Final da "estória"
Final da "estória"
Bom, para concluir a "estória"...
Voltei à Renault para verem a situação do cheiro a escape no habitáculo ainda continuar (embora pouco intenso). O carro ficou lá 2 dias e meio [8b] (e só isso já seria o suficiente para perderem o cliente) e, quando o fui buscar, estava pior do que nunca! Trocaram-me um tubo e, eventualmente, o filtro do habitáculo (estava novo, mas também tinha sido trocado há 10 000 km). Como já eram 21h (saí muito tarde do trabalho) só lá estava o segurança, por isso fiquei agarrado... Como fui buscá-lo numa Sexta-feira, passei o fim-de-semana com a ventilação desligada e na Segunda-feira fui ao mecânico duma amiga minha.
Motor ligado, capot aberto, ele tirou a capa plástica do motor e via-se o fumo a sair (na Renault pelos vistos não viram...). Passados 2 minutos ele identificou o problema (na Renault não chegaram os quase 4 dias que o carro lá passou por causa disso), aparentemente era sujidade que estava a "queimar" em cima do catalisador. A "gosma" deve ter caído quando desmontaram e limparam a válvula EGR e algumas tubagens associadas. Combinei a resolução do problema para a Quarta-feira seguinte (ele estava com pessoal a menos). Na Quarta o carro ficou lá 2 horas, ele limpou tudo, apertou um tubo que não estava muito bem e ainda me montou como deve de ser o meu espelho retrovisor (tinha pedido para mo lubrificarem na Renault, o que fizeram, mas depois deixaram-no mal encaixado). Paguei 18€ (achei barato, principalmente porque fiquei aliviado por ter o problema resolvido!), ele foi impecável e, melhor que isso, o carro ficou bom (finalmente!). apr
Não tenho pachorra para livros de reclamações (embora tenha reclamado telefonicamente, pois ligaram-me com o inquérito da praxe), simplesmente deixo de ser cliente. Em resumo, a Renault perdeu um cliente (só lá volto se não tiver alternativa) e a oficina que me resolveu o problema ganhou um novo cliente (eventualmente mais do que um até, cá em casa há mais gente insatisfeita com a qualidade e preço da assistência técnica, neste caso também da Renault). Sinceramente acho que é um grande feito da parte da Renault, pois não é fácil conseguir que vários clientes que sempre (toda a vida) fizeram a manutenção das suas viaturas numa oficina oficial passem dum momento para o outro para uma oficina dita "de esquina". No meu caso, a mão-de-obra cara conjugada com um serviço ineficiente, desleixado e lento deixou-me vacinado! No concessionário onde eu ia juntaram a assistência técnica da Renault com a de outra marca de que também são representantes, e desde aí o serviço descambou (pelo menos comigo!)... Sempre atrasados na entrega da viatura e serviços claramente feitos à pressa (e mal feitos, apesar do carro ficar lá mais do que 1 dia). Para mim chegou!
Bom, desculpem o testamento, mas queria partilhar o final (espero que definitivo) desta situação e, uma vez mais, agradecer a todos aqueles que ajudaram e deram a opinião!
Abraço