começou a chover, comprei um FWD

citação:Originalmente colocada por xicos perto

A situação torna-se pior quando as rodas traseiras perdem a aderencia completamente, o carro gira sobre sí e o controle direcional é perdido.

tb perdes controlo direccional em understeer... senão não estarias a derrapar

citação:
Esta ultima situação é mais grave pois acontece num espaço de tempo mais curto do que a anterior,

isso não é verdade. andaste a medir tempos?? É que pura e simplesmente não é verdade.

nao sei se isso do fwd ser mais facil de controlar sera totalmente verdade
por experiencia propria sempre que o meu saudoso toyota corolla xli me fugiu em curva foi acidente certo , enquanto que com o mx5, sempre que perco a aderencia consigo sempre po-lo na linha outra vez com naturalidade e nunca perdeu a aderencia sem eu querer mesmo em piso molhado , como tudo na vida, tudo vai do habito e mais importante o saber adequar a forma de conduzir com o automovel em questao e com as circunstancias do piso e da via
claro que quem anda a chuva molha-se ....

citação:Originalmente colocada por Moinante

por experiencia propria sempre que o meu saudoso toyota corolla xli me fugiu em curva foi acidente certo , enquanto que com o mx5, sempre que perco a aderencia consigo sempre po-lo na linha outra vez com naturalidade e nunca perdeu a aderencia sem eu querer mesmo em piso molhado , como tudo na vida, tudo vai do habito e mais importante o saber adequar a forma de conduzir com o automovel em questao e com as circunstancias do piso e da via

para controlares o fwd basta suavizares o pedal do acelerador. já com o rwd não te podes esquecer de dar o toque com o volante

os rwd exigem uma condução muito caprichosa mas ao mesmo tempo no limite para quem tem o dominio total de um rwd,tem mais eficaçia que um fwd mesmo em piso molhado,agora É PRECISO MUTO SUOR!!

citação:Originalmente colocada por carlos pinto

os rwd exigem uma condução muito caprichosa mas ao mesmo tempo no limite para quem tem o dominio total de um rwd,tem mais eficaçia que um fwd mesmo em piso molhado,agora É PRECISO MUTO SUOR!!

mas mesmo muito suor, o que o torna essa teoria da eficácia difícil! ainda hoje no Estoril isso se provou!

citação:Originalmente colocada por ARDav

para controlares o fwd basta suavizares o pedal do acelerador. já com o rwd não te podes esquecer de dar o toque com o volante
Numa saída de frente...

Mas caso a traseira dos meus carros FWD, teimar em soltar-se utilizo precisamente o golpe de volante (contra brecagem) para a colocar no sítio...

E esta, hein [?]

citação:Originalmente colocada por DêCêIi

Numa saída de frente...

Mas caso a traseira dos meus carros FWD, teimar em soltar-se utilizo precisamente o golpe de volante (contra brecagem) para a colocar no sítio...

E esta, hein [?]

claro, estavamos a referir a situação (muito) mais comum!

claro, estavamos a referir a situação (muito) mais comum!
São mais as vezes que corrijo a traseira do que a frente. Isto de ter carros com frentes bem incisivas dá nisto...

Numa saída de frente...

E esta, hein [?]

o que eu sinto é que nos rwd esses movimentos ( acelarador e volante )
sao feitos com naturalidade e ate uma certa calma .. nos fwd é tudo mais a base do desespero e é tudo mais brusco .
o que é certo é que numa rotunda por exemplo esteja a chover ou nao , num fwd nao me arrisco a puxar ao ponto de o atravessar enquanto que num rwd é uma situação que dou como adquirida

Numa saída de frente...

E esta, hein [?]

Nem podia ser de outra forma.

existe uma coisa chamada "código da estrada"
outra chamada "pista de automobilismo"
outra chamada "condução defensiva"

isso de estar a espera que, numa rotunda, o carro fuja de traseira, não é certamente a 20 ou 30 km/h, então, estamos perante graves casos de desrespeito aqueles 3 pontos que referi.

Ia exactamente falar da prova do estoril hoje... os leon disseram adeus aos bm com uma grande pinta!
eu tambem acho, quando em piso molhado o oversteer mais complicado de dominar que o understeer. no classe E (w210) que por cá passou sem esp lembro-me de ter apanhado sustos (na maioria das vezes á pendura pois ainda nao tinha carta, apenas uma vez cmg a guiar dentro de uma propriedade) ao passo que nos fwd basta tirar o pe pa voltar ao lugar.

o que eu sinto é que nos rwd esses movimentos ( acelarador e volante )
sao feitos com naturalidade e ate uma certa calma .. nos fwd é tudo mais a base do desespero e é tudo mais brusco .

A calma e a naturalidade da condução não depende do tipo de tracção mas sim de quem conduz...

E uma coisa é teres a situação perfeitamente controlada, outra é veres-te abraços com uma situação inesperada.

Para mim é perfeitamente normal e tranquilo soltar ou fazer deslizar a traseira dos meus FWD...

Voltar
Superior