Clio - fecho centralizado

AnadeSousa

New member
Olá a todos,
Tenho um Renault Clio de 2002 (1.2, 16v, 75cv) e hoje aconteceu-me o seguinte (ainda por cima a um Domingo em que está tudo fechado). Fui a um centro comercial, fechei o carro com o comando da chave e até aí tudo bem. O carro ficou trancado. Depois abri-o novamente com o comando à distância, sem problemas, até que andei um quilometro, estacionei e quando queria fechar o carro, simplesmnte não funcionava. Não fechava nada, a luz da chave acendia mas o fecho centralizado parecia ter pifado de vez. Tentei fechar as portas através da porta do condutor com a chave, mas nada.. só fechava porta a porta... mas o pior de tudo é o porta-bagagens, n sei se é problema da minha vista mas não consegui encontrar nada onde pudesse meter a chave para fechar o porta-bagagens, ou seja, ficou aberto. O mais estranho é que eu estando dentro do carro e carregando no botão de fecho centralizado do tablier, as portas fecham convenientemente assim como o porta-bagagens, mas quando o tento fehcar por fora, aí é que não dá mesmo. Amanhã vou levá-lo a uma oficina, mas alguém tem ideia do que possa ser? Já agora, a questão do porta-bagagens é mesmo assim, ou seja, não tem onde fechar com chave ou não?
Obrigada!!

Para trancares o carro abres a porta do condutor carregas no botão para trancar o carro (no tablier) e trancas a do condutor manualmente.

Já experimentaste com outra chave ou com outra pilha?

Ok, obrigada pela dica, não me tinha lembrado dessa!
Já experimentei com outra chave e não dá nada... penso que se o problema fosse da pilha nem sequer acendia o Led vermelho das chaves e ele acende em ambas...

Já abri o compartimento lateral ao pé do volante onde estão os fusiveis... pelo que percebi parece que o do fecho centralizado é o azul mas n m parece ter nd d mais... em qualquer dos casos como nao percebo, é melhor não mexer... mas tambem ja tinha pensado nisso ;)

Para trancares o carro abres a porta do condutor carregas no botão para trancar o carro (no tablier) e trancas a do condutor manualmente.

Já experimentaste com outra chave ou com outra pilha?
Grande dica!apr:) Não sabia disso.[;)]

Já tinha pensado neste problema, pois no meu já experimentei fechar só com a chave e só tranca a porta do condutor.

Bem Vinda AnadeSousa.[:cool:]

[;)]

Realmente foi mesmo uma grande dica :)
Em relação à bateria... mudei-a há 2 anos mais ou menos e o problema é apenas este do fecho centralizado, ele arranca bem, as luzes estão bem e tudo... Vou levá-lo daqui a pouco à oficina, vamos lá ver... depois dou notícias!

O meu Clio, volta e meia, "esquece-se" do código da chave, mas é fácil de reprogramar. Daqui a nada já te digo como se faz.

O meu ClioII é dos primeiros (1998) e a chave de telecomando é por infravermelhos. Os telecomandos de Clios mais recentes são por RF, e não sei se o procedimento se aplica.

Vou descrever como se resolve no meu carro.

Há uma "central de temporização e comando" (não é a centralina do motor!) que deve responder aos sinais emitidos pela chave. Essa central é capaz de reconhecer duas chaves distintas. Pode às vezes acontecer que a central "esqueça" os códigos das chaves. Como reprogramá-la?

- Carregar no botão do fecho centralizado presente na consola central e não o largar;
- Ao fim de uns segundos dá-se um trancamento e destrancamento geral das portas - este é o sinal de que a central entrou em modo de programação;
- Deve-se agora apontar a chave para o sensor de infravermelhos e carregar firmemente no botão.
- Soltar o botão da chave, e voltar a premi-lo novamente para confirmação.
- Se a central adquiriu correctamente o código, dá-se novo trancamento/destrancamento das portas.

Voilá!

Desculpem-me lá o off-topic mas alguém arrisca-se a dizer porque o ClioI da minha maria mesmo após mudar-se a bateria continua a acender a luz da dita no tablier? :rolleyes:

"augustus", a luz do sistema eléctrico é enganadora porque tem uma bateria desenhada e as pessoas julgam que é um problema de bateria. Não é, é um problema do sistema eléctrico em geral.

Pode muito bem ser problema do alternador, do rectificador/regulador ou da cablagem. Ou, até, do próprio sistema de aviso ("luz") marado. [;)]

"augustus", a luz do sistema eléctrico é enganadora porque tem uma bateria desenhada e as pessoas julgam que é um problema de bateria. Não é, é um problema do sistema eléctrico em geral.

Pode muito bem ser problema do alternador, do rectificador/regulador ou da cablagem. Ou, até, do próprio sistema de aviso ("luz") marado. [;)]

O problema começou quando em andamento acendeu a dita luz. Parei o carro e ele não arrancou mais. Veio um mecânico que trouxe a "malinha" dele que lhe deu um "cheirinho" e o carro pegou logo. Troquei a bateria e tive logo problemas com a cablagem e ele teve que refazer um "perne". Estou esperançado que seja só isso... Mas nunca se sabe...

O problema começou quando em andamento acendeu a dita luz. Parei o carro e ele não arrancou mais. Veio um mecânico que trouxe a "malinha" dele que lhe deu um "cheirinho" e o carro pegou logo. Troquei a bateria e tive logo problemas com a cablagem e ele teve que refazer um "perne". Estou esperançado que seja só isso... Mas nunca se sabe...

Isso foi há muito tempo?

Foi 6ª feira passada. Entretanto o carro ficou parado durante o fim-de-semana. Hoje a minha maria ligou-me a dizer que a luz da bateria voltou a acender no caminho. Desligou o carro e voltou a ligar e não deu problema nenhum.

Vou-te dizer o que me parece, e espero não estar a ser agoirento.

Desconfio que a bateria não está a ser convenientemente carregada, devido a defeito no alternador (escovas?), no regulador de tensão ou cablagem.

Isso provocou a descarga da bateria antiga.

Ao trocares por uma bateria nova, como esta já trás carga, o problema de início não se manifesta. Mas há medida que vais usando o carro, a bateria vai-se gastando e o problema reaparece.

Voltar
Superior