[Crime] Código cartão Multibanco

Vejo pelo menos 3 erros:
- Ter um pin relacionado com os nossos dados pessoais
- Ter tanto dinheiro disponivel 'a ordem
- Nao cancelar o cartao logo que se soube que tinha sido roubado

O teu amigo estava mm a pedi-las

Ele foi roubado no El Corte Inglés em Lisboa, quando estava a almoçar e assim que soube cancelou logo, só que não foi a tempo.

Não é preciso estar com grandes fórmulas. Se o código é aleatório a probabilidade de acertarem nele é ínfima, a não ser que tenham equipamento específico para isso mas nesse caso código nenhum é seguro.

Façam como eu - o meu código PIN é sempre uma combinação do número do cartão. Mas é uma combinação que ninguém vai descobrir, como é óbvio, a não ser que pense em todas as situações possíveis.

Por exemplo , se o número do cartão for 4225 4567 9876 0932

podemos utilizar uma fórmula tipo: Primero dígito do Pin é a soma dos dois últimos números (3+2=5, se der mais de 10, é o último dígito).
para o segundo dígito é igual, mas usamos os dois primeiros números (4+2=6)
Terceiro e quarto dígitos são os números do centro ao contrário (9 7)

Neste caso teríamos 5697

Obviamente não é esta a fórmula que eu uso para os meus cartões, foi só um exemplo. Isto permite que tenhamos uma fórmula geral para todos os cartões. Passado algum tempo, acabamos por decorar o PIN e se não decorarmos, é só lembrar da fórmula, que é única para todos [:D]

Menos Sheldon [:D]
Pff são só 4 números...usem o pin que vem de origem e problem solved.

E o eterno 1234 deve ser a 2ª tentativa dos ladrões, :)

Quanto ao que dizem de ter tanto dnheiro à ordem, podia não ter dinheiro à ordem, por exemplo a conta podia ter um descoberto autorizado.

As minhas palavras passe e pin são simples e derivam todas do mesmo.
Há uma palavra passe principal, que se forma alternando letra grande e pequena, e letras alternadas com números
Por exemplo:
505827 - Inicio do código de barras de qualquer coisa
IzAnAmI - Personagem da mitologia japonesa
I5z0A5n8A2m7I - Palavra passe para coisas de grande segurança, o pc, email...
5058 e 5827 - Pins para os cartões e telemóvel.
izanami - Senha para sites da treta.
E muda todos os 5 a 7 meses.

Por acaso os cartões multibanco têm duas vulnerabilidades que convinha erradicar de vez:

1- A banda magnética que é tão fácil de copiar.

2- O PIN que devia ter mais dígitos, no mínimo 6.

preferi tb decorar o numero que veio com o cartão tb nunca tenho mto dinheiro à ordem e se por algo transcendente tiver é logo passado para aplicações[;)]

Por acaso os cartões multibanco têm duas vulnerabilidades que convinha erradicar de vez:

1- A banda magnética que é tão fácil de copiar.

2- O PIN que devia ter mais dígitos, no mínimo 6.

a caixadirecta pelo menos tem 6. deviam aprender aqui...

Menos Sheldon [:D]
Pff são só 4 números...usem o pin que vem de origem e problem solved.

Vocês não perceberam a idéia. Entre visa e multibanco eu tenho 9 cartões diferentes, e todos eles com códigos diferentes. Eu por acaso lembro-me de quase todos, mas é por isso que uso a tal fórmula. Assim caso esqueça de um PIN, é só calcular [:p]

Back