Comida de cantina: Os efeitos

Isso também me acontece a mim quando almoçava em restaurante. Comia a diária, passado dois ou três meses comecei a ficar a rasca do estômago, azia, etc. Mudava de restaurante, poderia melhorar ligeiramente, mas passado pouco tempo voltava ao mesmo.
Conclusão, comecei a trazer de casa e ficou o problema resolvido.

Normalmente onde almoçava era mais a base de comida com muitos molhos, ou então fritos e assados com bastante gordura. E sempre prato cheio. Estamos a almoçar, pelo menos eu tendo comida no prato tenho tendência a esvaziar. Começando a levar de casa, praticamente regularizou tudo.

Quando lá estudei tinha cantinas decentes.
Agora julgo que tem menos cantinas, não sei.
Também se comia decentemente na minha faculdade.
Sei lá, em Coimbra tem muitas opções...
O mauzinho eram mesmo os restaurantes. Esses normais, muito mau.Então os vinhos normais de "casa" de comibra, lol. horrivel.
Pelo preço que dizes, foi há uns 7 anos (aumentava 5 cêntimos por ano[:D]). Ainda as verdes estavam abertas e aí sim era comida de excelência, até mesmo o parto social!
Agora há menos cantinas, mas a qualidade mantém-se. Uma que melhorou foi o bar da Faculdade de Letras, que nessa altura era concessionado e hoje em dia é dos SASUC e a diferença é bastante, para melhor[;)]
E sendo daquela malta assídua nas cantinas, tipo eu[:)], caso peças (ou mesmo sem pedir) enchem-te o prato à bruta.
Mas há quem digo que havia uma época em que eram recorrentes as intoxicações alimentares nas Amarelas.

Das várias cantinas que experimentei até hoje, houve apenas uma que me agradou. Foi da a da ANA Aeroportos, mas o preço não são 2€...

A pior foi sem dúvida a do ISEL. Durante 2 anos tive que jantar naquela espelunca e é indescritível.

Confirmo, é boa, mas cara para cantina. Lá está, a qualidade paga-se.

Pelo preço que dizes, foi há uns 7 anos (aumentava 5 cêntimos por ano[:D]). Ainda as verdes estavam abertas e aí sim era comida de excelência, até mesmo o parto social!
Agora há menos cantinas, mas a qualidade mantém-se. Uma que melhorou foi o bar da Faculdade de Letras, que nessa altura era concessionado e hoje em dia é dos SASUC e a diferença é bastante, para melhor[;)]
E sendo daquela malta assídua nas cantinas, tipo eu[:)], caso peças (ou mesmo sem pedir) enchem-te o prato à bruta.
Mas há quem digo que havia uma época em que eram recorrentes as intoxicações alimentares nas Amarelas.

Sim, quando lá vivia mesmo, já faz uns anos. Na escola secundária era um nojo de todo o tamanho a cantina. Em Coimbra achei bem. Aliás, gostei de tudo por lá.
Bons tempos...
Intoxicação que se via era com o álcool mesmo, não nas cantinas [:)].

E mau, mau, eram uns tascos na baixa, até tinha um que costumava estar a senhora a descascar batatas à porta e um perto do elevador que cheirava mal e a comida que serviram estava cheia de óleo, nem consegui comer - pedi uma sande e bebi umas superbocks.

Fora um ou outro restaurante fora do normal que se pagava já bem, o resto por lá era mau demais.

Então os vinhos lol, cada zurrapa. Eu também sou da zona do douro, por isso... lol.

Quando estava na faculdade, havia uma correlação não nula entre estes dois eventos:
- Cortar a relva dos jardins do campus.
- Servir "caldo verde"* na cantina.

* NOTA: não sei o que estava nesse "caldo verde", mas couve não era de certeza!

Quando era mais pequeno, bem mais pequeno, achava mesmo que falavam verdade quando diziam que o caldo verde era sopa de relva.[:)]Tem sido geral este tipo de episódios.[:D]

Na Covilhã as cantinas académicas estão okay. Há dias que vale a pena os 2,40€ gastos e as doses são bem servidas. Têm sempre três a quatro pratos diariamente. Mas há outros dias que nem vale a pena a deslocação. Então quando mete polvo ou assim esqueçam, mas isso sou eu. Depois há a cantina da biblioteca que não servindo mal, é um bocado repetitiva. Quando nenhuma das opções agrada é que vêm os snacks: acima de tudo mais caros.

Para além de a comida saber mal para muitos, a comida das cantinas não é, na verdade, nefasta. Bem pelo contrário, os níveis de sal e porcarias que fazem mal estão bastante reduzidos, pelo que a comida até acaba por ser saudável.

Agora, o que a malta gosta mesmo é de ir a um restaurante comer algo carregadinho de sal, e aí claro, está muito bom! Mas comer disso todos os dias acaba por não ser saudável; as cantinas são comida que se pode comer diariamente, e nessa vertente saudável a comida pode nem sempre ter bom paladar, para mais para quem está habituado a comida pouco saudável.

Um dia destes, combinei com um colega meu irmos almoçar juntos. Quando chegou a hora de decidir o sítio, sugeri a cantina aqui do local de trabalho; ao que ele respondeu que preferia ir ao café X: sopa cheia de sal e, para prato principal, uma baguete cheia de maionese e delícias do mar :sh) Acabámos por ir à cantina onde por, 2.5€, comemos sopa, uma salada de massas e melancia para sobremesa.

Última edição:
Já comi em cantinas comida de fazer inveja a muitos restaurantes.

Nos dois últimos anos, no meu trabalho, andamos exactamente com o mesmo problema do Jfire, sendo que é prato único e não nos dão a possibilidade de receber subsídio de alimentação em dinheiro em vez da refeição.
Mesmo comendo objectivamente menos do que costumo comer em casa ou num restaurante, fico com a sensação de que a digestão demora muito mais tempo a fazer e com uns gazes... [:D][:D][:D]
Alguns colegas meus, ficam mesmo com azia, má disposição e outras indisposições (costumo chamar-lhes um "estomagozinhos fraquinhos", mas a realidade é que a comida também fica longe de me cair bem).
Antes desta queda abrupta da qualidade da comida, comia-se extremamente bem. Associo isto à crise e ao consequente aperto financeiro que a instituição também passa.

Para além de a comida saber mal para muitos, a comida das cantinas não é, na verdade, nefasta. Bem pelo contrário, os níveis de sal e porcarias que fazem mal estão bastante reduzidos, pelo que a comida até acaba por ser saudável.

Agora, o que a malta gosta mesmo é de ir a um restaurante comer algo carregadinho de sal, e aí claro, está muito bom!

(...)

Há cantinas e cantinas.
Na minha, a sopa costuma ser super deliciosa (deixei de comer há bastante tempo) exactamente porque está carregada de sal. Também vêm sempre uns vegetais, é verdade, mas sempre encharcados em óleo que dava para escorrer e fritar batatas para um exército. And so on...

Das várias cantinas que experimentei até hoje, houve apenas uma que me agradou. Foi da a da ANA Aeroportos, mas o preço não são 2€...

A pior foi sem dúvida a do ISEL. Durante 2 anos tive que jantar naquela espelunca e é indescritível.

Quando entrei para o ISEL a cantina era excelente, mas ao longo dos anos tornou-se nojenta e intragável. Ficava mal disposto cada vez que comia lá.

No meu trabalho temos cantina, 95% do tempo é muito boa. Falham na ementa um dia ou outro, mas há sempre pelo menos um prato de carne, peixe, vegetariano, massa, dieta, bitoque (vaca, porco e hamburguer) e salada tipo vitaminas. Não pago nada mas não tenho subsídio de almoço.

Recorri à cantina da Universidade de Lisboa, durante muitos anos - tanto a que está junto ao Estádio Universitário como a outra ao pé do ISCTE. Gostava de ambas embora mais da primeira. Ainda me recordo duns bifinhos de atum no forno... [br:)] E duns carapaus com molho à espanhola - para como dizia um colega meu deixar um gajo com bafo de dragão. [:D]

Comer em cantinas é bom e barato, estimula o sistema imunitário - é só benefícios. [:D]

A seguir às refeições:

media.axd
Isso faz mesmo efeito?

Eu nao como em cantinas, mas fico sempre de barriga inchada depois de comer...

Na única cantina que comia habitualmente (Univ. do Minho) a comida tinha uma qualidade bastante boa. Comiam lá dezenas de colegas meus e nenhum tinha qualquer desses sintomas. Eu confesso que não sou esquisito e por norma como sempre bem em qualquer lado, mas há gente muito esquisitinha... não estou a dizer que é o caso, mas acho que o facto de já ires com a ideia de que a comida não te faz bem, quem tem isto e aquilo pode contribuir para que não te sintas bem.

Tenho mais de 40 anos de vida e desde que saí da escola primária toda a minha vida tenho comido em cantinas: no liceu, na faculdade e até na maior parte dos locais onde trabalhei, incluindo o atual!

Não me aconteceu, até à data, nada de anormal! Da minha parte vou continuar a comer assim!

PS: ontem comi um polvo de categoria! Apenas a quantidade ficava um pouco a desejar, mas como é cantina!

PS 2: a minha esperança futura é de comer sempre (já lá comi) na cantina da Assembleia da República! [:p]

para uma refeição custar 2€ alguma coisa tem de ceder, no meu emprego anterior havia cantina e a comida era mesmo mazinha mas como aquilo era no meio do nada ir a pé almoçar a outro sitio era quase impossível, lembro-me bem dos hamburgueres nem sei do quê fininhos como tudo e secos como papel

Última edição:

Ui....um clássico!

No meu tempo (saí em 2007), já era world class mesmo, de tal forma que o truque era (para jantar no teu caso não dava), tiravas a senha no ISEL e ias à Expo à faculdade de enfermagem, a senha era igual e lá era só meninas, lavas a vista e a comida era bemmmmm melhor.

Quando não havia essa hipótese, Olivais shopping ou então no limite sala 13, mas a cantina, MEDO!

Abraço Iseliano!

Ui....um clássico!

No meu tempo (saí em 2007), já era world class mesmo, de tal forma que o truque era (para jantar no teu caso não dava), tiravas a senha no ISEL e ias à Expo à faculdade de enfermagem, a senha era igual e lá era só meninas, lavas a vista e a comida era bemmmmm melhor.

Quando não havia essa hipótese, Olivais shopping ou então no limite sala 13, mas a cantina, MEDO!

Abraço Iseliano!

Ainda me lembro daquela sacudidela que davam no prato, para a comida ocupar todo o prato parecendo que estava cheio :sh). A sopa que nunca teve um elemento sólido (à excepção de 2 ou 3 massas) naqueles 2 anos.

Aqueles sumos que levavam tanto pó que continuava a ver-se a parede por trás do reservatório :rolleyes:
E os pombos dentro da cantina... :sh)

Quando tinha mais tempo recorria à Sala 13, ou à pizzaria.

Para quem tem dificuldades na digestão, experimente tomar um bom suplemento de Enzimas digestivas, de preferência com Betaina.

Claro que não é para exagerar porque o comprimido a seguir "resolve". Não faz milagres mas pode eventualmente ajudar com a sensação de enfartamento.

Ruie34, ainda me tou a rir, relembrando alguns momentos.... [:D]

Isto realmente é preciso cuidado, e enquanto alguns podem ficar bem, outros não.

E numa cantina menos cuidadosa ainda é mais problemático. Nós somos o que comemos e não vale a pena andar a sofrer com isto, além de ser prejudicial. Alternativas como a marmita é óptima escolha.

No meu caso, agora que me lembro, sou bastante "rijo" nestas coisas, marcha tudo sem efeitos secundários, mas lembro-me que no que toca a francesinhas (que adoro), no Capa Negra no Porto, o meu estômago nunca ficava bem, e os meus colegas nunca se queixavam e até é local de referência para muitos, já eu, o molho trabalhava-me o estômago...

Quem tiver problemas de digestão, pior.

Voltar
Superior