Comercial ou Normal?

Status
Not open for further replies.
citação:Originalmente colocada por v7

Este tópico até é interessante a questão é:

- escolher um Polo 1.4 tdi de 5 lugares ou um Golf 1.9 tdi de 2 (comercial) ?

acho que há uma resposta para cada caso. Eu preferia o Polo ;)

Se precisasse de 5 lugares preferia o Polo, pois cumpre com uma função de que o Golf van não é capaz. Uma vez que não necessito dessa função, o Golf é melhor em tudo o resto e custa o mesmo, recebendo a minha preferência no contexto actual.

E fazer 500kms de seguida num Golf com um motor "despachado" e conforto razoável é bem diferente de os fazer num Polo com "75% de motor" e de um segmento abaixo. E quem compra um carro diesel, supostamente faz muitos kms.

Ricardo_Santos, compreendo o teu ponto de vista e não quero criticar ninguém, pois como dizes e bem, a compra de um automóvel nem sempre é orientada por motivos racionais.

De facto o meu carro actual não é exemplo nenhum e não tenho dúvidas em afirmar que não é uma compra racinal. Ao ter mais cavalos obviamente gasta mais e isso vai contra o conceito Diesel. Comprei uma carro Diesel para poupar combustível, mas com este motor, acabo por gastar quase o mesmo de um a gasolina.

O meu anterior comercial tinha um motor 1.9 e tinha cavalos em excesso para as minhas necessidades. Foi outra compra pouco racional.

No fundo, as críticas que fiz assentam-me que nem uma luva, mas a verdade é que estas situações acontecem cada vez mais no nosso país, fruto da nossa fiscalidade.

De qualquer forma no meu comentário estava-me a referir ao mesmo modelo e não a Golf Van vs Clio 5 lugares.

Por exemplo estar indeciso entre um Focus Sport Van 2.0TDCI vs Focus 5 lug. 1.6TDCI.

Será que os cavalos justificam a escolha da comercial nesta situação? É que muita gente faz este tipo de opções (nesta ou noutras marcas).

citação:
Se precisasse de 5 lugares preferia o Polo, pois cumpre com uma função de que o Golf van não é capaz. Uma vez que não necessito dessa função, o Golf é melhor em tudo o resto e custa o mesmo, recebendo a minha preferência no contexto actual.

E fazer 500kms de seguida num Golf com um motor "despachado" e conforto razoável é bem diferente de os fazer num Polo com "75% de motor" e de um segmento abaixo. E quem compra um carro diesel, supostamente faz muitos kms.

Por exemplo, para este utilizador, em relação a este caso, compensava mais o Golf Van.

Acho que cada caso é um caso e só cada um consegue estabelecer o prazer que obtém de certas coisas em deterimento de outras. É muito complicado generalizar...
Agora é certo que a fiscalidade no nosso país não está correcta, mas é o que temos.

citação:
Será que os cavalos justificam a escolha da comercial nesta situação? É que muita gente faz este tipo de opções (nesta ou noutras marcas).

Como disse acima, para algumas pessoas será justificável, para outras não, qualquer que seja a escolha, ambas têm razão, desde que se sintam realizadas com o que compraram, independentemente da potência ou números de lugares.

citação:Originalmente colocada por Henrique

Os carros comerciais são um rebuçado que cala muita gente.

A Fiscalidade automóvel portuguesa (Imposto automóvel + IVA) é uma (ilegal) anormalidade. Noutro país qualquer era motivo de grande discussão social.

Como o governo quer a malta "caladinha", dá um rebuçadinho chamado --Comerciais de Mercadorias Derivados de Turismo"--, que não são mais do que outra "anormalidade", pois estes carros não foram pensados para ter grades a meio, para não ter o peso dos bancos atrás, não podem ter air-bags de cortina etc...etc...

Mas mesmo assim as pessoas compram, muitas porque não têm alternativa.
Eu próprio antes do meu actual carro, tinha uma Ibiza comercial e gostava bem dela e só a troquei porque já não aguentava ter apenas 2 lugares.

Na altura comprei por necessidade. Gostava bem da viatura, mas sempre critiquei esse "rebuçado governamental". A mim não me calam eles e o facto de ter um não fez, nem nunca fará de mim um adepto.

O que o governo quer que comprem e calem, mas era escusado estarem sempre a dizer bem! [8)]

Mas a história não fica por aqui. Também há os que compram Comerciais e até tinham alternativa:

Ultimamente ouço muito:
"Àh e tal, estou todo contente pois até comprei um comercial seguro por apenas 23.000eur.[8][8] O de 5 lugares custava o mesmo, também era diesel mas tinha bastante menos cavalos. Em comercial já consegui comprar o mesmo modelo mas com uma montanha de cavalos..."[8)][8)][8][8]

Tem alguma lógica poupar num comercial e gastar o que se poupou num motor potente e gastador. [8][8]

Há para aí muita gente a gastar 22/23/24/25.000 euros em comerciais, só porque têm 130/140/150cv!!!!

Isto tem alguma lógica???

O objectivo da compra de um comercial de mercadorias não deveria ser ... POUPAR!!!!

Como é que se poupa a gastar estas exorbitâncias???

Enfim ... nem merece comentários.

Voltando ao assunto principal. A mim interessava-me mais que baixassem o Imposto Automóvel.
Era preferível a ter viaturas destas, não acham?

É uma pena este rebuçado calar tanta gente.

P.S. Numa altura em que a componente ambiental ganha cada vez mais importância era de esperar por parte do Governo campanhas de sensibilização para os Portugueses utilizarem o maior número de pessoas possíveis em cada viatura.
O Facto do governo apoiar os Comerciais e nos Comerciais só poder andar uma pessoa por carro (ou 2 caso seja familiar ou da empresa), é mais uma anormalidade a juntar a tantas outras.
Se cada carro andar com apenas 1 pessoa a poluição por consequencia aumenta.
Onde é que está aquela preocupação ambiental tantas vezes demonstrada por este governo??
(quando digo este, digo todos os governos recentes.)

FINALMENTE...ARGUMENTOS.

Muy obrigado Henrique... um ponto de vista completamente imparcial de quem já experimentou os dois mundos. Nesta trapalhada toda em que se encontra este tópico, o teu/seu comentário é uma luz muito brilhante (mas sem causar cegueira tipo o Sol, raios o parta).

20061121173442_mercedes.jpg

Mercedes Classe A

Comentários: Iva regime de bens 2º mão (isento)
Ano 2004
Pintura Prateado
Cilindrada (cc) 1689
Motorização CDI Diesel
Quilómetros 95000
Preço € 21.000
Equipamento
Rádio/CD
Diesel
Pint. Metalizada
Ar Condicionado

[8)] Agora pergunto quem ousa afirmar que comprar um comercial novo deste valor é melhor que este veículo, que encontrei no Site Oficial da Mercedes-Benz Portugal com todas as garantias e revisões oficiais da marca.

E atenção, os únicos argumentos válidos para quem tem "pouco dinheiro" e quer "poupar nos consumos" (os argumentos levantados pelos que têm defendido os Comerciais neste tópico)são:
- preço de compra
- consumos
- utilidade.

Ah e este Mercedes também leva somente o condutor caso essa seja a vontade do dono. O banco de trás não se levanta sozinho para estrangular o condutor enquanto conduz sozinho (como quem diz "EXIJO QUE LEVES A TUA SOGRA PARA TODO O LADO, SEU BRONCO EGOÍSTA!!!).

Aliás, isso só aconteceu uma vez e foi na cidade de Hamburgo, Alemanha em Janeiro de 2005. Mas era um Mercedes Classe A a gasolina.

PUB [8)]

e eu "ouso" dizer que podia preferir dar os mesmos 21.000 eur por um carro 0 km e não com 90.000...seria uma opção razoavel...são opções!!

esse carro tem uns anos e uns km e muita gente pode não querer dar os 20.000 eur por esses motivos!!

citação:
Agora pergunto quem ousa afirmar que comprar um comercial novo deste valor é melhor que este veículo, que encontrei no Site Oficial da Mercedes-Benz Portugal com todas as garantias e revisões oficiais da marca.

Gostas? Compra!

Eu continuo na minha prefiro um Golf Van a esse e muito, para não falar que é NOVO, sou eu que o vou estrear, sei o que lhe aconteceu...aliás, se a tua preocupação é um carro útil, porque não compras um Fiat GP de 5 lugares e a diesel? Até é mais barato que esse €3000 e é NOVO.

VOLTO a perguntar se alguém consegue (sem "gostos pessoias", sem "eu gosto é de andar sozinho" nem nada disso)

citação:Originalmente colocada por Jarod

...afirmar que comprar um comercial novo deste valor é melhor que este veículo, que encontrei no Site Oficial da Mercedes-Benz Portugal com todas as garantias e revisões oficiais da marca.

Por seres tu a estrear o carro, NUNCA te avariou apesar disso?
De que vale saberes que tu sabes onde o carro andou, etc. porque sempre foi teu... se avariou na mesma?

[:I](you are reduntantly mistaken)[:I]

Quanto à sugestão do Fiat GP vou pensar nisso o carro tem boa estética tirando os vidrinhos triangulares horríveis e supérfluos junto ao pilar "A".

Eis uma interpretação dos postos do Ricardo_Santos:

citação:

Novo novo novo novo, novo novo.

Novo novo novo novo novo novo, novo novo novo e novo novo novo! Novo novo porque novo novo e é NOVO.

Porque é que eu hei-de novo novo novo se posso novo novo novo novo(novo)?

Essa obsessão por comprar novo vem de onde?

Só em Portugal.

(pá... estou a brincar isto é humor inteligente não leves a mal.)

[8]

Mas agora este topico já vai no comprar novo ou não?
Se alguem quer comprar novo e não usado NINGUEM tem nada a ver com isso nem deverá questionar essa opinião.

citação:Originalmente colocada por Nightwisher

Mas agora este topico já vai no comprar novo ou não?
Se alguem quer comprar novo e não usado NINGUEM tem nada a ver com isso nem deverá questionar essa opinião.

Se alguem quer comprar usado e não novo NINGUEM tem nada a ver com isso nem deverá questionar essa opinião.

Jarod, tal como já te disse há alguns posts atrás (e como não tenciono mais postar neste tópico):

Boa compra!!! sério!! compra um carro que gostes..escusavas era de vir aqui perguntar se o melhor era comercial ou de passageiros!!!! se tinhas uma opinião tão firme não punhas aqui o pessoal a escrever não sei quantas paginas de posts.. perguntavas antes por exemplo acerca de dois ou três carros que tivesses em mente...e mais, quando tiver isso em mente, se postares isso, serei dos primeiros a tentar ajudar...

PS: noto na tua forma de pensar e escrever algumas semelhanças ao outro user Zapião, o que até é normal..ele também acha péssimas opções os carros comerciais

bons posts

E ninguém questionou...

Eu com 17000€ disponíveis não comprava novo, nem comercial. Comprava quase de certeza um segmento D Turbo Diesel, bem motorizado, de 2001/2

citação:
Por seres tu a estrear o carro, NUNCA te avariou apesar disso?
De que vale saberes que tu sabes onde o carro andou, etc. porque sempre foi teu... se avariou na mesma?

1 - Um carro novo pode avariar
2 - Para mim o ser novo vale um sono tranquilo e descansado e isso para mim vale mais que tudo

Se para ti não, tudo bem, nada contra... cada um é como cada qual.

citação:Originalmente colocada por Daemonarch

E ninguém questionou...

Eu com 17000€ disponíveis não comprava novo, nem comercial. Comprava quase de certeza um segmento D Turbo Diesel, bem motorizado, de 2001/2
Uma escolha sensata mas obviamente nas marcas, com os programas "Usado Aprovado" e tal pois eu já fui a muitos stand's e... bleh![:o)] apetece bumitar bonelhos de cavelo!

citação:Originalmente colocada por arct

Jarod, tal como já te disse há alguns posts atrás (e como não tenciono mais postar neste tópico):

Boa compra!!! sério!! compra um carro que gostes..escusavas era de vir aqui perguntar se o melhor era comercial ou de passageiros!!!! se tinhas uma opinião tão firme não punhas aqui o pessoal a escrever não sei quantas paginas de posts.. perguntavas antes por exemplo acerca de dois ou três carros que tivesses em mente...e mais, quando tiver isso em mente, se postares isso, serei dos primeiros a tentar ajudar...

PS: noto na tua forma de pensar e escrever algumas semelhanças ao outro user Zapião, o que até é normal..ele também acha péssimas opções os carros comerciais

bons posts

Lol não queria ser o primeiro a levantar este pensamento que eu ja tive desde a... 3ª pagina do topico se não estou em erro, mas como o arct disse, deve ser pelo facto de ambos não gostarem de comerciais.

De qualquer modo este tópico com um numero consideravel de paginas não teve nada de construtivo e é uma pena virmos para aqui numa de tentar ajudar e só constatamos que fizemos figuras de "parvo", isto dá que pensar para a proxima vez que virmos um user a pedir ajuda, se devemos responder ou não, é triste ver casos deste num forum como o AHO. [xx(]

Mesmo principio para a compra do extra gps (entendendo o luagr de tras como um extra): embora vá andar sempre em locais conhecidos, vou por gps para situações muito ocasionais em que vá para sitios que não conheça ou então vou poupar o dinheiro pois não vale o que vou pagar para o pouco uso que lhe vou dar.

Pá eu só sei que com um comercial só a ideia de que alguma vez vai haver alguém a ficar a pé por causa de eu preferir um carro com apenas 2 lugares quando havia um modelo em tudo igual mas de 5 lugares pelo mesmo preço e com todas as garantias isso é que é triste.

Poupar dinheiro? A QUE CUSTO?

Esta ideia de poupança é a mesma (falaciosa) que:
- entrar e sair nas Auto-Estradas para fazer gestão de quais os troços com portagens ou não...quando com todo esse movimento fazemos MAIS km's, maior desgaste de outros componentes do motor em vez de andarmos com velocidade mais ou menos constante, maiores consumos...
- Ir `de propósito ás bombas de "5 cêntimos mais barato" apenas para colocar 10 euros

"Em princípio não utilizarei o banco de trás... logo não preciso do banco de trás"

Do mesmo modo...

"Em princípio não vou ter acidentes por isso não preciso dos cintos ou pára-choques"

Como é que alguém pode prever o que vai ou não precisar? Quantos de vós, que têm um comercial, já andaram com alguém na mala ou "3 à frente", uma atitude típica de um país terceiro-mundista?

Já que adoram tanto apenas 2 lugares... compravam todos uma mota. Era mais económico, desenvencilhava-se do trânsito e não tinham que levar a tal sogra. Quanto ao espaço de carga do comercial vs. a sua ausência na mota... vocês não usam o espaço de carga do comercial sequer!!!

ópa acreditem que qualquer um que leia o que aqui vai percebe isto nítidamente e se eu já tivesse ideia formada sobre os comerciais tinha mais do que fazer do que vir aqui perder tempo.

Até agora os comentários mais construtivos foram aqueles em que se mostraram carros bons a preços bons, e argumentos válidos sem uma única gota de "gosto pessoal".

Merci

Status
Not open for further replies.
Back