Como combater a solidão?

Boa tarde.

Já alguém teve de combater a solidão por circunstâncias inevitáveis da vida? Tenho 33 anos e de há uns anos para cá o contacto social intenso que mantinha com o meu círculo de amigos foi-se diluindo à medida que casavam/juntavam e, mais recentemente, tinham filhos. Pela primeira vez em anos, se quiser tomar um café ou ir dar uma corrida com alguém, não há absolutamente ninguém com quem contar, a menos que tente combinar com vários meses de antecedência.

Não que eu tenha problemas em realizar actividades sozinho. Pratico desporto sozinho, vou ao cinema sozinho, gosto de estar numa esplanada a ler, etc. Não mantenho grande contacto social com os colegas da empresa porque gosto de manter o distanciamento profissional necessário.

Se não vivesse num apartamento, teria o cão que sempre quis ter para me entreter mas é uma raça de grande porte por isso não é possível.

É claro que tenho familiares, mas são pessoas adultas com as suas próprias vidas e família constituída na generalidade, por isso também não temos grande convivência.

Não quero passar a ideia de que estou para aqui a lamentar-me, só gostava de saber se alguém passa/passou pelo mesmo e sugestões para contornar aquilo que, no fundo, é uma inevitabilidade em determinados momentos.

Se não tivesse a certeza de que não escrevi isto ... quase parece a minha vida.
Sim, sou mulher , faço Krav Magá e no centro que frequento há bastantes mulheres e algumas cinto verde e a fazerem o percurso para instrutores. No fim‑de‑semana que passou foi o estágio de Inverno , 4 dias com 3 mestres Top do Krav Magá em Portugal. No ginásio é mesmo assim, entro, faço a minha rotina para aquele dia e saio.

Livros, em fila à espera que termine um para passar para outro e agora na nova Fnac do Oeiras Parque, no primeiro piso têm uns cantinhos em que uma pessoa se perde e se esquece que está numa loja. Ás vezes passo horas e quando dou por mim tenho o livro quase lido. Socialização após treino de Krav ou ginásio, não. Cada um vai para seu lado. Faço mergulho mas agora está complicado com o mau tempo e fazia vela. Gosto dos desportos ligados ao mar. Já tive cães, em momentos diferentes da minha vida. São excelentes companheiros mas quando temos de tomar decisões de terminar com o sofrimento deles, é muito complicado.

Uma amiga conseguiu levar-me para a Biodanza, há um mês. É muito interessante, mas ainda estou na fase inicial e há quem pense que a Biodanza é mais para mulheres, há quase tantos "eles" como "elas".

E claro,trabalho . Na área financeira, por conta de outrem.

Quando emigrei pela primeira vez, habituado às lidas da univ e festas e amigos a cada esquina esqueci-me que ia trabalhar numa empresa de gente mais adulta que têm mais que fazer depois do trabalho. Numa cidade onde não falava a lingua local nem conhecia ninguem. E em que ou conseguia construir uma vida social ou teria de voltar a Portugal porque dinheiro não é tudo.

Um dos melhores conselhos que recebi foi o disser sempre sim. Um convite para uma festa dos anos 80 que detestamos mascarar? tenho melhor para fazer? Não, então bora.

Se estás numa cidade com vida, que é Portugal é Lisboa ou Porto, deve haver meetups (meetups.com), grupos de facebook que organizam eventos ( o Hash house harriers é fixe), se quiseres conhecer pessoal estranho ou com experiencia internacional, tens sempre o internations.org que organiza eventos em imensas cidades em Portugal. Eu até sou um pessoa timida e à 5 anos jamais pensei que iria meter conversa com estranhos quanto mais entrar num bar sozinho e ter conversas espectaculares com pessoas que acabei de conhecer.

dependendo da cidade onde estás, quando dás por ti tens eventos quase todos os dias e sempre que fazer, e aos poucos vais falando com algumas pessoas várias vezes e acabam por combinar coisas fora dos eventos. Mas também decide bem se queres amizades ou relações, porque se nota logo quem anda à procura de relações e quem está a tentar construir uma vida social não perde tempo com esses.

E aos poucos as coisas foram acontecendo. Claro que vais conhecer muita gente chata, melgas, para uma rapariga ainda pior, mas aprender a lidar com isso também faz parte da experiencia.

Este post quase que podia ser escrito para mim próprio, voltei a mudar de cidade. E desta sem paciencia para começar do zero, tenho me limitado a apanhar o avião ao fim de semanas para visitar os amigos. Mas devia mudar isso. Mas sair da zona de conforto é tramado.

Sendo tu raparigas sitio online dating como o tinder ou okcupid devem te manter muito ocupada. Internet é um mundo que deve ser aproveitado e esquece os estigmas portugueses.

Voltar
Superior