Cobrar cancelamento do hotel !!

Este ultimo hotel onde estive, via booking, no acto da reserva não foi cobrado qualquer taxa mas tambem não foi preciso qualquer cartão de crédito para garantir a reserva. E dizia que o cancelamento menos de 2 dias antes era cobrado taxa, nem sei como.

A cena é que quando lá cheguei tive de pagar logo a estadia no dia que entrei , mas pronto é-me igual ao litro.

De resto no booking crio um cartão de crédito temporário via mbnet e é sempre na boa. Crio um cartão com o valor da reserva mas conheço quem já tenha feito reservas de 200 e tal euros com cartão mbnet de 5 euros e eles aceitam na boa lol.

Como consegues confirmar que o cc não é verificado?

Em todo o caso é raro eu não pagar logo na hora a reserva.

Referes-te à verificação do cartão como faz por exemplo a Amazon? Mas isso não garante absolutamente nada para o hotel, apenas prova que o cartão funciona. Se tiveres 1 euro de plafond, dá na mesma

Referes-te à verificação do cartão como faz por exemplo a Amazon? Mas isso não garante absolutamente nada para o hotel, apenas prova que o cartão funciona. Se tiveres 1 euro de plafond, dá na mesma
Presumo que sim nas plataformas tipo booking.

As situações que nada é confirmado é quando a reserva é directa para o hotel por e-mail e tudo é pago no final, mesmo depois do check out. Falo em nome de empresa.

A título particular faço no booking é pago sempre que possível previamente.

não é 1 euro, é a quantia que quiserem. A amazon provavelmente faz um euro.

é uma chamada de autorização (auth) para a rede do cartão (visa, mastercard, etc) com um determinado valor. Retorna um código que pode ser usado futuramente para fazer a captura do dinheiro (capture) sem ser necessário ter quaisquer dados do cartão nesse momento.

Na booking já me rejeitaram uma reserva com um mb net que no cobria a totalidade do valor da mesma.

Ninguém anda a dormir... Os que aceitam provávelmente nem verificam

não é 1 euro, é a quantia que quiserem. A amazon provavelmente faz um euro.

é uma chamada de autorização (auth) para a rede do cartão (visa, mastercard, etc) com um determinado valor. Retorna um código que pode ser usado futuramente para fazer a captura do dinheiro (capture) sem ser necessário ter quaisquer dados do cartão nesse momento.

Mas espera lá, isso é uma autorização normal e fica o dinheiro cativo na conta, seja a débito ou seja a crédito.
Não era isso que o Obtuso estava a falar, com toda a certeza.

Eu percebo os dois lados... se por um lado percebo que a segurança em fazer uma reserva com CC é relativamente baixa depois da info do mesmo chegar ao Hotel, por outro lado percebo perfeitamente que o Hotel fique com o direito de cobrar algumas coisas ao cliente. Digo isto particularmente no que diz respeito ao minibar - já tive conhecimento de clientes que declaram consumo de uma água no minibar (algo tipo 2,5 ou 3 euros), mas que na prática foram aí uns 25 euros (entre águas, Colas, gins e tónicas, amêndoas torradas com uma cobertura XPTO, etc.).Só quando o cliente está a uns valentes Kms do Hotel é que verificam o minibar. Ainda bem que há um CC, que eles cobram na mesma.

Já me aconteceu, a última vez foi bem recentemente.

Estive num hotel por 5 dias e consumi alguns items do minibar, e no último já não me lembrava do que tinha consumido. No check-out perguntaram-me se tinha algum consumo do útlimo dia e eu disse (honestamente) que tinha consumido algumas coisas, não me lembrava desse dia em particular.

Faturaram-me 8 euros posteriormente, e debitaram no cartão de crédito. Fiquei bastante chateado porque essa cobrança foi feita sem aviso e sem autorização. Como tinham o número do meu cartão no sistema, acharam-se no direito de cobrar sem aviso. Ora, isto é ilegal e se eu fosse chato tinha arranjado problemas para eles. Não me quis chatear por 8 euros, mas é algo que os hotéis fazem constantemente e que é absurdo. Eles têm primeiro de comunicar e pedir autorização para debitar o que quer que seja, a não ser que tenham um contrato onde assines e autorizes expressamente tal coisa, ou em alternativa uma pré-autorização bancária ainda não utilizada. Cobrar diretamente do cartão é que não...

Reclamei e eles deram-me razão. Não se trata do valor, porque esse eu não me recuso a pagar, mas sim do abuso de cobrar por algo sem aviso e sem consentimento.

Por acaso é daquelas coisas que não tem segurança nenhuma.

Reserva-se um hotel , pedem o CC , mandam-se os dados aquilo caí num email de um recepcionista que pode fazer o que quiser com os dados.

A certa altura não me apeteceu gerar um mbnet e coloquei os dados do cc normal numa reserva booking.

Passado uns 2ou 3 meses o meu cartão é clonado. Felizmente o banco assumiu.

Não tenho a mínima dúvida q isso aconteceu na operação do booking.

Ainda lhes mandei um mail a avisar mas começaram com tretas q o sistema é seguro e não sei quê.

Mas espera lá, isso é uma autorização normal e fica o dinheiro cativo na conta, seja a débito ou seja a crédito.
Não era isso que o Obtuso estava a falar, com toda a certeza.

não há "checks" de 1 euro, só há autorizações.

quando a amazon faz isso, fica 1 euro cativo (ou eles cobram 1 euro e dão-te depois)

não há "checks" de 1 euro, só há autorizações.

quando a amazon faz isso, fica 1 euro cativo (ou eles cobram 1 euro e dão-te depois)

Eu não me recordo muito bem agora, mas há um tipo de validação do CC que não debita nada, é uma espécie de autorização que cancela na mesma hora. Sinceramente não sei a parte técnica por trás disto, mas lembro-me perfeitamente de ter operações deste género no meu CC, que não ficam cativas nem aparecem nos movimentos.

As autorizações normais, que são as que fazem os hotéis ou rent-a-car, ficam cativas pelo menos alguns dias, e em certos bancos podem ser mesmo Muitos dias.

há 2 operações básicas com cartões: auth e capture.

auth cativa uma quantia, recebes um código de volta e podes usá-lo para fazer o capture mais tarde sem precisares de teres o cartão (CNP - card not present).

o código do auth só é válido durante um certo tempo, mas podem ser bastantes dias.

no entanto não é obrigatório chamares o auth, podes fazer logo o capture se queres é tirar dinheiro de imediato.

depois há outra operação que permite cancelar um auth, mas não é garantido que todos os bancos suportem - pode funcionar ou não. Acho que é a isto que te deve estar a referir. Há empresas que fazem um auth de 1 euro e cancelam-no de imediato, mas nem sempre é suportado pelo banco.

há também operações de refund que permitem anular uma transacção já efectuada.

há 2 operações básicas com cartões: auth e capture.

auth cativa uma quantia, recebes um código de volta e podes usá-lo para fazer o capture mais tarde sem precisares de teres o cartão (CNP - card not present).

o código do auth só é válido durante um certo tempo, mas podem ser bastantes dias.

no entanto não é obrigatório chamares o auth, podes fazer logo o capture se queres é tirar dinheiro de imediato.

depois há outra operação que permite cancelar um auth, mas não é garantido que todos os bancos suportem - pode funcionar ou não. Acho que é a isto que te deve estar a referir. Há empresas que fazem um auth de 1 euro e cancelam-no de imediato, mas nem sempre é suportado pelo banco.

há também operações de refund que permitem anular uma transacção já efectuada.

Não falta aí o bail?
auth - verifica se o cartão é válido, e pode ou não tirar dinheiro
bail - cativar dinheiro
capture - cobrar efectivamente o dinheiro
cancel - cancelar a bail (libertar)
refund - devolução de um valor cobrado

Pelo menos é assim que tenho trabalhado...

Não falta aí o bail?
bail - cativar dinheiro

isto já faz mais sentido.

Já agora, eu tenho um MasterCard em particular que demora mais de um mês a libertar o dinheiro cativo, deve ser um dos que referiram que não suporta o "cancel".

Se for uma autorização que é posteriormente usada (por exemplo, autorizar 500€ e no fim cobrar 300€), é na boa, o resto fica livre assim que cai a transação. Mas se for uma transação cancelada, por exemplo 500€ sem usar nada, por vezes fico com o dinheiro cativo por mais de 30 dias, ou em alternativa tenho de mandar o recibo do cancelamento e esperar que eles tenham a boa vontade de cancelar manualmente.

Não falta aí o bail?
bail - cativar dinheiro

a maioria das APIs das payment gateway hoje em dia funcionam como eu descrevi. Poderá haver diferentes.

o auth sem dinheiro não faz muito sentido, porque não consegue verificar se há fundos ou não. Há outras APIs de controlo de fraude que são usadas para verificar se os cartões são ou não válidos.

Já agora, eu tenho um MasterCard em particular que demora mais de um mês a libertar o dinheiro cativo, deve ser um dos que referiram que não suporta o "cancel".

sim, mas não tem a ver com a rede (mastercard, visa) mas com o banco que emite o cartão.

Se for uma autorização que é posteriormente usada (por exemplo, autorizar 500€ e no fim cobrar 300€), é na boa, o resto fica livre assim que cai a transação. Mas se for uma transação cancelada, por exemplo 500€ sem usar nada, por vezes fico com o dinheiro cativo por mais de 30 dias, ou em alternativa tenho de mandar o recibo do cancelamento e esperar que eles tenham a boa vontade de cancelar manualmente.

quando fazes o capture podes sempre enviar um valor inferior ao do auth, é esse que é cobrado e completa a cativação.

E ligares para o hotel a explicar o que se passou a ver se eles te cancelam a reserva sem te cobrarem nada?

Se só se passou umas horas duvido muito que o hotel te vá cobrar seja o que for.

Se cobrar, meu amigo, só tinhas de estar atento e ver os termos e condicoes.

a maioria das APIs das payment gateway hoje em dia funcionam como eu descrevi. Poderá haver diferentes.

o auth sem dinheiro não faz muito sentido, porque não consegue verificar se há fundos ou não. Há outras APIs de controlo de fraude que são usadas para verificar se os cartões são ou não válidos.

Trabalho com 1 tal como a descrevi. O auth pode ou não levar valor (por norma leva o $1).

É bom saber que trabalhas na "área", se surgir alguma dúvida ou procura de sugestões [;)]

Voltar
Superior