Colocar disco SSD?...

Em avarias os SSD dão 10 a zero aos mecânicos ... os discos normalmente morrem de avaria não de final de vida util ... é uma não questão.

O mecânico é eterno quers ver? [:D]

Vai tudo dar ao mesmo. O mecânico tb pode dar o peido a qq momento... Ainda que "prometa" mais ciclos.

Uma coisa é certa: os discos mecânicos vão acabar em médio prazo.

Não é eterno mas não é essa a questão.
Os ciclos de escrita num SSD são limitados, só isso.
Obviamente que tanto um como o outro podem avariar mas é um senão e tem de ser mencionado.

Em avarias os SSD dão 10 a zero aos mecânicos ... os discos normalmente morrem de avaria não de final de vida util ... é uma não questão.

Mas o facto de ter ciclos de escrita limitados é um senão ou não? Estamos a brincar ou a falar de factos?
Teoricamente, o tempo útil de um disco mecânico é muito superior e na prática também.
Não quer dizer que não hajam excepções.

Last edited:
Mas o facto de ter ciclos de escrita limitados é um senão ou não? Estamos a brincar ou a falar de factos?
Teoricamente, o tempo útil de um disco mecânico é muito superior e na prática também.

Os factos são que os SSD's avariam muitooooo menos que os Hdd's. Tambem é um facto que tem um ciclo de escrita limitado é verdade... mas quem já os atingiu ? Parece quase a historia das horas de uso dos plasmas ...

Até já se começou a popularizar o uso de SSD em servidores mesmo com bases de dados.

Onde os HDD's continuam muito melhores ...é na questão da recuperação da informação em caso de avaria.

Last edited:
Os das também avaliam. Já vi 3 ssd que avariaram (Intel 160gb) com pouco mais de 1 ano, e pior que os discos, não deu para recuperar nada! Só detectava uma partição de 8Mb acho, e nada havia a fazer.

Para a grande maioria do mercado doméstico, a saturação da NAND dos SSDs é muito improvável. Só se alguém passar 24/7 a escrever GBs de dados, caso contrário, ao fim de 10 anos ainda tem as células todas operacionais.

Já para o mercado profissional, em sistemas que façam uso intensivo de escrita, certamente que a melhor opção é pagar mais um pouco por SSDs apropriados para esses fins, com NAND do tipo SLC e maior over-provisioning.

E claro, quanto maior a capacidade do SSD melhor, com menos ciclos se sobrecarrega cada célula do chip.

Vais-me desculpar mas não faz muito sentido utilizar suporte óptico quando vives no mundo USB que é um suporte mais rápido, mais conveniente e mais seguro.

mais um, pode não fazer sentido para ti, e para o outro, havendo outros suportes alternativos, mas a realidade é esta que eu mencionei, ainda se usa em grande escala suporte físico óptico...

ainda vai levar muito tempo até acabarem definitivamente com este suporte, tal e qual como o magnético levou... portanto deixem de generalizar...

Não é eterno mas não é essa a questão.
Os ciclos de escrita num SSD são limitados, só isso.
Obviamente que tanto um como o outro podem avariar mas é um senão e tem de ser mencionado.

Todos os aparelhos electrónicos têm senãos, o dos SSD é esse, mas é residual.

Peguemos num SSD popular e acessível da actualidade (Samsung 850 EVO 500GB)

A escrever 20GB/dia tem uma esperança de vida de 93 anos (http://www.anandtech.com/show/8747/samsung-ssd-850-evo-review/4)
A escrever 100GB por dia, 9 anos (mesmo link)

Da minha experiencia em informática, um disco mecânico não estará em bom estado ao fim de 9 anos nas mesmas condições.

Este é um caso em que se esquece facilmente que lá porque não há o hábito de testar a longevidade de discos mecânicos, estes têm naturalmente uma longa vida.

Não é o caso.

Verdade. O factor preço é também importante mas em tudo o resto, o suporte óptico perde.

O único senão de um SSD é a vida útil que é limitada face a um disco mecânico.

A minha experiência é oposta nesse aspecto, com os HDD a morrerem bem antes dos primeiros SSD que comprei (X-25M), que ainda se encontram a funcionar em pleno.

Em relação a armazenamento existe um contra para suporte "flash", ao fim de algum tempo (anos!?) sem energia perde-se a informação...

SSD valem muito a pena, fica outro pc muito rápido.
Aconselho a todos a fazer o upgrade.

Eu no meu caso comprei um SSD 250G onde coloquei o sistema operativo e fiquei com o disco HDD para armazenamento (não é portátil).

Vale a pena!

Faz assim: tem o cuidado especial de comprar um disco que traga um utilitário de clonagem e compra tb um carcaça USB externa barata ( 15 euros) para fazer a transferência de dados . Assim, transferes toda a informação do disco antigo para o novo sem espigas.

Exemplo os da Samsung têm um programa que é o Samsung Magician.

Eu fiz isso no meu já lá vão 3 anos e funciona ainda que é um brinco. Um PC já com quase 5 anos...

Nunca tive um computador com tempo de vida útil tão grande e ainda está para durar se não avariar.

Normalmente trocava de 2 em 2 anos...

Pois, o disco que comprei tem o Magician, mas como formatei o pc há poucos dias não tenho nada (literalmente) no pc. Valerá a pena nesse caso? Como nunca fiz isto, lá vem uma pergunta muito "maçarica": posso passar directamente o so (neste caso o W10) para o novo disco SSD com este método?

Já morreram 3 normais e este ainda dura. Os outros são mais recentes.

651d1583b6e1e50eeac5803d65884489.png

o meu colega aqui da parte mais tecnica só me recomendou ssd da samsung

aqui na emrpesa existe muitos ssd em portateis e sevirdor, e os kingston e sandisk foram os que já avariaram

Mais um que usa todos os dias no trabalho leitor de CD/DVD » toda a Imagiologia actual vem em suporte CD/DVD por exemplo.

Sim, e na maioria das vezes leva-se um DVD de 4 Gb com 150 megas ocupados. O que a meu ver já não se justifica. O ano passado mandei comprar um lote de 800 pens USB de 2gb cada uma para distribuir catálogos. Ficou a 1,13 euros cada uma. Provavelmente ser tivesse comprado 800 DVDs teriam ficado mais baratos (metade do preço?), mas esse suporte actualmente passa para os Clientes uma imagem muito datada, é lento nos acessos, é muito dado a falhas de fiabilidade (sobretudo se for escrito numa drive normal), para ser regravável fica mais caro... Enfim, não me parece que o preço mais barato pague tantas desvantagens. Pela parte que me toca sinceramente já não me recordo da última vez que meti um CD/DVD na drive do meu computador.

Last edited:
A par de um aumento de RAM, mas apenas se esta for mesmo muito pouquinha, o SSD é mesmo o melhor que se pode fazer para rejuvenescer um computador. Até nos casos de pc´s mais antigos com barramento de 3GB/s isso se nota bem.
O único problema é que a gente habitua-se muito rapidamente à velocidade das coisas, e passado uns dias de termos instalado o SSD perdemos a paciência até para esperar 2 ou 3 segundos para abrir uma aplicação, esquecendo rapidamente que antes esperávamos 20!

Fui hoje buscar o meu Samsung de 250Gb à Pcdiga.
Vou colocar um caddy na drive de dvd com o disco antigo e o novo vai para o lugar do antigo.

Agora tenho 3 dúvidas.
1. Tenho o Windows 10 pendente para instalar, faço isso antes ou depois de instalar o SSD?
2. Com software para clonar o disco consigo só clonar o SO e apps que queira? Que software aconselham?
3. Esqueço isto tudo e instalo tudo de raiz no ssd?

1º Clonas o disco antigo para o SSD na totalidade ... para ele manter as partições etc ... Um clone é uma copia exacta ... vai copiar absolutamente tudo.

Depois de arrancares com o disco SSD , podes fazer o upgrade para o 10 que é mais rapido , verificas se está tudo ok ... e só depois ligas o disco antigo, convem formatar porque tem ficheiros de sistema para não baralhar o computador.

Não vejo necessidade de instalar tudo de raiz... a menos que tenhas virus e essas coisas.

O mecânico é eterno quers ver? [:D]

Vai tudo dar ao mesmo. O mecânico tb pode dar o peido a qq momento... Ainda que "prometa" mais ciclos.

Uma coisa é certa: os discos mecânicos vão acabar em médio prazo.

Eu tenho um Acer com 8 anos parado á 2 anos porque do momento para o outro o HD foi-se ainda foi para levado para arranjar (meteram um outro com mais capacidade 250gb) mas outra vez passado uns meses foi-se outra vez.

Sendo um celeron, 1.6, 1gb ram (fiz o upgrade para 2gb) com o vista lá instalado, fica mais caro colocar um SD de 120/250gb do que despacha-lo a peças ou vendendo aí num lado qualquer.

Foi o que fiz no meu Asus N56VZ.

Tirei a drive de DVD e coloquei lá o HDD. Comprei um SSD da Kingston de 240GB e é agora o disco principal onde tenho o Windows 10 instalado.

Tudo ficou mais rápido, o arranque o Windows faz-se em poucos segundos. [;)]

1º Clonas o disco antigo para o SSD na totalidade ... para ele manter as partições etc ... Um clone é uma copia exacta ... vai copiar absolutamente tudo.

Depois de arrancares com o disco SSD , podes fazer o upgrade para o 10 que é mais rapido , verificas se está tudo ok ... e só depois ligas o disco antigo, convem formatar porque tem ficheiros de sistema para não baralhar o computador.

Não vejo necessidade de instalar tudo de raiz... a menos que tenhas virus e essas coisas.

A minha questão é essa, é que se clona tudo não cabe [:D]
O disco antigo tem uns 600gb lá metidos...

Back