Colégios de Lisboa

Conheço quem tenha os filhos no Pedro Arrupe e no Champagnat e não têm queixas. Conheço também quem tenha andado no Moderno e no São Miguel Arcanjo e também sem nada a apontar.

No fundo é como já disseram, no fim vai dar tudo ao mesmo. Vais ouvir mal, vais ouvir bem. Eu optaria pelo que oferecesse melhores actividades e tivesse melhores condições. Acho que iria recair pelo Arrupe. [:D]

Edit: Mas depois no 7º ano punha o puto na Arco-Iris (nº 2 da Portela).

Última edição:
Ai sim entao porque???alguem que nao seja rico nao consegue ter boas notas???por ser rico o filho de certeza que tem um qi acima da media lolol

Não é que uma pessoa de um estrato social superior tenha uma inteligência superior à média, mas o que acontece é que devido ao contexto socioeconómico superior em que se insere terá uma maior predisposição, incentivo e vontade para estudar, isto porque terá melhor e maior acesso à cultura e porque os pais, supostamente, serão mais qualificados.

Está mais que provado que o contexto socioeconómico tem influência nos resultados. Não se trata de uma questão de inteligência.

Imagina que vives na Praça de Londres, os teus pais são prof. universitários ambos doutorados e lêem livros depois de jantar e imagina depois que vives num bairro social, os teus pais são analfabetos, vêm a Casa dos Segredos depois de jantar e os rapazes da tua idade são toxicodependentes e delinquentes. Em qual das situações, para um mesmo QI, é que achas que terias melhores notas?

Não é que uma pessoa de um estrato social superior tenha uma inteligência superior à média, mas o que acontece é que devido ao contexto socioeconómico superior em que se insere terá uma maior predisposição, incentivo e vontade para estudar, isto porque terá melhor e maior acesso à cultura e porque os pais, supostamente, serão mais qualificados.

Está mais que provado que o contexto socioeconómico tem influência nos resultados. Não se trata de uma questão de inteligência.

Imagina que vives na Praça de Londres, os teus pais são prof. universitários ambos doutorados e lêem livros depois de jantar e imagina depois que vives num bairro social, os teus pais são analfabetos, vêm a Casa dos Segredos depois de jantar e os rapazes da tua idade são toxicodependentes e delinquentes. Em qual das situações, para um mesmo QI, é que achas que terias melhores notas?

Assim que li "livros", pensei logo que vinha aí a comparação com a casa dos segredos.

Assim que li "livros", pensei logo que vinha aí a comparação com a casa dos segredos.

São conceitos opostos, é certo.[:D] Mas há uma particularidade: quem sabe o que são livros, sabe o que é a Casa dos Degredos, mas quem vive nessa Casa até poderia perguntar: "Livros, o que é isso?"

Acho que isso não tem nada haver...

Nada a ver... Aprendi isso no ensino público [;)]
Desculpem o offtopic, mas quando se fala na qualidade de ensino não resisti a esta pequena piada.
E não tenho nada contra o ensino privado, aliás se vivesse na area metropolitana de Lisboa, muito provavelmente o meus filhos frequentariam o ensino privado.

Depois há os casos em que frequentar o privado no secundário dá muito jeito, ainda o ano passado durante as férias de verão, no dia em qua sairam as notas dos exames nacioanis, assisti da varanda do hotel a telefonemas de um menino para três professores, que precisava de ter mais nota na disciplina, para compensar o desaire do exame, não sei se o conseguiu ou não, mas pelo menos um fez-lhe uma oral por telefone no dia seguinte..

Fica fora de mão, mas é conveniente tendo em conta os trajectos diários [;)]
Prefiro uma escola com possibilidade de continuar para além do 4º ano, daí pre-seleccionar estas.

é bom e é mau...

Por um lado evitas uma nova integração e assimilação de novas rotinas.
Por outro, perde-se um pouco aquela "mística" toda à volta do ida para o secundário.

No meu caso eu dei prioridade a uma escola da creche até ao 4 ano próximo de casa.
Pago quase 500€ para uma criança no 1º ciclo e tem 2 actividades desportivas extracuriculares + praia + tempos livres até 19h30.

Até agora nada a apontar a não ser a estupidez de alguns pais que acham que a exigência do professor é muito elevada e que ele é um bocado "torto" nas aulas com os putos mais reguilas.
Digamos que é um prof com uma visão de ensino mais exigente que o usual.

Acho que isso não tem nada a ver... Bem, os pais têm culpa no cartório se tal acontecer. Eu estudei em colégios e em escolas públicas.

Nunca fui a criança mimada, com mania! Mas, nesses colégios a probabilidade de encontrar as "tias de Cascais" é enorme! [:D][:D][:D]

*A lembrar-se de algumas senhoras que tratavam os filhos por você*

Tiveste lá em que ano?

Considero uma vantagem a possibilidade de continuar na mesma escola para alem do 4º ano. No meu caso, estudei num colégio privado desde a creche ao 12º ano e só tenho a dizer bem e ainda hoje (passados 16 anos) falo com colegas, professores e funcionários daquele tempo. Obviamente que havia regras a cumprir mas estava longe de ser uma "prisão" como já vi descrito por aqui.

Não posso dar grande ajuda relativamente a lista colocada porque não os conheço profundamente, no entanto sei que são garantia de superior qualidade de ensino e segurança. Mas claro se me perguntassem aconselhava aquele em que andei
[:D]

é bom e é mau...

Por um lado evitas uma nova integração e assimilação de novas rotinas.
Por outro, perde-se um pouco aquela "mística" toda à volta do ida para o secundário.

No meu caso eu dei prioridade a uma escola da creche até ao 4 ano próximo de casa.
Pago quase 500€ para uma criança no 1º ciclo e tem 2 actividades desportivas extracuriculares + praia + tempos livres até 19h30.

Até agora nada a apontar a não ser a estupidez de alguns pais que acham que a exigência do professor é muito elevada e que ele é um bocado "torto" nas aulas com os putos mais reguilas.
Digamos que é um prof com uma visão de ensino mais exigente que o usual.

Se não te importares, gostava de saber qual é a escola. Se não te quiseres expor demasiado, envia PM, por favor.

Considero uma vantagem a possibilidade de continuar na mesma escola para alem do 4º ano. No meu caso, estudei num colégio privado desde a creche ao 12º ano e só tenho a dizer bem e ainda hoje (passados 16 anos) falo com colegas, professores e funcionários daquele tempo. Obviamente que havia regras a cumprir mas estava longe de ser uma "prisão" como já vi descrito por aqui.

Não posso dar grande ajuda relativamente a lista colocada porque não os conheço profundamente, no entanto sei que são garantia de superior qualidade de ensino e segurança. Mas claro se me perguntassem aconselhava aquele em que andei

Podes dizer qual foi o colégio em que andaste?

Correção: desde o jardim infância em vez de creche

Exacto, não quer dizer que sejam melhores ou piores do que escolas públicas no que toca a notas. Quer apenas dizer que têm alunos de extractos sociais mais elevados, que são aqueles que normalmente conseguem obter melhores notas. Mas estes alunos tanto obteriam boas notas numa escola pública como numa privada...

Não é bem assim porque nos colégios privados, se houver graves notas a determinada disciplina em determinadas turmas, será efectuada uma " inspecção " aos profs de modo a saber o que se passa. No público temos turmas a terem todos ou quase todos os alunos negativas a algumas disciplinas, já no privado isso é alvo de uma avaliação ao prof ou aos alunos para saber o que está a falhar, e corrigir essa situação.

Eu e as minhas irmãs estudamos todo o tempo em escolas privadas. Eu no Valsassina elas no Charle Lepierre. Sinceramente acho que nos faltou variedade de experiências. A entrada na faculdade acabou por ser a primeira mudança desde os 4 anos.

Baseado na minha experiência para os meus filhos segui uma estratégia diferente, ensino privado até ao 9º, público daí para diante. Acho que com esta variedade de ambientes ficam melhor preparados para a vida.

Curiosamente a minha mulher, que estudou sempre no público, é que era a grande defensora da permanência no colégio até ao 12º ano. Vá-se lá perceber estas coisas! [:D]

A questão Público VS privado na minha opinião resume-se só a 1 coisa.

No privado, a qualidade dos laços de amizades é maior.
Quando falo de qualidade, é o benefício (rentabilidade) que os filhos podem tirar dessas amizades no futuro quer em influência quer em "cunhas" ( temos que ser realistas).

Por exemplo o caso SJB. Qualquer ex aluno dá a mão a outro ex aluno por exemplo em negócios ou emprego.
O mesmo se passa com universidades e colegas ou pessoas que fizeram os mesmos cursos.

E normalmente os laços até aos 18 são mais fortes que os posteriores pelo que vale a pena influenciar a qualidade média das amizades dos nosso filhos.

Isso dificilmente se conseguem em escolas publicas de cidade.

Desculpem-me o pragmatismo.

A questão Público VS privado na minha opinião resume-se só a 1 coisa.

No privado, a qualidade dos laços de amizades é maior.
Quando falo de qualidade, é o benefício (rentabilidade) que os filhos podem tirar dessas amizades no futuro quer em influência quer em "cunhas" ( temos que ser realistas).

Por exemplo o caso SJB. Qualquer ex aluno dá a mão a outro ex aluno por exemplo em negócios ou emprego.
O mesmo se passa com universidades e colegas ou pessoas que fizeram os mesmos cursos.

E normalmente os laços até aos 18 são mais fortes que os posteriores pelo que vale a pena influenciar a qualidade média das amizades dos nosso filhos.

Isso dificilmente se conseguem em escolas publicas de cidade.

Desculpem-me o pragmatismo
.

É pá, é uma coisa importante que pode por si só justificar o investimento (sim, considero o maior investimento que se faz num filho), mas há outras vantagens muito relevantes do privado (bom privado, entenda-se). Destaco a disciplina e o ambiente, especialmente na sala de aula.

Voltar
Superior