Clio - fecho centralizado

AnadeSousa

New member
Olá a todos,
Tenho um Renault Clio de 2002 (1.2, 16v, 75cv) e hoje aconteceu-me o seguinte (ainda por cima a um Domingo em que está tudo fechado). Fui a um centro comercial, fechei o carro com o comando da chave e até aí tudo bem. O carro ficou trancado. Depois abri-o novamente com o comando à distância, sem problemas, até que andei um quilometro, estacionei e quando queria fechar o carro, simplesmnte não funcionava. Não fechava nada, a luz da chave acendia mas o fecho centralizado parecia ter pifado de vez. Tentei fechar as portas através da porta do condutor com a chave, mas nada.. só fechava porta a porta... mas o pior de tudo é o porta-bagagens, n sei se é problema da minha vista mas não consegui encontrar nada onde pudesse meter a chave para fechar o porta-bagagens, ou seja, ficou aberto. O mais estranho é que eu estando dentro do carro e carregando no botão de fecho centralizado do tablier, as portas fecham convenientemente assim como o porta-bagagens, mas quando o tento fehcar por fora, aí é que não dá mesmo. Amanhã vou levá-lo a uma oficina, mas alguém tem ideia do que possa ser? Já agora, a questão do porta-bagagens é mesmo assim, ou seja, não tem onde fechar com chave ou não?
Obrigada!!

Para trancares o carro abres a porta do condutor carregas no botão para trancar o carro (no tablier) e trancas a do condutor manualmente.

Já experimentaste com outra chave ou com outra pilha?

Ok, obrigada pela dica, não me tinha lembrado dessa!
Já experimentei com outra chave e não dá nada... penso que se o problema fosse da pilha nem sequer acendia o Led vermelho das chaves e ele acende em ambas...

Já abri o compartimento lateral ao pé do volante onde estão os fusiveis... pelo que percebi parece que o do fecho centralizado é o azul mas n m parece ter nd d mais... em qualquer dos casos como nao percebo, é melhor não mexer... mas tambem ja tinha pensado nisso ;)

Para trancares o carro abres a porta do condutor carregas no botão para trancar o carro (no tablier) e trancas a do condutor manualmente.

Já experimentaste com outra chave ou com outra pilha?
Grande dica!apr:) Não sabia disso.[;)]

Já tinha pensado neste problema, pois no meu já experimentei fechar só com a chave e só tranca a porta do condutor.

Bem Vinda AnadeSousa.[:cool:]

[;)]

Realmente foi mesmo uma grande dica :)
Em relação à bateria... mudei-a há 2 anos mais ou menos e o problema é apenas este do fecho centralizado, ele arranca bem, as luzes estão bem e tudo... Vou levá-lo daqui a pouco à oficina, vamos lá ver... depois dou notícias!

O meu Clio, volta e meia, "esquece-se" do código da chave, mas é fácil de reprogramar. Daqui a nada já te digo como se faz.

O meu ClioII é dos primeiros (1998) e a chave de telecomando é por infravermelhos. Os telecomandos de Clios mais recentes são por RF, e não sei se o procedimento se aplica.

Vou descrever como se resolve no meu carro.

Há uma "central de temporização e comando" (não é a centralina do motor!) que deve responder aos sinais emitidos pela chave. Essa central é capaz de reconhecer duas chaves distintas. Pode às vezes acontecer que a central "esqueça" os códigos das chaves. Como reprogramá-la?

- Carregar no botão do fecho centralizado presente na consola central e não o largar;
- Ao fim de uns segundos dá-se um trancamento e destrancamento geral das portas - este é o sinal de que a central entrou em modo de programação;
- Deve-se agora apontar a chave para o sensor de infravermelhos e carregar firmemente no botão.
- Soltar o botão da chave, e voltar a premi-lo novamente para confirmação.
- Se a central adquiriu correctamente o código, dá-se novo trancamento/destrancamento das portas.

Voilá!

Desculpem-me lá o off-topic mas alguém arrisca-se a dizer porque o ClioI da minha maria mesmo após mudar-se a bateria continua a acender a luz da dita no tablier? :rolleyes:

"augustus", a luz do sistema eléctrico é enganadora porque tem uma bateria desenhada e as pessoas julgam que é um problema de bateria. Não é, é um problema do sistema eléctrico em geral.

Pode muito bem ser problema do alternador, do rectificador/regulador ou da cablagem. Ou, até, do próprio sistema de aviso ("luz") marado. [;)]

"augustus", a luz do sistema eléctrico é enganadora porque tem uma bateria desenhada e as pessoas julgam que é um problema de bateria. Não é, é um problema do sistema eléctrico em geral.

Pode muito bem ser problema do alternador, do rectificador/regulador ou da cablagem. Ou, até, do próprio sistema de aviso ("luz") marado. [;)]

O problema começou quando em andamento acendeu a dita luz. Parei o carro e ele não arrancou mais. Veio um mecânico que trouxe a "malinha" dele que lhe deu um "cheirinho" e o carro pegou logo. Troquei a bateria e tive logo problemas com a cablagem e ele teve que refazer um "perne". Estou esperançado que seja só isso... Mas nunca se sabe...

O problema começou quando em andamento acendeu a dita luz. Parei o carro e ele não arrancou mais. Veio um mecânico que trouxe a "malinha" dele que lhe deu um "cheirinho" e o carro pegou logo. Troquei a bateria e tive logo problemas com a cablagem e ele teve que refazer um "perne". Estou esperançado que seja só isso... Mas nunca se sabe...

Isso foi há muito tempo?

Isso foi há muito tempo?

Foi 6ª feira passada. Entretanto o carro ficou parado durante o fim-de-semana. Hoje a minha maria ligou-me a dizer que a luz da bateria voltou a acender no caminho. Desligou o carro e voltou a ligar e não deu problema nenhum.

Foi 6ª feira passada. Entretanto o carro ficou parado durante o fim-de-semana. Hoje a minha maria ligou-me a dizer que a luz da bateria voltou a acender no caminho. Desligou o carro e voltou a ligar e não deu problema nenhum.

Vou-te dizer o que me parece, e espero não estar a ser agoirento.

Desconfio que a bateria não está a ser convenientemente carregada, devido a defeito no alternador (escovas?), no regulador de tensão ou cablagem.

Isso provocou a descarga da bateria antiga.

Ao trocares por uma bateria nova, como esta já trás carga, o problema de início não se manifesta. Mas há medida que vais usando o carro, a bateria vai-se gastando e o problema reaparece.

Back