Mas o alfanord é independente do clube oficial alfa, certo? qual o motivo de haver esta separação dentro dos alfas??
Primeiro que tudo, não sei se podemos falar na existencia de um clube oficial alfa.
Fui sócio fundador e presidente do Alfa Romeo Clube de Portugal, que na realidade se chama Clube Alfista de Portugal.
Na génese deste clube (o 1º desta marca em Portugal), o importador da marca simplesmente entendeu não haver vantágem nenhuma em apoiar a criação do mesmo, tendo mesmo a pessoa responsável por esta área (hoje já falecido) dito que não poderiamos usar o mome ou o lettering da marca.
Assim, optou-se por criar uma associação cujo verdadeiro nome é Clube Alfista de Portugal.
Com o correr do tempo e depois de haver alguma obra feita, o importador mudou a sua posição acerca do assunto e autorizou a mudança do nome que em termos legais numca se realizou uma vêz que não foi possivel reunir as assinaturas dos responsáveis pela entidade detentora dos direitos do nome.
Assim, o verdadeiro nome do clube mantém-se, embora se tenha optado pela sua mudança (não escriturada) tudo isto, obviamente devidamente autorizado pela Fiat Auto Portuguesa.
Quanto ao Alfanord, sou o sócio nº 22 e amigo pessoal que práticamente todos os membros dos corpos sociais e é um clube exactamente como o outro.
Simplesmente tem como filosofia uma forma de estar mais regional, circuscrevendo-se á zona norte do país...
Note-se, no entanto que nada há que os impeça de realizar eventos em qualquer lado, se assim o desejarem, nem têm qualquer espécie de vinculo ou subordinação ao "Alfa Romeo Clube de Portugal".
Este clube, aliás, nasce da necessidade detectada pelos (muitos e bons) Alfistas do norte de um maior nº de eventos na sua zona, necessidade essa que a direcção do Alfa Romeo Clube de Portugal (da qual eu já não fazia parte) não quiz ou não pôde colmatar, criando uma secção norte.
Qualquer um dos clubes, tem desenvolvido um extraordinário trabalho, embora hoje em dia eu me identifique um pouco mais com o caminho e orientação seguidos pelo Alfanord.
Boas curvas
Carlos Vaz