citação:Originalmente colocada por Henrique
Os carros comerciais são um rebuçado que cala muita gente.
A Fiscalidade automóvel portuguesa (Imposto automóvel + IVA) é uma (ilegal) anormalidade. Noutro país qualquer era motivo de grande discussão social.
Como o governo quer a malta "caladinha", dá um rebuçadinho chamado --Comerciais de Mercadorias Derivados de Turismo"--, que não são mais do que outra "anormalidade", pois estes carros não foram pensados para ter grades a meio, para não ter o peso dos bancos atrás, não podem ter air-bags de cortina etc...etc...
Mas mesmo assim as pessoas compram, muitas porque não têm alternativa.
Eu próprio antes do meu actual carro, tinha uma Ibiza comercial e gostava bem dela e só a troquei porque já não aguentava ter apenas 2 lugares.
Na altura comprei por necessidade. Gostava bem da viatura, mas sempre critiquei esse "rebuçado governamental". A mim não me calam eles e o facto de ter um não fez, nem nunca fará de mim um adepto.
O que o governo quer que comprem e calem, mas era escusado estarem sempre a dizer bem! [8)]
Mas a história não fica por aqui. Também há os que compram Comerciais e até tinham alternativa:
Ultimamente ouço muito:
"Àh e tal, estou todo contente pois até comprei um comercial seguro por apenas 23.000eur.[8][8] O de 5 lugares custava o mesmo, também era diesel mas tinha bastante menos cavalos. Em comercial já consegui comprar o mesmo modelo mas com uma montanha de cavalos..."[8)][8)][8][8]
Tem alguma lógica poupar num comercial e gastar o que se poupou num motor potente e gastador. [8][8]
Há para aí muita gente a gastar 22/23/24/25.000 euros em comerciais, só porque têm 130/140/150cv!!!!
Isto tem alguma lógica???
O objectivo da compra de um comercial de mercadorias não deveria ser ... POUPAR!!!!
Como é que se poupa a gastar estas exorbitâncias???
Enfim ... nem merece comentários.
Voltando ao assunto principal. A mim interessava-me mais que baixassem o Imposto Automóvel.
Era preferível a ter viaturas destas, não acham?
É uma pena este rebuçado calar tanta gente.
P.S. Numa altura em que a componente ambiental ganha cada vez mais importância era de esperar por parte do Governo campanhas de sensibilização para os Portugueses utilizarem o maior número de pessoas possíveis em cada viatura.
O Facto do governo apoiar os Comerciais e nos Comerciais só poder andar uma pessoa por carro (ou 2 caso seja familiar ou da empresa), é mais uma anormalidade a juntar a tantas outras.
Se cada carro andar com apenas 1 pessoa a poluição por consequencia aumenta.
Onde é que está aquela preocupação ambiental tantas vezes demonstrada por este governo??
(quando digo este, digo todos os governos recentes.)