CLIO Dci - bateria

Bateria concerteza, mas experimenta tirar os bornes e raspar o interior dos mesmo (não na bateria, mas nos cabos) e voltar a apertar. Por vezes o mau contacto faz com que aconteçam dissabores assim ... do nada. Mas a bateria já tm o tempo de ser substituida, mas se resultar como te digo, sempre dá para andar mais um tempo

Aconteceu-me exactamente isso no meu DCI ( de Julho de 2003) na semana passada.
Assim do nada a bateria morreu. Nem o ponteiro do gasoleo desceu; nem consegui sequer fechar o carro: morreu de um momento para o outro.
Como era Domingo de tarde e estava tudo fechado, lá fui à Norauto e trouxe uma bateria nova (Varta) e o bicho ressuscitou.

Certo , obrigado

Abrir o capot:

- Destrancas o capot, na alavanca que existe junto do pilar da porta do condutor (ao lado do apoio para o pé esquerdo);

- De seguida, puxas a patilha debaixo do capot, que fica junto à zona central da grelha (mais delocada para o lado do condutor).

É a altura de atacar a bateria:

- Retirar a tampa vermelha do pólo positivo;

- Desconectar o borne positivo;

- Desconectar o borne negativo (preto);

- Soltar a bateria, desapertando o parafuso colocado à frente da bateria e no rebordo inferior desta;

- Retirar a bateria.

Para a montagem, proceder inversamente.

De notar que se vai perder as informações do CB, do relógio, do conta-quilómetros parcial e será necessário introduzir o código do rádio (se estiver equipado com um original).

Só uma dúvida os parafuso do rebordo da bateria são de estrela certo, mas a volta parece ser de sextavada

ora uma de caixa de sextavada dá certo ?? ou não ?

obrigado .

Uma ajuda por favor

2h67rwl.jpg

entre a caixa preta e a bateria onde está a seta

existe um parafuso de fixação da bateria certo,

qual a chave para esse parafuso ??

e já agora ,como depois vou conseguir meter lá o parafuso ?? o espaço entre a bateria e a caixa preta é pequeno, tenho as mãos grandes.

obrigado

Em primeiro lugar dava jeito teres um conjunto de chaves deste tipo:
1239194259650_bigPhoto_0.jpg

Depois, com a ajuda de uma lanterna tenta ver o tamanho da porca e escolher a cabeça da chave adequada ao seu tamanho. Com a ajuda do extensor, que é aquela peça do canto superior direito (era bom que fosse maior que a da figura), já consegues desapertar o parafuso que segura a bateria.

Boa sorte com isso. Vais ver que não é nada complicado.

EU estou com um problema tambem, o Clio da esposa nao tem o parafuso nem alguma fixacao ao parafuso, alem do protector do borne.

Alguem me pode mostrar uma imagem do parafuso e da fixacao ?

Obrigado.

EU estou com um problema tambem, o Clio da esposa nao tem o parafuso nem alguma fixacao ao parafuso, alem do protector do borne.

Obrigado.

2dnuqr.jpg

o protector protege o borne positivo , amanhã , mostro o parafuso e uma chapa, fica entre a bateria e a caixa dos fusíveis do motor(injecção,etc )

esse parafuso é de estrela se for de origem mas a volta é de sextavada, uma chave de caixa 13mm , um roquete e um acrescente médio, dá .

Em primeiro lugar dava jeito teres um conjunto de chaves deste tipo:
1239194259650_bigPhoto_0.jpg

Depois, com a ajuda de uma lanterna tenta ver o tamanho da porca e escolher a cabeça da chave adequada ao seu tamanho. Com a ajuda do extensor, que é aquela peça do canto superior direito (era bom que fosse maior que a da figura), já consegues desapertar o parafuso que segura a bateria.

Boa sorte com isso. Vais ver que não é nada complicado.

Obrigado .

embora essas chaves seja MADE IN CHINA MALVADA mas é isso mas de boa qualidade , utilizei um roquete , chave de caixa 13mm, um acrescente médio

para os bornes um chave de luneta curva 8mm , o borne possitivo, devido ao pouco espaço, tirei os cabos , um que vai ao motor e outro que vai a caixa preta dos fusíveis do motor , depois com a bateria cá fora tirei o borne com a tal chave de luneta de 8mm.

Last edited:
Fico a espera, muito obrigado.

è que o carro vai a inspecao ate dia 26 e ja tem a anotacao e o vendedor do carro nao tem a dita peça.

Isso pode-se comprar onde ou adaptar como (parafuso e fixacao ) ? sem ser ferro velho .

Fico a espera, muito obrigado.

è que o carro vai a inspecao ate dia 26 e ja tem a anotacao e o vendedor do carro nao tem a dita peça.

Isso pode-se comprar onde ou adaptar como (parafuso e fixacao ) ? sem ser ferro velho .

Comprar o parafuso é de 8 mm de rosca , agora de cor não sei a medida certa mas amanhã vou ao carro , depois pego no parquímetro

esse parafuso , qualquer casa tem , isso é em mm, não há problema, se fosse pologadas é que era pior ,a chapa, é melhor na Renaut ou então vais aos bairro do ferro velho em Sacavém , há lá muitas casa de salvados , é capaz de ter e já com parafuso e tudo .

Não me lembro agora o nome de onde fica essas lojas sei que é em Sacavém, é na Quinta do Carmo , há lá muitas lojas de salvados

depois há lá uma rua que é só se ferro velho/salvados , é só escolher a loja.

Em Lisboa - Alcântara , tens o Madeira que também tem bons preços é na rua de Alcântara (a meio da rua ) ou então na rua do Alvito tens o Mário Rui

Last edited:

Obrigado.

Aqui vai :
fixação e parafuso ( 8x40 mm )

2rwqmtx.jpg

142y2pj.jpg

sitio no carro onde se fixa e aperta :

waio7b.jpg

ferramentas necessárias : logicamente que não aconselho aquelas chaves do CHINÊS DA ESQUINA

25tu5h0.jpg

Uma pergunta para a geral :

Comprei na farmácia vaselina

2rw3tab.jpg

agora pergunto este tipo de vaselina (ver foto) serve para os bornes da bateria ??

ou tem de ser alguma especial ?

Aqui vai :
fixação e parafuso ( 8x40 mm )

2rwqmtx.jpg

142y2pj.jpg

sitio no carro onde se fixa e aperta :

waio7b.jpg

ferramentas necessárias : logicamente que não aconselho aquelas chaves do CHINÊS DA ESQUINA

25tu5h0.jpg

Muito obrigado apr:) apr:)

Ontem de qualquer maneira passei num ferro velho e comprei, o parafuso é comprido para evitar essas chaves.
Obrigado mais uma vez.

Back