Como é que é uma viagem de avião transatlântica?

é que há vinda de Londres para cá na subida começou-se a ouvir uns ferros a ranger e começaram todas as pessoas a olhar umas para as outras.

Se foi logo a seguir á descolagem não é mais do que o trem de aterragem a recolher ( e quem vai mesmo por cima do compartimento do trem ouve mais o barulho do que os outros), se foi passado alguns minutos então seriam os flaps a recolher.

Sem dúvida que uma boa maneira de descontraires será investigares um pouco como funciona um avião, assim quando estiveres lá em cima tudo fará mais sentido, inclusive os ruídos.[;)]

Um B747 só para atravessar o Atlântico? Dúvido que isso ainda se faça, a não ser que tenham mesmo muiiitoooos passageiros para levar. Eu já fui a NY de A320 e ao Brasil de A310. O meu record, em duração de viagem, são as 17h30 de vôo para Macau. [8b] É o desespero!!! [8b] [8b] [8b] Andar de avião é secaaaaaaannnnteeeeeeeeeeee.... Especialmente inter continentais. :sh)

voo para ny em a320 sem escala e impossivel, só em voos de entrega

no maximo podia ser ou 737bbj ou a319cj

se quiserem eu explico o que são

a partir de lx para ny é

tap = a310 a330 e dantes era tambem a340
continental = 757-200
usairways = 757-200

voo para ny em a320 sem escala e impossivel, só em voos de entrega

no maximo podia ser ou 737bbj ou a319cj

se quiserem eu explico o que são

a partir de lx para ny é

tap = a310 a330 e dantes era tambem a340
continental = 757-200
usairways = 757-200

eu pensava que para voos transatlânticos eram necessérios aviões com 4 motores.

O A330 só tem dois não é? (acho que é este porque há dias estive a ver um video de um destes da tap a deslocar do porto).

Assim avariando um motor no meio do oceano a coisa fica complicada só com mais outro.

eu pensava que para voos transatlânticos eram necessérios aviões com 4 motores.

O A330 só tem dois não é? (acho que é este porque há dias estive a ver um video de um destes da tap a deslocar do porto).

Assim avariando um motor no meio do oceano a coisa fica complicada só com mais outro.

Tanto o A330 como o A310 e o B757 só têm dois motores, se um avariar os aviões têm capacidade de voar até ao alternante mais próximo só com um motor a trabalhar. E não é de nada de mais para um piloto, um bocadinho de rudder e está a andar (o Bruno Dias ou o foliv devem perceber esta[:D] ).

aquilo consegue planar se falharem os dois motores? ou cai logo com tanto peso?

outra coisa, as pessoas podem andar todas a movimentar-se dentro do avião? Isso não pode provocar alteração do centro de massa? (estou a imaginar a irem todas para a traseira e o avião começar a enpinar)

:confused:

outra coisa, as pessoas podem andar todas a movimentar-se dentro do avião? Isso não pode provocar alteração do centro de massa? (estou a imaginar a irem todas para a traseira e o avião começar a enpinar)

lembra-te do a330 da air transat que planou ate as lajes, devido a uma ma decisão da tripullação

os aviões de 2 motores tem de estar a 180 minutos de um aeroporto
se bem que os novos 777-300er creio que ja podem ir até 330 minutos

a alguns anos o avião que mais voava no atlantico era o 767, ou seja 2 motores, isto porque muitos não conseguem encher um 747

Consegue planar sim mas óbviamente os limites estão lá e se falharem os dois motores não há volta a dar e o avião vai ter de aterrar ou amarar em poucos minutos. Houve um incidente incrível há uns anos com um A330 da Air Transat que vinha do Canadá para a Europa e ficou sem os dois motores a meio da viagem.:sh) Não avariaram os dois, isso é mesmo muito muito improvável, mas por falha humana os motores pararam devido a falta de combustível. Havia uma peça qualquer defeituosa que não foi detectada na manutenção do avião (1ª falha humana) e como se não bastasse os pilotos no ar após detectarem uma fuga de combustível de um dos depósitos, não cumpriram as normas de segurança para essa situação (2ª falha humana mas como vês, os azares e respectivas soluções estão sempre previstos[;)] ) que seria isolarem esse depósito dos outros, mantiveram o sistema de combustível aberto e o combustível dos depósitos bons foi sendo sempre repartido com o depósito que tinha a fuga.

Quando se aperceberam da barracada que tinham feito já era tarde demais, passado uns minutos ambos os motores se calaram a 30 e tal mil pés sobre o Atlântico, calculo que deva ser um silêncio de morte.:sh) :sh)

Mas, e agora vem a parte fantástica da história, o piloto conseguiu levar o avião a planar cento e tal kms até ao aeroporto das Lajes, tendo conseguido fazer a aproximação e aterragem só com recurso ás partes mecânicas do avião (rudder, flaps, trem, ailerons). Foram mais de 100 kms a planar e a perder altitude de forma calculada (os pilotos são muito bons a Matemática[:cool:] ) até aterrar na Terceira. Apenas se partiu um trem de aterragem mas tudo acabou em bem.

Claro que se estivessem mais longe não tinham hipótese, teriam de amarar e aí normalmente há sempre vítimas. Mas estamos a falar de uma situação muito invulgar, ninguém te diz que não vais morrer no ar, só se diz que as hipóteses são mínimas.[:D]

Consegue planar sim mas óbviamente os limites estão lá e se falharem os dois motores não há volta a dar e o avião vai ter de aterrar ou amarar em poucos minutos. Houve um incidente incrível há uns anos com um A330 da Air Transat que vinha do Canadá para a Europa e ficou sem os dois motores a meio da viagem.:sh) Não avariaram os dois, isso é mesmo muito muito improvável, mas por falha humana os motores pararam devido a falta de combustível. Havia uma peça qualquer defeituosa que não foi detectada na manutenção do avião (1ª falha humana) e como se não bastasse os pilotos no ar após detectarem uma fuga de combustível de um dos depósitos, não cumpriram as normas de segurança para essa situação (2ª falha humana mas como vês, os azares e respectivas soluções estão sempre previstos[;)] ) que seria isolarem esse depósito dos outros, mantiveram o sistema de combustível aberto e o combustível dos depósitos bons foi sendo sempre repartido com o depósito que tinha a fuga.

Quando se aperceberam da barracada que tinham feito já era tarde demais, passado uns minutos ambos os motores se calaram a 30 e tal mil pés sobre o Atlântico, calculo que deva ser um silêncio de morte.:sh) :sh)

Mas, e agora vem a parte fantástica da história, o piloto conseguiu levar o avião a planar cento e tal kms até ao aeroporto das Lajes, tendo conseguido fazer a aproximação e aterragem só com recurso ás partes mecânicas do avião (rudder, flaps, trem, ailerons). Foram mais de 100 kms a planar e a perder altitude de forma calculada (os pilotos são muito bons a Matemática[:cool:] ) até aterrar na Terceira. Apenas se partiu um trem de aterragem mas tudo acabou em bem.

Claro que se estivessem mais longe não tinham hipótese, teriam de amarar e aí normalmente há sempre vítimas. Mas estamos a falar de uma situação muito invulgar, ninguém te diz que não vais morrer no ar, só se diz que as hipóteses são mínimas.[:D]

só uns apartes

o mecanico telefonou a dizer que o avião não podia voar mas o director disse que o avião iria voar

o trem não partiu só os pneus é que rebentaram todos

os motores pararam, cortam o sistema hidralico, mas não esqueçer que por tras do trem existe uma ventoinha que os pilotos podem descer de maneira a ganhar os hidralicos de novo(visivel na foto) http://www.airliners.net/open.file/1193565/L/

o avião vinha para lisboa

deve ter sido um valente susto para todos os que vinham no avião. aquilo desligar assim em pleno vôo. luzes apagadas, ares condicionados desligados. bolas, vai lá vai...

não sabia que tinham vários depósitos de combustivel independentes.
mas aquilo são tantos botões e tantos sensores que nem sei como é que não avariam mais frequentemente.

mas sei que têm muitas coisas em duplicado.
uma vez vim com um brasileiro numa viagem de comboio e ele dizia que não havia problema, que só o trem de aterragem tinha 7 coisas em duplicado.

é verdade que existe uma manivela que permite baixar os trens quando eles não descem de forma automática? ouvi esta história mas parece-me um tanto surreal.

ja agora para quem usa os tlm no avião

quando um dia descolarem e ouvirem dizer assim, preparar para aterragem de emergencia, depois pensem nisso

é que o tlm a medida que o avião vai subindo vai perdendo rede, e tenta apanhar rede, fazendo com que os pilotos fiquem por vezes sem piloto automatico, e fiquem por vezes sem alguns instrumentos

no youtube existe um video onde podem ver isso

ja agora para quem pensa em ventos fortes na aterragem
video antigo mas

http://www.youtube.com/watch?v=Rb0mh9lCuQk

deve ter sido um valente susto para todos os que vinham no avião. aquilo desligar assim em pleno vôo. luzes apagadas, ares condicionados desligados. bolas, vai lá vai...

não sabia que tinham vários depósitos de combustivel independentes.
mas aquilo são tantos botões e tantos sensores que nem sei como é que não avariam mais frequentemente.

mas sei que têm muitas coisas em duplicado.
uma vez vim com um brasileiro numa viagem de comboio e ele dizia que não havia problema, que só o trem de aterragem tinha 7 coisas em duplicado.

é verdade que existe uma manivela que permite baixar os trens quando eles não descem de forma automática? ouvi esta história mas parece-me um tanto surreal.

existe tudo em duplicado, esse mecanismo existe

o tristar até existe tudo em triplicado

custuma existir 5 depositos de combustivel independentes

nos estabilizadores horizontais, ou seja aquelas pequenas asas traseiras, onde esta o mecanismo que faz o avião subir ou descer

existem nas asas

e existe o central, +- na junção asas,corpo avião

todos eles interligados mas independentes

só uns apartes

o mecanico telefonou a dizer que o avião não podia voar mas o director disse que o avião iria voar

os motores pararam, cortam o sistema hidralico, mas não esqueçer que por tras do trem existe uma ventoinha que os pilotos podem descer de maneira a ganhar os hidralicos de novo(visivel na foto) http://www.airliners.net/open.file/1193565/L/

estou a olhar para a foto e não vejo lá ventoinha nenhuma. nas rodas traseiras vejo-as para baixo. na da frente tem qualquer coisa à frente no ferro onde a roda está pendurada.

percebo mesmo disto! [:cool:]

só uns apartes

Já li o relatório há algum tempo, isto foi assim por alto.[;)]

Meu caro, em 1º lugar, vou frisar a ideia de que o avião é o transporte mais seguoro do mundo.

Para NY, a TAP, é uma exelente escolha, pois é um voo directo que dura +/- 7 horas. Esta viagem é normalmente feita em Airbus A310, que são aviões completamente seguros. Por dentro tem a configuração 2-4-2 (em económica) e 2-2-2 (em executiva).

PS: Não sei se isto o fará sentir mais seguro, mas desde que a TAP entrou em funcionamento, apenas um avião "caiu". E foi na aterragem.

Viage na TAP. Viagem em segurança!

estou a olhar para a foto e não vejo lá ventoinha nenhuma. nas rodas traseiras vejo-as para baixo. na da frente tem qualquer coisa à frente no ferro onde a roda está pendurada.

Para ser sincero também não estou a ver que ventoinha é essa que o Bruno está a falar, mas provavelmente ele já esclarece.

O que vês no trem da frente é uma das luzes de aterragem.

é por detras do conjunto de 3 rodas
ou seja das rodas de tras

aki por baixo do motor
http://www.airliners.net/open.file/1154307/L/

aki vais ver
http://www.airliners.net/open.file/0903670/L/

e raro vermos elas assim quando esta no solo, custumam estar recolhidas

Voltar
Superior