Pauliteiro
New member
São 3 
Um de cada borne e o que prende a bateria ao carro.
São 3
Aconteceu-me exactamente isso no meu DCI ( de Julho de 2003) na semana passada.
Assim do nada a bateria morreu. Nem o ponteiro do gasoleo desceu; nem consegui sequer fechar o carro: morreu de um momento para o outro.
Como era Domingo de tarde e estava tudo fechado, lá fui à Norauto e trouxe uma bateria nova (Varta) e o bicho ressuscitou.
Abrir o capot:
- Destrancas o capot, na alavanca que existe junto do pilar da porta do condutor (ao lado do apoio para o pé esquerdo);
- De seguida, puxas a patilha debaixo do capot, que fica junto à zona central da grelha (mais delocada para o lado do condutor).
É a altura de atacar a bateria:
- Retirar a tampa vermelha do pólo positivo;
- Desconectar o borne positivo;
- Desconectar o borne negativo (preto);
- Soltar a bateria, desapertando o parafuso colocado à frente da bateria e no rebordo inferior desta;
- Retirar a bateria.
Para a montagem, proceder inversamente.
De notar que se vai perder as informações do CB, do relógio, do conta-quilómetros parcial e será necessário introduzir o código do rádio (se estiver equipado com um original).
EU estou com um problema tambem, o Clio da esposa nao tem o parafuso nem alguma fixacao ao parafuso, alem do protector do borne.
Alguem me pode mostrar uma imagem do parafuso e da fixacao ?
Obrigado.
Em primeiro lugar dava jeito teres um conjunto de chaves deste tipo:
![]()
Depois, com a ajuda de uma lanterna tenta ver o tamanho da porca e escolher a cabeça da chave adequada ao seu tamanho. Com a ajuda do extensor, que é aquela peça do canto superior direito (era bom que fosse maior que a da figura), já consegues desapertar o parafuso que segura a bateria.
Boa sorte com isso. Vais ver que não é nada complicado.
Fico a espera, muito obrigado.
è que o carro vai a inspecao ate dia 26 e ja tem a anotacao e o vendedor do carro nao tem a dita peça.
Isso pode-se comprar onde ou adaptar como (parafuso e fixacao ) ? sem ser ferro velho .
EU estou com um problema tambem, o Clio da esposa nao tem o parafuso nem alguma fixacao ao parafuso, alem do protector do borne.
Alguem me pode mostrar uma imagem do parafuso e da fixacao ?
Obrigado.
Aqui vai :
fixação e parafuso ( 8x40 mm )
![]()
![]()
sitio no carro onde se fixa e aperta :
![]()
ferramentas necessárias : logicamente que não aconselho aquelas chaves do CHINÊS DA ESQUINA
![]()