Do que há no mercado nacional, falta-me apenas ir à Renault (ou melhor, já fui a dois dos grandes mas acho que eles não precisam de vender carros nem muito menos comerciais, mas também estou convicto que não têm nada para me oferecer - a Trafic não apresenta nada de novo face ao que já vi na concorrência e as outras são pequenas para o que quero).
Coreanos e japoneses têm portas traseiras únicas e de subir/descer, logo não permitem cargas com empilhador. Temos pena.
Dos furgões grandes teremos (a gerência, melhor dizendo) que optar entre o comercial puro/duro da Ford Transit (280 acho eu, é o chassis curto) ou a excelência dos furgões que serve igualmente como carro de representação. Afinal, aquele carro de distribuição será igualmente a nossa imagem e a imagem dos nossos produtos. Essa é a Mercedes Vito compacta e, de facto, é um mundo à parte da banalidade dos furgões.
Entretanto já desci um pouco a fasquia em termos de dimensões internas da caixa de carga e estou a ficar seriamente rendido ao trio franco-italiano da Jumpy/Expert/Scudo na versão curta, só ainda não decidi se o motor mais recomendável para nós será o 1.6 de 90cv (talvez um pouco curto para os 900 kg que irá carregar?) ou o 2.0 de 120cv (que custa mais 1.100€ na Pug e 1.300€ na Fiat - a Fiat está a ir de patins...). Mas ainda não falámos seriamente de preços, isto foi apenas dado porque quiseram, ainda temos que falar "à séria". Depois falta ver a Citroen que tem fama de grandes descontos, a ver vamos se é verdade porque a Pug já começou a fazer um bom trabalho.
Todos os outros não interessam por vários motivos, seja pela largura entre cavas (medidas realmente úteis, que nem sempre coincidem com as de catálogo), seja pale largura útil da porta lateral, seja pelo comprimento da caixa de carga (em termos úteis, mais uma vez), etc. etc.
Espero não me ter esquecido de nenhum... vi estes até agora:
- Citroen Jumper 30 L1H1 HDi 100 - um camião carenado
- Citroen Jumpy L1H1 HDi 90 versão curta e versão longa (a porta lateral é a mesma, embora tenha mais uns 12 cm de distância entre eixos e mais uns cm para trás da roda traseira - está na lista dos finalistas, na versão curta)
- Fiat Ducato 30 CH1 2.2 (idêntica à Jumper)
- Fiat Scudo 1.6 chassis curto e longo (idêntico à Jumpy - por enquanto tem piores preços mas isso trata-se em devido tempo)
- Ford Transit 280 2.2 de 110cv - excelente carro de trabalho
- Ford Transit Connect chassis longo 1.8 de 90cv - porta lateral pequena (não entra uma palete). Tem a vantagem de ser classe 1 nas portagens, mas também não leva a carga que eu quero portanto temos pena. A versão de chassis curto é ainda pior...
- Hyundai Starex CRDI 110cv - porta traseira de levantar/descer. Nem é preciso ver mais nada. Não interessa (tal como a Hiace).
- Iveco Daily - tracção traseira e elevado plano de carga - cara. Não interessa, para isso ver-se-ia melhor a Ducato.
- Nissan Interstar L1H1 2.8T - muito grande, bom preço de tabela, marca pouco vocacionada para a venda de comerciais (consultar Renault Master que deverá ter melhores preços para o mesmo produto, é só mudar 3 ou 4 símbolos)
- Nissan Primastar L1H1 2.7T - idem anterior (ver Trafic)
- Opel Movano L1H1 2.8 e Vivaro L1H1 2.7 - idem anteriores
- Peugeot Boxer 330 L1H1 HDi 100 - versão Jumper da Peugeot (é uma questão de preços finais, atendimentos - que diferentes mesmo dentro da mesma marca... - proximidade de oficina, etc. enfim, efeitos colaterais, porque o produto é o mesmo).
- Peugeot Expert 227 L1H1 HDi 90 - A que está no topo da minha preferência entre furgões "médios". Isto na versão curta com AC, "tudo" eléctrico, sensores de estacionamento atrás, airbag para o passageiro e pouco mais (o rádio/CD já vem no pack eléctrico).
- Renault Master L1H1 2.8T e Trafic L1H1 2,7 - Hei-de vê-las até ao final da semana mas, para além do preço, não espero nada de novo face às Primastar e Interstar / Movano e Vivaro.
- Toyota Hiace Van Curta 95cv - porta traseira à oriental (basculante, apenas - sem opção pelas duas meias-portas a abrir a 270º ou 180º que fosse). Assim não dá.
Tenho deixado para o fim a Mercedes por causa de zum-zuns que tenho ouvido sobre as Vitos (de 2 donos) e também por causa de outras questões similares com outros carros desta marca (são logo 2, ainda se fosse apenas um...), mas o meu trabalho ficava incompleto se não considerasse esta marca. E a porr@ é que gostei demais da Vito Compacta de 95cv (2.150cc, acho eu)... é que isto é outra loiça, não tem nada a ver com Transits nem o caneco... fonix... como é que descalço agora esta bota?
A única esperança é que isto seja exageradamente mais caro que as outras ou que alguém me arranje argumentos contra ela, senão tá o caldo entornado... ou então fico pela Boxer/Jumpy/Scudo (muito jeitosas dentro do seu campo).
Agora vou passar umas horas a seleccionar os opcionais que quero na Vito e aqueles que é para serem cotados à parte para ver se valem a pena ou não.
Ah! Também fui ver as Caddy normal e Maxi - o que lhes vale é serem classe 1 nas portagens porque aquilo nem leva paletes por trás (1,14m entre cavas) nem pelo lado (62cm de largura). Ao menos a Connect da Ford é curtinha mas engole 2 paletes por trás.
A Transporter é boazita mas depois de ver a Transit deixei de me interessar grandemente por outros furgões grandes, exceptuando a Vito mas essa é de outro planeta. [

]