Clube Aston Martin

O propósito deste não será o mesmo do AMV8, e com um motor daqueles e tudo o que dai resulta é complicado "conterem" certas coisas...

Exatamente, como é que queriam arrefecer um V12 contido no espaço para um V8? Aquelas entradas de ar estão ali com um propósito, não é só para "tunar" o carro.

Agora concordo que há algumas coisas que não serão ao gosto de todos, eu por exemplo não aprecio muito as jantes, haverá quem não goste de ver a fibra de carbono, quem não goste da traseira e da tampa da mala, das entradas de ar no capot, mas, tirando as jantes que se pode perfeitamente substituir por outras ( se bem que estas também foram desenhadas para terem um peso mínimo), tudo o resto tem um propósito, a traseira aumenta em 64 % a estabilidade do carro e foi retirada do N24 de competição, as entradas de ar do capot estão desenhadas para poderem arrefecer o V12 tanto a baixas como a altas velocidades etc.

Agora claro que não é por terem uma função que automaticamente passa a ser bonito, mas o design do carro tem um propósito.

Andei por fora e isto está mesmo animado [:D]

Eu sei que sou suspeito e um pouco fanático por alguns automóveis, mas: bonito, bonito é o DB9 e o resto são variantes mais ou menos conseguidas para outros segmentos mais radicais...

Há uma coisa que me faz alguma confusão, que é o V12 sair no DBS e no V12 Vantage com mais 40cv mas com menos 30Nm de binário :confused: Alguém sabe porquê ?

O DBS é um pouco mais leve que o DB9, à volta de 60 Kgs, penso eu.
O Vantage deve ser mais leve ainda. Mas não vejo razão para tirarem binário ao motor...

O motor é o motor do DBS, sim. Em relação a ser o carro mais potente de sempre, é e não é. Penso que há uma má interpretação da frase: "Aston Martin will present the most potent production sports car in the marque’s 95-year history at the Geneva motor show on 3 March.", ou seja, eles referem que é o "carro desportivode produção mais potente dos 95 anos da marca"

E aqui é que está a diferença, entre o carro mais potente e o carro desportivo mais potente. Para todos os efeitos um DBS, por exemplo, é um GT (Grand Tourer) e não um desportivo. Sendo assim o V12 Vantage como desportivo de produção é o mais potente se sempre, como Aston Martin, no geral, não o é, pois o DBS saiu primeiro, antes disso o Vanquish S tinha 520 cv e antes disso o Aston Martin Vantage (1993-1999) tinha 550 cv (era aliás quando saiu o carro de produção mais potente do mundo) e o V8 Vantage V600 (1998-2000) tinha 600 cv, este sim o Aston Martin mais potente de sempre!!

[;)]

Ou talvez queiram dizer que é o carro com maior relação peso/potência...
O carro mais potente, não quer dizer com mais potência de motor.
A plataforma do Vantage é de certo mais leve que as outras.

Just a thought

Andei por fora e isto está mesmo animado [:D]

Eu sei que sou suspeito e um pouco fanático por alguns automóveis, mas: bonito, bonito é o DB9 e o resto são variantes mais ou menos conseguidas para outros segmentos mais radicais...

Há uma coisa que me faz alguma confusão, que é o V12 sair no DBS e no V12 Vantage com mais 40cv mas com menos 30Nm de binário :confused: Alguém sabe porquê ?

O DBS é um pouco mais leve que o DB9, à volta de 60 Kgs, penso eu.
O Vantage deve ser mais leve ainda. Mas não vejo razão para tirarem binário ao motor...

Não é ser fanático, é mais uma questão de "paixão", digo eu, que também padeço da mesma doença [:D]

Fui ver o V12 Vantage RS Concept e a Aston Martin dizia que viria com 600 cv e 690 Nm e a pesar 1600 Kg o que não se veio a verificar, infelizmente, sendo que o V12 Vantage vem extamente com os mesmo 510 cv e 570 Nm do DBS, provavelmente viu uma informação errada.

http://www.astonmartin.com/thecompany/news?a=618655b1-4a58-436b-9072-03ea3809d519

O DBS pesa 1695 Kg e o DB9 coupe MY09, ambos com caixa manual, pesa 1760, logo 65 Kg a menos e se encomendar com os bancos especiais de kevlar são mais 20 Kg que se poupa. O Vantage pesa 1680 Kg.

Ou talvez queiram dizer que é o carro com maior relação peso/potência...
O carro mais potente, não quer dizer com mais potência de motor.
A plataforma do Vantage é de certo mais leve que as outras.

Just a thought

Pois muito bem pensado, não tinha visto este ponto de vista, sendo assim o V12 Vantage com 510 cv para 1680 Kg tem uma relação peso potência de 3,29 Kg/cv, para comparação:

Modelo ________________ Relação peso potência

V12 Vantage _____________ 3,29
V8 Vantage 4.7 ___________ 3,88
V8 Vantage 4.3 ___________ 4,29
DB9 Coupe MY09 manual ___ 3,74
DBS manual ______________ 3,32
Vanquish S _______________ 3,61

V8 Vantage Le Mans V600 ___ 3,29

Realmente por esse ponto de vista o V12 Vantage é o mais potente carro de produção, mas o Le Mans também tem a mesma relação peso/potência na versão V600, 600 cv para 1975 Kg, e o Le Mans é de 1999, mesmo sendo uma edição limitada a 40 carros será um carro de produção, logo o V12 é igualmente potente.

No entanto usei apenas duas casas decimais, se não arredondar, ou arredondar menos, o V8 Vantage Le Mans V600 tem 3,2916666(6)7 e o V12 Vantage tem 3,294117647 e assim sendo por muito pouco, mas muito pouco o Le Mans é efectivamente o mais potente, tanto em potência pura como na relação peso /potência. :sh)

Tudo isto para no fim chegar à conclusão que isto tudo foi apenas um pequeno exercício de curiosidade e que na realidade o que interessa é mesmo as sensações a bordo destas magníficas máquinas que são muito mais, muitíssimo mais, que números e contas. [:cool:]

E peço desculpa pelo longo e massudo post [:D]

[;)]

Última edição:
[:)]
Não é ser fanático, é mais uma questão de "paixão", digo eu, que também padeço da mesma doença [:D]

...
E peço desculpa pelo longo e massudo post [:D]

[;)]

Por mim, achei-o interessantíssimo [;)]

Nem só de fotografias vive um homem [:)]

Mas há duas questões:

1 - Não me fiz entender... Estava a querer referir que o V12 do DB9 tem 600Nm de binário, mais 30Nm do que o DBS e o do V12 Vantange, o que me faz confusão... Deram-lhe mais 40cv de potencia e tiraram 30Nm de binário! Porquê? :confused:

2 - A relação peso potência do DB9 '09 é de 3,7446809 (pelo menos no meu telemóvel [:D] ). Penso que terá feito as contas ao modelo anterior do V12 com 450cv.

Por mim, achei-o interessantíssimo [;)]

Nem só de fotografias vive um homem [:)]

Mas há duas questões:

1 - Não me fiz entender... Estava a querer referir que o V12 do DB9 tem 600Nm de binário, mais 30Nm do que o DBS e o do V12 Vantange, o que me faz confusão... Deram-lhe mais 40cv de potencia e tiraram 30Nm de binário! Porquê? :confused:

2 - A relação peso potência do DB9 '09 é de 3,7446809 (pelo menos no meu telemóvel [:D] ). Penso que terá feito as contas ao modelo anterior do V12 com 450cv.

Comecemos pelo fim:

2- Tem razão fiz as contas com os 450 cv em vez dos 470 cv do MY09, já eram muitos cavalos à solta lol e o seu telemóvel está a dar o mesmo que o meu [:)]

!- Pois realmente fui eu que interpretei mal, até achei muito estranho que se tivesse enganado nos números, mas agora já percebo que não, a questão é outra.
Pois,o porquê?
Aqui já se entra no mundo da física/mecânica/dinâmica muitíssimo fascinante, que aprecio bastante, mas no qual não tenho assim tantos conhecimentos, de qualquer forma dou a minha opinião e irei com certeza aprender algo.

Fui ver então os gráficos de potência e binário do V12 do DB9 MY09 e DBS, temos então:

DB9 MY09

V12 5935 cc
470 bhp @ 6000 rpm
600 Nm @ 5000 rpm

DB9 cv-nm-2.jpg

DBS

V12 5935 cc
510 bhp @ 6500 rpm
570 Nm @ 5750 rpm

DBS cv-nm-2.jpg

Em relação à potência,o DBS é mais linear e até ás 4500 rpm são iguais a partir daí o DBS cresce com os 40 cv a mais e continua até mais tarde (mais 500 rpm) é mais linear, mais pontudo, enquanto que o DB9 tem um aumento às 5000 rpm e acaba ás 6000 rpm.

Em relação ao binário, o DBS até às 4000 rpm tem sempre um pouco mais de binário, o DB9 tem claramente duas zonas,até às 3000 rpm e depois das 4000 ás 5000 rpm tem um pico enquanto que o DBS vai sempre crescendo com menos oscilações.

O DB9 tem esta curva de binário para beneficiar uma utilização diária (até ás 3000 rpm) e de GT para manter facilmente velocidades de cruzeiro (entre as 4000 e as 5000 rpm), tendo o pico às 5000 rpm.

O DBS tem sempre mais binário até às 4000 rpm e depois tem um pouco menos mas com uma faixa de rotações mais alargada, (mais 750 rpm) mais virado para uma utilização desportiva.

Assim por alto é a "análise" que faço, não estará muito acertada, mas apenas por observação dos gráficos é o que interpreto.

Agora poderiam ter programado o motor para o DBS de forma a ter os tais 510 cv, mas mantendo os 600 Nm,? Não sei, lol,[:D] o que sei é que a potência é dada pela multiplicação do binário pela rotação, logo eles aumentaram as rotações, e talvez para o conseguir tiveram que tirar um pouco de binário, mas no fim acabaram por ter mais potência pois o valor de rotação que aumentou foi superior ao valor de diminuição do binário.

Bom espero não ter dito muitas asneiras [:)]

[;)]

Comecemos pelo fim:

2- Tem razão fiz as contas com os 450 cv em vez dos 470 cv do MY09, já eram muitos cavalos à solta lol e o seu telemóvel está a dar o mesmo que o meu [:)]

!- Pois realmente fui eu que interpretei mal, até achei muito estranho que se tivesse enganado nos números, mas agora já percebo que não, a questão é outra.
Pois,o porquê? ...

Perante os gráficos (faltava-me o gráfico do DBS) parece-me uma boa (e muito paciente) análise. apr:)

Carros para segmentos diferentes pedem uma resposta diferente. Pelo menos para quem sabe fazê-los...

Para mim, está explicado! Obrigado Audax [kiss]

PS: O que às vezes me irrita é anunciarem os dados técnicos dos automóveis incompletos... Tantos cavalos e tal e coisa (sem peso, rotações, etc tem o significado que tem: pouco ou nenhum! Depois ficam espantados quando um S2000 ou um CRX os passa [:D]

Perante os gráficos (faltava-me o gráfico do DBS) parece-me uma boa (e muito paciente) análise. apr:)

Carros para segmentos diferentes pedem uma resposta diferente. Pelo menos para quem sabe fazê-los...

Para mim, está explicado! Obrigado Audax [kiss]

PS: O que às vezes me irrita é anunciarem os dados técnicos dos automóveis incompletos... Tantos cavalos e tal e coisa (sem peso, rotações, etc tem o significado que tem: pouco ou nenhum! Depois ficam espantados quando um S2000 ou um CRX os passa [:D]

[;)]

Completamente de acordo, à partida as diferenças até podem não parecer muitas, mas essas pequenas diferenças no resultado final transformam um automóvel, mas lá está para quem sabe fazê-los...

Em relação ao PS, concordo mais uma vez, gosto de saber tudo o resto, peso, rotações, distribuição do peso, coeficiente aerodinâmico etc e depois acontecem essas surpresas [:D]

Mais uma foto de um Aston que adoro (que Aston é que não adoro [:)]) DB7 Zagato num cenário etéreo!!

Zagato Snow.jpg

Até parece que foi combinado, esta semana no Fifth Gear o Tiff Needel testou o DBS com a caixa Touchtronic, já havia testado o DBS manual e tinha adorado, preferindo-o ao Ferrari 599 GTB e até que os travões carbo-cerâmicos do DBS eram melhores que os do 599 (para quem não viu: http://www.youtube.com/watch?v=gGhTL1e8mEw)

Desta vez com caixa Touchtronic será que passou no "teste"??

http://www.youtube.com/watch?v=ouADJgNfmfY

Ai V12, V12 o som dos Deuses!!!

112_0708_06z+2008_aston_martin_dbs+driver_side.jpg

My two cents.

Eu comprando este carro, acho que iria para a caixa sequencial.

Acho que há ainda muito o esteriotipo de que carro de macho é manual, mas numa edição da Quattroruote em que testaram o Lamborghini Gallardo, o Ferrari 430 Scuderia, o Porsche 911 GT2 e o Nissan GTR, e foi testado pelo Alain Prost, e uma das coisas que ele dizia era que o Porsche tinha a desvantagem de ter caixa manual, e que se perdia bastante no ter de tirar uma mão do volante, tanto em tempo como em controlo para entrar em curva.

Eu sei que conduzir um carro manual também dá muita pica, mas tendo dinheiro para ter este carro, provavelmente também tinha para ter um Ariel Atom para dar uns voltas ou ir para pista de vez em quando [:p]

Voltar
Superior