Como cortar a barba sem sofrimento

Comecei a fazer barbear clássico há cerca de mês e meio e tem corrido muito bem. Ainda não me cortei nenhuma vez e a irritação na pele nem se compara com as típicas gillettes... no entanto não consigo fazer a barba todos os dias porque a pele continua a ficar irritada[8b]

Creme já experimentei o da Rituals e o Palmolive (normal)
Bem vindo ao clube. apr:)

Qual é a máquina e lâminas que estás a utilizar? Fazes a espuma na cara, ou numa taça?

Hoje experimentei a lâmina da personna e achei muito boa pois tinha a barba já grande com alguns dias e cortou bem.
Comprei no intermarché mas como marca branca 10 lâminas por 1.50€.apr:)
O PSoares também me arranjou uma lâmina Personna para experimentar e também gostei. Zero irritação com a máquina King C Gillette.

Como assim (não leves a mal a pergunta, é apenas para tentar despistar)? E a espuma? Fazes na cara, ou na taça?

Uso cada lâmina apenas 2 vezes, 1x de cada lado.

A espuma faço na taça, com a Palmolive são 10sec, com o creme da Rituals acho nem que ficasse lá a "bater" durante a noite, fica sempre creme.

Eletrico, onde é que ficas com irritação?

Quantas passagens fazes? A primeira passagem no sentido do crescimento do pelo (a zona do pescoço por vezes dá trabalho em detectar o sentido do crescimento do pelo)? A segunda passagem no sentido transversal do pelo?

Já experimentas-te combinar a tua máquina com outras lâminas?

Faço maioritariamente 1 passagem, mas na zona da maçã de adão/debaixo do queixo passo normalmente 2-3 vezes porque não consigo cortar bem à primeira.

MAs eu devo ter de arranjar um bom creme hidratante. Por exemplo, ontem fiz, meti creme nivea e estou praticamente sem irritação, mas se for fazer a barba logo à noite, sei que vou passar "mal". Por esta razão é que faço a barba só 1x por semana.

Ainda só usei as lâminas da Wilkinson

Faço maioritariamente 1 passagem, mas na zona da maçã de adão/debaixo do queixo passo normalmente 2-3 vezes porque não consigo cortar bem à primeira.

MAs eu devo ter de arranjar um bom creme hidratante. Por exemplo, ontem fiz, meti creme nivea e estou praticamente sem irritação, mas se for fazer a barba logo à noite, sei que vou passar "mal". Por esta razão é que faço a barba só 1x por semana.

A primeira passagem nessa zona é a favor do crescimento do pelo? Isso é crucial para não teres irritação. Não queiras tirar tudo na primeira passagem. Se ficar alguns pelos, ficou... deixa esses pelos para a segunda passagem. A segunda passagem deve ser feita no sentido transversal ao crescimento do pelo.

Vê o video anterior que tem dicas de como deves fazer para perceberes qual o sentido de crescimento do teu pelo.[;)] é um pouco chato este mapeamento do sentido de crescimento do pelo, mas depois vais ver que compensa. [;)]

Tens que mudar de lâminas @Eletrico
Gillette, Feather, Persona, Astra costumam ser boas apostas mas nas lâminas cada cabeça sua sentença nada como experimentar

Last edited:
Se fores da zona do Porto, tens dois locais com bastante oferta a nível de lâminas.

Casa de Guimarães e Balada da Sorte (muito próximas uma da outra).

Se queres recomendações de lâminas e falar um pouco do tema, recomendo a Casa de Guimarães.[;)] O senhor da Casa de Guimarães é muito prestável.

Last edited:
Experimenta cortar a barba depois de tomares banho. Torna-se muito mais fácil.
Ou aquece uma toalha em água quente e deixa na cara uns 2 minutos para a pele ficar mais macia.

Comecei a fazer barbear clássico há cerca de mês e meio e tem corrido muito bem. Ainda não me cortei nenhuma vez e a irritação na pele nem se compara com as típicas gillettes... no entanto não consigo fazer a barba todos os dias porque a pele continua a ficar irritada[8b]

Creme já experimentei o da Rituals e o Palmolive (normal)

Quer-me parecer que a minha Babyliss for men está a dar as últimas. Mesmo ligada ao carregador já parece travar o motor quando encosta na barba para aparar. Já tem alguns anos, diria que entre 7 a 8 anos, não sei se é comum deixarem de funcionar ao final de algum tempo.
Não sei se aposto numa igual ou procuro outro modelo. A função é aparar a barba. Faço o barbear com lâmina só na zona do pescoço e alinhamento de linha da barba ao longo da cara.

A que tenho é similar a este modelo: https://www.kuantokusta.pt/electrod...qXczU5zKI8HKXDvSqnXlWoB95cWN8IiRoC3AkQAvD_BwE

Vocês agora em tempo de pandemia em que é necessário utilizar máscara perto de outras pessoas humanas fazem a barba na cara toda ou metem a máscara e cortam só a barba que ficar à vista e assim quem estiver por perto pensa que estamos todos brabeados?

Graças ao PSoares experimentei uma Muhle R41 este fim de semana.

É uma máquina de pente hibrido muito bonita com acabamentos excelentes. Tem um feeling premium.[;)]

Utilizei juntamente com uma lâmina Wilkinson Gillette e posso dizer que é uma máquina muito agressiva. Não me cortei, mas tenho que estar atento. Não é daquelas máquinas que podemos passar à vontade que não vai "morder". Esta, se não temos cuidado, dá a sensação que nos tira um bife da cara.[:D]

Dito isto, não me cortei e não tive irritação. Duas passagens e tinha um barbear bem rente. Não é tão eficiente como a slant plástica made in Germany, mas não anda muito longe. Noto é que sinto mais a lâmina na Muhle R41 do que na slant plástica.

Recomendo esta máquina para quem tem uma barba muito grossa, ou para quem faz a barba de semana a semana.

Last edited:
Graças ao PSoares experimentei uma Muhle R41 este fim de semana.

É uma máquina de pente hibrido muito bonita com acabamentos excelentes. Tem um feeling premium.[;)] Utilizei com uma lâmina Wilkinson Gillette e posso dizer que é uma máquina muito agressiva. Não me cortei, mas tenho que estar atento. Não é daquelas máquinas que podemos passar à vontade que não vai "morder". Esta, se não temos cuidado, dá a sensação que nos tira um bife da cara.[:D]

Dito isto, não me cortei e não tive irritação. Duas passagens e tinha um barbear bem rente. Não é tão eficiente como a slant plástica made in Germany, mas não anda muito longe. Noto é que sinto mais a lâmina na Muhle R41 do que na slant plástica.

Recomendo esta máquina para quem tem uma barba muito grossa, ou para quem faz a barba de semana a semana.
A R41 é uma máquina muito boa, mas pouco aconselhável para quem tenha a pele mais sensível, ou com pouca experiência, eu não a consigo usar muito tempo seguido, mas se alternar com outra não tenho problemas, a minha é a versão mais recente acho que foi em 2013 que apareceu, a versão mais antiga, antes de 2011, era mais agressiva.

Uma boa loja portuguesa é a JPBarbershop.pt, já lá comprei várias coisas e recomendo.
Existe um grupo no Facebook, "O lado Gourmet do Barbear" português, dedicado ao barbear clássico, apareçam por lá, boas dicas e boas reviews e opiniões de produtos.

Back