o motor do 1.8i FN1/FK2, os Civics "nave espacial")
i-VTEC desportivos e "redondos" (i-VTEC no K20A, o motor dos Civic Type-R EDM, com pequenas variações)

e assim com alguns exemplos vemos como não é correcto generalizar perfis, dada a multiplicidade de carácteres que estes sistemas podem ter.

Um ligeiro equivoco e um lapso,

a diferença do i-vtec para o vtec não é essa, no vtec a abertura das válvulas é mecanica e por isso directamente ligada a um determinado regime, enquanto no i-vtec é comandada electronicamente, sendo por isso possivel usar outros parametros para estabelecer qual abertura das valvulas é mais conveniente, mas o grau de abertura das valvulas é fixo ou abrem x ou y, com excepção do i-vtec do hybrid que tem um 3º estagio - fechadas.

No novo a-vtec que vem ai, o grau de abertura é variavel não existindo estagios, as variação vai de fechadas a abertas no máximo.

Back