Ó meus amigos, isto é como tudo na vida. Nem é preciso ir mais longe, isto é um forum de automóveis, a maioria dos que estão por aqui se tivessem dinheiro adorariam comprar certos carros que custam muitos mais milhares de euros que outros, enquanto outros consideram um disparate, um carro é uma maquina com 4 rodas, espaço para a família e motor para levar pessoas do ponto A ao B, portanto qualquer um serve.
Porque não é assim? Por variadas razões, uns simplesmente pelo status, outros que procuram genuinamente prazer, emoções e sensações que determinado automóvel lhes proporciona. na comida não é muito diferente. Tal como no vinho. Podem ir a uma loja comprar um vinho de 2€, de 20€ ou de 200€. Mas se estão habituados a vinhos de 2€ não se metem no de 200€, é dar pérolas a porcos. É preciso saber e conhecer muito sobre vinhos para descobrir todos os encantos que ele transporta. Eu ainda no último Natal ofereci um Douro de 30€ a uma pessoa que depois me confessou que não achou nada de especial, erro meu, ele está habituado a zurrapas e não tinha sequer capacidade de apreciar um verdadeiro vinho.
Voltando aos automóveis, é como oferecer um Ferrari a um condutor citadino de Clio ou Corsa. Não tirará nenhum prazer de conduzir tal carro, antes pelo contrário. Pronto, na comida ou nos vinhos como em tantas otras coisas é a mesma coisa. Quem dá fortunas e entra em listas de espera de mais de um ano para ir de Nova York a Barcelona só para jantar no restaurante do Chef Ferrán Adrià é geralmente um grande conhecedor, que procura sabores, ligações, experiências, texturas, etc,etc. Claro que há também a outra vertente, a do status simplesmente, os pseudo-conhecedores. Mas isso também sucede também com os automóveis.
Estou a dizer isto não que seja um frequentador da alta-cozinha. Não, mas já fui umas muito poucas vezes à experiência, só para ter uma ideia, e não dei o dinheiro por mal empregue. Um jantar pode ser muito mais do que encher simplesmente a pança. Esta é a visão que tenho deste mundo e se tivesse mais dinheiro não me importava nada de frequentar certos restaurantes e conhecer a cozinha de alguns chef's.