Como devia ser um programa de tv sobre automoveis?

Como seria ?

O programa ideal de automoveis na Tv Portuguesa seria:

1º - Com malta do forum da autohoje, aqui é que se encontra a verdadeira nata dos expert's de automoveis no nosso país.

2º - Dizer que um Alfa Romeo superar um BMW é tão facil como limpar o rabinho a meninos.

3º - Dizer que Toyota não avaria

4º - Dizer que o d4d de 90cv é tão terrivel que só outro igual o supera

5º - Dizer que Fiat é que é bom

6º - Dizer que os Astras 1.3 90cv dão 225....

7º - Dizer que os Tdi's gastam 3 litros aos 100...

8ª - Dizer que o Saxo Cup papa tudo o circula acima dos 200...

9ª - Dizer que o 190D faz 3.000 000. 0000.000 de km....

10ª - Dizer que os 206 1.1 são uma grande maquina

11º - Ter muitas miudas giras...

Acho que era sucesso garantido....esqueci-me de algo importante...?

[:)] [:)] [:)] [:)]

Posso já confirmar que era um espectador assiduo a este programa magnifico.
Tenho certos conhecidos meus que dizem barbaridades +/- deste tipo e eu adoro ouvir!!

Por exemplo, para substituir o "levanta-te e ri", era uma excelente escolha [:D]

Programa de tv sobre automóveis:

-Continuar a ser num canal por cabo (acho que não faz muito sentido ser num dos 4 canais, não é que eu me importe....mas a maioria...)

-Em vez de 15min a falar de carros como acontece no TVTurbo , teria 45min aproximadamente.

-Parte final, em vez daquela "segurança" que aparece no TVturbo, uma forma de segurança a serio, do tipo segurar o carro em condições adversas (como ja disseram aqui), etc....

-Ter apresentadores imparciais, e que não fosse patrocinado por nenhuma marca.....sabem que os patrocínios pagam-se (quem patrocina, ganha mais pontos e fica melhor pontuado normalmente)

-Ter 2 apresentadores, e convidarem sempre por vezes pessoas famosas, outras vezes pessoal de foruns (AHO[:p]) para darem opiniões, mas de diferentes ordens. No caso dos famosos fazia-se uma cena do tipo Top Gear. Quando fosse a vez dos convidados o objectivo era experimentarem carros "normais", andarem com eles um dia inteiro e no final juntarem-se(2 convidados e apresentador) numa mesa e decidirem através de discussão e votação qual era realmente a melhor opção!

Era mais ou menos isto que eu gostava de ver.

PS: Se por um acaso um dos convidados fosse um dos fanáticos AR aqui do forum, e se num comparativo o AR perdesse não podia bater nem insultar as restantes pessoas que fizeram a votação e aceitar tranquilamente :D :p (brincadeiraa)

Last edited:
Acho que devia ser uma mistura de Top Gear com Tv Turbo....95% do 1º e 5% do 2º...[:D] (não....tb não é assim!!!)

Testes dinâmicos a sério aos carros "normais", para não ser só aos carros impossíveis. Mostrar as variações de travagem e de estabilidade com os carros carregados etc. ENSINAR coisas acerca dos carros, ter uma pequena parte de mecânica, curiosidades, história. Fazer testes a carros mais antigos (tipo Ax) e comparar com o que foi dito na altura. Dar dicas acerca dos carros, tipos de comportamento, como foge, como se segura um carro que foge de frente, como funciona o ABS. Truques para TT, como passar um riacho, como descer uma duna.

Tanta coisa a ser feita e só sabem repetir o que as marcas dizem, falar do equipamento e no fim falar do preço.

X5: Plásticos ao nível que a márca Bávara já nos tem vindo a habituar. Esta versão traz algum equipamento de série do qual destaco (tudo o que vem destacado na nota de imprensa). Pena é o preço já que a nossa fiscalidade para este tipo de motores etc e tal.

No caliber, metade das revistas gastaram 1 de 3 fotografias com as colunas que se viram p fora!! O que é que isso interessa?

No C4 era o volante de centro fixo. Não interessa se o carro é estável em curvas rápidas, interessa é se o centro se mexe!!!!

apr:)apr:)apr:)apr:)apr:)

Exactamente!

Podiam mandar sempre os carros para o circuito do estoril, e testa-los. Fazer uma tabela com os tempos e isso tudo.

Enfim, quero como o topgear. Falem mal do gajo, mas ele é que dá piada ao programa.

Ensinar as coisas, para aprender e isso tudo...
Também tem de ter linguagem para o pessoal que não percebe nada da matéria ver o show até ao fim.
Gajas boas também dá jeito.
Cobrir em directo os salões de genebra e essas coisas...
TER UM BOM SITE.

Enfim, muita coisa que podiam fazer.

-Ter 2 apresentadores, e convidarem sempre por vezes pessoas famosas, outras vezes pessoal de foruns (AHO[:p]) para darem opiniões, mas de diferentes ordens. No caso dos famosos fazia-se uma cena do tipo Top Gear. Quando fosse a vez dos convidados o objectivo era experimentarem carros "normais", andarem com eles um dia inteiro e no final juntarem-se(2 convidados e apresentador) numa mesa e decidirem através de discussão e votação qual era realmente a melhor opção!

Era mais ou menos isto que eu gostava de ver.

PS: Se por um acaso um dos convidados fosse um dos fanáticos AR aqui do forum, e se num comparativo o AR perdesse não podia bater nem insultar as restantes pessoas que fizeram a votação e aceitar tranquilamente :D :p (brincadeiraa)

Outra ideia é aquelas chamas de telefone tipo a opiniao publica da sic noticias. Um gajo telefona e diz que esta indeciso entre X e X modelo, explica a situação, e depois eles dizem os carros que melhor se adequam a essa situação.

O que seria o Top Gear sem o Jeremy? E sem aquelas "fantochadas idiotas" como lhe chamas?

O programa é bom, tem a parte "séria" e a parte "divertida". Para mim é sem duvida o melhor programa de "carros" que existe. Dali tira-se tudo... um gajo "informa-se" e "diverte-se".

Para "palestras" ou "especificações tecnicas" leio o manual.

Bem, eu detesto o Jeremy, porque ele disse mal do meu carro.

Contudo, adoro o formato do programa. E espetacular, conceitos como "o que é preciso para parar uma Toyota Hilux", ou "quem é que chega mais rápido a França: um avião ou eu num Bugati a exceder os limites de velocidade", ou "eu não gosto deste carro, vamos mata-lo", ou "este carro é uma m*rda, mas é fixe para andar a fazer drifts que até f*di a minha coluna"...

Mas também tem a parte mais séria, apesar de na maioria não interessar á maior parte dos telespectadores, como testar super-carros e coisas do género...

Mas também podemos ver que os nossos carros são uma m*rda, pois mesmo carros já considerados desportivos para a maioria de nós como o novo TT, Brera, RX-8, podemos ver na pista que são uma bruta caga e lenta comparada com os desportivos a sério... isso é interessante e explica que afinal de contas não temos segurança para ir de força na AE nem podemos ir a 120, quando é para ir a 50...

Eu acho também que um programa de carros deve ter strippers, não sei pk, mas acho que sim :D

Compreendo e aceito todas as opiniões (eu tb gostaria de ver um Top Gear "à portuguesa"!)

Mas temos que nos colocar na nossa própria realidade: não é possível fazer um programa assim. Envolve custos astronómicos e, como sabemos, em Portugal seria impossível suportar tamanhos custos.

Acho, sim, que devia ser um programa de abordagem simples: é um automóvel, serve para transportar quantas pessoas, acelera bem ou mal, curva bem ou mal, quantas malas cabem na bagageira.

Se é bonito ou feio, se tem plásticos a mais ou cromados a menos, façam uns quantos bons planos do exterior e do interior, com uma boa música de fundo, e deixem que quem está em casa decida se é bonito ou feio.

Por fim, custa isto: é caro, sim, e por este dinheiro compra-se este carro e o outro, um barco e uma casa.

Isto parece-me uma abordagem simples e objectiva, sem a tal "dependência do press release" que tanta gente se queixa. Finalmente, retirava qualquer pivot das peças, deixava apenas um pivot no final para falar do preço e de uma breve apreciação global.

Compreendo e aceito todas as opiniões (eu tb gostaria de ver um Top Gear "à portuguesa"!)

Mas temos que nos colocar na nossa própria realidade: não é possível fazer um programa assim. Envolve custos astronómicos e, como sabemos, em Portugal seria impossível suportar tamanhos custos.

Não concordo contigo...eu não sei é se a sic noticias aceitaria, mas se não aceitasse concerteza outro canal aceitaria por no ar um programa com +/- 45min!

Penso que não fica tão caro assim...
Por exemplo os convidados...se me chamassem a mim[:p] teria todo o gosto em participar e dar a minha opinião...e não cobrava nada!
Também acho que não custava muito deitar um bocado de agua no chão e fazer medições de estabilidades e travagens e outras....
Penso a imprensa não deve pagar aos circuitos para fazer lá meia dúzia de voltas...
Fazer comparações entre veiculos novos e mais antigos também era muito bom.(p.e. Golf IV vs Golf V vs Golf III) e (BMW M3 novo vs M3 E46)...etc

Só falta vontade....

algo tipo Top Gear sem duvida

mas com carros mais para as bolsas dos Portugueses, e que fosse pessoas que percebessem de carros a testa-los nao aquela gaja do TvTurbo que passou 10minutos a dizer mal do Auris [8b](nem 1 coisa boa disse)

e claro com muita gaja boa, tipo o Best Motoring la com a japonas [:D]

uma coisa, tao se a esquecer um de um programa Português que dava na RTP1 nos meados dos anos 90 que se chamava Rotaçoes (o apresentador e um dos gajos do TvTurbo)

que falava da actual industria automovel, de muito desporto automovel, etc...

esse programa durava mais de 1 hora

Não concordo contigo...eu não sei é se a sic noticias aceitaria, mas se não aceitasse concerteza outro canal aceitaria por no ar um programa com +/- 45min!

Penso que não fica tão caro assim...
Por exemplo os convidados...se me chamassem a mim[:p] teria todo o gosto em participar e dar a minha opinião...e não cobrava nada!
Também acho que não custava muito deitar um bocado de agua no chão e fazer medições de estabilidades e travagens e outras....
Penso a imprensa não deve pagar aos circuitos para fazer lá meia dúzia de voltas...
Fazer comparações entre veiculos novos e mais antigos também era muito bom.(p.e. Golf IV vs Golf V vs Golf III) e (BMW M3 novo vs M3 E46)...etc

Só falta vontade....

Isso julgas tu... um circuito é, primeiro que tudo, um negócio
Aliás, tudo é um negócio, tudo tem custos: queres molhar um bocado de asfalto? pagas a água e pagas a polícia para mandar fechar a estrada; pagas o operador de câmara; pagas a pré e a pós produção; pagas o grafismo; pagas os meios técnicos envolvidos; e, acima de tudo, pagas a um canal de televisão para passar o teu programa. Se não tens dinheiro teu, arranjas um patrocínio.

é tudo facilidades?

Last edited:
Será que ainda há gente com velhos programas do máquinas? (em VHS)

Tenho pois ;) nao sei é onde, e acho q as VHS a esta hora ja devem estar com alguns problemas por estarem n sei onde...:p

Quanto á questão do topico: gosto IMENSO de top gear, porque fala de carros, e dá para rir...é um tudo em um...quem gosta de carros, e quer ver um pouco de televisao por semana, sem ter tempo para acompanhar mta coisa, basta ver Top Gear e fica com a DSR(dose semanal recomendada...LOL!) de tudo o que precisa! ;)

Agora... se jeremias é parcial? é! mas faz o programa melhor que ninguem! e ele testa bem os carros, a questão é, ele no fim da o resultado DELE! e isso, só aceita quem quer ;) Falta no programa talvez alguem para "lhe fazer frente" em alguns pontos! o homem é "all british"!! O hamond nao é mau, mas é muito novo e hamster pra ser levado a sério!:p

PS: há quem se queixe, mas eu parto-me a rir com as palhaçadas deles de fazer comparativos parvos :p Pra mim das melhores é o top gear in america, aquele dos carros por 100£ e o dos coupes por 5000£ s n m engano!

10ª - Dizer que os 206 1.1 são uma grande maquina

Eu até gostava de ver muitos 1.1 8v e 60cv a fazer o que este faz

Para um 1.1 8v é uma boa maquina

Eu pessoalmente preferia ver um programa de televisão que me falasse dos carros a sério e dos seus pormenores que nas fotografias ou em texto não são facilmente visiveis, algo que interesse mais ao consumidor e não algo para agradar aos putos para saberem qual é o carro mais rápido e depois irem dizer aos amigos "Se fosse rico comprava o Xpto GT que é o mais rápido na pista do programa Ah e Tal por isso é o melhor do mundo"... Ok, pode ser estúpido mostrar a mala de um Ferrari por exemplo, mas podem lá existir pequenos detalhes interessantes. [;)]

Por exemplo, este teste está impecável, ele mostra os pequenos detalhes do carro, pouco me interessa se andam a dizer que faz x segundos dos 0 aos 100 ou se faz a pista do Ah e Tal em menos 0.01 segundos que o BMW Xpto, no dia a dia não faz diferença...

http://www.youtube.com/watch?v=VQxz5yqAhcs

Eu quero uma analise mais pessoal, algo mais leve. Levamos na mesma com os factos que vêm na press-release mas de uma forma pessoal, não é um despejar de texto como fazem na TV Turbo com aquelas palavras que ninguém diz a não ser que esteja numa aula de português ou a ditar uma carta. [:D]

Ainda no Fifth Gear os segmentos com o John Bentley eram impecáveis porque ele ensinava os condutores, lembro-me de um teste que fizeram entre o que aconteceria se alguém se enganasse a por gasóleo num carro a gasolina e vice-versa. Tinham os crash-tests com informações bem úteis, desmitificavam alguns mitos que os condutores criavam, falavam de poluição, segurança...

Claro que isto só assim não ia vender, tinhamos que ter na mesma uma secção em pista com alguns carros menos acessíveis às bolsas do comum mortal, algum entretenimento e palhaçada à mistura...

Temos que nos lembrar que existe um mundo além fórum e apenas uma minoria percebe de carros, outros apenas olham para eles como simples meios de transporte e têm outras preocupações [;)]

Bem, eu detesto o Jeremy, porque ele disse mal do meu carro.

Contudo, adoro o formato do programa. E espetacular, conceitos como "o que é preciso para parar uma Toyota Hilux", ou "quem é que chega mais rápido a França: um avião ou eu num Bugati a exceder os limites de velocidade", ou "eu não gosto deste carro, vamos mata-lo", ou "este carro é uma m*rda, mas é fixe para andar a fazer drifts que até f*di a minha coluna"...

Mas também tem a parte mais séria, apesar de na maioria não interessar á maior parte dos telespectadores, como testar super-carros e coisas do género...

Mas também podemos ver que os nossos carros são uma m*rda, pois mesmo carros já considerados desportivos para a maioria de nós como o novo TT, Brera, RX-8, podemos ver na pista que são uma bruta caga e lenta comparada com os desportivos a sério... isso é interessante e explica que afinal de contas não temos segurança para ir de força na AE nem podemos ir a 120, quando é para ir a 50...

Eu acho também que um programa de carros deve ter strippers, não sei pk, mas acho que sim :D

Disseste mal do meu carro já não gosto de ti..

[:D][:D][:D]

Back