Como cortar a barba sem sofrimento

A parte do nariz pode para algumas pessoas ser complicada por causa do ângulo da razor
Irritação, cortes e afins melhor ou pior que as que usavas?

Parte do nariz e a zona das patilhas ainda não consigo bem. Ficam ali uma ligeira "penugem" [:D]

Irritação = 0

Cortes tive uns pequenos por estupidez minha. Meti creme barbear, fiz para baixo. Impecável ! Depois fiz contra o crescimento do pêlo...sem meter creme novamente. Deu borrada. :sh)

Da próxima já sei : creme, cortar para baixo. creme, cortar na transversal. creme, cortar contra crescimento pêlo.

Parte do nariz e a zona das patilhas ainda não consigo bem. Ficam ali uma ligeira "penugem" [:D]

Irritação = 0

Cortes tive uns pequenos por estupidez minha. Meti creme barbear, fiz para baixo. Impecável ! Depois fiz contra o crescimento do pêlo...sem meter creme novamente. Deu borrada. :sh)

Da próxima já sei : creme, cortar para baixo. creme, cortar na transversal. creme, cortar contra crescimento pêlo.

Nariz e patilhas chegas lá com o tempo como disseste
Em relação ao creme é obrigatório sempre que passas a razor, aprendeste da pior maneira
Mas ainda bem que gostaste, um gajo gastar € e sair defraudado é do pior

Já. Gostei.

Falta-me técnica, mas com tempo aprimoro.
É normal. O importante é teres vontade de aprender.

Irritação = 0

Não te esqueças de molhar primeiro a cara com água morna...[;)] Pouca força na máquina e deixa a máquina fazer o trabalho dela. Se não sair tudo na primeira passagem (situação normal, visto que existem máquinas mais agressivas do que outras), tens as passagens seguintes para acabar o serviço.[;)]

Os pelos no teu pescoço, crescem no mesmo sentido que na face da cara?

Que tal fazeres espuma?

Última edição:
É normal. O importante é teres vontade de aprender.

Não te esqueças de molhar primeiro a cara com água morna...[;)] Pouca força na máquina e deixa a máquina fazer o trabalho dela. Se não sair tudo na primeira passagem (situação normal, visto que existem máquinas mais agressivas do que outras), tens as passagens seguintes para acabar o serviço.[;)]

Os pelos no teu pescoço, crescem no mesmo sentido que na face da cara?

Que tal fazeres espuma?
Os meus pêlos cada zona nasce diferente.

Ou seja, pescoço é diferenteda face. Temos de ir aprendendo de onde nasce.

A espuma/creme faço numa vasilha, até ficar tipo claras casteloa, como disseram.

Molho sempre antes, para abrir os poros.

Eu agora tenho usado a loção MyLabel after shave sensitive + bálsamo Skino after shave

After Shave Bálsamo Skino Men 100ml | Produtos | Pingo Doce

e tenho gostado bastante da ação dos 2 em conjunto. Muito bom mesmo.

Vi num vídeo da Proraso, que eles aconselham a aplicar primeiro o bálsamo, deixar secar e em seguida aplicar a loção.[;)]
Dito isto, estou a fazer o contrário e tenho gostado bastante do resultado.

E no dia seguinte a teres feito a barba, na zona desta, voltas a passar alguma coisa?
A loção que falas é a da marca continente?

Hoje experimentei as lâminas da Rapira cortam bem mas fizeram uma ligeira irritação na pele,até agora para mim as melhores lâminas para mim são as Astra.

Hoje experimentei as lâminas da Rapira cortam bem mas fizeram uma ligeira irritação na pele,até agora para mim as melhores lâminas para mim são as Astra.
Qual das Rapira? Com a King C Gillette? As perguntas são inocentes, apenas é para ter noção.

25-sample-pack-blades-900x900.png

No meu caso, eu adoro a combinação da Rapira platinum lux com a slant de plástico, made in Germany. Aquela combinação funciona perfeitamente para mim, quase que nem a sinto.

Qual das Rapira? Com a King C Gillette? As perguntas são inocentes, apenas é para ter noção.
25-sample-pack-blades-900x900.png
No meu caso, eu adoro a combinação da Rapira platinum lux com a slant de plástico, made in Germany. Aquela combinação funciona perfeitamente para mim, quase que nem a sinto.
É a Rapira Platinum com a King Gillette...

Mais um feedback, desta vez em relação ao sabonete com glicerina.

Experimentei 3 (como uso sabonete para lavar as mãos e cara, acabo com os sabonetes num instante e vou experimentando) sabonetes de glicerina e muito sinceramente, os resultados como pre shave com os 2 primeiros (Cien/Lidl e Palmolive) foram desanimadores. Simplesmente não sentia diferença quando os usava como pre shave. Fui ver a lista de ingredientes destes dois sabonetes com glicerina e a glicerina aparece na lista como 4º-5º ingrediente (pouca quantidade presumo).

Numa visita ao Mercadona, encontrei o seguinte sabonete de glicerina por 0,80€.

Captura%20de%20pantalla%202019-07-11%20a%20las%207.22.58.jpg

Fui ver a lista de ingredientes e a glicerina aparece em 2º lugar (mais quantidade presumo). Como estava a precisar, lá trouxe o sabonete. Reparei logo nas primeiras utilizações do sabonete, que as mãos ficavam mais macias... pensei para os meus botões, este promete. Com este sabonete já sinto diferença a usar como pre shave, noto que os pelos ficam mais macios e a lâmina escorrega melhor.

É uma diferença abismal? Não, mas noto bem a diferença nos pelos do bigode, que são mais duros (no meu caso) e com este pre shave ficam macios.

Mais uma pequena melhoria ao meu barbear.apr:)
Posso também dizer, que também noto a diferença ao rapar a cabeça. Os pelos ficam bem moles.apr:)

Por 0,80€ recomendo a todos a sua utilização.

Última edição:
Eu comprei esta semana um sabonete desses. 0,48€ no Continente. Entre hoje ou amanhã, já devo experimentar o pré-shave com ele.
Repara na lista dos ingredientes, em que lugar é que aparece a glicerina (a quantidade vai diminuindo à medida que avançamos na lista de ingredientes, o primeiro ingrediente na lista é o que tem maior quantidade e o último é o que tem menos).

Se não notares diferença, não desanimes, porque foi exatamente o que me aconteceu. Só quando experimentei aquele do Mercadona (glicerina está em segundo lugar na lista dos ingredientes), é que realmente notei uma melhoria.

Edit. E que tal se está a portar a tua máquina? Já experimentas-te mais lâminas?

Última edição:

Irritação = 0

Já experimentas-te outra vez? Correu melhor?

Já experimentas-te outra vez? Correu melhor?

Bem resumindo, falta-me jeito e tato ! [:D]

Da segunda vez correu muito mal. Imensos cortes e irritação pele. Penso que foi pela força aplicada, não deixei a razor trabalhar, apliquei força contra a pele. E a principal zona afetada foi do queixo para o pescoço (penso que também me falte técnica ao fazer a curva do queixo). Apliquei cremes e etc, melhorou no dia seguinte.

Da terceira vez deixei a razor fazer o seu trabalho sem aplicar força (obviamente tive de passar mais vezes até ela desfazer a barba toda, pois só com uma passagem apenas tira o "excesso"), mas tive alguns cortes. Provavelmente, por a lâmina já estar cansada (havia zonas onde nem parecia ter passado a razor). Penso que as minhas só aguentam 2x.

Como podem ver, estou a ganhar "manhas" e técnica. Penso que daqui a um mês esteja apto a trabalhar melhor.

Obrigado por perguntares.

Bem resumindo, falta-me jeito e tato ! [:D]

Da segunda vez correu muito mal. Imensos cortes e irritação pele. Penso que foi pela força aplicada, não deixei a razor trabalhar, apliquei força contra a pele. E a principal zona afetada foi do queixo para o pescoço (penso que também me falte técnica ao fazer a curva do queixo). Apliquei cremes e etc, melhorou no dia seguinte.

Da terceira vez deixei a razor fazer o seu trabalho sem aplicar força (obviamente tive de passar mais vezes até ela desfazer a barba toda, pois só com uma passagem apenas tira o "excesso"), mas tive alguns cortes. Provavelmente, por a lâmina já estar cansada (havia zonas onde nem parecia ter passado a razor). Penso que as minhas só aguentam 2x.

Como podem ver, estou a ganhar "manhas" e técnica. Penso que daqui a um mês esteja apto a trabalhar melhor.

Obrigado por perguntares.
Na boa, estamos aqui todos para o mesmo.[;)] Conseguir o barbear o mais confortável possível.

Na quarta vez vai correr melhor. Não desanimes.

Em relação à força, já te respondeste a ti próprio. Sem força, apenas fazer a força suficiente para "conduzir" a máquina e deixar a máquina fazer o resto do trabalho. Não tentes ser ambicioso e retirares todos os pelos na primeira passagem. É para isso que tens as passagens seguintes em sentidos diferentes. Algumas máquinas permitem isso, outras não (umas máquinas são mais agressivas que outras).

Na próxima vez, troca de lâmina e analisa como corre. Tenta arranjar um sample pack de lâminas para experimentares outros casamentos de máquina / lâmina / técnica.[;)]

Tenta arranjar um sabonete de glicerina do Mercadona para o utilizares como pre shave. Mal não te vai fazer. [;)]

Tens sempre utilizado o mesmo creme de barbear?

Última edição:
Voltar
Superior