[Crime] Código cartão Multibanco

pag

New member
Boas!

Criei este tópico para alertar todos que tem o ano de nascimento como código do cartão multibanco que o alterem, pois na semana passada roubaram a carteira a um amigo meu e, por sinal tinha esse código, que souberam, como é obvio, através do BI. Resultado: levantarm o máximo permitido e ainda fizeram uma compra de 3000 €.[8b] Disseram-lhe que é o primeiro código que os ladrões tentam.

Há uns bons anos atrás, namorei com o uma rapariga cujo código do telemóvel e dos cartões multibanco era 0000. Depois disso, já estou por tudo.[:D]

Vejo pelo menos 3 erros:
- Ter um pin relacionado com os nossos dados pessoais
- Ter tanto dinheiro disponivel 'a ordem
- Nao cancelar o cartao logo que se soube que tinha sido roubado

O teu amigo estava mm a pedi-las

Vejo pelo menos 3 erros:
- Ter um pin relacionado com os nossos dados pessoais
- Ter tanto dinheiro disponivel 'a ordem
- Nao cancelar o cartao logo que se soube que tinha sido roubado

O teu amigo estava mm a pedi-las

É assim tanto dinheiro?
Eu por causa do meu trabalho preciso de ter sempre dinheiro disponível... e 3400€ não é assim tanto dinheiro quanto isso.

Eu normalmente tenho cuidado com o montante que tenho 'a ordem assim com o limite de credito no VISA. Com o online banking rapidamente transfiro o dinheiro para a conta 'a ordem caso precise. E tambem gosto de ter o maximo de dinheiro aplicado. Dinheiro 'a ordem e' dinheiro empatado.

Os ladrões devem ter tido um orgasmo cerebral quando o código foi aceite.

Isso é daqueles erros que já não se devem fazer, ainda mais com a facilidade de obter informações que existe. O mesmo se aplica aos códigos como o ano de nascimento dos filhos e por ai.

Uma compra de 3.000 €? Dass...[s)]

Hoje em dia, usar esse tipo de código é demasiado básico.

Com tantos avisos que se fazem...

Eu normalmente tenho cuidado com o montante que tenho 'a ordem assim com o limite de credito no VISA. Com o online banking rapidamente transfiro o dinheiro para a conta 'a ordem caso precise. E tambem gosto de ter o maximo de dinheiro aplicado. Dinheiro 'a ordem e' dinheiro empatado.

Sem dúvida!apr:)

Façam como eu - o meu código PIN é sempre uma combinação do número do cartão. Mas é uma combinação que ninguém vai descobrir, como é óbvio, a não ser que pense em todas as situações possíveis.

Por exemplo , se o número do cartão for 4225 4567 9876 0932

podemos utilizar uma fórmula tipo: Primero dígito do Pin é a soma dos dois últimos números (3+2=5, se der mais de 10, é o último dígito).
para o segundo dígito é igual, mas usamos os dois primeiros números (4+2=6)
Terceiro e quarto dígitos são os números do centro ao contrário (9 7)

Neste caso teríamos 5697

Obviamente não é esta a fórmula que eu uso para os meus cartões, foi só um exemplo. Isto permite que tenhamos uma fórmula geral para todos os cartões. Passado algum tempo, acabamos por decorar o PIN e se não decorarmos, é só lembrar da fórmula, que é única para todos [:D]

É assim tanto dinheiro?
Eu por causa do meu trabalho preciso de ter sempre dinheiro disponível... e 3400€ não é assim tanto dinheiro quanto isso.

Hoje em dia sim.

Depois de pagares tudo o que deves (luz, água, gás, carro e prestação da casa se for o caso) é uma quantia à ordem considerável.

Outra idéia muito boa é separar o número do cartão em 4 partes, uma para cada algarismo do PIN. Podemos arranjar uma fórmula para todos os grupos de algarismos, por exemplo:

4225 6527 8596 3652

O PIN pode ser o conjunto dos últimos dígitos da soma de cada grupo.

4+2+2+5 = 13 (3)
6+5+2+7 = 20 (0)
8+5+9+6 = 28 (8)
3+6+5+2= 16 (6)

Neste caso o pin seria 3086 .

Mais uma vez repito que isto é só um exemplo, convém arranjar uma combinação mais elaborada

Façam como eu - o meu código PIN é sempre uma combinação do número do cartão. Mas é uma combinação que ninguém vai descobrir, como é óbvio, a não ser que pense em todas as situações possíveis.

Por exemplo , se o número do cartão for 4225 4567 9876 0932

podemos utilizar uma fórmula tipo: Primero dígito do Pin é a soma dos dois últimos números (3+2=5, se der mais de 10, é o último dígito).
para o segundo dígito é igual, mas usamos os dois primeiros números (4+2=6)
Terceiro e quarto dígitos são os números do centro ao contrário (9 7)

Neste caso teríamos 5697

Obviamente não é esta a fórmula que eu uso para os meus cartões, foi só um exemplo. Isto permite que tenhamos uma fórmula geral para todos os cartões. Passado algum tempo, acabamos por decorar o PIN e se não decorarmos, é só lembrar da fórmula, que é única para todos [:D]
Eu uso uma palavra de quatro letras, em que cada letra corresponde a um algarismo...

O mais chato é se só te lembrares[:D] que não não te lembras[:D] do código depois do cartão estar dentro da máquina, p. ex. [:p]

Back