Como é possível? - Funcionários Públicos

citação:Originalmente colocada por pjota

Estou em crer que, apesar da demora com que os utentes são atendidos, o que é sempre de lamentar, os funcionários a quem coube a "sorte" de estarem no atendimento ao público ficam arrasados ao fim de cada dia de trabalho e levam para casa um ordenado de miséria. Enfim, pormenores...

Quando para lá foram presumo que o ordenado fosse de miseria. Como tal, por alma de quê aceitarem o emprego? Se era pouco por que lá ficarm montes de anos e apenas agora dizem que é de miseria?

Banco, pagas e não bufas
Médico, pagas e não bufas
Oficina, pagas e não bufas

Repartição pública, bufas e não pagas... os impostos.

Claro os tais impostos... os tais que uma grande fatia é para pagar ordenados!

Por acaso até tenho um caso para relatar, não é propriamente relacionado com a parte burocratica mas é quase.

No outro dia fui comprar um Televisor.

Esperei uma eternidade para ser atendido, quando fui o armazem estava quase a fechar, e era eu que tinha de ir levantar o Televisor ao Armazem que fica nuns pavilhões diferentes, distanciado cerca de 1 km.

O armazem não tem quaisquer indicações e como já era de noite piorava.

Lá consegui chegar já estavam a correr o portão.

Atenderam a contra gosto.

Entregaram o televisor e fui a vidinha.

Quase duas semanas depois o TV demonstrou uma anomalia, falámos para a empresa e a informação foi, " só têm dois dias uteis para efectuar uma troca directa, agora só enviando para a assistência técnica ".

A história e o relato é só para demonstrar que maus serviços e funcionários tanto existem na FP como no privado, por isso não generalizem.

Só para complementar a informação a casa de que falo é a CONFORAMA.

citação:Originalmente colocada por FGO

citação:Originalmente colocada por Leonardo Sinisgalli

O que é engraçado é a ligeireza das pessoas em criticarem os funcionários públicos.
Se vão a um banco ou a um médico (ainda mais comum) ou até a uma oficina e têm de esperar 2 e 3 horas (já me aconteceu no médico), ninguém reclama.
Agora quando é numa repartição pública , toda a gente acha que tem de ser imediatamente atendido...
(PS: eu não sou funcionário público).

banco é particular, se não gostamos vamos a outro.
médico é particular, se não gostamos vamos a outro.
oficina é particular, se não gostamos vamos a outro.

repartição pública é publico, pagos com o nosso dinheiro tem obrigação de atenderem como deve ser, temos o direito de sermos bem e melhores atendidos que no pivado.
O banco, o médico, a oficina, o restaurante, a loja, o café... são tudo serviços particulares pagos por nós e nestes nem temos dúvida de que somos mesmo nós de onde sai o dinheiro para eles, ao passo que relativamente aos serviços públicos o dinheiro sai do bolo para onde descontam, também, os funcionários públicos!...

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

O que é engraçado é a ligeireza das pessoas em criticarem os funcionários públicos.
Se vão a um banco ou a um médico (ainda mais comum) ou até a uma oficina e têm de esperar 2 e 3 horas (já me aconteceu no médico), ninguém reclama.
Agora quando é numa repartição pública , toda a gente acha que tem de ser imediatamente atendido...

repartição pública é publico, pagos com o nosso dinheiro tem obrigação de atenderem como deve ser, temos o direito de sermos bem e melhores atendidos que no pivado.
O banco, o médico, a oficina, o restaurante, a loja, o café... são tudo serviços particulares pagos por nós e nestes nem temos dúvida de que somos mesmo nós de onde sai o dinheiro para eles, ao passo que relativamente aos serviços públicos o dinheiro sai do bolo para onde descontam, também, os funcionários públicos!...

Ou não me fiz entender ou não querem entender!

Conheço um caso bem pior.

Vou falar deste caso, pois foi uma repartição pública que, quando estava pelo norte a 100%, usava bastante, é uma tesouraria da fazenda pública, que funciona no mesmo edifício das finanças.

É uma repartição com muitos vícios, conheço alguns, e vai ser muito difícil elimina-los.

Posso falar de um deles, mesmo que não seja o mais gritante e absurdo. Conheço outro bem pior, mas apenas sei o pouco que vi, por isso não posso falar com certeza. Fiquemos por este.

A tesouraria da Fazenda Publica, na altura, tinha dois funcionários, provavelmente ainda tem, que "trabalhavam" á vez. Enquanto um ia despachando algumas pessoas o outro estava no café logo ao lado. E trocavam. E só vinha o 2º quando ia lá alguém, chama-lo. Aconteceu varias vezes, e cheguei eu mesmo a ir chamá-los algumas vezes.

Por isso meus caros, não se desculpem, na maior parte dos casos, na função publica não há vontade de trabalhar, não digo que seja a 100%, mas que a percentagem de pessoas com pouca vontade para o trabalho anda lá bem por cima anda.

Banco, pagas e não bufas

Havia de ser para quê?
Por acaso queres bons professores nas escolas ou bons médicos nos hospitais a trabalharem de graça? E depois queixam-se da qualidade dos serviços.
Há um preço a pagar pelos serviços de qualidade. A questão é que queremos óptimos serviços a baixos custos. E isso não é do domínio da gestão, é mais uma questão de fé. O problema é que não há milagres...

Banco, pagas e não bufas

Havia de ser para quê?
Por acaso queres bons professores nas escolas ou bons médicos nos hospitais a trabalharem de graça? E depois queixam-se da qualidade dos serviços.
Há um preço a pagar pelos serviços de qualidade. A questão é que queremos óptimos serviços a baixos custos. E isso não é do domínio da gestão, é mais uma questão de fé. O problema é que não há milagres...

Nem adianta responder-lhe mais... pus-lhe o dedo na ferida? AZAR!

repartição pública é publico,
Mas não é o cabaret da coxa

O serviço publico serve exactamente para ajudar o país a funcionar e não um grunho qql mal disposto e sem educação, no tempo do Salazar não havia cá faltas de educação, já sabiam como elas mordiam...

pagos com o nosso dinheiro
Eu sou funcionário publico e ainda nenhum cidadão me pagou pelo meu trabalho, mas se estas assim tão cheio de vontade em pagar manda aí teu mail para eu te dar o numero da minha conta

tem obrigação de atenderem como deve ser, temos o direito de sermos bem e melhores atendidos que no pivado.
Acho que ainda não percebeste o funcionamento da coisa, qql pessoa que tenha contacto com o publico, apenas tem obrigação de cumprir o serviço com educação e celeridade, dentro do possível, nem mais, nem menos.

Não trabalho em nenhuma repartição, apenas uso o senso comum para escrever assim ;).

Pergunto como é possível o desperdício de dinheiro em coisas fúteis...

A ex-Ministra da Educação Carmo Seabra, muda-se da 5 de Outubro para a 24 de Julho, custo das mudanças = 40 mil contos.

Vem a nova Ministra, não quer estar na 24 de Julho e volta para a 5 de Outubro, custo das mudanças = 40 mil contos

A empresa Marcolino tem um saldo positivo de 80 mil contos na sua conta, em menos de um ano...

FGO, comenta lá isto!!!

Nos países nórdicos, de onde se quer importar o modelo da flexisegurança, os impostos pagos rondam os 40 a 50% enquanto que por cá, paga quem paga e, quando paga, paga, no máximo, à volta de metade desse valor.
Por outro lado, aos privados interessa haver serviços públicos de baixa qualidade porque assim podem atraír os descontentes. Mas atenção, apenas os descontentes com dinheiro com gastar porque os outro podem ir morrer longe.

FGO com o que tu pagas de IRS, depois apresentas as deduções com facturas de medicamentos dos teus familiares e não sei mais o quê... PAGAS ZERO de IRS....

Queres mandar areia para os olhos de quem?

citação:Originalmente colocada por zerorpm

A ex-Ministra da Educação Carmo Seabra, muda-se da 5 de Outubro para a 24 de Julho, custo das mudanças = 40 mil contos.

Vem a nova Ministra, não quer estar na 24 de Julho e volta para a 5 de Outubro, custo das mudanças = 40 mil contos

A empresa Marcolino tem um saldo positivo de 80 mil contos na sua conta, em menos de um ano...

FGO, comenta lá isto!!!

A ministra da educação tb é funcionaria publica, pena é que as provas de acesso são feitas por outros, a famosa tugolandia acéfala.

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

Ou não me fiz entender ou não querem entender!
Meu caro, é evidente que a génese dos serviços públicos é diversa da dos serviços privados. No entanto tanto os primeiros como os segundos são pagos por nós e nessa linha de pensamento, pagamento / ser servido, não vejo que devam haver diferenças quer de expectativa quer de execução! Paga-se tem-se o direito a ser servido, seja serviço público, seja serviço privado!

Sim vamos sempre a outro mas a história continua a ser a mesma:

Pagamos e somos mal servidos.

Nos 4 dias de hiato para descontar um cheque (é norma e embora o possam fazer em menos tempo 4 dias sempre são 4 dias em que o €€€€€ está do lado de "deles", os bancos, nem está na conta de quem emitiu o cheque nem está na conta de quem o descontou).

Nas datas de contra valor, um deposito em numerário hoje pode so estar disponievel efectivamente amanhã.

Isto processado informáticamente sem intervenção humana (sim é para isso que os códigos de barras dos cheques servem, e agora até aquelas máquinazinhas que agora aceitam depósitos de numerário e cheque e que identificam e reconhecem notas).

Bem e isto para não falar da cobrança de uma taxa e comissão por uma transferência que só se torna efectiva 24 horas depois, quando todo os sistema processa tudo de imediato.

Isto claro são as maravilhas de pagar no privado para ter suposto serviços rápidos e seguros, como não é preciso reclamar muda-se porque há alternativas.

Alternativas essas que fazem exactamente o mesmo serviço e cobram exactamente o mesmo.

Presumo que isto se chama lei da concorrência não é !?

Vamos ao melhor e tentamos pagar menos !!

Errado no sector bancario é tudo igual( nos preços dos serviços e no serviço, regem-se todos pelos limites máximos que o Banco de POrtugal define, nunca pelos minimos porque esses beneficiam muito o cliente[8]:([8)] ) mudam só as caras e os nomes.

Nos países nórdicos, de onde se quer importar o modelo da flexisegurança, os impostos pagos rondam os 40 a 50% enquanto que por cá, paga quem paga e, quando paga, paga, no máximo, à volta de metade desse valor.
Por outro lado, aos privados interessa haver serviços públicos de baixa qualidade porque assim podem atraír os descontentes. Mas atenção, apenas os descontentes com dinheiro com gastar porque os outro podem ir morrer longe.

Todos sabemos que o interesse das empresas privadas não é igual ao das pessoas em geral (publico).

citação:Originalmente colocada por zerorpm

O nosso colega "Liberal" já te respondeu no outro dia a isso.
Pena não estares ATENTO[:p].

Gastou dinheiro que não é dela</u>[:p][:p].

Mais uma vez:

There are four ways in which you can spend money.

1-You can spend your own money on yourself. When you do that, why then you really watch out what you’re doing, and you try to get the most for your money.

2-Then you can spend your own money on somebody else. For example, I buy a birthday present for someone. Well, then I’m not so careful about the content of the present, but I’m very careful about the cost.

3-I can spend somebody else’s money on myself. And if I spend somebody else’s money on myself, then I’m sure going to have a good lunch!

4-I can spend somebody else’s money on somebody else. And if I spend somebody else’s money on somebody else, I’m not concerned about how much it is, and I’m not concerned about what I get. And that’s government.

Milton Friedman (obrigado jacaré;))

Isso é de Milton Friedman... que faleceu há cerca de 2 semanas tendo a notícia passado totalmente despercebida.

EDIT: Agradece mas é ao nosso colega Liberal. [:p] :)

Voltar
Superior