CNV (PTCC) 2007 - Campaniço campeão na cat. 2

citação:Originalmente colocada por JRodrigues

CNV: Dois projectos que poderão dar que falar

O panorama do Campeonato Nacional de Velocidade (CNV) não é fabuloso, a edição 2006 é, de momento, uma verdadeira incógnita. Chegamos a Fevereiro e não existe um só piloto confirmado oficialmente. Contudo, não quer isto dizer que não vamos ter provas com mais de dezena e meia de viaturas. Haja esperança e muita convicção.

Neste momento, existem duas entidades, que por razões óbvias não revelaremos a identidade, estão a tomar diligencias para participar no CNV com carros que nunca vimos em acção no nosso em Portugal. Em comum, ambas estão a trabalhar em projectos com viaturas do construtor nipónico Honda.

Um piloto que teve uma aparição esporádica neste campeonato organizado pela FPAK pensa regressar após quatro anos de paragem. Se tudo correr bem, vamos ver entre nós um Honda Integra DC5, uma viatura que é muito habitual nos Campeonato de Turismo de Macau (MTCC) e de Hong Kong (HKTCC), para além da sua forte incidência em competições automobilísticas no Japão.

O segundo projecto aparece-nos de uma bem conhecida e estruturada equipa da nossa praça, e com currículo no CNV, está em negociações com a italiana JAS Motorsport para a aquisição de dois Honda Accord S2000 (na foto). Apesar do interesse demonstrado por alguns pilotos, estes duas viaturas poderão ser as primeiras a correr em Portugal segundo a regulamentação Super-2000 da FIA.

Mesmo que estes dois interessantes projectos caiam em saco roto, esperemos que não, a presença da Honda no CNV é quase uma certeza, visto que a VR2 Motorsport tem três Honda Civic Type-R, o campeão em título Vítor Souto tem um semelhante, Manuel Martins idem e Francisco Sande e Castro possuí um outro, muito utilizado por Cruz Martins no “Test-Day” do Autódromo do Estoril realizado no terceiro fim-de-semana do pretérito mês de Janeiro.

www.sportmotores.com

Eu sei de 3 pilotos que já estiveram para comprar S2000 e já desistiram. Não creio que essa classe vá para a frente.

Diesel de volta?

citação:Manuel Pedro Fernandes, conhecido piloto de Vila Real, demonstrou a sua abertura para participar no Campeonato Nacional de Velocidade 2006, com o seu “fiel” BMW 320 a Diesel. Isto caso haja possibilidades de uma alteração aos regulamentos, de forma a permitir a sua participação e quem sabe, a de outros em condições idênticas.

“Tenho o carro pronto para competir e este ano gostaria de poder participar no Nacional de Velocidade, que ao que sei ainda não tem muitos inscritos. Sei que poderia participar no Open de Velocidade, mas não vejo grande interesse, porque o meu carro não consegue óbviamente acompanhar os Radical e os restantes carros que lá vão andar. Como gosto de me divertir e para mim o automobilismo é um hobby, penso que o meu BMW 320D de poderia integrar muito bem no CNV e com isso dar o meu contributo para animar estas corridas. Deixo aqui um apelo, no sentido do regulamento poder ser modificado e assim permitir a entrada de um carro válido, para contribuir para o espectáculo em pista.“

citação:Originalmente colocada por Papi

Diesel de volta?

citação:Manuel Pedro Fernandes, conhecido piloto de Vila Real, demonstrou a sua abertura para participar no Campeonato Nacional de Velocidade 2006, com o seu “fiel” BMW 320 a Diesel. Isto caso haja possibilidades de uma alteração aos regulamentos, de forma a permitir a sua participação e quem sabe, a de outros em condições idênticas.

“Tenho o carro pronto para competir e este ano gostaria de poder participar no Nacional de Velocidade, que ao que sei ainda não tem muitos inscritos. Sei que poderia participar no Open de Velocidade, mas não vejo grande interesse, porque o meu carro não consegue óbviamente acompanhar os Radical e os restantes carros que lá vão andar. Como gosto de me divertir e para mim o automobilismo é um hobby, penso que o meu BMW 320D de poderia integrar muito bem no CNV e com isso dar o meu contributo para animar estas corridas. Deixo aqui um apelo, no sentido do regulamento poder ser modificado e assim permitir a entrada de um carro válido, para contribuir para o espectáculo em pista.“

Para bem da velocidade nacional, a FPAK devia aceitar. Mas também devia fazer muita coisa que não faz...

Parece que está (re)confirmada a crise [xx(]

citação:A já esperada fraca adesão de concorrentes ao reformulado Campeonato Nacional de Velocidade 2006, não só devido à crise que afecta financeiramente o nosso país, mas também devido à tardia decisão sobre a implantação dos novos regulamentos, provocaram alterações em termos do calendário de provas.

Desta forma, a prova prevista para ser realiza em Espanha (Albacete) foi cancelada, tendo sido substituída por mais uma prova no Estoril no mês de Julho. Este anúncio afecta igualmente o calendário do Campeonato Nacional de Clássicos Velocidade, que acompanhavam o CNV na jornada em terras de Espanha.

Aqui fica o comunicado integral da FPAK sobre este assunto, hoje recebido:

Verificando-se que à data do fecho (15.03.2006) das pré-inscrições para o Campeonato Nacional de Velocidade 2006, o número mínimo de 15 (quinze) pré-inscritos no CNV (previamente estabelecido pela Direcção da FPAK) não foi cumprido, já que apenas oito Concorrentes efectuaram até essa data a sua pré-inscrição no CNV 2006, a Direcção da FPAK decidiu modificar o Regulamento do referido Campeonato, substituindo a prova anteriormente prevista para se dis****r em Espanha, por uma nova prova a dis****r no Circuito do Estoril em 08/09 de Julho de 2006. Já que não se justificariam os elevados custos que a realização dessa prova em Espanha implicaria, face ao reduzido número de inscritos que confirmaram em tempo a sua participação plena no CNV.

Foram igualmente suprimidos os Artigos 10.2 e 10.3 do Regulamento do CNV, pelo que, e pelo simples facto da sua participação numa das provas do CNV, todos os Concorrentes nela inscritos poderão pontuar para o respectivo Campeonato ou Taça Nacional de Velocidade.

No que refere aos Concorrentes que efectuaram regulamentarmente a sua pré-inscrição no CNV, poderão continuar a beneficiar das condições especiais de inscrição nas provas (e respectivo seguro) que constam do Regulamento do CNV, ou solicitar a devolução dos valores parciais já liquidados à FPAK e efectuarem individualmente as correspondentes inscrições em cada umas das sete provas que integrarão o CNV 2006.

Atendendo a que os calendários dos Campeonato Nacional e Trofeu Nacional de Clássicos – Velocidade incluíam a mesma prova prevista para se dis****r em Espanha (Albacete), foram igualmente modificados os respectivos calendários de provas, que passarão agora a incluir igualmente a prova a dis****r no Circuito do Estoril, em 08/09 de Julho de 2006.

Comunicado 031/2006-FPAK
Lisboa, 17 de Março de 2006

http://www.velocidade.online.pt/

Deixo aqui uma pequena antevisão do que deverá ser a lista de participantes do CNV, para vocês os ficarem a conhecer.

200632115257_souto.gif

Em primeiro lugar o Campeão Nacional do ano passado: Vitor Souto. Não sei nada sobre ele.

2006321145116_3V_02.jpg

Ao volante deste carro estará Vitor Mateus. É um senhor que já não é propriamente um jovem, mas que tem um bom carro e é muito lutador. Começou há pouco tempo na Velocidade e já foi Vice-Campeão Nacional.

200632115829_freitas.gif

Este Civic será guiado pelo Miguel Freitas que é um piloto bastante rápido, mas que teve alguns problemas com o carro. Este ano vai andar nas discussões de posição com os outros Type R. Já venceu a Honda BPI Cup "Promoção" e já participou em duas provas de Mégane nas World Series by Renault.

2006321151259_mmartins.gif

Este é Manuel Martins. Um piloto muito agressivo em pista que já foi por diversas vezes Campeão Nacional.

2006321151629_vr2.gif

Para terminar a "saga" dos Civic Type R, fica aqui este que, em princípio, também deve participar. Ainda não se sabe quem será o piloto. No ano passado foi conduzido, esporadicamente, por João Pina Cardoso e Francisco Carvalho.

2006321152543_pina.gif

Passando para a saga dos Clio, começo pelo João Pina Cardoso. É um piloto com quase 20 anos de experiência, já ganhou o próprio troféu Clio (um dos mais competitivos dos últimos tempos), perdeu o troféu Seat Leon por um ponto e luta constantemente pelas posições cimeiras.

2006321152846_OPEN1.jpg

Este carro será guiado pelo Francisco Carvalho. É um piloto muito experiente e rápido. Já ganhou diversas competições e este ano vai estar a dis****r, simultaneamente, a Super Copa Leon espanhola.

2006321153156_2O_03.jpg

Este é José Monroy. Trabalha quase diariamente no Autódromo do Estoril e conhece essa pista muito bem. No entanto, não costuma dis****r os primeiros lugares, apesar de ser rápido.

2006321153435_54845185.jpg

Este Clio RS vai ser tripulado pelo Nuno Baptista. É um piloto igualmente rápido, vencedor da Taça Corolla. Tem um bom carro para lutar pelos primeiros lugares. Os seus últimos projectos, infelizmente, não têm corrido muito bem e, por isso, ele vemd e faca nos dentes, de certeza.

2006321153924_BRG3_34.jpg

O Gonçalo Manahu vai voltar a conduzir o seu Clio RS. Já tem bastante experiência com o carro, mas também não aposto nele para ganhar.

*As fotos foram retiradas de alguns sites nacionais com a única intenção de promover o Campeonato Nacional de Velocidade e seus pilotos.

Estes são aqueles que eu acho que vão participar. Devem haver outros, espero eu. Quando houver novidades, eu posto.

As minhas apostas para vencer a competição vão para João Pina Cardoso (Clio), Miguel freitas (Civic) ou Vitor Souto (Civic). Caso o Francisco Carvalho não tivesse que faltar à última prova, também apostava nele.

Se lerem aquilo que escrevi sobre os pilotos vão reparar que são poucos, mas muito bons! Quase todos já ganharam alguns campeonatos! Vai ser muito renhido.
Espero que gostem :)

[8)]O problema do CNV não está só nos carros e regulamentos enquanto as corridas se resumirem ao Autodromo do Estoril e Palmeiras em Braga o Campeonato nacional não tem grande interesse

:)Há que regressar ao mitico circuito de Vila Real e Vila do Conde [8D]Já agora em que pés andará o autodromo de Portimão ?? parece que a ideia tem pernas para andar ;)Enfim enquanto não houverem uma divercidade de pistas que abranjam o Paìs de norte a sul o campeonato nacional nunca terá aquela importância que realmente merece e que a partir daí sim começaríamos a ter mais interresse dos Pilotos Nacionais[:X]

Cá está a lista oficial de inscritos!

CAMPEONATO NACIONAL DE VELOCIDADE
CLASSE 2 e 3
N.º CONCORRENTE LIC. CONDUTOR LIC. VIATURA CL.
2 VR2 Motorsport 1551 Vitor Mateus 300 Honda Civic 2
3 VR2 Motorsport 1551 Miguel Freitas 510 Honda Civic 2
4 João Pina Cardoso 1880 João Pina Cardoso 1880 Renault Clio 3
5 Team ACDME 1879 José Monroy 970 Renault Clio 3
6 Francisco Carvalho 2114 Francisco Carvalho 2114 Renault Clio 3
7 Nuno Batista Nuno Batista Renault Clio 3
8 Gonçalo Manahu 1990 Gonçalo Manahu 1990 Renault Clio 3
10 Vasco Campos Vasco Campos 1998 Renault Clio 3
11 Antonio João Silva Antonio João Silva Peugeot 205 2
9 INSCRITOS

205?! [:0]

O Peugeot é o 206 RC. Às vezes há esses enganos nas inscrições...
Por sinal esse RC é um carro muito atraente. É pena não estar desenvolvido o suficiente para acompanhar os pilotos da frente...
Infelizmente, há 3 civics que eu indiquei que iriam participar que afinal não vão :( Um deles é o Campeão Nacional Vítor Souto...[8]
São poucos carros, mas a luta deve ser muito renhida.

Pois, bem me parcia que era 206, assim já sei qual é...
206rc7lo.jpg

Este ano quem vai mandar naquilo vão acabar por ser os Clios, esses carros são mesmo fantásticos... [B)]

Já agora fica a curiosidade:
Os Honda Civic Type R têm cerca de 260 cavalos - se não estou em erro-, têm uma caixa manual de comando em H de 6 velocidades e utilizam pneus slicks da Yokohama.
Os Renault Clio Sport têm 180-190 cavalos, caixa manual de comando sequencial de 6 velocidades e pneus slicks da Michelin.
Apesar da grande diferença de cavalos, o Clio consegue fazer tempos melhores. É preciso não esquecer que os Michelin são melhores que os Yokohama e que os Civic são carros de estrada preparados para competição enquanto que os Clio são carros que foram produzidos de raíz para competição na fábrica da Renault Sport.
O interior dum Clio é isto:
s500x500

E o interior dum Civic é PARECIDO com isto:
s500x500

citação:Originalmente colocada por tism

Parece que dão chuva para todo o fds... Bah![8]

Papi, essa foto está muito fixe. Tens muitas fotos tiradas no Estoril?

Neste momento são 2,60 GB em 3.339 fotos, da época passada. a ver se este ano aumento ai mais um bom número. [8D]

Cm é que ficou a história em relação ao pneus? ficou livre?

Assim derepente encontrei uma, mas isto procurar no meio dos Civics do BPI... São todos iguais.. depois logo procuro mais umas...;)
tmarques3yu.jpg

Voltar
Superior